Ir ao conteúdo

Partições no HD

davimafra

Posts recomendados

Postado

Tenho 2 HDs - Um Sata 2 de 250 GB e 1 IDE de 80 GB.

Andei lendo na internet que o win xp funciona mais rápido em partições peq. devido ao melhor aproveitamento do cluster.

então ai ta a minha duvida:

Como eu distribuo meu primeiro HD( qtos gb pra OS, arquivos, programas)?

qtas partições? e o segundo HD??

em q tipo de formatações (Fat16, fat32, ntfs) eu ganho mais performance??

Tenho 2 gb de memoria (800mhz), é preciso swap??

ouvi dizer que colocar swap em outro hd é mais rápido, se sim cm eu faço isso?

obs.: Futuramente pretendo criar uma partição pra testar o Vista..

Postado
Tenho 2 HDs - Um Sata 2 de 250 GB e 1 IDE de 80 GB.

Andei lendo na internet que o win xp funciona mais rápido em partições peq. devido ao melhor aproveitamento do cluster.

então ai ta a minha duvida:

Como eu distribuo meu primeiro HD( qtos gb pra OS, arquivos, programas)?

qtas partições? e o segundo HD??

em q tipo de formatações (Fat16, fat32, ntfs) eu ganho mais performance??

Tenho 2 gb de memoria (800mhz), é preciso swap??

ouvi dizer que colocar swap em outro hd é mais rápido, se sim cm eu faço isso?

obs.: Futuramente pretendo criar uma partição pra testar o Vista..

A distribuicao no seu HD vai depender de quais programas voce utiliza, qual o sistema operacional, etc.

Cara, o FAT 32 aguenta particoes de ate 32 GB, mas nao ha confiabilidade na gravacao dos dados e alguns recursos de segurança, entre outros, nao estão disponiveis no Sistema de Arquivos FAT32, portanto, o ganho de desempenho seria irrisorio visto o ganho de confiabilidade e segurança que o sistema NTFS oferece.

Com 2GB de memoria, voce certamente nao precisara de memoria Swap.

E verdade, quando a memoria Swap estiver alocada em outro HD e nao em outra particao, a eficiencia dele sera melhor, ja que as cabecas de leitura de cada HD se ocuparao somente com sua funcao, nao tendo que deslizar do centro para a periferia do disco.

Postado

Eu uso o Win Xp, e programas como 3ds max e autocad, programas de musica (finale guitar pro) e games (cod4, nfs). O meu segundo HD (80gb)ta lotado de videos e progs q eu baixo da net. No primeiro hd (250 GB)tem o win xp com os programas e alguns arquivos q transbordaram do outro hd. Recentemente deu pau no meu xp e eu instalei 1 versão por cima. Eu queria 1 partição so pro winxp pra formata sem medo de perder arquivos. 1 outra pra programas e jogos que tem config q eu n quero perder e o resto pra arquivos.

Mas ai a pergunta: Qto q precisa pro win xp roda folgado?

Tentei criar 1 particao com o partition magic 8 mas deu erro. Tem outro jeito de criar com o windows?

Ouvi falar q 1 partição peq desfragmenta menos os dados. então ter várias é melhor?

Postado

Coloca entre 20 e 30 GB pro Windows junto com seus programas.

Agora pra colocar os jogos e os programas, voce pode deixa-los em uma so particao que vai ocupar o resto do HD.

Quanto a pergunta sobre criar a particao ja estando com Windows instalado, eu recomendo voce a usar o programa de particionamento GParted, que vem em Live CDs do Linux ( mais especificamente do Ubuntu ) onde voce entra pelo live CD e refaz a particao, e simples.

Mas lembre, antes de mexer nas particoes, desfragmente o disco.

10 GB pro windows Xp fica de bom tamanho , bem folgado...

Nem pensar...

So a instalacao do XP consome 1/4 da particao, dai vem Autocad ( beeem grandezinho ), o Guitar, Office, Nero, Power DVD, Adobe Reader, MSN, anti virus, atualizacoes... Haja espaco.

Postado

beleza vou faze isso. To baixando o ubunto live cd, e vou colocar 30 gb pro win.

To desfragmentando o disco, putz demora pra kraco!!!!.

valeu ae glera!!

Postado
Nem pensar...

So a instalacao do XP consome 1/4 da particao, dai vem Autocad ( beeem grandezinho ), o Guitar, Office, Nero, Power DVD, Adobe Reader, MSN, anti virus, atualizacoes... Haja espaco.

Eu disse 10 GB só para o windows XP ... (_(

Postado

Mas ele deixou claro que vai instalar os programas na raiz do SO.

Além disso, alguns programas que ele usa, como o AUTOCAD, fazem alterações no registro e em arquivos do Sistema. Portanto, numa nova instalação, nada adiantaria os programas estarem instalados em outro unidade, já que alguns arquivos que eles necessitam não estarão disponíveis.

Postado
Mas ele deixou claro que vai instalar os programas na raiz do SO.

Além disso, alguns programas que ele usa, como o AUTOCAD, fazem alterações no registro e em arquivos do Sistema. Portanto, numa nova instalação, nada adiantaria os programas estarem instalados em outro unidade, já que alguns arquivos que eles necessitam não estarão disponíveis.

Aí sim faz sentido reservar 30GB para a partição do windows . :D

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...