Ir ao conteúdo

Como se testar uma fonte, caseiramente

Dcanti

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Boa tarde a todos, é o seguinte: Vou receber pelos correios uma fonte Corsair 520HX, devido a pequenos problemas de comunicação com o vendedor sou levado a não confiar na qualidade da fonte. Com tudo eu não tenho equipamentos técnicos em casa, apenas alguns de resistores, capacitores e transistores, um multimetro (sem amperimetro). Gostaria de saber quais testes eu posso realizar com essa fonte, sem necessariamente coloca-la no meu computador e arriscar um curto. Tenho um pc auxiliar que poderia usar para testa a fonte, mas não tem como comparar a potencia dos dois.

PC1: M3A78-EM, Phenom X4 9450, 4Gb de ram 1066Mhz Corsair XMMS2, 3 HD's (1 de 250Gb -sata, 1 de 160Gb -sata, 1 de 40Gb -ide), 1 drive de DVD, 2 Placas PCI extras e 3 Fans.

PC2: PCCHips A13G, Semprom 1.6Ghz, 2 Gb de ram 400Mhz Memowise, 1 HD de 20Gb -ide, 1 Drive de CD (isso mesmo, nem grvador é =D).

Grato pela ajuda pessoal.

• Membro VIP
Postado

Alimente a fonte fora do PC. Faça o macete para ligar a mesma, estabelecendo um jump, um curto entre algum dos fios pretos e o fio verde do conector ATX.. Veja ai:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/PartidafonteATX.jpg

Ai a fonte irá ligar independentemente da placa mãe. Meça as tensões. Se tiveres um fan por exemplo, ligue-o como carga nos conectores de molex..

Postado

Não duvido da fonte, mas duvido do tratamento por parte do vendedor.

Valeu faller, eu ja conhecia o macete do clipse de papel, tenho alguns fans aqui posso fazer um teste, mas só isso já basta? e qual seria o "criterio" pra avaliar com base nos fans.

• Membro VIP
Postado
Não duvido da fonte, mas duvido do tratamento por parte do vendedor.

Valeu faller, eu ja conhecia o macete do clipse de papel, tenho alguns fans aqui posso fazer um teste, mas só isso já basta? e qual seria o "criterio" pra avaliar com base nos fans.

Esse tipo de teste é muito mais para saber se a fonte opera e se suas tensões estão nominais, evitando de jogar uma fonte bichada em cima de uma config nova...

Isso não avalia quantitativamente a capacidade da fonte. Para fazer isso dai é complicado, difícil, oneroso. Terias que ter uma pá de cargas e uma pá de instrumentos (no mínimo 3 multímetros). Fica muito mais fácil comprar coisa boa e confiar nos testes, nos reviews que se encontra ai pela internet, e na qualidade de uma fonte fabricada pela Seasonic, com a marca Corsair e ainda por cima com 5 anos de garantia

Ai vai para ajudar:

Comparação entre a Corsair VX550 e a HX520

Análise da Silent PC Review

Review do JonnyGURU

Das melhores fontes que se pode comprar...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...