Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

allterra, na verdade o eyefinity funciona nessas nossas 4890, eu consegui estava com 2 monitores acidentalmente no pc.. kkk ai tava com o xp, faz um tempo já, rodei o gta 4, com 3600 de resolução, ~]n é bem essa so não lembro o qnt era 3XXX e alguma coisa... e a imagem estava bem dividida nos monitores, mas no vista e 7 não consegui...

• 3 semanas depois...
Postado

Ola Sr.s!

A situação é a seguinte:

O cooler de uma das minhas XFX 4890 foi para o espaço (já cheguei a lubrificalo-lo uma vez, porém o mesmo já encontra-se empenado/fora de centro). Tentei achar peça original para reposição, porém a unica posição que recebi da XFX foi “Envie sua GPU para o nosso laboratório aqui na California para que possamos trocar gratuitamente para o Sr.”, parece até piada né?

Baseado nisso iniciei uma pesquisa por coolers alternativos como Artic Cooling (Turbo Twin), Akasa (Freedom Force) e Master Cooler (Monster). Dentro desses, o unico que atenderia as minhsa necessidades de espaço seria o Artic Turbo Twin, porém não estou encontrando revenderores que o possuam (o Freedom Force não atenderia por ser uma peça muito robusta,o que acabaria interferindo com a minha placa adaptadora de Sata 3 a qual encontra-se conectado a minha WD Black caviar respectivamente no terceiro slot PCI-E).

Com estas informações, gostaria de saber o que os Sr.s achariam mais coerente fazer:

1 – Tentar vender as duas XFX 4890 (a sem cooler e a outra boa) e comprar uma GPU?

2 – Comprar um freedom force, manter o Cross de 4890 trocando a placa mãe por outra que possua conexão sata 3?

2 – Caso seja melhor comprar outra GPU, qual vocês me indicariam quanto a uma performance equivalente ou melhor que a Cross das duas XFX 4890?

É isso ae gente, novamente muito obrigado pela atenção de vocês!

Obs.: Entre os fabricantes, existe algum que esteja em destaque quanto a qualidade/performance ou seja de preferência para vocês? (Ex.: Sapphire, XFX,MSI,ASUS,HIS, ZOTAC...)

Postado
Ola Sr.s!

A situação é a seguinte:

O cooler de uma das minhas XFX 4890 foi para o espaço (já cheguei a lubrificalo-lo uma vez, porém o mesmo já encontra-se empenado/fora de centro). Tentei achar peça original para reposição, porém a unica posição que recebi da XFX foi “Envie sua GPU para o nosso laboratório aqui na California para que possamos trocar gratuitamente para o Sr.”, parece até piada né?

Baseado nisso iniciei uma pesquisa por coolers alternativos como Artic Cooling (Turbo Twin), Akasa (Freedom Force) e Master Cooler (Monster). Dentro desses, o unico que atenderia as minhsa necessidades de espaço seria o Artic Turbo Twin, porém não estou encontrando revenderores que o possuam (o Freedom Force não atenderia por ser uma peça muito robusta,o que acabaria interferindo com a minha placa adaptadora de Sata 3 a qual encontra-se conectado a minha WD Black caviar respectivamente no terceiro slot PCI-E).

Com estas informações, gostaria de saber o que os Sr.s achariam mais coerente fazer:

1 – Tentar vender as duas XFX 4890 (a sem cooler e a outra boa) e comprar uma GPU?

2 – Comprar um freedom force, manter o Cross de 4890 trocando a placa mãe por outra que possua conexão sata 3?

2 – Caso seja melhor comprar outra GPU, qual vocês me indicariam quanto a uma performance equivalente ou melhor que a Cross das duas XFX 4890?

É isso ae gente, novamente muito obrigado pela atenção de vocês!

Obs.: Entre os fabricantes, existe algum que esteja em destaque quanto a qualidade/performance ou seja de preferência para vocês? (Ex.: Sapphire, XFX,MSI,ASUS,HIS, ZOTAC...)

Olha, tive o mesmo problema com a XFX relativo ao Cooler, que começou a "moer" nos cantos, por ficar frouxo com o tempo.

De fato, a primeira resposta que recebi, foi a de que teria de enviar a placa pra lá para análise.

Informei que era técnico em informática, e manutenção de hardwares, e ficava mais em conta comprar um cooler de terceiros, do que enviar a placa pra lá pelos correios, e tomar um prejuízo absurdo em taxas.

