Ir ao conteúdo

Cd rom sem som digital

Visitante

Posts recomendados

Postado

Tenho um CD ROM samsung e acabo de comprar mais um gravador de CD LG. Tenho uma placa de som SB Live.

Gostaria de fazer a conexão com a placa de som na entrada digital mas naõ encontro o cabo de audio digital em lugar nenhum. O que leva a raciocinar que ninguém usa essa entrada digital das placas de som.

O fato de se utilizar o cabo de audio analógico que acompanha a maioria dos CD ROMs, acarreta em perda dos recursos e qualidade do som digital, uma vez que o meio de trasmissão é analógico. Será que ninguém percebeu isso ainda? Alguém sabe onde posso encontrar esse cabo digital, o SP DIF.

Obrigado ???

Postado

Acho que respondi no outro forum , esquece esse cabo digital não faz falta a extração digital é feita pelo flat cable

Caso o som do CD não esteja saindo , vai no painel de contrôle ICONE  miltimidia \ CD \ marca a caixa extrção digital

Postado

Caro Playsound,

Inicialmente quero agradecer por sua resposta e o interesse em ajudar.

Quanto a extração digital que você falou, eu não consegui achar esta caixa nas configurações de multimidia do Windows. Será que pode ser a versão? Eu uso o 98 SE.

E também, perdoe minha ignorância, não consegui entender exatamente como essa extração digital funciona. Pois você fala para esquecer os cabos, seja analógico seja digital. Como seria possível haver a reprodução do som sem algum tipo de conexão com a placa? Você poderia me passar mais detalhes?

Mais uma vez obrigado.

Postado

Um exemplo de como este problema incomoda:

O CD ROM original do computador, um samsung 48, veio conectado à placa na entrada principal com um cabo analógico. Quando reproduzo um cd de música com o Windows Media Player, não consigo usar os recursos de equalização e não aparecem as visualizações de reprodução que o WMPlayer mostra nas reproduções a partir do HD.

Ai eu tento habilitar a caixa "Ativar áudio digital de cd para este dispositivo de CDROM" mas ele desabilita e aparece uma janela de diálogo dizendo que este recurso não esta disponível.

Postado

Na reprodução de CD a maioria dos players não mostra os nomes das musicas mesmo que estivessem gravadas no , tipo "CD text" tambem o equalizador não ativa pra cd , unico que conheço que faz isso é o NeroMIx veja mais aqui

Postado

cara, eu também to tentando comprar esse conector SPDIF, mas também não to encontrando por nada, acho que ele acompanha as placas maes das melhores marcas com som onboard, ou drivers de dvd´s. A minha intenção é de usar a saida Digital de Audio, para conectar com um receiver Dolby Digital, para assistir filmes em DVD.

Postado

..a caixa aparece apagada.........eu nãi sei prq..........

acho q o windows detectou o cabo analógico...............depois eu vou tirar e testar de novo...... :Z

Postado

Pois é Playsound, não ativa o equalizador para cd por causa do cabo analógico utilizado para fazer a conexão entre o Drive e a placa de som na GRANDE maioria dos pc´s. Se a conexão fosse digital poderíamos utilizar a equalização.

Quanto aos nomes de música, isso não é problema porque o WMPlayer reconhece independentemente da conexão ser analógica ou digital. O problema é no som mesmo que não podemos mudar e deixar a nosso gosto, adicionando mais grave aqui... menos agudo ali... ou vice versa.

Valeu

Postado

Pois é Cd-viana,

Esse foi o meu grande motivador em abrir este tópico no Fórum, não achar o cabo SPDIF para conexão digital do CD ROM com a Placa de som. O que sinceramente eu acho um absurdo. Esse cabo não existe no mercado.

O que eu acho estranho é ninguém sentir falta, só eu. E se sou apenas eu, é porque existe uma probabilidade grande de eu estar errado, e é ai que entra o fórum de novo, gostaria que alguém me desse uma luz de como eu posso usufruir de um som digital e dos recursos que apenas uma conexão digital proporcionam.

Pense bem, nós investimos tanto em nossos equipamentos e deixamos de ter algo 100% apenas porque não se encontra em lugar nenhum um simples cabinho?!?! Algo deve estar errado.

