Ir ao conteúdo

Prós E Contras Das Melhores Placas-mãe

PCLOCK

Qual a melhor? Cite um modelo. Por favor, leiam as explicações abaixo.  

1. 1. Qual a melhor? Cite um modelo. Por favor, leiam as explicações abaixo.

• ABIT
    • AOPEN
    • ASUS (inclui ASROCK)
    • BIOSTAR
    • CHAINTECH
      0
    • ECS (inclui PC-CHIPS)
    • EPOX
      0
    • FIC
      0
    • GIGABYTE
    • INTEL
      0
    • MSI
    • SHUTTLE
      0
    • SOLTEK
      0
    • SOYO
      0
    • TYAN
      0

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

sei que o título do tópico é parecido com outros mas espero que, com a imprescindível ajuda de vocês, ele mostre seu diferencial e seja de bastante utilidade para aqueles que pretendem adquirir uma nova placa-mãe ou simplesmente se informarem sobre os tipos e seus respectivos recursos.

Na verdade, as informações sobre as placas-mãe estão muito fragmentadas e repetidas pelo fórum.

Os "reviews" dos diversos sites são muito úteis mas nada melhor que falar com conhecimento de causa, não é mesmo? Como diz Gabriel Torres: "façam seus próprios testes....é bem capaz que você consiga resultados melhores do que os nossos".

Os nomes dos fabricantes foram escolhidos dentre os mais representativos/acessíveis aqui no Brasil (Tyan, AOpen, Biostar - contam mas são mais difíceis de encontrar por aqui).

Para um enquete mais simples/fácil precisaria de mais recursos mas vamos tentar assim com o que temos, basta um pouco de paciência e seriedade.

Abaixo, meros exemplos de respostas:

---------------------------------------------------

Melhor fabricante: "NOME DO FABRICANTE"

Melhor produto : "NOME DO PRODUTO/VERSÃO"

DETALHES DO PRODUTO: NOTAS + COMENTÁRIOS BREVES

BIOS ---------------- : 1 a 5 + prós x contras

exemplo: nota 4. É completa mas não habilita mudar o multiplicador.

SOM ----------------- : 1 a 5 + prós x contras

exemplo: nota 4. O som é excelente mas a qualidade de gravação

deixa um pouco a desejar.

exemplo2: nota 3. É muito difícil configurar corretamente as saídas.

REDE ---------------- : 1 a 5 + prós x contras

VÍDEO --------------- : 1 a 5 + prós x contras

(para aquelas que são ON-BOARD). Exemplo: nota 4. bom rendimento, inclusive consegue rodar vários jogos pesados como o XXX, YYY e TPTPT.

ESTABILIDADE ----- : 1 a 5 + prós x contras

exemplo: nota 2. A placa trava demais, queimou minha PV, etc...

OVERCLOCK -------- : 1 a 5 + prós x contras

exemplo: nota 5. consegui overs extremos com ela. Alcancei XXXX de KKKK.

exemplo2: não consegui fazer um over decente com ela.

MONTAGEM --------- : 1 a 5 + prós x contras

exemplo: nota 5. a placa tem espaço suficiente para montar os demais dispositivos numa boa e os pinos são coloridos e bem identificados.

RECURSOS --------- : 1 a 5 + prós x contras

(Serial ATA, Firewire, USB, etc...)

exemplo: nota 4. Ela vem com Raid Serial ATA mas não tem firewire.

exemplo2: nota 2. Ela é bem básica, não tem portas SATA, nenhum tipo de Raid, não tem porta de jogo, não tem firewire, uma só serial, etc..

RECURSOS EXTRAS : 1 a 5 + prós x contras

(considerar CDs, placas, conectores diversos (brackets), controle remoto, etc...)

exemplo: nota 5. Vem com controle remoto, brackets SPDIF IN/OUT, leitora de cartões, duas bios, dois reguladores de tensão, vam com 10 CDs de programas e jogos, etc...

VISÃO GERAL ------------- : 1 a 10. Aqui o seu comentário resumido e/ou recomendação se for o caso.