O que ocorre é. Requisitei o enveio do "heatsink" com o cooler, a parte, direto pro meu endereço, pelo correio comum. Eles despacharam pra mim.

Gastou 1 mês pra chegar, mas troquei e deu tudo certo.

Infelizmente, embora o barulho seja bem menor que antes, assim que acumular um mínimo de poeira no cooler, ele já era. Volta a fazer barulho.

Pode argumentar, que MARK_C, um atendente ao meu ticket de usuário XarupS, encaminhou um heatsink pra troca, por minha conta e risco. Peça o mesmo pra você.

Segue os dados do ticket.

Ticket Details

Ticket ID

290009 Status

Idle Date Created

3/22/2010 Regarding HD 4890 850M 1GB DDR5 DUAL DVI TV PCI-E

KWH167336

HD-489X-ZSFC

Mostre tudo isso pra ele, e fala que requer a mesma coisa, pra efeito da garantia. Fala que é realmente "inviável" enviar a placa pra outro hemisfério só pra trocar um cooler.

Espero ter ajudado.

XarupS

"Let the good days come"

Postado

Galera, esta ocorrendo comigo os seguintes problemas, mas deixe-me primeiramente dizer que se trata de uma HIS 4890. Vamos enumerar os problemas:

1- de uns tempos para ca a placa costuma ir à temperaturas muito acentuadas (chegou a 92ºC jogando Dragon Age 2), fiz uma limpeza, mudei a localização da torre no meu quarto, agora, no maximo chega a 82ºC, o que eu acho ainda exageradamente alto (vejo usando o GPU-Z que deixo rodando enquanto jogo), utilizando o GPU Load 99%..., DETALHE, estou usando o fan speed em 50% DIRETO, senão vai nas alturas, em idle ele fica em 50%

2- em TODO benchmark meu resultado fica abaixo de qualquer outra pessoa que tenha uma config exatamente igual a minha, juro que quero saber o porque, inclusive até naquele site de testes da aceleração grafica do Chrome http://ie.microsoft.com/testdrive/performance/fishIETank/default.html

3- Meu Core Clock baixa para 240Mhz em IDLE, mas o Memory Clock teima em continuar nos mesmos 975Mhz mesmo em IDLE, o que faço ?

Estava usando o último Catalyst, mas me disseram que o melhor e mais equilibrado era o 10.10, o qual estou usando no momento !

Espero com muita fé que vocês conseguirão me auxiliar nessa empreitada.

PS: config na assinatura.

Postado
Galera, esta ocorrendo comigo os seguintes problemas, mas deixe-me primeiramente dizer que se trata de uma HIS 4890. Vamos enumerar os problemas:

1- de uns tempos para ca a placa costuma ir à temperaturas muito acentuadas (chegou a 92ºC jogando Dragon Age 2), fiz uma limpeza, mudei a localização da torre no meu quarto, agora, no maximo chega a 82ºC, o que eu acho ainda exageradamente alto (vejo usando o GPU-Z que deixo rodando enquanto jogo), utilizando o GPU Load 99%..., DETALHE, estou usando o fan speed em 50% DIRETO, senão vai nas alturas, em idle ele fica em 50%

2- em TODO benchmark meu resultado fica abaixo de qualquer outra pessoa que tenha uma config exatamente igual a minha, juro que quero saber o porque, inclusive até naquele site de testes da aceleração grafica do Chrome http://ie.microsoft.com/testdrive/performance/fishIETank/default.html

3- Meu Core Clock baixa para 240Mhz em IDLE, mas o Memory Clock teima em continuar nos mesmos 975Mhz mesmo em IDLE, o que faço ?

Estava usando o último Catalyst, mas me disseram que o melhor e mais equilibrado era o 10.10, o qual estou usando no momento !

Espero com muita fé que vocês conseguirão me auxiliar nessa empreitada.

PS: config na assinatura.

eu tenho uma dh 4890 da powercoler só que o cooler dela não é aquele vermelho que tem uma paletinhas...é um cooler tipo ventilador...eu hoje em dia só compro desse tipo! eu tenho uma 4870 jogada aqui desse tipo da paletinha...quebrou algumas delas...do nada..e forçava a placa e nem jogava..direito..dava artefatos....penso que essas placas com esse tipo de cooler daquele vermelhor com paletas..não é de confiança..só compro daqueles que tem tipo um ventilador..no formato! não sei porque , mas eu confio muito mais! aqui a gpu fica em torno de 70° jogando no maximo!