Abraços

Postado

Ola Ze Carioca esquece esse cabo ele so seria interresante caso você fosse conetar seu micro num equipamento de som que tenha entrada e saída digital , no micro como já disse o equalizador aqui não funciona mesmo com a extração digital ativada isso vale para CD e MIDI após converter para MP3 ou Wav ai sim funciona tudo é claro que já deve ter players que fazem isso eu conheço o NEROMIX , mas o que eu prefiro o winamp 2.80 não faz, talves tenha algum plug in

O Widowns Media Player 7.01 funciona todos efeitos e o equalizador tanto pela extração digital como pelo cabo analógico testei aqui beleza não tem diferença

Postado

Playsound,

Você colocou um cd de musica no cdrom e conseguiu usar o equalizador gráfico do windows media player? E o cdrom estava conectado a placa de som com um cabo analógico?

é... estranho, no meu não funciona. E nem essa extração digital.

Abraço

Postado

Fiz assim desativei a caixa extração digital , potei o CD pra tocar mas não saia o som, ai coloquei o cabo analógico abri o MPlayer 7.01 botei pra tocar testei os efeitos e o equlizador funcionando tudo , meu som é onboard SIS 7018 da placa mãe PCChip's 810

• 2 semanas depois...
Postado

prq minha caixa de extração digital aparece apagada..........sendo q tem saida digital no cdrom.......""ou não tem nada  a ver""

estou confuso

Postado

Ze Carioca o cabo Digital pra conexao Digital de audio do Drive de CD-ROM até a placa de som eu tenho, é uma cabo simples, parecido com os cabos que voce liga os led´s do HD, do Reset, na placa mãe. O problema é que minha placa de som não tem entrada de audio digital direto nela, somente através do Extensor SPDIF, segundo o manual.

Tenho o SB antiga que tem entrada digital do CD-ROM, so nunca testei nela.

Postado

Cd-Vianna,

Eu não estou conseguindo visualizar o seu problema. você diz que tem o cabo digital, mas sua placa não tem entrada direto nela, somente através do conectos SPDIF.

Se a sua placa tem la uma entrada digital, ela deve ser uma entrada para um conector de 2 pinos, esse é o formato SPDIF, se você tem o cabo e a entrada, qual é problema?

!!!

Postado

Roller,

O meu problema de reprodução de som do gravador o amigo Playsound me ajudou a resolver de outro jeito, era uma configuração no aplicativo de controle de volume.

Agora... sinceramente, eu não consegui encontrar esse box  "extração digital" que vocês falam.

La no Painel de Controle/Multimidia/Música de CD, encontrei um box para reprodução digital, é isso que vocês estão falando?

Se for o meu continua bloqueado.

Ou seja, apesar de eu ter resolvido o principal problema que era a reprodução do som que antes não saia e agora sai, imagino eu que o som continua a ser analógico e que para ter um som 100% digital somente usando a entrada digital da placa, a saida digital do cd rom e um cabo digital.

Abraços

• 3 semanas depois...
Postado

Caro Playsound esta é para você. Veja o que encontrei aqui mesmo no Clube do Hardware:

"SPDIF significa Sony/Philips Digital Interface. É um padrão para a transferência digital de áudio... Ao inserir um CD de áudio em uma unidade de CD-ROM, essa unidade tem de converter os dados, que são lidos de forma digital, em um sinal de áudio analógico, já que o áudio é um sinal analógico. Esse sinal analógico é então transmitido para a placa de som, através de um cabo apropriado... como a transmissão entre a unidade de CD-ROM e a placa de som será feita de forma analógica, o cabo usado na conexão pode captar ruídos, através da interferência eletromagnética existente no interior do micro...

Assim, se a sua placa de som tiver entrada SPDIF e a sua unidade de CD-ROM tiver saída SPDIF, em vez de usar a conexão analógica, prefira usar a conexão SPDIF. Com essa conexão, a conversão digital/analógica será feita pela placa de som e não mais pela unidade de CD-ROM."

Esta na parte de dicas do Gabriel Torres.

Isso não quer dizer que eu não esteja agradecido por você ter me ajudado a resolver um dos problemas que eu tinha, que era não conseguir que o cd rom emitisse som pelas caixas, mas é para mostrar como essa conexão SPDIF é importante.

