Ir ao conteúdo

Dell Vostro 1400 e o bug da GeForce...

hawk07

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal

Venho aqui expor minha infeliz experiencia com a Dell, mais especificamente com o notebook da linha Vostro 1400 e aproveitar e pedir alguns conselhos.

Comprei este note em outubro de 2007 e nunca tive problemas. Não sou um "hard user", mas costumava pelo menos ligar ele todo dia. No final do mês passado, após "acordá-lo" da hibernação começou o drama. A tela ficou com um risco horizontal dividindo quase ao meio e a imagem ficou achatada e duplicada nas duas partes. Reiniciei e nada, tirei a bateria fora, esperei um tempo e quando liguei novamente, ele voltou ao normal. Achei que fosse algum "mau súbito" dele. Comecei usar e depois de pouco tempo a tela congelou e a imagem ficou borrada. Reset de novo e ja voltou novamente com o risco no meio. Fiz o mesmo procedimento de tirar a bateria e desta vez voltou com o risco no meio. Como tinha uma imagem do HD, restaurei a cópia e voltou normal... passou um tempo, pau de novo... aí nem restaurando a cópia, enfim, cada dia ficava pior, até que não voltou mais ao que era antes.

O que era ruim ficou pior, começou a dar tela azul e reiniciar sem parar. Descobri depois de milhares de testes que toda vez que atualizava o driver da placa de vídeo, o sistema não entrava. E continua assim até agora, só consegue funcionar, com o risco no meio, se usar um driver genérico.

Quem quiser ver, dá uma olhada aqui:

Agora que vem o melhor...

Minha garantia na Dell acabou em outubro/2008. Mas, comecei a pesquisar fóruns e descobri o tal bug das primeiras GeForces 8400, aquecimento demais, etc... e vi no site da Dell americana que eles dariam um ano a mais para os modelos que usam esta placa e somente para problemas relacionados a placa de vídeo.

Entrei em contato com o suporte daqui e adivinha: "Hã? Quém? Como?" "Não senhor, a garantia do seu equipamento consta que ja expirou". E o pior, eles afirmam que a solução do problema é a troca do Kit LCD. Na boa, vocês acham que o problema está no LCD ou na placa de vídeo??

Pra satisfazer minha curiosidade, liguei la para saber quanto custa o tal Kit LCD. Custa "só" R$ 1.200,00!!!! Num primeiro momento fiquei indignado com o valor, mas depois ela foi explicando que na verdade esse valor é de uma "garantia extendida" e que meu note ficaria com garantia total por mais 12 meses. Perguntei que mesmo depois da troca do kit LCD, o problema continuasse na placa de vídeo? Ela me disse que a placa de vídeo e soldada na placa mãe e por isso seria trocado a placa mãe sem custo adicional, pois estaria novamente na garantia. Hmmmm... Aí fica a dúvida, e queria um conselho de vocês, qual alternativa escolher:

a) Pago (com dor no coração) os R$ 1.200,00 e fico com ele novo em folha e com garantia por mais 12 meses?

B) Jogo este no lixo e compro um novo (de outra marca) ? Obs. Um novo, com uma configuração parecida não sai por menos de R$ 2.500,00

c) Escrevo para a Dell americana dizendo que a filial daqui não respeita a decisão da matriz... e fico uns 4 meses sem note até começar a desenrolar a coisa..

:( :( :(

abraços

• Membro VIP
Postado

Situação difícil...

Estou com um TX1120US parado aqui pensando o que vou fazer (bug da nVidia 6150 da HP).

Eu colocaria mais 2 opções para você pensar:

d) Juizado especial das relações de consumo. Você terá que tentar provar que é um vício oculto do produto (ai nestes casos o prazo de garantia não conta muito) e usar o código de defesa do consumidor. Pode ser que você consiga o conserto de graça. Essa alternativa que estou pensando pro TX1120, mas estou sem tempo para olhar isso.

e) Desmontar ele e vender as peças no ML. Processador, memória e HD é fácil vender. LCD se conseguir vender consegue um bom preço.

