Ir ao conteúdo

Notebook Core 2 duo T5800 c/ Geforce 9600 ou Notebook Turion X2 RM72 c/ Radeon HD4650

deividmac

Posts recomendados

Postado

Vou comprar um notebook, porém estou entre dois notes, as marcas não quero mencionar (são duas marcas conceituadas) para que isso não entre em discussão. Os notes tem praticamente as mesmas características, inclusive preço. Um deles usa placa mãe com chipet Intel, processador Intel core 2 duoT5800, 2x2.0ghz, 2mb cachê, FSB 800mhz, 3gb memória DDR2 com expansão para até 8gb, e uma placa de vídeo GEFORCE 9600m-GT 512MB dedicada (ATÉ 1.792MB compartilhada), pesa 2.7kg(não sei se isso influencia em alguma coisa, ou acusa algum ponto positivo, além do obvio); Já o outro notebook possui placa mãe com chipset ATI/AMD, um processador AMD Turion™ X2 Dual-Core RM-72 2x 2,10 GHz, 1mb cache(não foi especificado o HT do proc, enfim velocidade de comunicação com o sistema), 4gb memória ddr2 (sem capacidade para futura expansão), placa de video ATI Mobility Radeon HD 4650 1gb memória dedicada, (até 1792mb compartilhada), pesa 3,3kg. Sei que isoladamente o processador da Intel é melhor e que a placa de vídeo da ATI é consideravelmente superior. Porém A DUVIDA CRUEL É QUAL SISTEMA SERIA MELHOR, analisando desempenho de uma maneira globalizada, OUSEJA, o notebook será usado pra faculdade, casa, trabalho e entretenimento.

Postado

Você vai ter que fazer um trade-off, é bem parelho.

1) Em Jogos a com 4650 dá um pau na 9600

2) Em Entretenimento a com Intel sai na frente - converter videos pra dvd vai ser mais rápido

3) Em Mobilidade o com Intel ganha, é meio quilo menos pesado

Eu ficaria com o com Intel se jogar é só uma parte do uso.

Você tem o tempo de baterias dos dois pra comparar?

Postado

Então Galera, eu não consegui ver a duração da bateria, os dois até no tempo de garantia estão juntos (dois anos). Tudo bem , a placa de video é bem melhor, mais até do que eu imaginava, segundo nosso amigo que diz ser parecida a uma GeForce 8800, mas considerando que pretendo ficar, uns 4 anos com o equipamento, esse limite de 4gb de memoria ram(não tem como aumentar este numero, por limitação de hardware) não poderia me fazer falta no futuro? O notebook não será exclusivamente para jogos, os aplicativos menos comuns que utilizarei , são alguns ides para programação, photoshop cs4(raramente), transferencia de dados para eventuais backups (mas isso depende mais do disco rígido e os dois são exatamente iguais neste quesito), e jogos eu costumo jogar, gosto de gráficos bem trabalhados, mas não mais do que um título diferente por mes. Pra jogos mais modernos, qual a projeção recomendada para uso de memoria ram atualmente?

Postado

Eu sinceramento acho que mais de 4gb não é necessário e não vai ser por um tempo (tirando em virtualização e jogos). Pode ser legal também para o trabalho mais pesaso com o photoshop, mas já que é algo raro pra você não sei se vai ser tão patente.

Os jogos vão sempre pedir mais de ram - mas vão pedir mais processador, mais da placa... não dá pra ser future proof.

ah, a diferença dos processadores é razoavelmente considerável - aproximadamente 20% em testes sintéticos.

http://www.notebookcheck.net/Mobile-Processors-Benchmarklist.2436.0.html?&benchmark_values=&deskornote=&month=∨=&search=&sort=cinebench10_m

Postado

Vai no ATI, não acho que precisarás 8GB de RAM porque mesmo com tanta RAM o resto dos componentes não vão acompanhar, 4GB são o suficiente, só não sei por mais anos como irão as coisas, mas acho que os avanços em gráficos exigirão muito mais que os em processamento por isso iria pelo vídeo.

Postado

E em todos os testes restantes que não são FEAR ela dá de 20 a 30% performance maior, em AVG. Lembro de ver coisa semelhante com Call Of Juarez - em comparação de algumas placas a ATI ficava bem na frente em Call Of Juarez e bem atrás em todas outros pra Geforce. Acontece.

Postado

bom, overclocando minha HD3650 (diga-se de passagem, quase metade dos transistores a GPU, 374.000 contra 500.000) eu quase igualo a minha 8800 mobile.

se você ver que uma HD4870 é praticamente o dobro da HD4650 em transistores, e a HD4870 bate ate SLI de 9800, fica fácil presumir que a HD4650 vai no minimo quase chegar perto da 8800.

[]'s

se quer note pra 4 anos pega um gateway.

Postado

Na realidade quatro anos é apenas uma projeção, quero ele pelo máximo de tempo que puder sem ter que trocar tão cedo. Mas sei que fica difícil prever o futuro, gostaria apenas de tomar a decisão sem me arrepender depois, entende? O que quer dizer Gateway(marca?)

