Ir ao conteúdo

Dúvidas sobre Radeon X1200 e vgas onboard em geral

Carpa

Posts recomendados

Postado

Estou tentando cortar gastos com a conta de luz aqui em casa, e alguém aqui no fórum me sugeriu usar um PC com placa onboard. Como estou mesmo precisando comprar um PC novo, pensei em montar um com uma placa mãe Foxconn A6vmx - mobo de baixo custo que já me foi recomendada -- cuja descrição diz possuir a vga Radeon X1200 integrada.

Dei uma olhada naquele link comparando todos os chipsets da ATI e não achei essa versão lá. Por que será? Alguém saberia me dizer, por gentileza, qual o poder dessa placa? Tipo, a qual outra daquela lista ela se compara, por exemplo.

Nesse PC aqui tenho uma Radeon 9200. Será que essa X1200 é melhor ou pelo menos igual a esta?

Outra coisa que gostaria de saber é como funciona esse negócio de placa onboard, pois sou totalmente leigo em informática. Usando a placa onboard eu não vou gastar nada de energia com placa de video no PC? O gasto dela tá todo incluso na placa mãe?

Por exemplo, se eu for calcular quantos watts meu PC novo gastará na eXtreme Power Supply Calculator, pode deixar o campo placa de video em branco ou tem que colocar uma placa equivalente à essa que vem onboard?

Se for isso realmente a economia seria grande, pois passaria de 200w para 158w. Está certo isso, gente?

Desde já agradeço a todos que ajudarem.

• Membro VIP
Postado

É como uma Radeon 9550.

Ela até que é valente, mas é onboard..

Você não gastará muita energia do PC como se gastava uns tempos atrás porque este chip onboard é um bom chip, então ele consegue fazer boa parte do seu trabalho sozinho, sem incomodar o Processador.

O Consumo em Watts vai mudar uns 5, 10 Watts no máximo, os chipsets integrados da AMD possuem consumo bem baixo, é só ver o dissipador pequeno que eles usam (não considere o daquelas placas de 800 mangos).

Postado

Valeu mesmo pela resposta, Xita. :lol:

Mas ainda tenho algumas dúvidas. Será que você podia fazer o grande fazer de me ajudar de novo?

1) Não entendi o "mas é onboard". Há alguma diferença entre uma placa de video do mesmo modelo onboard e offboard? Li algo sobre a onboard usar memória da placa mãe, mas não entendi direito como funciona.

2) Corrija-me se estiver errado, mas acho que em matéria de slots de vga acho que é mais ou menos assim: PCI < AGP 4x <AGP 8x <PCI-E. Não sei como isso funciona na prática, mas sei que altera o desempenho da placa a ponto de uma placa PCI-E ser mais rápida do que seu respectivo modelo AGP, correto? E como isso funciona na placa onboard? Que tive de "slot" ela usa? É tão rápido quanto o PCI-E?

3) Estou usando este site como referência pra montar um PC "green". Nele há campos separados para especificar o modelo da placa mãe e da VGA, sendo que cada campo adiciona o respectivo consumo do hardware em questão.

Se eu for usar mesmo o video onboard da mobo, isso quer dizer que posso deixar o campo "Video Card" em branco, na hora de calcular o consumo? Em outras palavras, o gasto da vga onboard já está incluso no gasto aproximado da placa mãe ou eu ele é à parte? No caso de ser à parte, quer dizer que eu tenho que escolher o modelo da placa mãe onboard no formulário pra calcular o consumo?

Desculpa, gente, mas não sei se estou sendo claro o bastante, pois tenho a tendência de falar (escrever no caso) demais e não dizer nada XD

Meu objetivo é, com meu curto orçamento, montar um PC rápido e que gaste o mínimo possível de energia. Não pretendo jogar nada pesado. Rodando World of Warcraft e The Sims 2 bem, por exemplo, já tá ótimo pra mim.

Sintetizando ainda mais, se eu usar a placa onboard ao invés de, digamos, uma GeForce 9400 eu vou economizar bastante energia?

Obrigado a todos e desculpa por ser tão enrolado XD

• Membro VIP
Postado
Valeu mesmo pela resposta, Xita. :lol:

Mas ainda tenho algumas dúvidas. Será que você podia fazer o grande fazer de me ajudar de novo?

Claro :)

1) Não entendi o "mas é onboard". Há alguma diferença entre uma placa de video do mesmo modelo onboard e offboard? Li algo sobre a onboard usar memória da placa mãe, mas não entendi direito como funciona.

Sim, a maioria delas usa a memória "do sistema", uma placa onboard costuma ter tudo dela e não incomoda outras partes quando trabalha, a onboard precisa pedir licença.