Postado

Ola Carvalhoso

Pois é, situação difícil. Mas o problema é provar o vício oculto, ainda mais em uma única máquina aqui no Brasil e depois de tanto tempo (17 meses). Não achei em lugar nenhum alguém que ja teve esta experiencia num Vostro 1400, somente um alerta de que pode acontecer.

Eu acho que defeitos podem aparecer em qualquer produto eletrônico, sendo de "grife" ou não mas eu pensava que pelo menos a assitencia técnica de uma marca de "grife" fosse mais séria com os clientes. Descobri que é tudo igual. Despois que acaba a garantia passamos a ser qualquer um, como se nunca tivessemos comprado nada deles. Pelo menos aqui no Brasil...

• Membro VIP
Postado

Você ligou um monitor externo nele para ver o que acontece??

Se fizer isso pelo menos terá certeza se o problema é na placa de vídeo ou na tela LCD...

Postado

monitor nao tem nada a ver com placa de video.

eu ligaria la, falaria que ta com defeito, mandaria o link do site usa ou qq info a respeito de que o problema esta na má qualidade da placa de video e tentaria que eles consertacem o problema pela garantia apesar de ter vencido. mandaria copia para a Dell usa, com o conteudo em inglês.

se nao solucionarem, vai nas pequenas causas e proxima vez compra um gateway heheheheheh, deu a zica no meu P-series, no outro dia ja tava consertado e ainda negaram q teve qq problema a ver com isso hehehehehe.

[]'s

Postado

Retirado do forum da Dell Brasil:

Um usuário conseguiu a troca da placa de vídeo mesmo após o final da garantia.

Vejam:

Novidades:

Noticia Ruim... A porcaria da placa de vídeo deu pau definitivamente, tentei a manha toda e não consegui nada, mesmo com o auxilio do suporte da Dell.

Noticia Boa: A Dell do Brasil já reconheceu o problema, inclusive consta na página de suporte, quando se coloca a Service Tag, um link => Informações de atualização da GPU NVIDIA, que direciona para uma página em inglês, informando a extensão da garantia.

Utilizando essas informações, consegui que a Dell substituisse a placa sem nenhum custo, dentro de um prazo de até 30 dias. Se eles realmente enviarem o técnico para a troca, conseguirão apagar o sentimento negativo gerado pelo problema.

Outro post:

Foi sim por telefone...levei umas 2 horas pra fazer o atendente perceber qual era o problema. o fato da garantia ter expirado era o maior empecilho, mas assim que eu citei a garantia extendida por 12 meses pra GPU Nvidia, em menos de meia hora estava resolvido.

Lembre-se de falar para o atendente sobre esse fórum da Dell, mais precisamente esse post e o que fala a respeito do vostro 1400 com problemas na GPU. aqui tem as informações para ele fazer a ocorrencia. Se eu consegui, todos com o mesmo problema também conseguirão.

FONTE: http://www.dellcomunidade.com/pt/board/message?board.id=Notebooks&thread.id=8635&page=5

Postado

Carvalhoso:

Bom, eu ja tinha tentado em um monitor externo e aparentemente funcionava ok. Porém, depois que o problema foi se agravando não consegui mais fazer o monitor externo funcionar novamente, nem na saída VGA nem na Super Vídeo. Detalhe: só entrava se usasse um driver generico. Qualquer atualização do driver da Nvidia ou mesmo com o driver original, sem chance... só tela azul...