Postado

Dos que você citou pegue o com ATI 4650 sem pensar. Placa de vídeo muitooo superior desde quanto a desempenho quanto a aquecimento (nvidia gosta de aquecer e ATI se controla melhor) e quanto a qualidade de imagem também, processador das máquinas são bem equivalentes. Quanto a expandir memória, é bobeira passar de 4GB. Melhor ter a melhor placa de vídeo e não se preocupar com isso, afinal placa de vídeo você vai casar com uma e não vai poder trocar nunca, então pegue a melhor já.

Se quer qualidade e notebook pra durar tanto tempo é Gateway mesmo, só por eles terem 3 anos de garantia já não precisa comentar mais nada...

Postado

Então galera. Notebooks Gateway, só achei 8 ou 80, ou não é pra jogos ou detona com uma placa irada, mas bem mais caro comparado ao valor que vou pagar. Tem algum lugar que venda algum com a configuração similar a esta que estou querendo?

Postado

Eu vou pagar 699 euros(equivaleria a R$2100), estou fazendo intercambio, mas volto pro

Brasil em breve porém comprar aí nem pensar, pois é bem mais caro! Aqui não encontrei em nenhum site Gateway pra vender.

Postado

na aeuropa acho q nao vai achar gateway, porque pelo q eu andei vendo tem uma empresa holandesa ou algo assim q faz antena e chama gateway, e a gateway nao pode vender ai ehehehhehehe

Danço :)

se ta na europa, da um look se acha MxM HD4670 acho q padrão II ou III pra vender se tiver ai com tempo sobrando e posta o preço e link da loja.

Europa uma boa marca pra você ver é asus ou vaio mesmo. se gosta de apple ai sem discuçao, melhor que os 2 primeiros.

[]'s

Postado

Sony vaio aqui é mais caro, aple não curto. Preço bom e com uma configuração de hardware legal e acabamento show de bola eu achei quatro marcas. Hp(pavilon), Toshiba, Asus e Acer...MAs vou ver aqui sobre o que você disse Ice...mesmo assim não gostaria de entrar em mérito de marcas, pra não fugir do foco. Eu andei fazendo umas análises aqui seguindo os numeros dos testes realizados no notebookcheck e o que a maioria diz aqui é comprovada nos numeros. O processador intel é , em média, 20% superior, porém a placa de video da ati é , em média, 28% superior, e, ainda em testes diretos( como no 3dmark 2006, que é usado nos testes comparativos de processadores, e tb nos testes comparativos de placas de video), se confirma que o desempenho de video compensa a diferença de processador, e como não usarei programas como autocad, ou algum nesta linha, como vou usar no máximo um photoshop cs4(que necessita no minimo de 2gb de memoria ram) e a questão navegar na internet, "usar" o sistema operacional, trabalhar com editores de textos(ides)e coisas do cotidiano, não "exigiria" esta diferença de processamento. O notebook conjunto Amd/ati parece me ser mais útil, já que curto bastante jogos sofisticados!

Postado

no notebookcheck a ati agora está 20% melhor? eles devem estar pagando cache agora ou a intel ou nvidia parou de pagar. hehehehhehe

notebookcheck é furado, ate pouco tempo atrás nvidia 9600 batia hd3850 nesse site.

mas na real as placas ati mobile de mesma categoria costumam se dar melhor sim.

outra marca boa pra você ver ai é LG, tem uns baratos com ATI HD2600

mas tipo europa nao é o melhor lugar do mundo pra comprar note, é melhor que brasil, mas bem pior que EUA por ex.

se puder fazer escala nos EUA quando voltar, vale a pena perder uns 2 dias la pra comprar o note.

[]'s

Postado

Valeu pela dica Ice. Mas preciso de um note pra faculdade e trabalho. Vendi o meu PC e tenho que comprar outro, não posso esperar mais. Mas Esta placa que você mencionou além de vir com 256mb de memoria é, pelo menos, teoricamente inferior a HD4650 que alem de ter um "motor" mais forte vem com 1gb de memoria. Pra você ter uma ideia da diferença, que faz a memoria da placa de video, em jogos mais novos, no meu desktop eu havia feito um teste, meses atrás com uma GEFORCE 8600GT 256MB 128bit DE MEMORIA DDR3 e em seguida coloquei uma 9500GT 1GB DDR2 128bit, placas de video que tem "motores" similares. Enfim com A 8600, NO GTA 4, POR EXEMPLO, eu não conseguia jogar com as opções gráficas pela metade, ja com a 9500, jogava tranquilamente com nivel medio de opções gráficas, estava usando tb um phenon X4 9550 e uma placa mãe com chipset ATI, black edition da ECS.

Postado

placa de note nao tem a ver com de desk, so nome. cuidado pra se basear em desk, vai ter surpresa.

e logico, a HD4650 vai ser bem melhor que qq uma destas citadas acima inclusive da hd2600 q da 2 x a 8600gt comparando a hd2600 (M76) do m-6851 com a 8600gt do g2s.

se achou ai um note com HD4650 manda ver, vai dar ralo fácil em 9500, 9600 e talvez em 9700, ai ja nao sei ao certo, mas nao duvido.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!