Postado

Olha, as memorias ficam na mesma frquencia mesmo. Isso se dá porque, a frequencia das memórias não pode ser volátil. Isso tiraria a estabilidade da placa. "Use como referencia as Memos usadas na placa mãe, tem frequência única".

Quanto às temperaturas, estão normais, ou frias.

Tenho crossfire de HD4890 aqui, e, por ex, no Bad Company 2, em dias de calor, as temps chegam a 105°c, com coolers a 100% (setados manualmente).

A placa aguenta até 108°c. Mais que isso entra em estado de fusão, consumindo sua vida util a cada segundo nessa temperatura.

Detalhe: Tenho um sistema de resfriamento caprichado e customizado. Isso permite o trabalho utilizando todo o potencial da placa, e toda sua temperatura também. Com isso, mantenho os outros componentes mais frios, mesmo com a placa de vídeo a 100°c.

Jogos como Call of Duty 4, giram em torno de 80-92°c.

PS: Utilizo sempre o ultimo Catalist Atualizado. O recente trouxe inovações de desempenho que gostei, versão 11.2.

Em crossfire, a placa de vídeo que fica por cima, "SEMPRE" fica 10°c mais quente que a de baixo. Isso se deve ao fato de ser a principal (conexão com monitor) e de puxar parte do ar quente que a de baixo produz.

Postado

aqui a minha vga, no crysis 2 chega a 104°, a parte mais quente, acho q da memoria, e do núcleo 90 e alguma coisa 94 por ai, isso com o cooler a 80% automatico...

antes ela não era assim, é estranho mas faze o que, tenho preguiça de mexer.. kk e não esta suja...

Postado
Olha, as memorias ficam na mesma frquencia mesmo. Isso se dá porque, a frequencia das memórias não pode ser volátil. Isso tiraria a estabilidade da placa. "Use como referencia as Memos usadas na placa mãe, tem frequência única".

Quanto às temperaturas, estão normais, ou frias.

Tenho crossfire de HD4890 aqui, e, por ex, no Bad Company 2, em dias de calor, as temps chegam a 105°c, com coolers a 100% (setados manualmente).

A placa aguenta até 108°c. Mais que isso entra em estado de fusão, consumindo sua vida util a cada segundo nessa temperatura.

Detalhe: Tenho um sistema de resfriamento caprichado e customizado. Isso permite o trabalho utilizando todo o potencial da placa, e toda sua temperatura também. Com isso, mantenho os outros componentes mais frios, mesmo com a placa de vídeo a 100°c.

Jogos como Call of Duty 4, giram em torno de 80-92°c.

PS: Utilizo sempre o ultimo Catalist Atualizado. O recente trouxe inovações de desempenho que gostei, versão 11.2.

Em crossfire, a placa de vídeo que fica por cima, "SEMPRE" fica 10°c mais quente que a de baixo. Isso se deve ao fato de ser a principal (conexão com monitor) e de puxar parte do ar quente que a de baixo produz.

Na verdade é possivel sim utilizar as memorias de forma volátil, para isso utilizamos o recurso AMD Overdrive.

A explicação de porque não baixar a frequencia das memorias é porque a GPU baixa a frequncia do Core para se obter consumo de energia, já nas memorias isso não acontece, pois o consumo é insignificativo.

Postado

Eu esqueci de comentar uma coisa, alem dos 3 inconvenientes que enumerei acima, o principal motivo que me fez vir aqui é que enquanto jogo DA2, depois de um tempo o monitor "desliga" o PC para de trabalhar, até o fan speed diminui, saindo do manual, me fazendo obrigatoriamente reiniciar o sistema, coisa que eu nunca tive neste PC até então, travamento completo, ganho um BSOD (tela preta da morte hehe), e eu to começando a ficar preocupado !

Postado
Na verdade é possivel sim utilizar as memorias de forma volátil, para isso utilizamos o recurso AMD Overdrive.

A explicação de porque não baixar a frequencia das memorias é porque a GPU baixa a frequncia do Core para se obter consumo de energia, já nas memorias isso não acontece, pois o consumo é insignificativo.

.....................

Sem comentários.

Meu entendimento de informática: Você pode fixar o valor da Frequência da memória, em overclock, ou abaixo, se quiser. Mas isso de maneira fixa!

Não há, pelo que eu saiba, memórias que mudam sua frequência automaticamente de acordo com o uso, igual como ocorre com as GPUS.

Você pode aumentar a frequencia das memos, Tanto pela bios, quanto pelo AMD Overdrive (como ocorre nas memórias ram do computador), e via catalist, no caso da placa.