Mas eu tive uma luz agora a pouco e rodei o Ubuntu direto do CD e usando o monitor externo entrou. Os riscos apareceram apenas na tela de inicialização do Ubuntu, enquanto carregava os drivers, depois entrou normal, sem riscos e sem divisão da tela! Mas não conseguia utilizar os gráficos avançados, mandava atualizar... atualizou e deu erro, ou seja nem os drivers do Linux consegue instalar. Portanto mais uma prova de que seja a placa de vídeo.

ice2642

Parece piada, mas ja tinha explicado detalhadamente o problema por email ao suporte. Eles responderam pra testar com outro monitor. Aí mandei o link da Dell americana, o link no forum da Dell aqui do Brasil e o link do meu video no youtube. A resposta veio em menos de 10 minutos: "Senhor, não podemos abrir links externos, por favor descreva detalhadamente o seu problema" ... seria engraçado de não fosse trágico. Aí minha resposta ja foi mais rasgando, mas ainda sem perder a razão e disse "o link refere a ao forum da Dell e o vídeo sobre o meu problema!" E logo veio a resposta que como os links tinham referencia da Dell o meu caso seria encaminhado ao "Setor de Engenharia de Manutenção" Isso foi na quarta feira pela manhã... quinta nada e sexta foi feriado. Ja mandei email para o "Problemas não resolvidos" e também to no aguardo.

Bom, como ja há precedentes de troca, isso pode ajudar mas a batalha está apenas começando...

Outra coisa engraçada da atendente do "Peças e serviços": ela me disse que se eu quisesse só as peças do kit LCD o prazo é de 35 dias úteis!!! Se optar por fazer a troca com o técnico deles o prazo cai pra 15 dias úteis! Aposto que se conseguir de graça deve ser uns 50 dias úteis...

posição em 29/04/09:

Continuando a batalha, no dia 15/04 eu liguei no suporte, ja que meus emails eram ignorados e conversei com o atendente (Cassiano) e expliquei tudo de novo, mas antes ele ja falou: "Ah, o senhor tem um Vostro 1400 com a placa GeForce 8400 né?" como se ja soubesse do problema. Depois do costumeiro "chá de orelha" ele falou: "Senhor, o senhor respondeu no primeiro email que o note funcionava com o monitor externo..." falei mesmo, mas depois disso também falei que não aceitava os drivers da Nvidia e nada que usasse o 3D!! Eles só consideraram a primeira parte do email e ja tinha dado como "solucionado" o problema... se quiser troque o Kit LCD...

Depois de muita conversa ele me disse que ia abrir um novo chamado, explicar o problema e ia colocar na mesa do supervisor e se despediu com estas palavras: "... não precisa ficar ligando ou mandando email, quando tivermos uma posição, nós entraremos em contato." Pra mim foi a coisa mais absurda que um suporte técnico, de uma grande empresa podia fazer!!!! Como saber se o caso foi pra frente ou não? Quantos meses vou ter que esperar???

Quando escolhi a Dell foi justamente para não ter essa dor de cabeça mas não adianta, são todas iguais.

To indo à caça de outro note... talvez um Acer agora...

abraços

posição em 09/05/09:

Incrível. No dia 30/04/09 eu tava com um HP DV5-1015 na mão quando ligaram do suporte da Dell dizendo que APROVARAM a troca da minha placa mãe, sem custo e que era pra eu aguardar que a assistencia técnica iria entrar em contato comigo para agendar a troca. Bom, menos mal, era "só" esperar mais uns 20 dias... no mesmo dia 30, à tarde, me ligaram da pra agendar a troca na segunda feira (dia 04/05/09), ja que na sexta (dia 01) era feriado!!! Veio, trocou e funcionou!!! Ta redondo de novo!! Novamente a Dell voltou a "subir" na minha cotação, hehehehe... mas não consigo mais tirar da cabeça aquele HP... enfim, problema resolvido!

Só faltou esclarecer uma coisa: aparentemente a nova placa é igual a velha, ou seja, o chip da Nvidia é o mesmo. Será que o defeito pode ocorrer novamente??? Todos os 8400GS estão sujeito a isso??? Digo isso porque a garantia da nova placa é de 90 dias...

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...