Ir ao conteúdo

Intel Core 2 Duo E8500 + 2x2GB Kingston + Asus P5KPL/1600

cloudstone

Posts recomendados

Postado

Fala ai rapaziada do Clube do Hardware, sou novo por aqui, :D ja li vários tópicos sobre overclock e problemas com eles, mas a verdade é q sei pouco sobre o assunto, mas tentei fazer overclock no meu pc, 1° não achei opção na setup pra deixar PCIE em 100mhz e segundo, minha placa mãe tem uma opção q ela faz overclock e o máximo q consegui fazer funcionar foi 20% de capacidade a mais.

meu pc é

C2D E8500 3,16

Ram kingstone 2x2gb 800mhz

MB asus P5KPL/1600

VIDEO XFX 9800GT

Fonte satelite 400w real

eu sei, nada comparado ao q vocês usam ai, mas o maximo q consegui foi 3,8ghz no processador, eu gostaria q me ajudassem a melhorar isso, o q tenho q alterar na setup, se nesta configuração há possibilidades de um overclock melhor q este etc. Esta máquina tem como atingir os 4,5ghz dos colegas ai do forum?

se puderem me ajudar eu fico grato!

• Membro VIP
Postado

Oi

Bom você disse não ter encontrado opção na bios para over, mas, tem que ter sim. Procure as opções leie AQUI e poste conforme é pedido para facilitar pra nós.

No Manual tem todas as informações detalhadas de sua bios.

Boa sorte.

Postado

ok vou tirar todas as screen shots, mas ja vou adiantando, se minh bios tivesse as opções q tem naquelas fotos q você me passo, eu nem teria aberto este tópico, e eu só não achei opção pra mudar o clock do PCIE. Mas vou especificar como você pediu pra sua análise.

Postado

bom, como falei segue ai as fotos da setup.

dsc00018ii4.jpg

dsc00020ou6.jpg

dsc00021lq4.jpg

dsc00022cl5.jpg

dsc00023vi1.jpg

Bom, com isso eu acho q da pra ter uma ideia de como é minha setup, bom, como disse anteriormente não achei opção pra configurar o clock PCIE.

as configurações do meu pc são

MB asus p5kpl-c/1600 versão da bios DMI 0403

CPU C2D E8500 3,16ghz 6mb FSB 1333mhz

Ram kingstone DDR2 2x2gb 800mhz timing 5-5-5-18 1.8v

video XFX 9800GT 512mb/256bits

temperatura placa mãe 43°

temperatura gpu 59°

temperatura ambiente gpu 42°

temperatura ambiente 28°

fonte 400w real satélite

acho q é isso, o máx q consegui foi 3,91ghz, mas não sei como fico o clock de PCIE e nem de memória ram, gostaria de instruções mais precisas se possível.

Grato!

• Membro VIP
Postado

Ok. Não tem a opção para PCI-E porque sua placa não tem trava e isso vai limitar muito o overclock.

Aquele 415 de FSB que vi na SS que você postou você colocou para funcionar naquele fsb?

Temos também um outro problema, sua fonte é muito arriscado fazer overclock... Eu não aconselho over com ela porque pode queimar algo do seu PC, Você está ciente disso?

Olha só: sem trava de PCI da placa e com fonte imprópria é um tanto arriscado overclocar... Quer tentar para ver até onde chega mesmo correndo riscos maiores que o normal?

Você é que decide.

Postado

dsc00024bw2.jpg

dsc00028ft3.jpg

continuação das fotos

dsc00030eo0.jpg

dsc00032cu6.jpg

dsc00044il9.jpg

entendi, bom, eu consegui fazer rodar com 410 normal, os 415 coloquei só pra mostrar q tinha a opção de colocar fsb manual, qual fonte você me indiaria pra um bom overclock? e pra mim fazer um over melhor eu teria q trocar a placa mãe também?

mas você acha q mesmo usando um over de 20% (3.8ghz) ainda seria arriscado?

• Membro VIP
Postado

Sim para um over melhor uma placa mais dedicada e uma boa fonte, para esse fim, é o mais recomendado, o que também não quer dizer que com uma boa placa e boa fonte consegue-se over cabeludo. Overclock é teste de hardware. Cada qual tem sua tolerância, e para descobrir qual a tolerância de cada conjunto é só no teste prático mesmo, por outro lado, alem de um equipamento próprio ser bem mais fácil de overclocar, ale simplesmente é mais seguro, tanto em over como em stock. Um bom equipamento nunca é mau negócio ou investimento.

Fontes da Corsair, OCZ, S. Tean e tentas outras são muito boas, ai vai do gosto $$ de cada um hehe.

A questão do risco existe, tanto em 20% de over como em padrão. O problema de fonte genérica é a falta de N proteções que ela não tem, para evitar possíveis problemas que afetam diretamente os hardwares que ela alimenta.

Postado

putz, eu pensei q satélite fosse uma boa marca pra fontes, e me falaram q kingstone era uma das melhores marcas de memória ram. :(

quanto a placa mãe, no manual dela diz q suporta 1600 fsb com overclock, então acho q estando neste limite não deve ter maiores problemas. E também não vou usar direto overclock, é só pra jogos mais pesados, q precisem de um desempenho melhor.

Bom, obrigado pela ajuda :D

• Membro VIP
Postado

Para você ter uma ideia, eu quase queimei minha Asus Formula fazendo over de 15 minutos no máximo, isto é, over só para tirar dump do CPU-Z, registrar e desligar.

Essa Satélite era uma de 450Wats reais mas, os componentes que a compõe não eram confiáveis. Arrisquei porque não tenho medo de queimar, mas, para indicar para um amigo são outros 500.

Fonte Satélite só se for essas mais parrudas e ainda não meti a mão em nenhuma para testar.

Essa sua fonte é aquela que vem com pintura anti-estática escura né? Pois então, uma dessa "pegou fogo" sobre a bancada de teste só passando o ar para tirar a poeira da bancada (componente solto).

Fico arrepiado só de lembrar da balburdia daquele dia, tirando a parte ruim, foi hilário o desenrolar...

Sua placa mãe pode até ter suporte para fsb de 1600 em over eu não sei, de todo modo, isso não é sinal de placa com incrementos para over, sem opções fica difícil, mas se quiser arriscar achar um limite, fica na sua decisão ok, caso não queira avise para finalizarmos o tópico.

Abraço e boa sorte.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...