Se conhece uma maneira de fazer com que memórias utilizem uma frequência (volátil), de acordo com o uso, ensine por gentileza.

Se não, pesquise por favor antes de instruir pessoas errôneamente aqui.

PS: Um cálculo errado de frequência, e latência, na configuração manual das mesmas pelas placas mãe, e/ou overdrive, causa instabilidade do sistema e em casos mais graves, queima da peça.

Postado
.....................

Sem comentários.

Meu entendimento de informática: Você pode fixar o valor da Frequência da memória, em overclock, ou abaixo, se quiser. Mas isso de maneira fixa!

Não há, pelo que eu saiba, memórias que mudam sua frequência automaticamente de acordo com o uso, igual como ocorre com as GPUS.

Você pode aumentar a frequencia das memos, Tanto pela bios, quanto pelo AMD Overdrive (como ocorre nas memórias ram do computador), e via catalist, no caso da placa.

Se conhece uma maneira de fazer com que memórias utilizem uma frequência (volátil), de acordo com o uso, ensine por gentileza.

Se não, pesquise por favor antes de instruir pessoas errôneamente aqui.

PS: Um cálculo errado de frequência, e latência, na configuração manual das mesmas pelas placas mãe, e/ou overdrive, causa instabilidade do sistema e em casos mais graves, queima da peça.

Bem primeiramente quero dizer que não sou uma pessoa expert que sei de tudo, estou aqui para partilhar informações, e aprender também. Me desculpe caso esteja realmente errado, pois minha informação até onde sei não está errôneamente, caso prove-se o contrário.

Fui bem claro que é possivel mudar a frequencia de forma volatil no sentido fig. mudável, inconstante, você é quem está complicando pensando em volátil como algo que muda constantemente, ai não é volátil. Ela até poderia trabalhar assim, podendo também haver uma certa instabilidade conforme você disse, mas não tenho nada comprovado até o momento. Baseio-me no mesmo recurso que um processador que trabalha em freqüência diferentes conforme a necessidade de demanda do PC. Este recurso visa economizar energia e não economizar desempenho, este é o foco.

Afirmo também que é possível obter um auto ajuste (over) na memória, modificando a bios da GPU (bios mod). A memória da minha GPU está fixado no limite máximo de over que ela suporta, e como disse anteriormente, não há benefícios baixar a freq. dela para economizar energia, o único ganho é menos aquecimento, porém este não é um problema para mim.

Mais um detalhe, o que queima um componente eletrônico são 2 fatores principais: Aquecimento ou tensão Incorreta. É com isso que devemos nos preocupar quando alteramos o estado "original" do componente, e assim buscar a estabilidade.

Postado
Bem primeiramente quero dizer que não sou uma pessoa expert que sei de tudo, estou aqui para partilhar informações, e aprender também. Me desculpe caso esteja realmente errado, pois minha informação até onde sei não está errôneamente, caso prove-se o contrário.

Fui bem claro que é possivel mudar a frequencia de forma volatil no sentido fig. mudável, inconstante, você é quem está complicando pensando em volátil como algo que muda constantemente, ai não é volátil. Ela até poderia trabalhar assim, podendo também haver uma certa instabilidade conforme você disse, mas não tenho nada comprovado até o momento. Baseio-me no mesmo recurso que um processador que trabalha em freqüência diferentes conforme a necessidade de demanda do PC. Este recurso visa economizar energia e não economizar desempenho, este é o foco.

Afirmo também que é possível obter um auto ajuste (over) na memória, modificando a bios da GPU (bios mod). A memória da minha GPU está fixado no limite máximo de over que ela suporta, e como disse anteriormente, não há benefícios baixar a freq. dela para economizar energia, o único ganho é menos aquecimento, porém este não é um problema para mim.

Mais um detalhe, o que queima um componente eletrônico são 2 fatores principais: Aquecimento ou tensão Incorreta. É com isso que devemos nos preocupar quando alteramos o estado "original" do componente, e assim buscar a estabilidade.

Volatilidade induz à ideia de inconstância, daí, variável.

Mas entendi sua linha de raciocínio. ;) Fato é: Você esqueceu que o processador também é uma GPU (CPU), bem semelhante a da placa de vídeo.

Sobre a teoria da memo variável...bom.

Não tenho nada provado pro que vou falar agora, só juntando fatos de experiência sobre o assunto...

Mas...

Acho que o sistema de alguma forma utiliza o fator inicial de frequencia, e funciona, a partir dela.