----------------------------------------------------------------------

Quem quiser pode votar o seu ranking pessoal com as cinco melhores (pra não ficar tão grande):

1 - fabricante TA / modelo

2 - fabricante HC / modelo

3 - fabricante XD / modelo

4 - fabricante LR / modelo

5 - fabricante YZ / modelo

Podem citar mais de um modelo (o importante é coletar informações).

Após as contribuições dos colegas, criarei um novo tópico com os resultados (tabelas e gráficos). Vai ficar legal. Se der certo, vamos estender para outros tipos de hardware.

Peço aos colaboradores que sejam objetivos nas respostas e respeitem as opiniões uns dos outros. Sugestões são bem vindas.

Obrigado a todos,

Captain_Clock

Postado

eu votei na MSI pois acho as placas DELTA estão vindo muito boas e com um custo beneficio muito bom ... e tenho uma simpati pela DELAT ILSR com uma placa dessa você não vai precisar fazer upgrade de placa mãe tão cedo é uma placa nota dez :-)

Falou

Postado

AOpen!..

AK-79D MAX 400

e olha a foto:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://english.aopen.com.tw/Products/images/MB/Products/ak79d400max-s.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Bios: Nota 5... muito fácil de se mexer, com interface eficiente e muitas opções de over e outras besterinhas de burgues....

som: nota 4.5... ponto fraco dela... não gosto da realtek pra som, porém não é dos piores, roda tudo numa boa porém sem muita qualidade

rede: nota 5... pode não ser 3com, mais realtek é boa em rede tambem....

video: indisponível

estabilidade nota 5...Muito estável.... incrível mesmo.....

overclock: nota 5.... não perde em nada para a nf7-s 2.0

montagem: 5.... Simples como qualquer outra...

Recursos... 5.... tudo que imaginar e mais um troquinho!

Extra... 4.5... é o troquinho.... não que seja básica... mais podia ser melhor...

Geral... 9.5.... o que eu vejo na aopen é a hyper qualidade de seus produtos... melhor até que a gigabyte.... e de igual pra igual com a chainteck 7nsj 400 ultra...

Postado

Melhor fabricante: "ECS/PCCHIPS"

Melhor produto : "W30 V1.1"

BIOS: Nota 5 - É completa com todas opções para overclock, latências, contém sistema de proteção contra super aquecimento e mau funcionamento do cooler, entre outros. ;)

SOM: Nota 5 - CMI9739A, 6 canais, 24bits, ótima qualidade e performance. :D

REDE: Nota 5 - Rede Realtek RTL 8110S Giga LAN - Rede gigabit dispensa comentários, ótima performance e qualidade. :D

VÍDEO: Nota 5 - Chipset SIS 748 com AGP 8x perde em muito pouco em performance para o Nforce2 o que compensa é o seu preço que é muito mais barato o que faz essa placa muito mais em conta do que qualquer outra concorrente com outros chipsets :lol:

ESTABILIDADE: Nota 5 - Os componentes dela fazem parte da nova série Tidalwave da Pcchips que passou por uma grande revisão e agora visa oferecer produtos de ótima qualidade por um bom preço, essa placa deve também destacar-se pela incrivel estabilidade assim como a já consagrada M848 :D

OVERCLOCK: Nota 5 - Essa placa é uma evolução da M848LU, porém ainda são muito parecidas na sua estrutura, ela tem tudo para conseguir incriveis overclocks assim como o Frmg do Fórum Pc's conseguiu com a M848LU em 2300 Mhz's, Suporta oficialmente FSB400 e memórias DDR400, porém vai muito mais longe em overclock :D

MONTAGEM: Nota 5: A montagem é facilitada por diversos recursos como o Color Map da Pcchips que ajuda na hora de encaixar os pinos nos lugares corretos da placa, tem espaço suficiente e bem projetado para acolher os dissipadores de ultima geração não criando dificuldade alguma para o instalador. :D

RECURSOS: Nota 4,5 - 2 portas Serial ATA/Raid, 2 portas IDE ATA133, 4 portas USB2.0 + 2 adicionais frontais, 5 slots PCI, 1 slot CNR, só faltou firewire. :lol:

RECURSOS EXTRAS : Nota 4 - Apresenta-se em uma caixa muito bem trabalhada visando a proteção durante o trasporte da placa, tudo muito bem organizado vem com manual de instalação, CD de aplicativos extras + drivers de instalação, vem com parafusos de sóbra para montagem da placa no gabinete, o painel traseiro para instalação no gabinete é muito bem acabado e contém explicações claras, possui um excelente cooler de chipset e conectaro especial para 12V, a unica queixa é para a Bios que vem soldada na placa. B)

VISÃO GERAL: Nota 9,5 - Seu ponto forte é ótimo preço que deve variar na casa dos R$200 mais frete.

