Ir ao conteúdo

Deseja ser um bom programador?

TInfor

Posts recomendados

Postado

Olá!

Deseja ser um bom programador? Para isso você precisa antes ser ao menos um programador...

Essa é a filosofia de Rodrigo Strauss, um programador - Bom programador! - que tenho examinado atualmente.

Vejam:

http://www.1bit.com.br/content.1bit/about

O cara é muito experiente (Vejam o seu curriculum: http://www.1bit.com.br/rodrigostrauss.html), e sabe o que está dizendo, portanto, nós iniciantes devemos considerar as suas dicas, pois creio, são muito válidas:

http://www.1bit.com.br/content.1bit/programador

É isso ai...

Abraço a todos! :)

Postado
qual o melhor PROGRAMA PARA INICIANTES!!

PARA COMEÇAR A PROGRAMAR?

will_bela

Eu não entendi exatamente o que você quis dizer com "melhor PROGRAMA". Mas acho que você refere-se a IDE's como Turbo Pascal, Delphi, BlueJ, NetBeans, Eclipse, Visual Basic, Visual Studio, Borland Developer Studio, etc...

Gostaria de esclarecer que um programador de computadores não é apenas um usuário de um software que lhe permite criar janelas e inserir botões. É bem verdade que as ferramentas RAD devem ser usadas, mas não antes de aprendermos bem lógica de programação, algoritmos e a sintaxe de alguma linguagem, de preferência procedural e não orientada a objetos, pois a programação orientada a objetos é muito complexa para um iniciante. Por isso creio que a nossa escola seja uma linguagem procedural, e de preferência pascal, pois esse foi o propósito de Niklaus Wirth ao criá-la.

Quanto ao programa para escrever o código, compilá-lo e executá-lo, para a linguagem pascal creio que o melhor seja o Turbo Pascal 7.0, que suporta orientação a objetos permitindo assim que o usuário dê os seus primeiros passos em tal paradigma tão logo tenha dominado a programação estruturada.

Comecei "programar" usando Delphi 5. Não conhecia nada de Object Pascal, nem ao menos Pascal. Isso me causou vários danos, tal como desistir por várias vezes de tentar programar. Isso porque eu não estava preparado para encarar um IDE, pois para que isso aconteça devemos antes ver muitos conceitos importantes sobre programação.

Não quero que você caia no mesmo erro que eu. Por isso estou lhe orientando dessa forma. E aconselho que aprenda e pratique algoritmos, pois eles são a base para a programação de computadores. :)

Citei alguns termos que talvez você não conheça, por isso segue um pequeno dicionário para algumas expressões que acredito sejam desconhecidas daqueles que estão a iniciar na programação:

IDE - Integrated Development Enviroment. Ou, como se diria em português: Ambiente Integrado de Desenvolvimento. Em programação de computadores um IDE consiste de um ambiente composto de vários utilitários. Ou, para simplificar, é um programa que contém programas menores, cada um fazendo uma tarefa especifica.

Geralmente um IDE possui vários módulos integrados, sendo os principais um editor de textos, onde digitamos o nosso código-fonte, e um compilador que tranforma tal código em linguagem de máquina, o que por sua vez permite a execução do mesmo. Para uma descrição aprofundada de tais conceitos veja o seguinte link:

http://forum.clubedohardware.com.br/compilacao-linkedicao-assembler/63703

RAD - Rapid Application Development - Significa Desenvolvimento Rápido de Aplicações. Existem IDE's RAD e IDE's que não são RAD. Uma IDE RAD é aquele que disponibiliza, por exemplo, uma paleta de componentes onde apenas clicamos e inserimos um componente em uma janela, que também já foi construida prévia e automaticamente pelo ambiente. O Delphi é um bom exemplo de IDE RAD, que permite o rápido desenvolvimento de aplicativos, tanto simples como complexos.

Existem outros termos usados que não vou explicar, pois existem inúmeras referências aos mesmos disponíveis na internet, tais como sobre os paradigmas de programação citados - procedural e orientado a objetos.

Qualquer dúvida posta que se puder ajudar o farei com o maior prazer.

Abraços! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!