Ir ao conteúdo

LAN PARTY, rede elétrica aguenta?

Parejah

Posts recomendados

Postado

Eu e meus amigos estamos planejando uma lan party aproximandamente 10-15 pcs ligados será que a rede vai ficar sobregarreada ou se dividir as tomadas corretamente não terá problema? pois um amigo foi fazer uma fez na casa dele e direto a energia "piscava"´ e acabou com a festa =/

se alguém puder ajudar agradeço

Postado

Impossível dizer sem avaliar o circuito que alimenta as tomadas e o disjuntor que protege esse circuito.

Digamos que na pior das hipóteses as tomadas estejam com fiação 1,5mm2 (o que não é recomendado por norma) e o disjuntor seja de 15A, esse circuito comportará 3300W em 220V, mas com fiação provavelmente já com aquecimento, 15A é o limite. Se for 110-127V, o máximo suportado será de 1900W.

O que tem que se ter cuidado é não ligar mais do que 10A por tomada. 10A = 1270W mais ou menos em 110-127V.

Se a fiação for a recomendada por norma, de 2,5mm2, você poderá ligar até 4400W em 220V e 2540W em 127V, mas tomando cuidado de 10A no máximo por tomada, 1270W em 127V ou 2200W em 220V.

O pior que pode acontecer é a fiação ser 1,5mm2 e o disjuntor que as protegem ser de 20, 25 ou ainda 30A, como já vi! Com 20A essa fiação poderá derreter, provocando um curto-circuito e Deus o livre, incêndio!

Se o disjuntor cair ao ligar todas as máquinas, não troque o disjuntor por um de maior corrente, porque isso é pedir por problema!

Uma vez fui uma LAN PARTY, há vários anos atrás e o disjuntor de 20A do prédio que alugamos ficava caindo. Na época eu não entendia nada de elétrica, uns 8 anos atrás, e um carinha lá metido a entendido falou: compra um disjuntor de 40A que resolve! Pois os caras sairam e chegaram com um disjuntor de 40A, uma hora depois o disjuntor desarma e dessa vez acabou a festa, os fios derreteram e fecharam curto, dai o disjuntor não parava mais armado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...