É disparada o melhor custo-beneficio disponivel na atualidade, possui uma performance admiravel, ótimos recursos e opcionais, é uma placa muito estavel de ótima qualidade, recebeu certificação WHQL da Microsoft, faz frente as placas top de linha porém custando menos da metade. :D

Abaixo a imagem da placa:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.pcchips.uk.com/product/image/w30v11_2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Ranking Pessoal baseado em custo-beneficio.

1 - Pcchips / modelo W30 V1.1

2 - Pcchips / modelo M848ALU V2.1

3 - ASRock / modelo K7S8X-E

4 - Pcchips / modelo M848LU V1.2

5 - ASRock / modelo K7S8X

Postado

O Mystic power ......

Coloca direitinho como o Captain_Clock pediu assim você destruiu o tópico. ;)

Postado

Abit NF7-S 2.0

BIOS ---------------- : 5

O mais fácil de se configurar que já vi, como a maioria que já usei, mas não é totalmente automatizado como vários. O melhor para iniciantes e experts.

SOM ----------------- : 5

Dolby Pro Logic 24bits, não precisa comentar.

REDE ---------------- : deixo nulo, pois nunca senti diferença entre uma Vagabal e uma 3Com

VÍDEO --------------- : não tem

ESTABILIDADE ----- : 4,5

A placa mais estável que já vi na minha vida, só peca pela segurança em excesso.

OVERCLOCK -------- : 5

FSB além de 200Mhz e multiplicador destravado até 22X

MONTAGEM --------- : 5

Não há necessidade de se mexer em 1 jumper sequer.

RECURSOS --------- : 5

Tudo que preciso mais um pouco: 1394, SATA, RAID, USB 2.0 e algo exclusivo, o Serillel.

RECURSOS EXTRAS : 4,5

Só vem com um braket 1394 e USB 2.0. Faltou uns cabos redondos.

VISÃO GERAL ------------- : 9,7

Não sou fã de nenhum fabricante, mas a Abit é a melhor. Com o melhor sistema elétrico, sem frescuras. Placa para quem quer poder sem aparecer.

Postado
Postado Originalmente por alphaplus@12 dez 2003, 16:54

SOM: Nota 5 - CMI9739A, 6 canais, 24bits, ótima qualidade e performance.  :D

Não é lá grande coisa não, já usei uma placa com ela e no quesito compatibilidade perde bastante. Tente jogar Moto Racer 3 com ela, por exemplo.

Postado

não acho justo botar a ASROCK junto da ASUS nem a PC-CHIPS junto das ECS, visto q as próprias marcas qrem manter-se independentes e alem do mais não podemos comparar as linhas de produçao de baixa e alta qualidade.salva a A7V8X-X heheheee (essa foi pra gurizada q adora cai em cima dessa placa, eu acho, tive uma, e acho TRI boa).

Postado
Postado Originalmente por alphaplus@12 dez 2003, 16:57

O Mystic power ......

Coloca direitinho como o Captain_Clock pediu assim você destruiu o tópico.  ;)

e cara! foi mail aí.... não pensei por esse lado...

é que realmente só vi funcionando uma vez na mão de outro amigo meu a ak79dmax 400 funfando.... ele morava nos states e trouxe o pc dele quando voltou.... e tinha uma dentro.... muito boa... foi mail se não fiz como o captain pediu...

:huh:

Postado
Postado Originalmente por Megapersu+12 dez 2003, 22:09-->
alphaplus@12 dez 2003, 16:54

Não é lá grande coisa não, já usei uma placa com ela e no quesito compatibilidade perde bastante. Tente jogar Moto Racer 3 com ela, por exemplo.