Por isso que, se colocar memos de latência, ou frequências diferentes, na metade dos casos, não funciona. Na outra metade, corrompe os arquivos de inicialização, e em raros casos, passa, funcionando normal, mas na velocidade da memo com frequencia mais lenta (puxa as mais rápidas pra baixo), assim como ocorre com crossfire-x.

Espero ter ajudado.

:cool:

Postado
Volatilidade induz à ideia de inconstância, daí, variável.

Mas entendi sua linha de raciocínio. ;) Fato é: Você esqueceu que o processador também é uma GPU, bem semelhante a da placa de vídeo.

Sobre a teoria da memo variável...bom.

Não tenho nada provado pro que vou falar agora, só juntando fatos de experiência sobre o assunto...

Mas...

Acho que o sistema de alguma forma utiliza o fator inicial de frequencia, e funciona, a partir dela.

Por isso que, se colocar memos de latência, ou frequências diferentes, na metade dos casos, não funciona. Na outra metade, corrompe os arquivos de inicialização, e em raros casos, passa, funcionando normal, mas na velocidade da memo com frequencia mais lenta (puxa as mais rápidas pra baixo), assim como ocorre com crossfire-x.

Espero ter ajudado.

:cool:

Então, os hardwares de hoje estão muito avançados, e a grande maioria possui um "auto-ajuste" que aliado a tecnologia, se ajustam muito rapidamente, evitando falhas (padrão ECC), mas porém perdendo ou ganhando desempenho.

Isto com que você refere-se sobre as lactencias da memoria, nunca vi GPU alguma que pudesse ter este ajuste manual. Apenas nas memorias do PC conseguimos ter este ajuste!

Então quando setamos manualmente uma frequencia diferente na GPU, não precisamos nos preocupar com este detalhe (lactencias), pois se fosse um item tão importante assim (para GPUs), nos programas de overclock como exemplo o AMD Overdriver, haveria tais opções de ajuste, e não sómente o ajuste de frequencia.

Postado

São varias dicas para melhorar a temperatura especificamente da VGA/GPU/PCB.

Mais vale uma dica muito interessante, que resolvi grande parte de meu problema de aquecimento. o Velho é bom Ar Compr. de Posto de Gasolina.

Sim, uma boa limpada nela, no PCB, com jato de AR direto ( Com a devida atenção para não danificar ou abusar da forca nos componentes ) principalmente se o PCB é do Tipo Fechado, se não a Velha e Boa Artic Silver 5 resolve e muito o resultado do GPU.

Postado

Bom, tó vindo aqui pedir ajuda do pessoal mais experiente.

Possuo uma HD4890 Powercolor daquelas com o cooler padrão, toda padrão sem nada de over de fábrica.

Nunca fiz nenhum tipo de Over, nem nunca destravei o Overdrive no Catalyst.

Sempre que sai uma atualização para o Catalyst eu baixo e utilizo, eu estava usando a última versão 11.2 possuo o Windows 7 64.

Os únicos jogos que utilizo são de corrida, no caso o rFactor, Nascar2003 e agora o iRacing.

Bom há cerca de duas ou três semanas eu estava na pista no iRacing em uma corrida, e repentinamente deu tela preta, o som do motor do carro continuou, então sabia que ainda tava na pista, então consegui encostar e rei uma ralada no muro, mas tudo bem, reiniciei o computador entrei novamente e terminei a corrida.

Achei estranho pois nunca havia acontecido isso.

No dia seguinte o fato se repetiu, porém ocorreu o mesmo por três vezes na corrida, então desisti de correr pois não tinha mais chance.

Bom, pensei que pudesse ser sujeira provocando superaquecimento, desmontei o micro e fiz uma geral, limpei o cooler da placa de vídeo com cuidado, apliquei limpa contatos em todos os contatos utilizados, memórias, tomadas, pci-e, enfim em tudo.

Religuei o micro, tava tudo normal.

Quando fui jogar novamente, mal entrei no jogo deu tela preta e o micro reiniciou; tentei novamente e outra vez, ele reiniciou.

Pensei no driver, apaguei o mais atual e voltei ao que tava usando antes, mas ficou na mesma, é entrar no jogo e ele dá tela preta e reinicia.

Na dúvida testei outros jogos e ocorre o mesmo.

Aí baixei o 3DMark Vantage para ver se conseguia algum diagnóstico, sei lá.

Pois bem, ao rodar o teste, observei que durante o carregamento da tela a placa de vídeo começou a fazer um chiado, parece um barulho de panela de pressão baixinho, o teste é claro não rodou, pois mal carregou a tela do primeiro teste a mesma congelou, o micro travou e reiniciou.