2) Corrija-me se estiver errado, mas acho que em matéria de slots de vga acho que é mais ou menos assim: PCI < AGP 4x <AGP 8x <PCI-E. Não sei como isso funciona na prática, mas sei que altera o desempenho da placa a ponto de uma placa PCI-E ser mais rápida do que seu respectivo modelo AGP, correto? E como isso funciona na placa onboard? Que tive de "slot" ela usa? É tão rápido quanto o PCI-E?

Sua lógica não está muito correta pois não tem uma linearidade assim.

Além da taxa de transferência existem outros fatores que diferem o AGP do PCI-E. Tem AGP e PCI-E de mesmo desempenho.

As placas onboard não precisa de um slot como as offboard.

3) Estou usando este site como referência pra montar um PC "green". Nele há campos separados para especificar o modelo da placa mãe e da VGA, sendo que cada campo adiciona o respectivo consumo do hardware em questão.

Se eu for usar mesmo o video onboard da mobo, isso quer dizer que posso deixar o campo "Video Card" em branco, na hora de calcular o consumo? Em outras palavras, o gasto da vga onboard já está incluso no gasto aproximado da placa mãe ou eu ele é à parte? No caso de ser à parte, quer dizer que eu tenho que escolher o modelo da placa mãe onboard no formulário pra calcular o consumo?

Se for usar o modo 3D não, pois quando usar o chip gráfico o consumo vai aumentar, pouco mas vai.

Pode acrescentar uns 10 a 15W se for plataforma AMD

Desculpa, gente, mas não sei se estou sendo claro o bastante, pois tenho a tendência de falar (escrever no caso) demais e não dizer nada XD

Meu objetivo é, com meu curto orçamento, montar um PC rápido e que gaste o mínimo possível de energia. Não pretendo jogar nada pesado. Rodando World of Warcraft e The Sims 2 bem, por exemplo, já tá ótimo pra mim.

Sintetizando ainda mais, se eu usar a placa onboard ao invés de, digamos, uma GeForce 9400 eu vou economizar bastante energia?

Obrigado a todos e desculpa por ser tão enrolado XD

Procure os chipsets 780G então, eles são bons e vão te suprir bem no período de "entreplacas" :D

Postado

Muito obrigado novamente pelas resposta, Xita.

Não é bem um "preiodo entreplacas". Ela quer um PC que gaste pouca energia, então se PC com video onboard gastar cerca de 50w a menos que com video offboard mesmo (numeros fornecidos pela calculadora do site lá), ela pretende ficar com onboard definitivamente. Não é só algo provisório até ter grana de comprar uma vga boa e tal. É questão de economia. :lol:

Bom, procurei rapidinho no Mercado Livre e em alguns sites de loja aqui e as mobos que achei com esse chipset 780g estão na faixa de 300 reais (o dobro do preço da Foxconn). Esse investimento extra vale a pena?

A HD3200 é tão melhor assim que a X1200?

Você saberia dizer a qual placa essa HD 3200 se equivale? Também não acho ela na tabela do site.

Obrigado e tenha uma ótima noite, cara. Você não tem noção do quanto estou grato por sua ajuda. Valeu mesmo! ^_^

• Membro VIP
Postado

É pra isso que existe o forum ^_^

Não é bem um "preiodo entreplacas". Ela quer um PC que gaste pouca energia, então se PC com video onboard gastar cerca de 50w a menos que com video offboard mesmo (numeros fornecidos pela calculadora do site lá), ela pretende ficar com onboard definitivamente. Não é só algo provisório até ter grana de comprar uma vga boa e tal. É questão de economia. :lol:

Aaaah, é ela, entendi.

Que brabeza ein ! :D

Se vai ficar em definitivo siga adiante com o 780G, em gerenciamento de energia o HTT 3.0 dá uma ajudinha.

Procure placas-mãe da Gigabyte, as que sejam "Ultra Durable". São mais caras mas mais eficientes.

Bom, procurei rapidinho no Mercado Livre e em alguns sites de loja aqui e as mobos que achei com esse chipset 780g estão na faixa de 300 reais (o dobro do preço da Foxconn). Esse investimento extra vale a pena?

Bem melhor, o investimento é bom por vários motivos.

Você saberia dizer a qual placa essa HD 3200 se equivale? Também não acho ela na tabela do site.

Obrigado e tenha uma ótima noite, cara. Você não tem noção do quanto estou grato por sua ajuda. Valeu mesmo! ^_^

Não sei, tabelas não comparam placas e eu não vi o desempenho dela lado a lado com outras, mas não deve ficar muuito atrás de uma 2400pro, eu suspeito que é algo como uma Geforce 6600 ou até um pouco mais.

Se quer economia de energia tente a técnica de "undervolt".

