Ir ao conteúdo

Super-aquecimento com Core 2 Duo E8400

SanzinhoOo

Posts recomendados

Postado

Olá galera eu comprei ontem o meu PC, não é TOPZÃO, pois o dólar subiu e consequentimente o preço das peças também...

Processador: Intel Core 2 Duo E8400 3.0Ghz OEM

Placa Mãe: P5KPL-AM*

Memória: 2GB DDR2 800Mhz X2 @ 3,5GB(WinXP)

Hard Disk: HD 250GB Samsung

Drive: Gravadora de DVD LG

Fonte: 500W reais (esqueci a marca xD)

Cooler: CoolerMaster CI5...

* iria comprar uma melhor[P5Q] mas não tenho R$ para comprar uma VGA então vou usando o ON dela

------- A Dúvida --------

Eu o montei e instalei o WinXP, antes de colocalo no meu quarto(pois agora o da sala[assinatura] vai pro quarto da minha irmã), e fui instalando uns programinhas essenciais para mim pelo o menos(WinRAR, WMP 11, Firefox 3.0.5, MSN live, atualizei os Drives da Mobo[menos a BIOS]), continuando...

ao instalar o everest e "rodá-lo" eu me deparei com 100ºC do E8400(Susto na hora! achei que tinha sido a "pasta" que vem pré-aplicada no Cooler, pois meu primo falou: "o que é esse negocinho aqui?" e meteu a mão e tiro quase todo a pastinha... mas eu pensei novamente depois de um tempo(quando o susto passou) e falei não é possivel estar em 100ºC só por isso, entçao eu entrei na Opção OSB do Everest e vi que tinha temperatura separada para cada núcleo e os dois encontravam-se em 36~37ºC que somados fica em 72~74ºC então descartei os 100ºC, a pergunta é a seguinte:

1 - A temperatura do meu Processador é 36ºC ou 72ºC? e esse valor está alto? tendo em vista que está STOCK...

2 - Sempre que ligo o PC me deparo com a frase: "Unknow CPU...(blá, blá, blá)... Press F1 to resume. eu pendo que ele não está reconhecendo o Proc. mas ao ligar o PC e ir nas propriedades do "Meu Computador" está certinho lá esspecificações do mesmo, assim como no everest, isso seria Bios desatualizada? a minha é a primeira BIOS dessa MoBo(0309), o que será?

Postado

Cara primeiro de tudo a pasta termica e essencial para o funcionamento correto do processador, e existe até um artigo explicando a correta aplicação, agora pensa, você se uma pasta mal aplicada ja acarreta em problemas agora imagina sem ela, e outra a temperatura do processador se mede com um todo, e nao em núcleos, então fique atento, pois seu processador esta passando do limite de temperatura por ele suportado, e ao meu ver ele vai queimar se contiuar a usa-lo desta forma...

• Membro VIP
Postado
Olá galera eu comprei ontem o meu PC, não é TOPZÃO, pois o dólar subiu e consequentimente o preço das peças também...

Processador: Intel Core 2 Duo E8400 3.0Ghz OEM

Placa Mãe: P5KPL-AM*

Memória: 2GB DDR2 800Mhz X2 @ 3,5GB(WinXP)

Hard Disk: HD 250GB Samsung

Drive: Gravadora de DVD LG

Fonte: 500W reais (esqueci a marca xD)

Cooler: CoolerMaster CI5...

* iria comprar uma melhor[P5Q] mas não tenho R$ para comprar uma VGA então vou usando o ON dela

------- A Dúvida --------

Eu o montei e instalei o WinXP, antes de colocalo no meu quarto(pois agora o da sala[assinatura] vai pro quarto da minha irmã), e fui instalando uns programinhas essenciais para mim pelo o menos(WinRAR, WMP 11, Firefox 3.0.5, MSN live, atualizei os Drives da Mobo[menos a BIOS]), continuando...

ao instalar o everest e "rodá-lo" eu me deparei com 100ºC do E8400(Susto na hora! achei que tinha sido a "pasta" que vem pré-aplicada no Cooler, pois meu primo falou: "o que é esse negocinho aqui?" e meteu a mão e tiro quase todo a pastinha... mas eu pensei novamente depois de um tempo(quando o susto passou) e falei não é possivel estar em 100ºC só por isso, entçao eu entrei na Opção OSB do Everest e vi que tinha temperatura separada para cada núcleo e os dois encontravam-se em 36~37ºC que somados fica em 72~74ºC então descartei os 100ºC, a pergunta é a seguinte:

1 - A temperatura do meu Processador é 36ºC ou 72ºC? e esse valor está alto? tendo em vista que está STOCK...