Verifiquei a temperatura e não tava nem a 48ºC, testei também colocar o cooler no máximo em 100% e rodar o teste, mas não fez diferença alguma, é carregar a tela e travar e reiniciar.

Tó achando que é algum capacitor que deu o fora, será que pode ser isso? alguém já passou por isso?

No Windows tá tudo normal, só dá problema quando é exigida no 3D.

Obrigado desde já pela ajuda.

Postado
Bom, tó vindo aqui pedir ajuda do pessoal mais experiente.

Possuo uma HD4890 Powercolor daquelas com o cooler padrão, toda padrão sem nada de over de fábrica.

Nunca fiz nenhum tipo de Over, nem nunca destravei o Overdrive no Catalyst.

Sempre que sai uma atualização para o Catalyst eu baixo e utilizo, eu estava usando a última versão 11.2 possuo o Windows 7 64.

Os únicos jogos que utilizo são de corrida, no caso o rFactor, Nascar2003 e agora o iRacing.

Bom há cerca de duas ou três semanas eu estava na pista no iRacing em uma corrida, e repentinamente deu tela preta, o som do motor do carro continuou, então sabia que ainda tava na pista, então consegui encostar e rei uma ralada no muro, mas tudo bem, reiniciei o computador entrei novamente e terminei a corrida.

Achei estranho pois nunca havia acontecido isso.

No dia seguinte o fato se repetiu, porém ocorreu o mesmo por três vezes na corrida, então desisti de correr pois não tinha mais chance.

Bom, pensei que pudesse ser sujeira provocando superaquecimento, desmontei o micro e fiz uma geral, limpei o cooler da placa de vídeo com cuidado, apliquei limpa contatos em todos os contatos utilizados, memórias, tomadas, pci-e, enfim em tudo.

Religuei o micro, tava tudo normal.

Quando fui jogar novamente, mal entrei no jogo deu tela preta e o micro reiniciou; tentei novamente e outra vez, ele reiniciou.

Pensei no driver, apaguei o mais atual e voltei ao que tava usando antes, mas ficou na mesma, é entrar no jogo e ele dá tela preta e reinicia.

Na dúvida testei outros jogos e ocorre o mesmo.

Aí baixei o 3DMark Vantage para ver se conseguia algum diagnóstico, sei lá.

Pois bem, ao rodar o teste, observei que durante o carregamento da tela a placa de vídeo começou a fazer um chiado, parece um barulho de panela de pressão baixinho, o teste é claro não rodou, pois mal carregou a tela do primeiro teste a mesma congelou, o micro travou e reiniciou.

Verifiquei a temperatura e não tava nem a 48ºC, testei também colocar o cooler no máximo em 100% e rodar o teste, mas não fez diferença alguma, é carregar a tela e travar e reiniciar.

Tó achando que é algum capacitor que deu o fora, será que pode ser isso? alguém já passou por isso?

No Windows tá tudo normal, só dá problema quando é exigida no 3D.

Obrigado desde já pela ajuda.

Comprei uma da XFX uma vez, e devolvi 2 dias depois. Ela fazia barulho, provavelmente problema nos capacitores, ou nos condutores de energia.

O fato era que, sempre que utilizava a GPU, puxava energia, e fazia barulho.

Li algo em um artigo americano, sobre os fios de cobre, que tinham nos condutores de energia, tanto pra alimentação da GPU, quanto nos capacitores, eles tremiam com a passagem de energia. Mais que o normal. Isso causava o barulho.

Algo que percebi: O barulho era similar a de um choque, como se fosse curto circuito, daqueles de filme, misturados com o de algo que está tremendo, próximo a explodir (daí a panela de pressão).

Quando você rolava a tela de um fórum, ou qualquer página de internet com texto, (em geral alguns fórums), o barulho dos (crack crack) da roletinha do mouse, era reproduzido como som na placa de vídeo. Você teria que testar com o gabinete aberto pra identificar isso.

Há pessoas que relatam a placa funcionar há mais de ano assim sem problema.

Eu entendo que: Se tá fazendo esse barulho, é porque algo não está normal. Na pior das hipóteses, analisei que a queima com um curto na placa, induziria queima também dos outros componentes ligados a ela, ou seja, fonte, placa mãe, memórias (que são frágeis)...

Devolvi, porque comprei algo que deveria estar em perfeitas condições, e não com esse problema, entende?