Postado

Valeu de novo, Xita. Vou estudar aqui o que é possivel com o orçamento dela (sim, é ela!) Esse PC eu tô montando pra minha irmã, acho que esqueci de mencionar.haha :D

Já adicionei o tutorial de undervolt aqui nos favoritos e lerei quando tiver mais tempo, valeu! Já HTT 3.0 eu não faço ideia do que seja. O que é?

A coisa tá apertada, então acho que muito provavelmente vai a Foxconn mesmo. Mas ela não gosta de jogar coisa muito pesada não. Negócio dela é mais jogos tipo The Sims, alguns de estratégia e MMORPGs, então capaz até de aguentar legal.

Rodo alguns MMORPGS razoavelmente aqui nesse P4 1,5ghz com Radeon 9200 e 512 mb de ram. O PC dela provavelmente vai ser um Atlhon x2 5000com 2GB de ram em dual channel, fonte zalman 360w, HD SATA mais barato que achar + essa foxconn com video integrado. Acho que vai dar pra rodar jogo bem melhor que esse meu, não?

Ah, e mais uma dúvida (malz pelo abuso XD): Se eu colocar um pente extra de 512 MB de memo num terceiro slot, só pra VGA, eu desligo o dual channel dos outros dois pentes?

Valeu e abração!

• Membro VIP
Postado
Valeu de novo, Xita. Vou estudar aqui o que é possivel com o orçamento dela (sim, é ela!) Esse PC eu tô montando pra minha irmã, acho que esqueci de mencionar.haha :D

Vixe.. nãp sei se é pior que namorada :D

Já adicionei o tutorial de undervolt aqui nos favoritos e lerei quando tiver mais tempo, valeu! Já HTT 3.0 eu não faço ideia do que seja. O que é?

Testar o undervolt é um pé no saco, mas depois de testado e "validado" ele é bem interessante.

HyperTransport 3.0, ele ajuda no desempenho dos melhores processadores da AMD (em relação ao HTT 2) e também ajuda no controle independente de energia de cada núcleo dos procesadores Phenom (e também dos Turion Ultra se eu não me engano). É algo desejável mas não obrigatório.

A coisa tá apertada, então acho que muito provavelmente vai a Foxconn mesmo. Mas ela não gosta de jogar coisa muito pesada não. Negócio dela é mais jogos tipo The Sims, alguns de estratégia e MMORPGs, então capaz até de aguentar legal.

Normal, mulheres raramente jogam os jogos mais pesados.

Aliás, eu sugiro que você dê pra ela o jogo Spore, se ela ainda não tiver. ;)

Rodo alguns MMORPGS razoavelmente aqui nesse P4 1,5ghz com Radeon 9200 e 512 mb de ram. O PC dela provavelmente vai ser um Atlhon x2 5000com 2GB de ram em dual channel, fonte zalman 360w, HD SATA mais barato que achar + essa foxconn com video integrado. Acho que vai dar pra rodar jogo bem melhor que esse meu, não?

Sim vai mas não taaaaanto, se você pegar a placa com 780G provavelmente vai sentir uma boa diferença.

O 5000 tá bem barato né ?

Ah, e mais uma dúvida (malz pelo abuso XD): Se eu colocar um pente extra de 512 MB de memo num terceiro slot, só pra VGA, eu desligo o dual channel dos outros dois pentes?

Valeu e abração!

Provavelmente sim, melhor ficar só com 2 GB, ou 4 GB, mas sempre em pares de pentes iguais, afinal irmã bate sem dó.. :unsure:

Postado

Cara, a performance da HD3200 (chipset 780G) fica entre a X1300 e a HD3450:

http://www.tomshardware.com/reviews/amd-780g-chipset,1785-10.html

Nesse rewiew os caras até fizeram um over nela e melhorou o desempenho, ultrapassando em alguns casos a 3450.

Aqui tem um teste da X1250(chipset Rs690G):

http://xtreview.com/review179.htm

Comparando com o Gforce6150.

Me pareceu bem inferior a X1300 e inferior ao Gforce.

Postado
Vixe.. nãp sei se é pior que namorada :D

Se é pior eu não sei, mas que eu preferia que fosse pra namorada, AH, como eu preferia! <-------- super hyper deluxe edition encalhado :(:(:(:D

Testar o undervolt é um pé no saco, mas depois de testado e "validado" ele é bem interessante.

HyperTransport 3.0, ele ajuda no desempenho dos melhores processadores da AMD (em relação ao HTT 2) e também ajuda no controle independente de energia de cada núcleo dos procesadores Phenom (e também dos Turion Ultra se eu não me engano). É algo desejável mas não obrigatório.

Valeu pela explicação. Parece bem legal mesmo.

Normal, mulheres raramente jogam os jogos mais pesados.

