Ir ao conteúdo

Entrada Analogica e Digital

elronconi

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

Sou novo no forum e um iniciante em eletronica.

Algume pode me dar uma força ?

Qual a diferença entre Entrada Analogica e Entrada Digital ?

Porque eu não consigo ligar um sensor de luminosidade / temperatura em uma entrada Digital ?

O que é sensor de contato seco ? Como eu sei que tipo de sensores são de contato seco ?

Obrigado amigos e no que puder ajudar estou ai.

Postado

Numa entrada analógica é convertido o sinal (audio ou video) em pulsos eletronicos.

Já a digital é transformado em binario (0's e 1's) e é enviado para um "fim" (aparelho) que pega no binário e transforma no sinal original..

Um dos problemas do analógico é que tem limitações de tamanho como tb tem limitação nos dados que transporta.. Mas claro que para algumas coisa o sinal analógico é melhor...

Nao sendo a melhor pessoa pa te explicar penso que o sensor de luminosidade funciona tanto como analogico ou digital atraves do conversor analogico/digital.

Quanto ao sensor de contato seco.. e molhado.. penso que o molhado tem mercurio mas tb nao percebo muito disso....

Tem aqui no forum muito genio da eletronica que te responde tudo direitinho

:)

Postado

Obrigado IceBreacker...

Meu problema é o seguinte....

Sou analista de sistemas e estou desenvolvendo um sistema para acessar uma placa que adquiri. Essa placa que tem 2 entradas digitais e 2 reles.

Eu sei que quando a entrada é analógica é possível comprar um sensor LDR e um LM35 e utilizar como sensores de luminosidade e temperatura.

Assim via sistema, eu acessaria a placa e buscaria a informação da lumin. e da temp.

Tem como eu usar o LDR ou LM35 nessa entrada digital ?

Obrigado pela ajuda,

Postado

Salve, elronconi.

Não. Não há possibilidade de se ligar, funcionalmente, um sensor analógico em uma entrada digital. Pra que isso aconteça, é necessário que você passe antes, o circuito analógico por conversores desenhados pra isso. O nome desses conversores é ADC (Analogic to Digital Converter). Em português: CAD (Conversor Analógico/Digital. Nós falamos somente AD). Esses conversores, como o nome diz, convertem o sinal analógico em sinais digitais, que podem então, ser manipulados por computadores digitais.

A diferença entre um sinal análogico e um digital, é que o digital alcança a amplitude máxima de forma instantânea (teoricamente, já que pra ir do mínimo ao máximo, tem que haver uma excursão pelos valores intermediários). Só que os circuitos digitais foram desenhados para trabalhar somente com esse dois níveis (0 e 1. Mínimo/Máximo), ignorando os níveis intermediários de valores do sinal, e dá o maior problema o sinal não estar dentro da faixa de limites do digital. Valores intermediários podem ser interpretados de forma errônea por circuitos digitais.

Circuitos digitais não funcionam em analógicos e vice-versa. Isso, sem haver conversão, né?

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...