No seu caso, ela dava problema, e deu tela preta. Já ouvi certas pessoas falarem sobre problemas de registro do Catalyst. Eu mesmo já tive problemas de registro com ele, utilizando versões anteriores (atualizando). É complicado dizer...nas placas de video intel, é o mesmo problema.

É como se parte dos registros, ficasse antigo, mesmo utilizando software atualizado. Como se eles nao pudessem ser removidos. Prova disso, é que algumas das vezes, certas configurações que você usa, não são alteradas. Você desinstala o software, instala ele de novo, e a config de gráfico que você usava no driver dela, tá lá, igualzinho antes.

Aconselharia você a formatar, e utilizar o driver de vídeo mais recente (instalado apenas 1 vez), e não remover ele, a não ser em casos excepcionais, ou, formatar de novo.

Aqui formato o computador de 4 em 4 meses (3 vezes ao ano). Assim, ponho sempre o software (estável) mais atualizado no ato da formatação. Verifique se o problema persiste.

Se nao resolver, o problema é na placa mesmo. Se resolver, pense que, além de você ter se livrado de um problema de placa nao funcionando, você estará com um Windows novo em folha, sem bugs, falhas ou virus..ahaha

Postado

Olha vou ser bem sincero, sua escolha pela marca Powercolor pode ter sido boa escolha quanto ao preço, porém ela utiliza componentes de segunda linha e se você não possui uma fonte boa ela também vai ajudar a diminuir o tempo de vida destes componentes.

É bem provável que seja os capacitores (você reparou se algum deles esta estufado?). Recomendo a você levar sua placa de vídeo a um técnico que entenda de componentes, e assim para que ele avalie com exatidão.

Postado

Obrigado pelas dicas, levarei em um técnico mesmo.

Analisando a placa fisicamente não ví nada anormal, pelo menos não há nenhum capacitor estufado ou inchado, isso foi a primeira coisa que pensei.

Na dúvida comprei uma placa nova, uma Sapphire HD6950, e tirei a problemática, primeiro por que não dava para jogar com ela, e segundo que havia o risco de pifar de vez e ainda levar outras coisas junto.

Mas valeu mesmo assim.

• 4 semanas depois...
Postado

allterra, digo o mesmo, ainda estou rodando todos os jogos em full hd, em tudo em full, com frames bons... ela vale cada centavo!!!

apesar q aqui rodo com um over basico de 20%, e é o modelo de 2gb.. kkk mas acho q não tem muita diferença...

Postado

Olá a todos, sempre fui um grande adimirador desse forum, sempre consegui resolver meus problemas apenas lendo, mais uma coisa que ultimamente começou a assombrar meu pc ainda nao consegui nada a respeito. Enfim A umas duas semanas cliquei no botao AutoTune no software da ati e comecou a fazer uns processos e medindo todo o desempenho da placa de video, depois que fiz esses testes toda a vez que rodo algum jogo, o cooler da placa de video fica louco, ele começa a rodar muito rápido quando olho para o horizonte de um jogo e para quando olho para algo que nao se movimenta. Até ai tudo bem, depois que voltei a jogar a placa de video parece uma turbina e gira muito alto e depois de um tempo a tela fica escura e só resetando. Hoje troquei a versao do driver da placa de video para uma inferior ( 11.1 para 10.2) e continua a mesma coisa. Ja formatei o pc, reinstalei os jogos... Alguem poderia me dar uma luz?:unsure::unsure:

Postado

Opa,

Bom, to com um probleminha...

Andei pesquisando com a ferramenta busca, já faz horas que to aqui e não consegui achar algo com o mesmo meu problema, criei um topico mas foi apagado pelo "anjoed", agora estou mandando aqui esta msg, por favor ajudemmmm! :(

Tenho uma HD4890 e estava querendo ligar meu monitor CRT 17" -D-sub- nela, mas acontece que tem apenas saidas DVI e HDMI.

Então comprei um adaptador D-sub/DVI, liguei na placa de vídeo, o led do monitor fica piscando e não liga, mas o sistema inicia normalmente sem bips...

Retirei a placa de vídeo, conectei direto na onboard e o CRT funciona normalmente...

Tenho um LCD/DVI e funcionava normalmente conectado na placa de video.

Já liguei os dois monitores na placa de vídeo, o sistema reconhece que tem 2 monitores, mas quando tento por o CRT como a primeira tela o led continua piscando e o monitor não liga...

Já testei as seguintes resoluções e frequências:

1024x768 60hz

1024x768 75hz

1024x768 85hz (padrão)

E também:

800x600 60hz

800x600 75hz

800x600 85hz

Por enquanto to com minha placa na caixa sem poder usar...

