Ir ao conteúdo

Nvidia Gforce 9600 GT Turbo Cache

Areturus

Posts recomendados

Postado

Olá amigos.

Eu tenho um notebook da ACER, Aspire 5930

Comprei esse, pois o preco estava excelente.

Dentre as configuracoes, destacava a placa de vídeo:

- NVIDIA Gforce 9600 GT Turbo Cache

Um amigo que entende de pc, disse que nao é estão bom o note, pois ela é onbord compartilhada, ele tb quer dizer q compartilha a RAM

Bom, as especificacoes do note, q vem escritas nele mesmo, sao:

- Intel Core 2 Duo T5800

- 2 Ghz 800mHz 2Mb L2 Cache

- 4 Gb DDR2

- 320 Gb HD

- E essa placa de video mencionada

Quero saber primeiro sobre a verdade sobre essa placa de vídeo...

- Se é boa, se realmente, tem algo nela que poderia ser melhor...

- O que de fato, essa placa é, tipo, o que que acontece nela...

E se o note em si, foi uma boa compra, uma vez q paguei 800 Euros, o equivalenta a mais ou menos, 2300 reais na epoca que comprei.

Obrigado

Postado

Olá colega, parabéns pelo note!

Veja o que a ACER fala sobre a VGA do seu note: The NVIDIA® GeForce® 9600M GT2/9300M GS2 discrete graphics card with up to 23033/20473 MB of TurboCache™ (512/256 MB of dedicated GDDR3/DDR2 VRAM, up to 1791 MB of shared system memory) features NVIDIA® PureVideo™ HD technology for high-quality scaling and pixel calculation at resolutions up to 1080p -- delivering best-in-class 3D visuals and high-def multimedia performance.

fonte: http://global.acer.com/products/notebook/as5930.htm

Bem, se a sua é a 9600GT ela possui 512MB próprios e pode se apropriar de até 1791 MB do sistema! Este montante de memória compartilhada é perfeitamente normal e aceitavel, uma vez que o sistema só o usará caso os 512MB próprios não sejam suficientes para determinada aplicação que esteja rodando!

Com relação a ser boa, o chip é considerado um excelente mid-range para descktops, porém para os padrões de notebooks ele passaria facilmente como um chip top uma vez que a esmagadora maioria dos notebooks possuem chips gráficos inferiores ao seu!

Postado

é um chip midle de desk ou note.

mas é uma boa placa.

qq nvidia dedicada acho q desde a familia 7 tem turbo cache que seria o correspondente ao hypermemory das ATI

nao tem nada de ruem isso. ela simplesmente quando precisa pode alocar mais memoria alem da memoria dedicada dela. nao existe placas atuais 8400, 9600 por ex sem isso.

[]'s

Postado

Amigo, muito obrigado pela resposta, só mais uma pergunta:

- Entre essa minha, e uma offboard, no q eu perderia, e você, tem preferência por onboard ou offboard, ou depende do caso...

E nao querendo abusar de você amigo, eu tb postei uma duvida sobre processadores, se você puder dar uma olhada, e se souber a responder, eu agradeceria mais ainda :)

O nome do topico é Dual Core x Core 2 Duo x Centrino 2

Obrigado novamente

Postado

apesar dela vir soldada na placa-mãe, ela é igual a offboard.

tem uma offboard montada na placa, ao invés de ser encaixada, em alguns casos ela é ate mesmo encaixada em um slot q chama MXM.

o que muda da mobile pra de desk é que normalmente eles reduzem o clock nas placas mobile para esquentar menos e gastar menos bateria.

CPU, o que muda dos core duo para os core 2 duo (centrino é outra coisa) normalmente é o FSB e cache L2, otimizaçao de speed step e outras coisas conforme modelo e familia.

comparados de mesmo clock vão ser pouco mais rápido o core 2 duo.

centrino ja seria o conjunto CPU, chipset e wireless, isso é uma artimanha da intel para vender o pacote completo, ai ao invés do fabricante por um chipset forceware ou ATI 790fx que seria bem melhor por ex, coloca a '' porcaria '' * do intel porque o consumidor leigo vai na onda e exige a bandeirinha na hora de comprar.

* forma de falar, mas sao meia boca mesmo os chipset intel.

[]'s

Postado

Bom, então, pelo q eu entendi, entre um Dual Core de 3 Ghz e um Core 2 Duo de 2 Ghz, o dual core ainda processa mais né?!

Ah, sobre o Cache, eu comprei o processador, assim q lancou, deu sorte, paguei muito barato na epoca, uns reais mais caros q o pentium 4 HT, se eu nao me engano, é 2 x 2 Mb L2 Cache, por isso eu acho q, mesmo sendo Dual Core, é uma poxa máquina, porque eu trabalho com CAD, e precisa...

Agora, desculpa te perturbar mais, mas você poderia esclarecer a seguite parte: chipset forceware ou ATI 790fx

Ou seja, no q eu to perdendo, se eu tivesse comprado um sem ser centrino, tipo, o q é exatamente o chipset, porque pelo q eu entendi, meu é intel, pois vem no pacote, mas todo mundo fala chipset intel é bom...

E eu vi q, a maioria dos notes, sao centrino, so no site da dell, achei com core2duo, e nao centrino

Amigo, muito obrigado pelo seu esclarecimento... de verdade :)

Abracosssss

Postado

voce praticamente VAI ter q comprar o centrino ou um quase centrino.

maioria dos fabricantes colocam chipset intel.

nforce e ATI seriam mais rapidos, você ganharia velocidade de comunicaçao dos perfericos, o chipset que controla tudo, seriam como guardas de transito controlando cemaforos em uma cidade movimentada.

imagina os intel uns guardas meio sonolentos, os ATI e nvidia uns guardas espertos, e os SIS e VIa uns guardas quase dormindo ehheheheh

seria por ai.

