Ir ao conteúdo

Overclock em X2 5200+

juliobbb

Posts recomendados

Postado

ola gostaria da ajuda de vocês para eu fazer um clock no meu processador sem dar pau

configuracoes:

placa-mãe: m2n sli

processador: x2 5200+

memoria: dois pentes de 1 gb,ddr2 800 kingstom

placa de video xfx 8600 gt

sistema operacional windows xp sp3

eu nao sei se precisa de mais informacao,se precisar só da um tok

meu processador roda a 2,7ghz

gostaria de deixa-lo a 2.9ghz

então o que preciso é de o maior numero de informações que posso mudar no setup

nao sou entendido no assunto

então espero que possam me ajudar

desde ja agradeço a ajuda

• Membro VIP
Postado

Ola seja bem vindo ao fórum.

Necessitamos sim de mais informações amigo.

Para saber o que deve ser postado e como deve ser postado, leia ESTE MATERIAL e siga as instruções que não tem erro.

Na dúvida pergunte.

Abraço e boa sorte.

Postado

eu nao tenho como tirar foto da tela.

pelo que vi foi o que você fez la no link.

posso mandar um print das informações tiradas do everest?

• Membro VIP
Postado

Certo amigo.

Então façamos o seguinte: Entre na bios, ache as opções disponíveis para over, anote todas as opções referentes a over e envie pra nós.

Não esqueça que tem que ser as opções de overclock ok. Se guie pelas screen do comunicado que pedi para você ler.

É claro que na sua placa as informações (do bios) serão diferentes das do comunicado, mas os ajustes são parecidos e são necessários que sejam postados.

Boa sorte.

Postado

ola ribeiro

eu estava preparando o material quando deparei com o material do sleav que esta nesse link

http://forum.clubedohardware.com.br/como-fazer-overclock/614332

só algumas coisas diferentes que estou postando

th.65205cc1c4.jpg

th.87e1a44c4c.jpg

minha fonte a unica informacao que tenho é que ela é uma real satelite de 400w reais, fonte gamer co 2 cooclers

nao sei se essa é a marca dela,mas é o que consigo ver

o que eu fiz foi deixa tudo igual ao que você mando o sleav por no over, deixei minhas memorias que sao ddr2 800mhz e 667mhz e a mudança de temperatura do meu cpu nao passa de 1.32º nao tem como por mais

e então estou postando o resultado

th.2a2f20cfd5.jpg

th.bd91158c4c.jpg

obs: meu computador fica 24h ligado,e testei com system stabilit test do everest por 3min

e chegou a isso

th.aadc0b335e.jpg

outra obs que esqueci de mencionar,sem over feito meu pc trabalha em jogos ocupando 50% do cpu a temperatura de 60º

nao sei se é normal tb

• Membro VIP
Postado

Opa tranquilo?

Bom o vcore de seu processador está muito alto. É provável que você não fixou nenhum valor no bios e deixou em automático e por isso está em 1.51v.

Entre no bios e fixe outro valor. Tente em 1.35V e faça teste de estabilidade, se passar tranquilo pelo teste, fixe um novo valor para o VCORE, tente 1.3v.

Se com 1.35v não passar no teste, ficar instável, tente 1.4v.

Vai baixando a tensão até encontrar o menor valor do vcore possível com estabilidade.

A temperatura com 3 minutos de teste subiu muito, tem que verificar o sistema de arrefecimento. Teste de estabilidade é feito com 6 horas no mínimo ok.

Pergunta:

Seu gabinete é bem ventilado?

O gabinete fica em um local arejado ou em algum local fechado, abafado?

Todos esses detalhes influenciam fortemente no resultado da temperatura.

Boa sorte.

Palpite

Se seu computador só usa 50% de processamento em jogos e esse for o maior motivo do PC ficar ligado 24H, aconselho o amigo a não fazer over e procurar com o clock stock um vcore menor ainda.

Postado

ribeiro

meu vcore é meio que fixo pra cima de 1.32º entende,então nao sobe mais

meu gabinete é 4 baias,e tem um cooler lateral que manda ar pro coocler do processador,o lugar ate que é arejado,se você me disser um jeito de deixar o vcore em outro valor agradeceria,pra baixo da pra por,pra cima de 1.32 nao

atras tb tem outro cooler abaixo da fonte,minha fonte é de 2 coolers

• Membro VIP
Postado

Então temos dois possíveis erros ai.

Primeiro= Sua placa mãe esta com o bios bugado e alterando o VCORE aleatoriamente.

Segundo= O software de leitura do VCORE, no caso o Everest, está lendo erroneamente.

Veja o vcore sendo mostrado com 1.51v na terceira screen da sua penúltima mensagem.

Teste então (O VCORE) abaixo do que está fixado na bios.

Abraço e boa sorte.

Postado

minha bios nao esta atualizada,a versao esta a primeira de fabrica

coloquei o vcore a 1.30 e sem o over e ta dando temperaturas de 60 a 63 º em jogos

quanto a atualizacao da bios tenho 2 problemas medo,e nao tenho leitor de disquete,e nao sei como fazer via cd

• Membro VIP
Postado

Medo é o melhor sinal de alerta do homem e prova incontestável da "sã" consciência.

Para atualizar o bios de sua placa não é necessário CD-ROM e muito menos driver de disquet.

O processo é feito através do Windows. Leia, faça uma pesquisa sobre isso é algo muito simples de fazer.

Boa sorte.

Postado

minha placa tem nela de fabrica o ez flash que poder ser acionado pelo setup

pelo windows ainda nao vi nenhum comentario que me de segurançao que vi aqui manda eu guarda o bios antigo em um disquete, e nao o tenho,se você pudesse me ajudar a fazer o up da bios eu ficaria muito grato.

o processo de ir no site da asus ate sei,mas depois disso fico meio perdido,pois só acho comentarios mais ligados a up pelo uso do disquete.

então se puder me ajudar fico muito feliz

e gostaria de saber se essa atualizacao muda muito?

com relação a temperaturas e overclock

• Membro VIP
Postado

Ajudo sim colega.

Antes de tudo, Faça uma pesquisa de como usar o Asus Update (programa usado para a atualização do bios via Windows).

O Asus Update é um programa simples e seguro para atualizar. Os problemas relatados em atualizações usando o programa é insignificante, coisa de 1 para 1000, portanto, é um programa muito seguro e confiável.

Faça o download do software, instale no seu PC e veja como é simples.

A bios atual (Ou OLD BIOS) de sua placa mãe não precisa ser guardada em um disquete, o próprio Asus Update faz um Backup para você e você pode guardá-la onde quiser.

Pesquise e na dúvida pergunte.

Boa sorte.

Postado

ola ribeiro

eu fiz o update da bios,e foi pra versao 0901,era a opcao melhor

então tirei uma ss do everest da temperatura.

quanto a voltagen que aparece la no núcleo do cpu aparecendo 1.52,se for a voltagen a ser colocada no vcore,la esta 1.32

deve ser falha do everst.se for isso né

estou postando o ss

th.e718901864.jpg

como foi feita o update então ta tudo de fabrica,sem nenhum over

de uma olhada e me diz o que fazer

se posso arriscar um over ou fazer alguma coisa pra melhorar essa temperatura se ela estiver muito anormal,

essa temperatura foi tirada sem nada aberto a nao ser o everest

ela varia de 46º a 50º

com jogo aberto fica entre 60 a 62º

edit acabei de instala o asus prob e a temperatura do cpu aumento depois de um tempo,e elas bate entre o everest e o asus prob

th.58ee0ae4a6.jpg

chegam a variar de 67 a 70º

o que posso fazer pra melhorar isso?

• Membro VIP
Postado

Nossa Julio a temperatura parece estar alta mesmo.

Faça o teste do toque (no dissipador é claro hehe). Encoste o dedo no dissipador e veja se realmente a temperatura esta alta.

Se tiver como também, encoste o dedo atrás na placa mãe (inverso ao processador) e veja se está muito quente também.

Esse teste serve para esclarecer duas dúvidas.

Primeira: Se o dissipador estiver “frio” e a placa quente é possível que não esteja acontecendo a transferência de calor do processador para o dissipador, ai fica quente e não tem como dissipar.

Segunda: Se o dissipador estiver “frio” e a placa “fria” é certeza que erro do sensor que faz a leitura da temperatura.

Se a temperatura estiver realmente da forma que vem mostrando os programas, tem que ser resolvida mesmo para ser usada em default, over nessas condições não tem como por segurança.

Existem vários meios para resolver problema com temperatura alta e também vários motivos para que isso aconteça.

Aconselho o amigo, também fazer uma visita na área de refrigeração do fórum AQUI e ler com atenção os tópicos fixos. Tem muito material importante e necessário de ser lido, se não para resolver sim para dar idéias do que fazer e finalmente solucionar o problema.

Boa sorte Julio e na dúvida pergunte.

Postado

o dissipador do cooler esta frio em relação a essa temperatura,coloquei o dedo na placa que esta atras do processador e esta quente,mas nao estão quente.

se eu dimuir a tensão do vcore resolveria?

Postado

ola ribeiro hoje acordei e li varios artigos e em todos as pessoas dizem pra ir testando a estabilidade,então resolvi brincar um pouco

fiz o seguinte

olhei a temperatura que estava >>56º pc passou a noite com um jogo aberto.

fui mexer um pouco e deixei essa configuração no setup

cpu frequancy>> 210

pci express clock>> 120

ddr2 tensão>> 1.80v

cpu tensão>> 1.275v

pci clock 33,33mhz

fsb a>>3x

frequencia da memoria relaxei pra 667,sao memorias ddr2 800

então fiz o teste de estabilidade do everest e em 3 min tive temperatura variando entre 64 a 65º

em jogo aberto a 50% do cpu a 55 a 56º

nesse momento estou somente com a pagina aberta e a temperatura do cpu esta em 40º

duvidas>>

alguma das mudanças feitas esta errada?

posso mudar algo de diferente em que vou ganhar mais perfomace e menos calor?

