Ir ao conteúdo

O que me recomendam? SAS ou RAID em SATA?

Lugier

Posts recomendados

Postado

Estou trocando meus discos, estou na duvida se compro 2 Raptores X de 150gb 10k cada para usar em RAID 0 ou se compro apenas um HD SAS da seagate modelo Cheetah ST3300655SS SAS SCSI 15K.5 (15.500 RPM), existe o conversor dele para ligar em placas mae sata, porém ele ocupa 4 portas sata

e pelo que acho esses raptores são SATA 1 e nao sata 2 (são hds PATA com um conversor sata da marvell)

qual dos dois sistemas eu teria um maior desempenho?

nao quero investir em controladoras raid ou scsi

fiquei impressionado com a velocidade de leitura interna, 1200Mbit/s

Key FeaturesDesignation:Desktop ComputerCapacity:300 GBInterface:SCSIEnclosure:InternalHDD Form Factor:3.5"Spindle Speed:15000 RPM

Technical FeaturesSpecial Features:S.M.A.R.T TechnologyInternal Data Transfer Rate:1,200 Mbit/sExternal Data Transfer Rate:300 MBpsSeek Time:3.5 msBuffer Size:16 MBAverage Latency:2 msInterface (Detailed):SAS, SCSI, SCSI Ultra320, Serial ATASound Emission:36 dB

Postado
velocidade de leitura interna, 1200Mbit/s
... mas a controladora não limita isso ai não ??

a saida sará de 300Mb/s ... não tem jeito ...

com RAID você pode passar ...

... eu não compraria um Disco SAS, pois é mesma coisa que um SATA ... só muda os modos de operação em caso de cascata ... no seu caso muda tambem a velocidade de rotação, claro que isso aumenta e muito o desempenho ... mas nesse caso eu deixaria a grana pra investir em um SSD ... melhor em vários aspectos ... principalmente se comprar uns 2 e ligar em RAID ... o tempo de acesso cai pra 0.5ms .... nunca vai existir um HD com tempo de acesso mais rápido ...

se ainda assim preferir investir em HDD, aconselho a ir de 2x Cheetah em RAID 0, não sei qual do bom uso você irá fazer com as crianças, mas isso ja é o suficiente pra dar conta de muito joguinho que tem por ai ...

...

pra custo benefício ... ainda acho que os Samsungs Spinpoint F1 em RAID 0 é o melhor do melhor ! ! !

... coloque os custos na ponta do lápis .... visite os charts de HD do tomshardware e faça uma coparação ! ! !

ah... ou então pega um Fusion-IO ... você bate em tudos esses discos juntos (e ligados em RAID) :huh:

Postado
... mas a controladora não limita isso ai não ??

a saida sará de 300Mb/s ... não tem jeito ...

com RAID você pode passar ...

... eu não compraria um Disco SAS, pois é mesma coisa que um SATA ... só muda os modos de operação em caso de cascata ... no seu caso muda também a velocidade de rotação, claro que isso aumenta e muito o desempenho ... mas nesse caso eu deixaria a grana pra investir em um SSD ... melhor em vários aspectos ... principalmente se comprar uns 2 e ligar em RAID ... o tempo de acesso cai pra 0.5ms .... nunca vai existir um HD com tempo de acesso mais rápido ...

se ainda assim preferir investir em HDD, aconselho a ir de 2x Cheetah em RAID 0, não sei qual do bom uso você irá fazer com as crianças, mas isso ja é o suficiente pra dar conta de muito joguinho que tem por ai ...

...

pra custo benefício ... ainda acho que os Samsungs Spinpoint F1 em RAID 0 é o melhor do melhor ! ! !

... coloque os custos na ponta do lápis .... visite os charts de HD do tomshardware e faça uma coparação ! ! !

ah... ou então pega um Fusion-IO ... você bate em tudos esses discos juntos (e ligados em RAID) :huh:

eu nao entendi bem aqueles adaptadores, mas todos saem 4 satas para um SAS, ou seja nao poderia fazer raid pois me sobrariam apenas 2 satas, precisaria de 8 portas.

comprei raptores X do ebay, mas praticamente nao existem os X no ebay, ate estou precisando de mais, se souber me avise

Postado

discos SAS 600Mbs ... SATA 300Mbs .... o adaptador deve ser prasomar a banda do sata ... posta link ...

ja pensou em Velociraptor ??

quer mesmo discos de 10K ou 15K ???

cara .... pelo preço ... SSD é um caso a ser pensado ... a Gskill tem um de 45K :huh: vRPM ... é de se pensar !

Postado
discos SAS 600Mbs ... SATA 300Mbs .... o adaptador deve ser prasomar a banda do sata ... posta link ...

ja pensou em Velociraptor ??

quer mesmo discos de 10K ou 15K ???

cara .... pelo preço ... SSD é um caso a ser pensado ... a Gskill tem um de 45K :huh: vRPM ... é de se pensar !

peço desculpas pela demora

http://cgi.ebay.com/SAS-CABLE-SFF-8087-to-4-SATA_W0QQitemZ200304163257QQcmdZViewItemQQptZPCA_Cables_Adapters?hash=item200304163257&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1234%7C66%3A2%7C65%3A12%7C39%3A1%7C240%3A1318%7C301%3A1%7C293%3A1%7C294%3A50

Postado
2x Velociraptor em RAID 0 então ...

.

ou 3x Spinpoint F1 no mesmo RAID 0 ! (é ainda melhor)

botei 3 Raptor X 150 em raid 0, ja é uma grande coisa. se quiser fechar o topico, pelo menos ele deu uma esclarecida sobre o SAS coisa que nao se falam aqui pelo forum

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!