[]'s

Postado

Lá vai eu te pertubar de novo, mas desculpa, você ta me esclarecendo, e muito, você pelo visto, manja muito rs.

Eu li o seguinte:

O nome que se refere a quarta geração da plataforma Centrino. Apresentado em 9 de maio de 2007, com:

* CPU Core 2 Duo (Merom 2ª generación) e posteriormente Penryn no começo de 2008

* chipset serie 965 (com gráficos integrados X3100).

* Intel PRO/Wireless 4965AGN IEEE 802.11 a/b/g/n

Resumindo, pelo q eu vi, eu compro um pacote da intel...

Eu queria saber se, tipo, por ex, eu posso trocar meu shipset (n vou, claro), ou ele é tipo, meio q on board em relação a CPU...

Pelo q to entendendo, eu ja manjava de pc, mas por cima, agora, to lendo a beca, e putz... Meu processador é um Core 2 Duo, normal, mas meu chipset é intel obrigatoriamente, devido a eu ter comprado um pacote centrino 2, incluindo ate, o wireless.

É verdade isso, tipo, de certa forma, se eu posso tirar meu CPU da placa-mãe, e por em outro pc, e ser governado por outro shipset, ou nao, devido a ser centrino, é essa configuração, pronto e acabou?

Um amigo meu, quer dizer q os note com Core 2 Duo, sao melhores q centrino, mas pelo q to entendendo, se o ship set dele for intel, nao muda em nada, é mesma coisa... pelo q eu entendi, computadores com Core 2 duo, e outro shipset, ai sim, dao um rendimento superior...

Estou certo? Estou errado?

Obrigado novamente

Postado

Olá colega, o chipset é a única peça da plataforma centrino que não se pode trocar! Ele é inerente à placa mãe do seu notebook! Já o processador e placa wireless sim (na maioria dos casos, mas não em todos, ok!)...

Veja que dizer um note com core 2 duo é melhor que centrino só faz sentido se ele estiver pensando em centrino de primeira geração que seri integrado por um processador pentium M que logicamente é inferior à arquitetura core...

A melhor coisa que você pode fazer é "esquecer a palavra centrino" deixe de se preocupar com isso e preocupe-se com o processador, chipset e placa wireless sem pensar se é ou não centrino...

Com relação à qualidade dos chipsets é bem questionave dizer qual é melhor e qual é pior, em primeiro lugar os chipsets AMD/ATI não possuem controlador de memória a anos!!! Em segundo lugar nem suportam os mesmos tipos de processador sendo assim qualquer comparação do tipo chipset intel x chipste AMD/ATI terá, obrigatóriamente que envolver uma comparação processador intel x processador AMD/ATI... para os nvidia e sis a comparação é justa, entretanto recomendo que procure reviews pela internet e tire suas próprias conclusões sobre qual é melhor, a grosso modo pode-se dizer, quando comparando nvidia x intel para mesmos processadores, que o último a ser lançado acaba sendo melhor!!!

Faço aqui uma outra ressalva esta comparaçào é SOBRE CHIPSETS, não sobre chips graficos (integrados ou discretos) afinal de contas a intel não tem a menor tradição na produção de chips gráficos Hi-end, aliás creio que eles nunca fizeram um, já a nvidia tem!!! ( proprio ice possui um belo gateway com chipset intel!!!)

• Membro VIP
Postado
Com relação à qualidade dos chipsets é bem questionave dizer qual é melhor e qual é pior, em primeiro lugar os chipsets AMD/ATI não possuem controlador de memória a anos!!! Em segundo lugar nem suportam os mesmos tipos de processador sendo assim qualquer comparação do tipo chipset intel x chipste AMD/ATI terá, obrigatóriamente que envolver uma comparação processador intel x processador AMD/ATI... para os nvidia e sis a comparação é justa, entretanto recomendo que procure reviews pela internet e tire suas próprias conclusões sobre qual é melhor, a grosso modo pode-se dizer, quando comparando nvidia x intel para mesmos processadores, que o último a ser lançado acaba sendo melhor!!!

Pensando somente em notebooks:

- A AMD/ATI tem chipsets tanto para processadores Intel como para processadores AMD.

O último chipset da ATI para Intel é o usado pelo LG R405 (modelo sendo vendido atualmente em diversas lojas do pais). Está um pouco defasado (uma geração atrás) mas é uma boa opção em relação aos com controlador ade video X3100.

Postado
Pensando somente em celulares:

- A AMD/ATI tem chipsets tanto para processadores Intel como para processadores AMD.

O último chipset da ATI para Intel é o usado pelo LG R405 (modelo sendo vendido atualmente em diversas lojas do pais). Está um pouco defasado (uma geração atrás) mas é uma boa opção em relação aos com controlador ade vídeo X3100.

Bem lembrado colega!!!

Aqui está as especificações dele: http://ati.amd.com/products/Radeonxpress1250mob/specs.html

Vou tentar encontrar um review de um note com este chipset...

EDIT: Encontrei vários reviews na internet e incrívelmente TODOS que achei mostram que o chip gráfico deste chipset é inferior ao x3100 (incrível, não imaginava isso.. ahhahahah), os dois que achei que mais valem a pena são estes:

http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=4073

http://forum.clubedohardware.com.br/mini-review-video/480314

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!