Ir ao conteúdo

Melhorar refrigeraçao

psy

Posts recomendados

Postado

E ai galera!

É o seguinte, acabei de pega uma hd4850 e uma fonte corsair 450w, e to preucupado com a refrigeracao do pc, porque dizem q a 4850 é bem esquentadinha,

e acho q meu gabinete nao é dos melhores (Satellite 311k, http://www.pontodohardware.com.br/loja/images/Gab311KS.jpg ).

Ai minha configuração:

E6600, 2.4Ghz

P5B Deluxe

2Gb DDR2 667Mhz

Hd4850 512mb GDDR3

Fonte Corsair 450w

HD 320 Sata 2

Gabinete Satellite 311k

o que posso fazer pra melhorar a refrigeracao do pc?

Coolers, fans, etc?

Nao entendo muito disso pessoal, então me ajude por favor.

Grato desde ja.

Postado

O básico seria por ventoinhas adicionais na traseira (jogando ar pra fora), lateral (jogando ar pra dentro) e na dianteira (jogando ar pra dentro).

Postado

certo.

então tava pensando aqui.

uma R4-L2R-20CK-GP de 120mm na frente jogando ar pra dentro é bom, ou precisa de algo pra tirar o ar?

Ou seria ideal uma fan lateral tambem?

Postado

Olha, tudo o que entra tem que sair. Se você não tem condições de instalar ventoinhas suficiente pra fazer entrar o ar e sair em grande fluxo, opte por pelo menos tirar o ar quente de lá.

Postado
precisa de um exautor sim amigo.

Tipo, imagina uma caixa fechada.

você faz um furo de um lado, nesse furo você coloca uma mangueira jogando água.

Ai eu ti pergunto, quando a caixa encher de água você vai conseguir jogar MAIS água pra dentro?

A resposta pro problema é fazer outro furo do outro lado, que sirvirá pra água sair.

Resumindo, a mesma quantidade de água q entra tem que ser a que sai, sinão vai formar um lago dentro.

O mesmo se aplicar ao pc, si o ar não tem por onde sair ele não vai entrar mais!

Sacou a ideia. Espero que ajude. Falou

Sobre si dá pra colocar, tem que olhar por dentro, si aquelas laterais pretinhas e a frente for gradeada dar sim.

Enfim, si for fechada, como o cooler vai puxar o ar?

Teendi cara. Obrigadao pela ajuda ao leigo aqui. Hehe =P

então, o gabinete já veio com uma fan lateral de 80x80 jogando ar direto no processador creio eu. Eu quero comprar 2 fans desse do topico, colocar um fan frontal jogando ar frio, e um atras, tirarando o ar quente. Estaria errado isso? Se sim, como posso resolver?

Outra duvida é:

atras da pra colocar, certo?

foto: casemod001.jpg

mas e na frente? como faço pra colocar um fan frontal? ela tem um '' janela'' abre/fecha, onde tem 4 baias de 5,25 (drive de cd), uma ocupada e tres livres. Poderia arrancar essa ''janela'' e colocar uma baia pra fan ali? graato desde já cara!

foto: casemod005.jpg

Postado

amigo psy, da pro colocar um fan na traseira sim

quanto a você colocar um fan na frente, verifique por dentro do pc, se na parte inferior da frente nao tem gradezinha pra adicionar um fan... tem como você colocar um fan tb numa baia de drive de cd, mas acho q sai mais caro... e é melhor colocar um fan na frente como ventilador preferencialmente na parte inferiro do gabinete, porque dai o ar frio sai de baixo, refrigera as peças, esquenta e sobe para ser retirado pelo fan exaustor da parte de cima do fan traseiro, sacou o movimento de convecção??

• Membro VIP
Postado

O correto seria deixar o mesmo número de fans retirando e colocando ar, ou no máximo pouco mais ar sendo retirado, pois então o restante do ar entraria por furos que todo gabinete tem.

Postado
Será que cabe um de 120mm ali atrás?

Existem baia fans de 120mm que ocupam 3 baias, e custam de 5 a 15 reais.

Acho que sim, é compativel com o tamanho de um cd, que é o tamanho de uma 120, nao? E ja tem um fan na traseira tambem de 120mm. Só vou trocá-lo.

É que é assim, tem os buraquinhos lá e tal sim, mas tem um painel na frente, onde fica o lcd com a temperatura saka?

Achei um projeto na net, onde o cara coloco uma fan ali, mas continua com o painel, então daonde o ar vem?

fotos do projeto do cara:

cimg0178jq3.jpgcimg0164ag5.jpg

então no caso, se eu colocasse uma fan frontal com mais a lateral, irei precisar do exaustor atras e fazer um furo emcima pra retirar o ar quente também, é isso?

Leandro, saquei o movimento sim, cara.

Obrigado a todos ai.!