2 - Sempre que ligo o PC me deparo com a frase: "Unknow CPU...(blá, blá, blá)... Press F1 to resume. eu pendo que ele não está reconhecendo o Proc. mas ao ligar o PC e ir nas propriedades do "Meu Computador" está certinho lá esspecificações do mesmo, assim como no everest, isso seria Bios desatualizada? a minha é a primeira BIOS dessa MoBo(0309), o que será?

Para resolver o problema no Unknown processor... atualize a bios de sua placa mãe. Quanto ao que o amigo itou, verifique o encaixe do cooler no processador para saber se esta correto e tenha certeza que passou a pasta de forma adequada, e seus problemas vão acabar.

Postado

Caraca... então está super alto a temperatura...

pelo o que eu entendi isso foi por causa da pasta termica que meu primo meteu a mão néh? e eu acho essa pasta para comprar facilmente?

Postado

Não se soma temperatura dos núcleos, interessa a temperatura de cada um. Se cada um está ~36 então está uma ótima temperatura.

Precisaria pesquisar no site da Asus se essa MB oferece suporte ao E8400. Pode ser que mesmo funcionando, algumas funções não sejam completamente reconhecidas. Baixa o CPU-Z e tira uma print.

Postado

o.O está reconhecendo apenas 2.0Ghz

http://img9.imageshack.us/img9/8319/imgcpudd9.jpg

@edit

e sobre o unknow CPU eu baixei a BIOS mais nova(0409) e não deu, então peguei uma atras(0407) e também não pego, fala que da erro:

error occurred while reading file

Pelo meu inglês adquirido em games: "Erro ao ler o arquivo", então eu acho que o "PROBLEM" está no Floppy... eu liguei dessa vez agora e foi pra pela de ligar em modo de segurança eu "GELEI" e estou com medo da Minha Placa Mãe ir pro "saco"

eu baixei coloquei em um disquete abri o EZ FLASH 2 e não ta dando... o que será que é?

Postado

po cara eu também tenho um E8400 o meu chegou nos 103º graus

tente apertar o cooler deve estar mal encaixado quinem o meu, mas mesmo assim continua quente!

Postado

vou tenta... mas eu acho melhor passar pasta e "suavizar" a pasagem de calor, que "arrochar o Proc. e o Cooler, tentando forçar eles a ter uma melhor condutividade do mesmo...

Postado

EBAAAAAA!!!

até que em fim consegui atualizar a BIOS, o erro do Unknow CPU foi pro espaço, porém continua reconhecendo apenas 2.0Ghz(366 x 6.0), o que é isso será? ´pde ser MoBo?

• mês depois...
Postado

Cara só te responderam burrice, primeiro a temperatura é medida por núcleo, e não somando os 2 como o cara ai falou.

logo seu processador ta na temperatura normal (a mesma do meu por exemplo), se você por uma pasta termica ele vai cair pra uns 28, 30...

mas se nao pretende fazer overclock, nem é necessario trocar a pasta!

outra, seu processador mostra 2000 mhz (6x333) porque isso é uma tecnologia, pra economizar seu processador, cooler, etc...

se você abrir uma tarefa pesada , tipo um jogo você pode ir la e conferir ki vai mudar pra 9x333!

bom cara é isso!

Postado

Cara, deixa isso quieto. Você acha que se tivesse realmente a mais de 100º seu PC ia rodar sem dar travamentos ??? Outra: que pasta você iria passar para que a temperatura caisse mais de 30º ??? Os 30 e poucos que você está vendo é o correto. Pra eliminar de vez esse dilema você pode por a mão no cooler. Deixa ele ligado um tempo, desligue-o, tire da tomada e ponha a mão no dissipador. Faça isso colocando a mão e tirando rapidamente pra sentir se irá irritar sua mão. Se você conseguir manter sua mão por alguns segundos está tudo OK. Quanto ao processador ser reconhecido eu não sei.

Postado

Olá pessoal,

Acabei de montar há 2 dias (com um técnico pois não sei montar) uma maquina com a configuração da assinatura abaixo.

Vejo muuuito aqui no fórum o pessoal falando de temperatura da placa, do processador, de tudo.... Gostaria de saber que programa ou o que utilizo pra ficar por dentro das temperaturas do meu micro e saber se esta tudo em ordem.

Valeu

Postado

Tem o Everest(teste o 4.6 ou 5.01 junto com um dos 2 a seguir pra saber qual te indica a temperatura correta...), o RealTemp, o CoreTemp, o SpeedFan, e pra vga o RivaTuner.

:)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...