Alguém pode me ajudar?

Obrigadooo

Postado
Olá a todos, sempre fui um grande adimirador desse forum, sempre consegui resolver meus problemas apenas lendo, mais uma coisa que ultimamente começou a assombrar meu pc ainda nao consegui nada a respeito. Enfim A umas duas semanas cliquei no botao AutoTune no software da ati e comecou a fazer uns processos e medindo todo o desempenho da placa de video, depois que fiz esses testes toda a vez que rodo algum jogo, o cooler da placa de video fica louco, ele começa a rodar muito rápido quando olho para o horizonte de um jogo e para quando olho para algo que nao se movimenta. Até ai tudo bem, depois que voltei a jogar a placa de video parece uma turbina e gira muito alto e depois de um tempo a tela fica escura e só resetando. Hoje troquei a versao do driver da placa de video para uma inferior ( 11.1 para 10.2) e continua a mesma coisa. Ja formatei o pc, reinstalei os jogos... Alguem poderia me dar uma luz?:unsure::unsure:

A placa se desliga automaticamente pra evitar danos de superaquecimento, isso é normal...

Tipo aqui já aconteceu isso do fan dela ficar louco em 0% de repente 100% e depois 15%, ocilando muito mesmo, fiquei até com medo dele pifar...

O que resolveu foi mudar o fan pra manual, e nunca mais deu problemas de desempenhos nem superaquecimento, quando eu estou no desktop coloco 30% ou 40% de fan, quando abro alguma coisa que vai puxar video eu fico de olho na temperatura e vou ajustando o fan... Bad Company 2 coloco 80%, no Crysis 2 já cheguei a colocar 90%, por que estava muito calor aqui e meu gabinete é um atx comum sem exaustor...

Na minha opinião o fan manual é melhor. :D

• Curtir 1
Postado
A placa se desliga automaticamente pra evitar danos de superaquecimento, isso é normal...

Tipo aqui já aconteceu isso do fan dela ficar louco em 0% de repente 100% e depois 15%, ocilando muito mesmo, fiquei até com medo dele pifar...

O que resolveu foi mudar o fan pra manual, e nunca mais deu problemas de desempenhos nem superaquecimento, quando eu estou no desktop coloco 30% ou 40% de fan, quando abro alguma coisa que vai puxar video eu fico de olho na temperatura e vou ajustando o fan... Bad Company 2 coloco 80%, no Crysis 2 já cheguei a colocar 90%, por que estava muito calor aqui e meu gabinete é um atx comum sem exaustor...

Na minha opinião o fan manual é melhor. :D

Pois então, nunca me incomodei com placa de video, só foi clicar no auto tune que o fan comecou a endoidar. E a principio ate fiz o que voce falou em deixar o fan em manual, nao esta mais resetando nem nada. valeu pela dica, vou levando ate eu descobrir o que causa isso. E sobre seu problema com monitor, tem monitores crt que nao reconhecem a entrada dvi, tinha um lg que nao reconhecia nem a pau minha placa de video, depois de um tempo arranjei um Samsung de 17 e por incrivel que pareça ele reconheceu. Não sei se a intencao era acabar com os crt's, mas deu certo. Enquando nao trocar de monitor vai ficar nessa mesmo, abraços:mellow:

E achei isso sobre seu problema tb : http://forum.clubedohardware.com.br/entrada-dvi-funciona/797198?p=4270229

• Curtir 1
Postado
Pois então, nunca me incomodei com placa de video, só foi clicar no auto tune que o fan comecou a endoidar. E a principio ate fiz o que voce falou em deixar o fan em manual, nao esta mais resetando nem nada. valeu pela dica, vou levando ate eu descobrir o que causa isso. E sobre seu problema com monitor, tem monitores crt que nao reconhecem a entrada dvi, tinha um lg que nao reconhecia nem a pau minha placa de video, depois de um tempo arranjei um Samsung de 17 e por incrivel que pareça ele reconheceu. Não sei se a intencao era acabar com os crt's, mas deu certo. Enquando nao trocar de monitor vai ficar nessa mesmo, abraços:mellow:

E achei isso sobre seu problema tb : http://forum.clubedohardware.com.br/entrada-dvi-funciona/797198?p=4270229

Opa valeu ae! :D

Mas já tentei de tudo, LG 17", Samsung 17" e nada

Acho que é o adaptador sei lá, mas é novo...

vou tentar outros aqui depois edito o post

Abraços

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...