Postado

galera, é o seguinte

eu tenho um cooler de 80mm atras embaixo da fonte tirando o ar de dentro do pc, comprei uma baia fan e um cooler de 80mm mas não sei se é melhor botar a baia fan no lugar de duas baias do meio( de cima pra baixo a segunda e a terceira) ou se coloco ocupando as duas ultimas baias...

o q vocês acham?

valeu ai

Postado

então galera, depois de pesquisar e ver minhas possibilidades aqui, acho que as mais cabiveis sao:

Opcao 1:

my.php?image=tipo1ki0.jpgtipo1.jpg

Opcao 2:

my.php?image=tipo2ct4.jpgtipo1.jpg

Talvez para melhorar a exaustao, se for necessario, faça um furo no teto e coloque uma fan de 80mm.

Qual melhor opcao? Sugestoes, criticas?

Obrigadao ai galera!

Postado

poww... eu tenho uma dúvida dessa também meu gabinete na frente tem o espaço pra botar fan de 80mm ou 120mm mas meu gabinete é fechado não tem buracos nem nada na frente pra facilitar a entrada de ar, é recomendavel colocar um fan na frente mesmo assim com o gabinete sendo fechado?

abraços

• Membro VIP
Postado
poww... eu tenho uma dúvida dessa também meu gabinete na frente tem o espaço pra botar fan de 80mm ou 120mm mas meu gabinete é fechado não tem buracos nem nada na frente pra facilitar a entrada de ar, é recomendavel colocar um fan na frente mesmo assim com o gabinete sendo fechado?

abraços

amigo alguns gabinetes tem esses sistema burro de ventilação: tem o lugar frontal para a instalação de uma ventoinha mais nao tem orificios frontal para puxar ar para dentro do gabinete na verdade tem uma abertura logo a baixo do gabinete em baixo mesmo que serve para puxar o ar frio para dentro, ou seja se o gabinete ficar em uma mesa e nao ficar com pelo menos 5 cm passando da mesa (sobrando para que o orificio de entrada de ar a baixo do gabinete nao seja obstruido) dificultará a ventilação.

abraços!

• Membro VIP
Postado
A eficiência diminui, mas não muito.

isso depende do gabinete pois ja vi esses sistema em gabinetes que se quer tinha um suporte adequando fazendo que o gabinete fique totalmente paralelo a mesinha comprometendo a refigeração da maquina conssideravelmente. mais em outros tinham uns "pessinhos" que faziam que o gabinete ficasse pouco elevado da superficie, sendo a maneira mais correta de utilizar este tipo de resfriamento.

abraços amigo!

Postado

Se você reparar bem, na maioria dos gabinetes que possuem uma ventilação frontal, a parte de plástico (a cara) do gabinete, que fica na frente da parte metálica, tem um ângulo de inclinação bem leve pra cima, justamente por causa da ventoinha. Mas não é o suficiente, diminui um pouco a eficiência.

Postado
Em que parte ele fica? Verifica se no lado de baixo não tem uma entrada de ar.

tem sim cara, tem uma entrada de ar bem embaixo na frente do gabinete então pode botar um cooler de boa? =D

• Membro VIP
Postado
tem sim cara, tem uma entrada de ar bem embaixo na frente do gabinete então pode botar um cooler de boa? =D

amigo pode colocar sim, se ha entrada pode por a fan. mais lembre jogando ar frio para dentro do pc, no caso da entrada frontal(frente).

abraços.

• Membro VIP
Postado

Caso seu gabinete seja de 4 baias, eu colocaria a baia fan no local das

duas últimas (as mais baixas), para que o ar frio atinja uma área maior

na placa mãe, resfriando assim uma quantidade maior de componentes.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
amigo pode colocar sim, se ha entrada pode por a fan. mais lembre jogando ar frio para dentro do pc, no caso da entrada frontal(frente).

abraços.

cara, eu tô pensando em fazer assim ó 1 cooler na baia fan outro na parte frontal do gabinete um atras e um na lateral os dois da frente jogando ar dentro do porque e o da lateral e traseiro tirando o ar todos os coolers 80mm o q tu acha?

Postado

Pode por, ele vai ventilar o HD também.

@edit

Bom, fan na lateral eu nunca notei diferença, pra mim ele ta lá só pra estragar o fluxo de ar. Anyway, alguns vão contrariar, mas, aqui é um fórum onde devemos nos expressar e nos ajudar.

Bom, minha dica é essa, duas ventoinhas na frente jogando ar pra dentro, e duas ventoinhas atrás tirando o ar quente do gabinete. Mas o cooler do processador não vai sugar o ar quente de dentro do gabinete? R: Não, pois as ventoinhas frontais e trazeiras por terem um grande fluxo de ar não vão deixar um "bolsão de ar" dentro do gabinete, evitando o "efeito estufa".

Se for por ventoinha na lateral, ela tem que jogar o ar pra dentro. E opte sempre por ventoinhas de 120mm.

:D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...