Ir ao conteúdo

Dúvida sobre estimativa de vida da fonte

Dcanti

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho uma fonte wisecase firepower de 500W reais, eu estva usando meu computador ontem desde de manhã, durante a tarde percebi um cheiro de queimado, verifiquei que vinha da case, mas o computadr não tinha parado nem nada. Desliguei na hora, hoje eu tirei a fonte da case, pluguei só ela na força e liguei ela sem estar conectada a nenhum periférico (via teste do clipse de papel, plugue verde + preto = fan funcionando), medi todas as voltagens, as de 12V deram no máximo 12.1V as de 3V deram 3.3V e as de 5V deram 5.5V, na "média".

Deixei ela a tarde toda ligada, e o cheiro não aconteceu de novo, é claro só o fan não puxa tanto quanto meu pc (M3A78-EM, phenom x4 9550, 4Gb de Ram 1066Mhz COrsair XMMS2 5-5-5-15, nVidia 9600GT Zogis 521Mb/256bits, 1 Samsung 250Gb, 1 Samsung 160 Gb, 1 Samsung 40Gb), mas eu fiquei na duvida. Decidi então abrir a fonte (que já não esta na garantia), para dar uma geral nela, limpei tudo ai eu percebi um dispositivo meio estranho, uma pastilhina verde com duas pernas meio que "rasgada" e como se tivesse vazado. Segue duas fotos dessa pastilhina verde, sei que aresolução ta baixa, foi tirado com camera de celular, vocês poderiam me ajudar nos seguintes pontos.

DSC06220.jpg

DSC06219.jpg

1-) A pastilha verde vazada tem importância significativa para o funcionamento da fonte e pode queimar minhas outras peças?

2-) Existe algum outro teste que eu possa fazer com a fonte para verificar a integridade? não tenho nenhum computador a disposição para testar a fonte e que consuma tanto quanto o meu.

3-) O que eu devo fazer!!!!

Postado
1-) A pastilha verde vazada tem importância significativa para o funcionamento da fonte e pode queimar minhas outras peças?

2-) Existe algum outro teste que eu possa fazer com a fonte para verificar a integridade? não tenho nenhum computador a disposição para testar a fonte e que consuma tanto quanto o meu.

3-) O que eu devo fazer!!!!

1) Quase com certeza é o termistor NTC que limita o pulso de corrente quanto a fonte é ligada na energia elétrica. Com ele em curto o pulso será excessivo e vai desgastar a ponte retificadora e os capacitores do dobrador de tensão. Se ele abrir a fonte para de funcionar.

2) O seu teste foi correto, apenas faltou alguma carga para colocar potência na fonte. É possível fazer isso com resistores e/ou lâmpadas de 12 e 6 V, mas só vale a pena se você. já tiver essas peças disponíveis.

3) Tente ler a inscrição no NTC para adquirir um novo e providenciar a sua troca. Se for usar a fonte antes de trocar o NTC ligue-a e não a desligue mais da rede (ou seja, não use a chave liga/desliga da fonte, não solte o cabo da tomada e nem desligue na chave liga/desliga do filtro ou estabilizador), apenas desligue o micro pelo sistema operacional e ligue pelo botão power-on do gabinete.

Postado

Muito obrigado pela explicação cara, eu dei uma passada no tutorial sobre anatomia das fontes e vi o que era. Agora essa solução que tu apresentou não é uma das melhores, eu vou ver se compro uma fonte nova pra repor (o investimento no pc foi grande demais pra uma onte instavel por tudo a perder), e essa que eu tenho vou atrás do tremistor, é melhor que deixar ele ligado, tenho outro pc mais fraquinho, ai mesmo que a troca de tremistor não fique 100% o mais fraquinho não vai puxar tanto e não vai sobre aquecer a ponto da corrente danificar tudo.

Coniguração do fraquinho:

PC-Chips A31G

Sempron 2000+ 1.6Ghz

2Gb de ram DDR1 400Mhz

ATI Radeon 9250 PRO 128MB AGP

1HD 20Gb, Maxtor IDE

1 Drive de CD LG

é o pc de suporte, me ajuda na falta do original (e é ele que eu estou usando pra postar aqui).

Valeu cara.

Postado

Trocar a fonte é mesmo a opção melhor, ainda mais porque pelas suas fotos essa fonte não parece ser das mais confiáveis. Grande parte do filtro de entrada foi substituído por "jumpers" para economizar alguns centavos.

Você pode procurar o NTC na Voltts, se não achar em outros lugares.

Uma boa fonte de 400W aguenta com folga a sua configuração; sugiro as abaixo:

=> Fontes simples: Seventeam ST-450P-CG ou eXtream FEX-45T12

=> Fontes melhores, com PFC ativo e maior rendimento: Corsair 450VX (R$ 250,00 a R$ 300,00, 450W, 33A nos +12V) ou Seventeam ST-400PAD (R$ 170,00 a R$ 200,00, 400W, 30A nos +12V).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...