Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
xmas

Eu, programador?

Recommended Posts

Olá!

Eu sou novo aqui no fórum do Clube do Hardware.. e vim aqui com o principal interesse de aprender a mexer com programação..Sempre tive um interesse por essa área.

Bom, queria saber dicas e como devo começar!

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá!

Eu sou novo aqui no fórum do Clube do Hardware.. e vim aqui com o principal interesse de aprender a mexer com programação..Sempre tive um interesse por essa área.

Bom, queria saber dicas e como devo começar!

Obrigado

xmas

Existem várias dicas que já foram postadas aqui no forum que com toda certeza servem para a sua situação.

Pesquise que com certeza você achará o que procura.

Uma dica para você é a dica de sempre. Deseja aprender programação? Então estude lógica e algoritmos, pois um bom programador é a expressão de bons algoritmos codificados em uma linguagem.

Deixo para você o link de um excelente livro que lhe dará uma base para entender a programação de computadores:

http://sites.google.com/site/felipegomestinfor/Home/LIVRO-ProgramandocomPascal.pdf?attredirects=0

Estude esse livro com calma, leia até entender. Caso surja alguma dúvida estarei disposto a ajudá-lo.

Até mais! ;)

Editado por TInfor
Correção ortográfica.

Compartilhar este post

Link para o post

TInfor, obrigado pela ajuda!

Eu não tenho noção de o que seja algoritmos, mas vou descobrir!

Eu vou ler esse livro sim..Mas tem uma coisa que esqueci de falar.. é que eu sei um pouco sobre XML,SQL,PHP isso ajuda em algo?

mais uma vez, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
TInfor, obrigado pela ajuda!

Eu não tenho noção de o que seja algoritmos, mas vou descobrir!

Eu vou ler esse livro sim..Mas tem uma coisa que esqueci de falar.. é que eu sei um pouco sobre XML,SQL,PHP isso ajuda em algo?

mais uma vez, obrigado!

xmas

Na minha opinião a maior dificuldade para programar é não saber como aplicar uma linguagem. Por exemplo, digamos que alguém conheça bem a sintaxe básica de uma linguagem, mas ao tentar implementar uma simples solução para um simples problema não consegue. Porque? Porque lhe falta lógica e algoritmo! Sem eles nos falta o raciocínio de modo a não produzirmos nada.

Mas se alguém conhece bem um algoritmo poderá implementá-lo em qualquer linguagem que conheça.

A verdade é que conhecer uma linguagem sem conhecer algoritmos é como saber ler mas não poder falar. Enquanto que conhecer algoritmos mais uma linguagem te dará a oportunidade de programar de forma consciente e segura. Consciente porque saberás o que estás fazendo e segura porque terás a certeza que estás a programar de forma correta.

Isso é dito e defendido por grandes desenvolvedores. Sem algoritmos não há programação, pois programação é a implementação de um algoritmo em uma linguagem de programação. O resultado disso chama-se software, e quem codifica software é um programador.

Portanto, a fórmula a seguir é exata:

Programa = Algoritmo + Linguagem.

Programador = Desenvolvedor de Algoritmo + Implementador de Algoritmo em uma Linguagem.

Obs.: Logicamente estamos considerando a nossa realidade como aprendizes de programação. Em uma empresa de desenvolvimento de software quem criará o algoritmo não será o programador, mas o analista de sistemas, ou, em uma linguagem mais atual, o engenheiro de software. Isso nos dá uma compreensão do grande valor dos algoritmos para o projeto de um sistema computacional.

Quanto a saber um "... pouco sobre XML, SQL, PHP ..." ajuda sim, com certeza, e muito! Mas é como venho falando, você precisa saber aplicar essas linguagens, saber como usá-las. É ai que o conhecimento de algoritmos computacionais te dará toda a liberdade para pensar e programar.

Algoritmos! O caminho inicial para quem deseja programar computadores!

Abraço! :D

Editado por TInfor
Correção de Idéias.

Compartilhar este post

Link para o post
o cara , to entrando no assunto ai pra agradesse esse post seu ai , tiro umas duvidas kai mina tb , valeu

Petterson

Ajudar é o meu objetivo. E fico feliz em saber que um dos meus posts contribuiu para o seu esclarecimento.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais