Ir ao conteúdo

Tutorial - acessado o micro remotamente com ip do roteador


hlsilva02

Posts recomendados

Postado

Este tutorial tem como objetivo ajudar usuarios que tenham o modem speedy touch 510 v6 ou similar, e que esteja operando como Router (Roteador), e queira acessar o computador local remotamente atraves da internet.

Introdução

O software a ser usado ja é nativo do windows xp/vista/seven, não precisando instalar nada. Essa ferramenta é a "Área de trabalho remota”.

Para acessar seu micro remotamente, usando outro computador que rode Windows XP, basta abrir INICIAR / Todos os programas / Acessórios / Comunicações / Conexão de Área de Trabalho Remota. Ou iniciar executar mstsc. O programa pede o IP ( Internet Protocol ) ou nome reconhecido da máquina que você quer acessar. Basta colocá-lo e pronto!

Mas é aqui que as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Se os micros estiverem numa rede interna, é relativamente fácil encontrar o IP, basta abrir um prompt de comando ( INICIAR / Executar / CMD ) e rodar o comando "ipconfig".

Se você quiser acessar seu micro através da internet, terá que “esforça-se um pouco mais”. A primeira dificuldade, é saber se o micro está conectado via roteador ou uma bridge. Qual a diferença? No caso do acesso feito por um roteador, o micro estará numa rede "inválida", com um IP que não pode ser acessado normalmente, por alguém "de fora". É o meu caso.

Uma forma simples de fazer essa idenficação é descobrir se o IP dado pelo comando "ipconfig" ( no meu caso, 192.168.1.2) é o mesmo que aparece em sites de identificação de ips, como o www.abusar.org. Se o número for o mesmo, então sua conexão é feita por uma bridge. Se não for, é por um roteador.

No caso do acesso pela bridge, tudo que você precisa fazer para acessar seu micro pela internet, é usar esse IP no programa de acesso remoto da Microsoft.

Caso contrário, será preciso configurar seu roteador ( ou o modem configurado como roteador ), para permitir que conexões externas cheguem até sua máquina.

Normalmente, seus programas que acessam a internet solicitam dados no roteador, que os "busca" e "entrega" de volta, seguindo o caminho das setas azuis. Quando alguém de fora da sua rede solicita dados, seguindo o caminho vermelho, o rotador bloqueia qualquer resposta. Outra informação é que o IP do roteador muda cada vez que o mesmo é ligado/reiniciado.

O que precisamos fazer é "liberar" esse acesso externo, mas, por medida de segurança, apenas ao programa de Acesso Remoto da Microsoft. Na pratica, é preciso "redirecionar" os pedidos da porta 3389 para o micro que deverá ser acessado.

Agora, com base nessas informações, vamos colocar a mão na massa.

Vamos primeiro resolver o problema do ip do roteador, que muda no caso de uma reinicialização.

Para sempre saber o ip corrente no seu modem, crie uma conta no serviço NO-IP. Esse site permite a criação de um host (um nome valido na internet) que atualizado, sempre indiracara o ip corrente no seu modem, em toda rede mudial da web.

Entre no site http://www.no-ip.com/ e logo em baixo da parte de login, clique em “Create Accout” para criar uma nova conta, gratuita. Preencha corretamente o formulario. Após preencher tudo corretamente será enviado um link de confirmação do seu cadastro para o e-mail que você informou. Guarde bem a informação do Login e Senha pois serão necessarios para seu futuro acesso ao site, e tambem o seu roteador (essa é agrande cartada). Acesse seu e-mail e se tudo ocorrer bem, você receberá o e-mail em poucos minutos para confirmar o cadastro. Faça login no NO-IP, e va em “Add a host”. Crie um host name por exemplo seu_nome.no-ip.biz, (de preferência um nome pequeno para fácil memorização) todo o resto deixa como está, e quase no fim da pagina clique em “Create Host”. Demora mais ou menos 5 a 10 minutos para o host estar disponivel. Sai do site clicando em “Log out”.

