Ir ao conteúdo

Conector CPU power 8 pinos

Mr.Sanfer

Posts recomendados

Postado

Saudações rapaziada,

As novas mobos (AM2+), estão vindo com um conector de 8 pinos, o que eu julgo ser uma fonte de alimentação extra para CPU.

Vêm a dúvida... Em que circunstância ligar os 8 pinos ao invés dos 4 de sempre???

Agradeço a ajuda...

Postado
Alguém ajudaria??? Fui claro na minha dúvida???

minha gigabyte GA-1975X-C tambem tem 24+8,mas só ligo 24 + 4,funciona normal.

Postado
Esse conector serve para fornecer energia para o processador.

E volto a sugerir a leitura do excelente artigo que citei no post anterior.

Isso eu saquei... Li o artigo todinho. Valeu pela dica.

Mas não ficou claro para mim, em que circunstância (e que modelos) o processador precisaria de uma alimentação adicional.

Agradeço quem puder ajudar...

Postado

O processador precisa dessa alimentação extra quando for instalado em uma mobo que utilize essa alimentação extra.

Simplificando, quem dita as regras da alimentação do processador é o projeto do circuito regulador de tensão da placa mãe.

Aconselho a leitura desse outro artigo para esclarecer melhor o assunto: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

Um exemplo, os AthlonXP na maioria das mobo são alimentados pela linha de 5v, porém existem poucos modelos onde a alimentação desses modelos é feita pela linha de 12v, essas raras mobo tem o conector ATX12v. Todos os projetos mais modernos (a partir do P4, tanto que o conector ATX12v é popularmente conhecido como conector P4) de mobos utilizam a linha de 12v para alimentar o processador, como o um conector de placa-mãe de 20 pinos só tem 1 cabo de 12v (o amarelo) e o conector de 24 pinos tem 2 cabos de 12v, é necessário o uso do conector ATX12v que aumenta em +2 cabos de 12v totalizando 4 linhas de 12v para uma melhor distribuição de energia.

Com o advento de processadores mais modernos (que precisam de mais potencia) foi implementado um novo conector o EPS12v onde temos mais 4 linhas de 12v (contra 2 do ATX12v) totalizando 6 linhas de 12v conectadas a mobo, lembrando que ainda existem mobos (por exemplo essa que é meu sonho de consumo http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?CategoryID=1&TypeID=43&DetailID=901&DetailName=Feature&MenuID=123&LanID=12) onde além do EPS12v também se deve ligar um cabo para periféricos (popular molex) na mobo, nesses modelos temos 7 linhas de 12v e 5 linhas de 5v (imagine o potencial de uma mobo que precise de tanta alimentação)!

você pode perguntar: -Já liguei um pc sem conectar o EPS12v/ATX12v e o sistema levantou tranquilo...

A resposta é simples. Um processador em idle tem um consumo este mesmo em full consome muito mais, processadores mais simples consomem menos porém modelos mais potentes, se não tiverem alimentação adequada vão acabar queimando.

Posso estar falando besteira (não entendo esse assunto completamente) mas é o que eu posso te falar. Se existem esses conectores é melhor utilizá-los.

Postado
O processador precisa dessa alimentação extra quando for instalado em uma mobo que utilize essa alimentação extra.

Simplificando, quem dita as regras da alimentação do processador é o projeto do circuito regulador de tensão da placa mãe.

Aconselho a leitura desse outro artigo para esclarecer melhor o assunto: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

Um exemplo, os AthlonXP na maioria das mobo são alimentados pela linha de 5v, porém existem poucos modelos onde a alimentação desses modelos é feita pela linha de 12v, essas raras mobo tem o conector ATX12v. Todos os projetos mais modernos (a partir do P4, tanto que o conector ATX12v é popularmente conhecido como conector P4) de mobos utilizam a linha de 12v para alimentar o processador, como o um conector de placa-mãe de 20 pinos só tem 1 cabo de 12v (o amarelo) e o conector de 24 pinos tem 2 cabos de 12v, é necessário o uso do conector ATX12v que aumenta em +2 cabos de 12v totalizando 4 linhas de 12v para uma melhor distribuição de energia.

Com o advento de processadores mais modernos (que precisam de mais potencia) foi implementado um novo conector o EPS12v onde temos mais 4 linhas de 12v (contra 2 do ATX12v) totalizando 6 linhas de 12v conectadas a mobo, lembrando que ainda existem mobos (por exemplo essa que é meu sonho de consumo http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?CategoryID=1&TypeID=43&DetailID=901&DetailName=Feature&MenuID=123&LanID=12) onde além do EPS12v também se deve ligar um cabo para periféricos (popular molex) na mobo, nesses modelos temos 7 linhas de 12v e 5 linhas de 5v (imagine o potencial de uma mobo que precise de tanta alimentação)!

você pode perguntar: -Já liguei um pc sem conectar o EPS12v/ATX12v e o sistema levantou tranquilo...

A resposta é simples. Um processador em idle tem um consumo este mesmo em full consome muito mais, processadores mais simples consomem menos porém modelos mais potentes, se não tiverem alimentação adequada vão acabar queimando.

Posso estar falando besteira (não entendo esse assunto completamente) mas é o que eu posso te falar. Se existem esses conectores é melhor utilizá-los.

Valeu pela explicação... Bem esclarecedora.

Mas uma pergunta surgiu... Dá uma olhada no meu pc da assinatura. Quero pegar uma mobo que possui o conector de 8 pinos (EPS12v/ATX12v). Posso ligar tranquilamente???

Postado
Na troca de mobo você tem que prestar atenção em dois pontos:

1 se seu processador será compactível com ela

2 e se sua fonte dá conta

A máquina será exatamente a da assinatura... Só vou trocar a mobo... Posso ligar os oito pinos na boa???

• 2 semanas depois...
Postado

Minha AK-P350G de 350w não possui o EPS12v... Há como improvisar??? É que estou meio sem grana e tenho quase certeza que minha fonte segura um E7200 + P5K-E wi-fi + 6600GT + 2GB DDR2 + 1 HD IDE + DVD/RW + 6 FAN's + 2 USB que exigem energia!!!

screenhunter01nov282345qf3.th.jpg

Botei tudo isso que falei aqui e com o sistema em 100%!!! Deu 295w de acordo com esse site, que não tenho certeza se é confiável... E então, será que há como improvisar uma conexão EPS12v na minha fonte que tem ATX12v??? valeu a quem postar...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!