Infelizmente não tenho uma placa com CMI9739A mas vou pedir para alguém que tenha testar nesse jogo, talvez seja uma unica exceção.

O mystic estava me referindo a descrição técnica que você colocou, você literalmente copio do site e jogou tudo que ela tem aqui, assim você transformou sua mensagem em um linguição.

Coloca só o que o Captain pediu. ;):D

Postado
Postado Originalmente por alphaplus+13 dez 2003, 01:07-->
Postado Originalmente por Megapersu@12 dez 2003, 22:09

Infelizmente não tenho uma placa com CMI9739A mas vou pedir para alguém que tenha testar nesse jogo, talvez seja uma unica exceção.

O mystic estava me referindo a descrição técnica que você colocou, você literalmente copio do site e jogou tudo que ela tem aqui, assim você transformou sua mensagem em um linguição.

Não é exceção não. Com o Jogo Insane acontece umas pipocadas e com emulador de NEO-GEO (já viu meu avatar?), com vários outros joguinhos também, mas nada que impeça de jogar, só aquelas pipocadas irritantes. Com Moto Racer 3 não é possível jogar, fica travando e o som vem gaguejando, foi só pôr uma Ensoniq que resolveu.

Postado

Pessoal, obrigado pela votação, continuem organizados por favor.

Vejo que a galera tá pegando o espírito da coisa! :D

Está ficando bom. Vamos lá pessoal, mais opiniões/votos, mais placas.

Postado
Postado Originalmente por Megapersu+13 dez 2003, 01:51-->
Megapersu@12 dez 2003, 22:09

Não é exceção não. Com o Jogo Insane acontece umas pipocadas e com emulador de NEO-GEO (já viu meu avatar?), com vários outros joguinhos também, mas nada que impeça de jogar, só aquelas pipocadas irritantes. Com Moto Racer 3 não é possível jogar, fica travando e o som vem gaguejando, foi só pôr uma Ensoniq que resolveu.

Bom perguntei para o pessoal que tem a M848LU e eles falaram que em jogo algum da pipocada alguma, o som corre limpo, segundo eles quando o som funciona ocupa apenas 5% da cpu, esses jogos que você falou são emuladores né ?

Postado
Postado Originalmente por alphaplus+13 dez 2003, 01:07-->
Postado Originalmente por Megapersu@12 dez 2003, 22:09

é realmente foi isso que fiz.... é que estou sem tempo de editar.... to trabalhando...

Postado
Postado Originalmente por alphaplus@12 dez 2003, 16:54

Melhor fabricante: "ECS/PCCHIPS"

Melhor produto : "W30 V1.1"

BIOS: Nota 5 - É completa com todas opções para overclock, latências, contém sistema de proteção contra super aquecimento e mau funcionamento do cooler, entre outros. ;)

REDE: Nota 5 - Rede Realtek RTL 8110S Giga LAN - Rede gigabit dispensa comentários, ótima performance e qualidade. :D

VÍDEO: Nota 5 - Chipset SIS 748 com AGP 8x perde em muito pouco em performance para o Nforce2 o que compensa é o seu preço que é muito mais barato o que faz essa placa muito mais em conta do que qualquer outra concorrente com outros chipsets :lol:

ESTABILIDADE: Nota 5 - Os componentes dela fazem parte da nova série Tidalwave da Pcchips que passou por uma grande revisão e agora visa oferecer produtos de ótima qualidade por um bom preço, essa placa deve também destacar-se pela incrivel estabilidade assim como a já consagrada M848  :D

OVERCLOCK: Nota 5 - Essa placa é uma evolução da M848LU, porém ainda são muito parecidas na sua estrutura, ela tem tudo para conseguir incriveis overclocks assim como o Frmg do Fórum Pc's conseguiu com a M848LU em 2300 Mhz's, Suporta oficialmente FSB400 e memórias DDR400, porém vai muito mais longe em overclock :D

MONTAGEM: Nota 5: A montagem é facilitada por diversos recursos como o Color Map da Pcchips que ajuda na hora de encaixar os pinos nos lugares corretos da placa, tem espaço suficiente e bem projetado para acolher os dissipadores de ultima geração não criando dificuldade alguma para o instalador.  :D