• Membro VIP
Postado

Olha a única mudança que você fez e não vejo motivo para tal é a do PCIE em 120.

A questão de mudar algo para ganhar desempenho e não sofrer com a temperatura não tem, ambos estão diretamente ligados, sobe um o outro também sobe. Isso no seu caso é claro.

Você vai ter que arranjar um jeito de baixar ou controlar essas temp se quiser fazer over e ter segurança.

Overclock e temperatura são inimigos diretos.

Boa sorte.

Postado

bom ribeiro primeiro quero agradecer a grande ajuda .

acho que vou ter que refrigerar mais esse gabinete,gostaria muito de uma ajuda nisso

meu gabinete tem um cooler lateral em que na frente dele pro lado de dentro tem um tunel que chega no cooler do processador

sera que se eu por um coocler mais potente ai melhoraria? qual cooler devo comprar?

ou coloco mais um atras abaixo da fonte,pois ja tenho um la tirando o ar

obrigado por tudo e assim que eu resolver o problema de refrigeracao vou tentar um over legar

outra coisa eu baixei a tensão vcore pra 1,275v

isso influencia no calor se eu aumentar?

ou nesse patamar esta bom

• Membro VIP
Postado

Bom amigo quanto ao sistema de ventilação interna não tem muito segredo, basicamente é ter fan's jogando ar frio para dentro na parte inferior do gabinete e fan's usadas como exaustor na parte superior.

Isso é bom você verificar na seção adequada, coloquei o link acima.

E sim, mexer no vcore influencia sim, alias o processador só esquenta por causa da tensão usada, portanto, quanto menor for a tensão, menor será a temperatura; claro que over necessita de mais alimentação, ai é que tem que ser moderado no que fazer em relação over/temperatura.

Boa sorte.

Postado

Tenho um 5200+ tambem, e ele ficava nessa faixa de temperatura quando em jogo, mas dai descobri que a loja onde comprei não retirou duas etiquetas de cima dele, dai eu as retirei, a temperatura caiu para 56~57°C full

Fazendo um over com, o mesmo 1.35V , chego com ele á 2800MHz, e sobe a temperatura full para 57~58°C, mas acima disso só consigo se aumentar o Vcore

• Membro VIP
Postado

Esses adesivos de garantia colados na base do processador são um caso sério.

Não entendo o porquê que pessoas que trabalham com informática e conhecem muito bem essa questão de transferência de calor, podem montar um processador com essas etiquetas que são isolantes térmicos.

Alem, das etiquetas, serem isolantes térmicos ainda evita que o dissipador tenha contato com o processador e não é só na área em que elas estão elas são calços e o desnível de contato é enorme.

Em poucas palavras, um processador montado com etiqueta (dependendo da etiqueta e sua espessura) fica com seu contato reduzido com o dissipador cerca de 80%, isso é: só 20% do contato direto são aproveitados e ai não há como resfriar.

Por esses e outros motivos, pedi para o colega juliobbb ler a seção de refrigeração. Naquela seção tem várias dicas, entre elas, trocar a pasta térmica e verificar essa parte de contato, e caso o colega tenha alguma etiqueta no processador, verá o que está causando a alta temperatura.

Processador pode trabalhar em 65 ou 70ºC, mas isso não é o correto, o correto é o processador trabalhar o mais frio possível e se temos como fazer com ele trabalhe com temperaturas baixas, porque não fazer né? É até uma questão de precaução. Concorda?

Abraços boa sorte e feliz dias festivos.

Postado

Para mim quanto mais frio melhor, já tinha trocado o cooler box, o meu processador em stock chegava a 75°C! , na epoca não sabia que a fita estava lá, mandei trocar e por este buffalo, mas a temperatura em stock insistia em ficar em 65°C, dai descobri as etiquetas e agora tá beleza, mas não parei por ai, coloquei 2 fan de 80mm jogando ar para dentro ( 1 frontal, 1 lateral) e 1 fan de 120mm jogado para fora, alem do 120mm da fonte,mas ainda tenho a sensação que algo mais pode ser feito , penso em lapidar o cooler, tudo isso em nome da melhor refrigeração possivel

edit

A história da etiqueta foi pior comigo, pois era um fina de cada lado, formava um calço completo, o cooler não tocava o processador, o calor era só trocado pela pasta térmica!!

Postado

bom pelo que vi pra eu saber se tem essa tal fita vou ter que tirar o dissipador de cima do processador?

to enrolado

uma vez tirei um dissipador de cima de um processador e ele veio junto colado

gelei de medo

mas se tivesse essa fita eu nao teria atras do processador na parte lateral do gabinete um calor excessivo?

porque eu fiz o teste de toque,o dissipador estava frio em relação ao calor apresentado ,e atras do processador nao estava estão quente assim

coloquei hoje outro cooler atras abaixo do que ja tinha,ai fiquei com 2 cooler traseiro abaixo da fonte jogando ar pra fora,só que esses coolers estão na reta do processador,praticamente do lado

sera que isso interfere na temperatura?

pois o cooler do processador joga pra dentro e do lado tem 2 coolers que estão jogando pra fora

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...