Abraço,

:-BEER  :**

Postado

Ola Ze

Continuo afirmando que não precisa desse cabo digital para obter extração digital do CD de audio, dependendo da placa de som no meu caso a extração pode ser feita no CDROM ou na placa de som conforme for configurado isso para ouvir musica, se for ripar "copiar o CD" para o HD ai os dados digitais passam pelo flat cable de forma paralela. Ex: esperimenta ripar um CD de audio tendo retirado o cabo de audio do CDROM será copiado normalmente  

Quando ao cabo digital eu uso aqui nos MD"s quando copio de um MD para outro MD "cabo ótico" que ainda é melhor do que aquele do CDROM que é metálico, técnicamente deve ser melhor mas de ouvido não da pra peceber diferença.

A menos que se use cabos mau feitos ou muito compridos ai sim pode captar zumbido e ruídos

Postado

Olha.. esse cabo digital !! ñão encontrei.. solução???

"fiz" um com cabo de pc speaker(duas vias) e você pode observar que realmente é duas vias que necessecita e para minha supresa não mudou nada ! pois o windows usa o flat cable para esse tipo de reprodução não necessitando assim do uso do cabo especial..

Postado

Para usar o conector de áudio SPDIF do CD-ROM, você deve conectá-lo á placa de som (ou á placa mãe, no caso de som on-board) na entrada de som escrito SPDIF (são dois conectores, um GND e outro de sinal SPDIF TTL, ou seja pulsos de 5volts, diferente da saída SPDIF de MDs ou outros aparelhos com saídas coaxiais e ópticas).

O cabo pode ser feito com conectores velhos de HDD led, reset e qualquer outro com dois terminais que se encaixem na saída SPDIF do CD-ROM.

ATENÇÃO: Cuidado com a polaridade, o GND vai no GND e o sinal no sinal, caso contrário você estará provocando um curto-circuito entre o drive de CD e sua placa de som (no meu caso, quando isso aconteceu, o micro apenas não ligou, mas acredito que isso pode causar danos mais sérios). Portanto, leia os manuais do seu CD-ROM e de sua placa de som para identificar esses pontos.

Para ouvir o som do CD pelo cabo SPDIF, você tem que habilitar essa entrada no seu mixer. Os programas que vem junto com as placas devem ter esse recurso, potanto use o mixer do programa que acompanha a placa, e não aquele do windows.

Eu usava uma PCchips 748Lalguma coisa... (Xcell 2000) e ela vinha com o mixer da C-Midia que permitia o uso dessa entrada, e aliás, era uma entrada p/ um extensor com conexões ópticas e coaxiais externas, que eu ainda não consegui encontrar até agora (algumas placas vem com ele, como as soyo dragom por exemplo), pois ainda preciso dele na minha placa atual que também tem essa entrada.

O som dessa entrada é bem melhor que o da analógica, e no meu caso, que não consegui encontrar o extensor p/ ligar o meu MD no micro via fibra óptica, essa entrada salvou minha vida (extraí o audio do MD em formato TTL, ou seja, antes de ser convertido em óptico ou coaxial), e consigo gravar instrumentos nele* sem aquele ruído (que parece um apitinho, bem baixo mas que estraga as gravações) chato de placas baratas e som on-board.

*Gravo instrumentos no micro usando o aparelho de MD como conversor DA.

Quanto ao método de extração de som digital via cabo IDE, é só você usar um ripper, a maior parte deles extrai o áudio do CD dessa forma (acredito que todos, alguns apenas tem a opção de fazer isso da forma análoga, ou seja, ouvindo o CD).

Sei que o windows media player 7 tem a opção de tocar áudio dessa forma também, mas em alguns drives de CD-ROM antigos que testei a música vai pulando, e neste caso também vai pular na hora de rippar (ainda não procurei saber porquê, mas deve ser por causa de alguma tecnologia obsoleta). Usando players de CD dessa forma, você não precisa do cabo SPDIF ou de nenhum outro cabo de áudio, já que ele usa o cabo IDE para se comunicar.

Notei que ouvindo CD desse jeito, o leitor acessa menos o CD, e talvez isso faça com que ele dure mais.

Ouvindo música sem o recurso de reprodução digital do windows media player o led do CD fica aceso direto, e com a reprodução digital habilitada ele só dá umas piscadas de vez em quando.

obs: Alguns jogos tocam músicas de CD enquanto você está jogando, e neste caso eles não usam esse tipo de reprodução pelo cabo IDE. Portanto se você usa jogos terá que conectar o CD-ROM com cabo análogo ou SPDIF também.

Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas, pergunte.

Falou!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...