Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de Rede sem conexão com a internet


Terráqueo

Posts recomendados

Olá, galera gente boa!!

Estou tentando montar uma rede entre dois pcs, apenas para compartilhar arquivos, sem compartilhar conexão com a internet, usando um cabo crossover, mas como nunca fiz nenhuma estou tendo dificuldades...

Gostaria de um explicação de montagem e configuração de redes, IP, DNS (que não sei o que é), gateway e etc...

Grato, feliz Natal e feliz Ano Novo à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma explicação retirada de um tutorial de outro fórum:

Este tutorial é um passo-a-passo para você montar uma rede de dois computadores, da instalação da placa de rede às configurações do Windows XP. Você precisará de duas placas de rede, um cabo de ligação direta, e os drivers de sua placa (que poderão vir em um disquete, CD-ROM ou baixados pela Internet).

Se você já possuir uma placa de rede instalada e configurada corretamente, comece do item 02.

01. Instalando uma Placa de Rede

Uma placa de rede é uma placa que comunica dois ou mais computadores: você pode comprar uma em qualquer loja de informática por um preço relativamente baixo (placas de rede báscias custam cerca de R$ 50) sendo que é necessário uma placa para cada computador.

Os requisitos são a própria placa (de 10 ou 10/100 Mbps) e o disco do driver que a acompanha. A instalação é simples: desparafuse a tampa do gabinete de seu computador e localize na placa-mãe um slot PCI livre. Encaixe a placa e a prenda com um parafuso.

Ao ligar a máquina, o sistema detectará o novo hardware e poderá pedir o disco com o driver da placa (caso o WinXP não tenha um driver nativo para ela). Caso nenhum CD de instalação acompanhou sua placa, você poderá baixar drivers na Internet no site do fabricante.

02. Montando um Cabo de Rede

O cabo de rede é o que liga as placas de rede de computadores diferentes e você também acha-o em lojas de informática. Você deve prestar atenção: há dois tipos de cabo: o cabo para ligar em HUBs (aparelho usado quando você precisa ligar mais de dois computadores) e o cabo de ligação direta. Usaremos este segundo pois só ligaremos dois computadores.

Você pode montar o cabo ou comprá-lo pronto. Para montar o seu próprio, você precisará comprar um cabo de rede, dois plugs RJ-45 (imagem abaixo) e precisará de um alicate para crimpar os conectores (prendê-los corretamente no cabo). Para isso você deverá desfiar o cabo nas pontas e organizar os fios de acordo com a ordem. Este cabo é formado por 8 fios marcados por cores e a ordem correta é a seguinte:

Ponta 01: (Branco/Verde) (Verde) (Branco/Laranja) (Azul) (Branco/Azul) (Laranja) (Branco/Marrom) (Marrom)

Ponta 02: (Branco/Laranja) (Laranja) (Branco/Verde) (Azul) (Branco/Azul) (Verde) (Branco/Marrom) (Marrom)

Após fazer isto, encaixe os fios nos plugs e, utilizando o alicate, crimpe as pontas e seu cabo já está montado e pronto para ligar os computadores.

03. Configurando o Endereço IP

Agora que os dois computadores já estão fisicamente ligados, você precisa configurá-los para que um reconheça o outro, além de ativar o compartilhamento para que eles possam trocar arquivos e informações. Vamos dividir esta etapa em passos, que deverão ser feitos nos dois computadores:

1. Clique no menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre 'Meus Locais de Rede', escolhendo a opção 'Propriedades'. A janela 'Conexões de Rede' abrirá com suas conexões Dial-Up e uma denominada 'Conexão Local'. Clique sobre ela com o botão direito do mouse e escolha Propriedades:

2. Ao abrir esta janela, clique sobre 'Protocolo TCP/IP' e escolha Propriedades: é aqui que irá especificar o endereço dos seus computadores (o endereço IP). O endereço dos dois computadores precisa ter um radical comum (Máscara de sub-rede) e um endereço IP diferente: usaremos o radical 100.100.100.x, onde X é o número do computador. No primeiro computador o ENDEREÇO IP será 100.100.100.1 e no 2º será 100.100.100.2.

Você deve clicar a opção 'Usar o seguinte endereço IP' e digitar os dados corretamente. Coloque na máscara de sub-rede o número 255.0.0.0:

Após este processo reinicie o computador para que as alterações façam efeito.

04. Configurando o Compartilhamento

Pronto ! Agora seus computadores já estão ligados e se reconhecendo. Confira na Fig. 02 se todass as quatro caixas estão marcadas nas propriedades da conexão. Agora siga os passos abaixo nos dois computadores:

1. Escolha os drives, as pastas e/ou as impressoras que você deseja que o outro computador tenha acesso.

2. Em 'Meu Computador', clique com o botão direito do mouse sobre os drivers que você deseja compartilhar e escolha o menu 'Compartilhamento e segurança':

3. Escolha a opção 'Compartilhar esta pasta na rede' e 'Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos'. Faça isso com todos os drives, pastas e impressoras que deverão ser compartilhados.

Pronto! Seus computadores já estão ligados e trocando arquivos na rede! Para confirmar, abra o 'Meus Locais de Rede' no Menu Iniciar :) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, galera gente boa!!

Estou tentando montar uma rede entre dois pcs, apenas para compartilhar arquivos, sem compartilhar conexão com a internet, usando um cabo crossover, mas como nunca fiz nenhuma estou tendo dificuldades...

Gostaria de um explicação de montagem e configuração de redes, IP, DNS (que não sei o que é), gateway e etc...

Grato, feliz Natal e feliz Ano Novo à todos.

Não se preocupe com o gatwaye e DNS pois esses são para acesso a net e nao é o seu caso, apenas ligue os dois PCs COM O CABO cross-over, defina o IP para as duas maquinas e coloque ambas no mesmo grupo de trabalho para que as sejam vista na rede e depois faça o compartilhamento das pastas seguindo as instruções na mensagem do THE MENTALIST.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera!! Muito obrigado...

Vou tentar aqui, se der certo eu aviso...

Se alguém me puder dar uma explicação sobre DNS e Gateway, eu agradeço...

Valeu.

GATWAY: é o IP que libera a net geralmente em modem roteado o IP é 192.168.0.1 entre outros, + p pessoa saber basta ligar o modem em seu pc e digitar no prompt: ipconfig /all..o que aparecer em gatway padrão é o seu gatway.

DNS: É a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP.

Cada site da internet é acessível por um endereço IP. O problema é que existem tantos que é praticamente impossível decorar o IP de cada um. Imagine que ao invés de digitar www.infowester.com para acessar este site, você tivesse que informar ao navegador o endereço 200.178.123.25. Imagine então que você tivesse que fazer o mesmo para cada site que você visita, como Google, UOL, Yahoo, etc. Como você deve ter percebido, ia ser trabalhoso acessar cada um desses sites através do endereço IP, pois além de decorá-los, você teria que consultar uma relação de IPs toda vez que quisesse acessar um site novo.

Para lidar com esse problema é que o DNS é usado. É ele que permite o uso de nomes (também chamados de domínios) ao invés dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome (ou seja, um endereço do tipo www.nomedosite.com).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...