RECURSOS: Nota 4,5 - 2 portas Serial ATA/Raid, 2 portas IDE ATA133, 4 portas USB2.0 + 2 adicionais frontais, 5 slots PCI, 1 slot CNR, só faltou firewire.  :lol:

RECURSOS EXTRAS : Nota 4 - Apresenta-se em uma caixa muito bem trabalhada visando a proteção durante o trasporte da placa, tudo muito bem organizado vem com manual de instalação, CD de aplicativos extras + drivers de instalação, vem com parafusos de sóbra para montagem da placa no gabinete, o painel traseiro para instalação no gabinete é muito bem acabado e contém explicações claras, possui um excelente cooler de chipset e conectaro especial para 12V, a unica queixa é para a Bios que vem soldada na placa.  B)

VISÃO GERAL: Nota 9,5 - Seu ponto forte é ótimo preço que deve variar na casa dos R$200 mais frete.

É disparada o melhor custo-beneficio disponivel na atualidade, possui uma performance admiravel, ótimos recursos e opcionais, é uma placa muito estavel de ótima qualidade, recebeu certificação WHQL da Microsoft, faz frente as placas top de linha porém custando menos da metade.  :D

Abaixo a imagem da placa:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.pcchips.uk.com/product/image/w30v11_2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Ranking Pessoal baseado em custo-beneficio.

1 - Pcchips / modelo W30 V1.1

2 - Pcchips / modelo M848ALU V2.1

3 - ASRock / modelo K7S8X-E

4 - Pcchips / modelo M848LU V1.2

5 - ASRock / modelo K7S8X

Postado

Em Janeiro ela já estará disponivel aqui no Brasil, o preço dela deverá ser mais ou menos 200 reais mais a taxa de frete, então deve ficar no máximo uns 230 reais.

Postado
Postado Originalmente por alphaplus@13 dez 2003, 03:50

Bom perguntei para o pessoal que tem a M848LU e eles falaram que em jogo algum da pipocada alguma, o som corre limpo, segundo eles quando o som funciona ocupa apenas 5% da cpu, esses jogos que você falou são emuladores né ?

Eu separei bem o que era emulador e o que era jogo, emulador apenas o de NEO*GEO, Insane pipoca, alguns outros também. Moto Racer 3 foi impossível de jogar. Não estou falando da qualidade, sim da compatibilidade.

Obs.: era uma ASRock K7S8X com Windows 98SE driver versão 32.

Postado

Bom com driver antigo e ainda por cima no windows 98 assim num vale criticar :D

Postado

depois de muito tempo mais vou arummar

Bios: 5 .... Facilidade (apesar de achar q hoje em dia não tem segredo :-)

Som: 5 ... 6 canais resolução de 20 bits para saída, resolução de 18 bits para entrada, relação sinal/ruído de 90 dB.

Rede:5 ... chip ICS 1893AF ta ótimo.

Video : off mais tem uma agp de 8x MUITO BOM!!!

Estabiladade: Nunca testei mais futuramente será minha placa mãe...e estou ouvindo falar muito bem dele

Overclock :5 Tem melhores mais pra mim q não arrisco overcloks muito altos esta bom

Montagem : Nunca botei a mão nela :-(

Recursos: 5 ... 6 USB's , 2 FireWire , 3 ATA 133 , 2 Serial ATA (SATA)

Recursos Extras: 5 ... não é nem uma Ultra ZENITH(outra boa placa-mãe mais muito salgada) mais trás bons como: Adaptador USB D-Bracket2 com LEDs de diagnóstico POST, saídas SPDIF óptica e coaxial, cabo IDE redondo além de ulguns programas extras como o WinDVD 5.1 emais ulguns

Visão Geral : 10 Muito boa ... apesar do preço um pouca mais alto do as outras custoxbeneficio mais eu pelo menos acho q vale pagar o preço dela pois com uma placa dessa não vai necessitar de um upgrade de placa mãe tão cedo

Postado

AH! me desculpem mais esqueci um detalhe q me incomoda nessa placa o slot ACR eu acho q poderia ser um PCI eu Não vejo finalidade de SLOt ACR...

FALOU!!!

tá ficando Legal...

Postado

Ta .....

Mas de que placa especificamente você esta falando ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!