Bom agora já é hora de pingar seu host e ver o ip que ele acusa (vai acusar o ip que o roteador usava na hora do cadastro). É só abrir o prompt de comando (iniciar>executar e digite cmd) e ping seu host (no meu caso ping betinho.no-ip.biz – há um espaço entre o comando ping e o nome do seu host), e ve se há resposta. Lembre-se do tempo necessario para a criação do host pelo site. Tente o ping de 4 á 6 vezes. Caso haja resposta vamos para o proximo passo.

Vamos agora mexer no modem, então tenha em mãos: e-mail de login cadastrado no NO-IP, juntamente com a senha correta e o host que você criou (seu nome_no-ip.biz), já respondendo ao ping.

Abra qualquer navegador e digite 192.168.1.1 Se pedir autenticação digite para “usuario” Administrator (a letra A tem que ser em maiusculo, e o resto em minusculo, não tenha preça e perceba que a palavra AdministraTOR, tem o final T, não AdminitraDOR, que seria portugues) e senha em branco mesmo. Talves não peça autenticação.

Va em “Caixa de ferramentas, clique em “DNS dinâmico”, procure a opção “configurar”. Começe a configuração marcando a opção “Ativado”. Em baixo no “Nome de usuario” digite o e-mail que você cadastrou no NO-IP. Digite tambem a “Senha” depois “Confirmar senha”. No “Serviço” escolha a opção NO-IP. No “Host” coloque o host que você criou no no-ip, aquele, seu_nome.no-ip.biz. Por ultimo clique em “Aplicar” . Você deverá conferir em “Nome do host” se esta escrito “(Atualização concluida com êxito)”, caso não esteja, é sinal que você errou ao preenxer algum campo, verifique “login” “senha” “ host” no site do NO-IP para preencher tudo corretamente, depois repita todo o precesso clicando em “configurar”, novamente.

Agora explicando: a cada vez que você faz Login no site do no-ip, ele registra seu ip, que no nosso caso será o ip do roteador. Mas, e se você não estiver em casa e o modem resetar? Simples: quando o modem resetar ele mesmo fara login no site do no-ip para registro do ip corrente. Então é só você entrar no prompt de comando em qualquer maquina e “pingar” o seu host, para descobrir o novo ip.

Mas ainda não acabou: Agora vamos configurar a porta 3389, dita um pouco acima.

Abra a página de configuração do modem/roteador (no caso do modem em questão, 192.168.1.1). No frame da esquerda escolha a opção “Rede domestica” “Dispositivos”. Clique no nome do computador que você quer acessar remotamente. Em “Escolha uma tarefa...” clique em “ >Atribuir jogo ou aplicativo a um dispositivo de rede local”. Na parte inferior, em “Jogo ou aplicativo” procure a opção “Microsoft Remote Desktop” e em “Dispositivo” procure no nome do computador que será acessado remotamente. Por ultimo clique em “Adicionar”, e reinicie o modem. Pronto.

Um ponto importante: como o roteador direcionará todos os pedidos vindos da internet, pela porta 3389, para o “dipositivo” que você designou, é essencial que o ip local nunca mude.

Não se equeça de liberar o firewall do para permitir que a maquina seja acessada remotamente, e em Painel de controle>sistema>remoto, masque as duas opções para liberar o acesso. Se estiver com duvida, desabilite o firewall do windows temporariamente.

Pois bem. Agora, já será possível que você acesse seu micro remotamente, através do IP estatico do modem.

Dica: Abra a “Area de trabalho remota” e ao invés de ter que abrir o prompt de comando, e pingar seu host para pegar o ip corrente, simplesmente digite o nome de seu host, já que este, é valido na rede mundial, e apontará o ip do roteador.

Postado

Há vários jeitos, um é o software VNC encontrado no baixaki.com.br, passa alguma coisa de seu pc para outro então você o usa assim você poderá controlar o seu PC a distancia

Postado

Exatamente. Existem outras soluções, mas elas necessitam da instalação de software adicional:

Há vários jeitos, um é o software VNC encontrado no baixaki.com.br

A area de trabalho remota, ja é nativa do windows xp, não precisando instalar nada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...