Ir ao conteúdo

Monitoria de tensao e corrente com PIC ?

CCarneiroInfo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Preciso montar um circuito para monitoria e controle de tensão e corrente com PIC.

A ideia é construir um testador de fontes ATX.

Eu entro os cabos da fonte ATX onde no sistema eu tenho uma carga e um sensor de corrente para cada tensão de saida da fonte.

O PIC fica responsavel por aumentar essa carga e tambem por monitorar essa carga a fim de testar a fonte ATX.

Os terminais de controle que vem do PIC devem entrar no circuito de controle de corrente que fica responsavel por aumentar o consumo total do circuito.

O consumo exigido deve ser selecionado no computador e enviado por uma porta serial ate o PIC.

Uma das saidas dos PIC fica responsavel por controlar o circuito de carga e outro terminal qualquer fica responsavel por monitorar a tensão x corrente atual no sistema.

Lembrando que o sistema nao deve dispor de recursos de auto-regulagem de tensão com base na tensão que esta sendo fornecida, ate porque, como e um sistema de teste de carga avançado isso nao seria possivel, pois para aumentar a tensão em caso que a mesma esteja baixa, seria necessario diminuir a corrente do sistema.

O circuito abaixo representa o controle de carga.

cktload.jpg

Positivo é a entrada da fonte positiva.

Negativo e o terra.

Controle vem do circuito de controle.

Sense deve ser o sensor de corrente.

A questao é que ta meio esquisito esse sensor de corrente, portanto qualquer dica sobre ele sera muito bem vinda.

Se alguem souber de algum exemplo, pelo menos que tenha controle por PIC e puder postar o link aqui, ficarei muito agradecido.

Postado

Amigo, pensei nessa possibilidade tambem, mais como nao tenho tanta experiencia com projetos eletronicos fica meio complicado pra min.

Se puder me dar algum exemplo eu agradeço, lembrando que o PIC aceita ate 5 volts.

Aproveitando o assunto, gostaria de saber se posso usar o comparador interno do PIC.

De qualquer forma, vou deixar aqui uma discussao em outro forum exclusivo sobre PICs.

Aos, moderadores, por favor, podem remover o link se caso nao for permitido.

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=41935&topico=3004737&pag=1&v=1&a=0#bottom

A discussao é sobre o mesmo assunto, só que nao foi aberto la a parte de controle e sensor de corrente.

La tem o circuito principal do projeto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!