Aliás, eu sugiro que você dê pra ela o jogo Spore, se ela ainda não tiver. ;)

Ah, eu não quis dizer "pesado" no sentido de sangue, sexo e mundo cinza pós-apocaliptico (o que exclui a maioria dos jogos "next gen"...)

Tava falando que os joguinhos que ela sempre me enche o saco pra conseguir pra ela são geralmente jogos que exigem pouco da máquina. O PC dela consegue ser pior que o meu, tem uma VGA GeForce 2 GTS! (paguei 600 pau nela na época, ai ai como o mundo evolui e o luxo vira lixo de uma hora pra outra...)

Ela fica rodando só joguinhos em flash pro PC não explodir. Acho que poder rodar The Sims 2 e World of Warcraft/Guild Wars de boa vai fazer ela pirar. :D

O 5000 tá bem barato né ?

Depende do que você considera barato. Na verdade nem precisa ser o 5000. Qualquer um brisbane que eu achar por uns R$ 150 eu cato. Digo brisbane porque na calculadorazinha lá os windsor gastam consideravelmente mais, não sei porque...

Provavelmente sim, melhor ficar só com 2 GB, ou 4 GB, mas sempre em pares de pentes iguais, afinal irmã bate sem dó.. :unsure:

Acho melhor não migrá-la pro XP, pois nem eu sei mexer nele ainda haha (ou XP agora está suportando mais do que 3 gigas?)

Se ainda tiver a limitação, acho que não compensa botar 3 GB e perder dual channel, compensa?

Valeu novamente, Xita! :)

Muito obrigado pelos links, cara. Me ajudaram bastante a ter uma ideia do poder das vgas. Realmente a diferença entre o 690 e o 780 é imensa!

O problema é que a grana está curta e justamente por isso que ela quer investir num PC econômico. A ideia é recuperar o investimento em um ano e meio, por aí, pois o PC atual dela gasta cerca de 350w graças a fonte vagabunda e monitor crt.

Mesmo se ela conseguir grana, tava vendo que sai praticamente o mesmo catar uma uma Foxconn + uma GeForce 9400 ao invés de uma placa com 780G. Acho que essa Geforce é bem melhor que a 3200 onboard da mobo, certo? Se for o problema será achar o equilibrio entre gasto de energia e performance.

Será que alguém saberia me dizer quanto gastaria um PC c/ 780g e vga onboard e um PC com Foxconn + Geforce 9400? Acho que não tô sabendo mexer naquela calculadora lá....

Obrigado novamente galera. Eu estaria perdido sem o CDH! :lol:

• Membro VIP
Postado

Ah, eu não quis dizer "pesado" no sentido de sangue, sexo e mundo cinza pós-apocaliptico (o que exclui a maioria dos jogos "next gen"...)

Geralmente os que exigem mais da placa de vídeo ^_^

Depende do que você considera barato. Na verdade nem precisa ser o 5000. Qualquer um brisbane que eu achar por uns R$ 150 eu cato. Digo brisbane porque na calculadorazinha lá os windsor gastam consideravelmente mais, não sei porque...

É por aí (preço), não sei se acharã mais baratos.

Windsor é fabricado em 90 nm, Brisbane em 65, isso faz diferença no consumo, overclock e undervolt, o brisbane pra você é a melhor escolha mesmo, tem até uns de 45 W, mas meio duros e caros de se achar aqui.

Acho melhor não migrá-la pro XP, pois nem eu sei mexer nele ainda haha (ou XP agora está suportando mais do que 3 gigas?)

Se ainda tiver a limitação, acho que não compensa botar 3 GB e perder dual channel, compensa?

Pode ficar com 4 físicos e 3 e pouco reconhecidos, não tem problema, mas o XP nessa máquina vai muito bem, eu seria mais mala e colocaria Linux, to anarquista !

O problema são os jogos.

O problema é que a grana está curta e justamente por isso que ela quer investir num PC econômico. A ideia é recuperar o investimento em um ano e meio, por aí, pois o PC atual dela gasta cerca de 350w graças a fonte vagabunda e monitor crt.

O que você vai montar não vai puxar nem 200 dependendo do seu monitor.

E ela vai jogar o dia todo ?

Caso não, não se preocupe tanto com economia, isso vai economizar uns 5 mangos por conta de luz dependendo da sua tarifa.

Mesmo se ela conseguir grana, tava vendo que sai praticamente o mesmo catar uma uma Foxconn + uma GeForce 9400 ao invés de uma placa com 780G. Acho que essa GeForce é bem melhor que a 3200 onboard da mobo, certo? Se for o problema será achar o equilibrio entre gasto de energia e performance.

Com a 780G você pode depois comprar uma bem fracote e usar Hybrid CrossFire, é uma solução barata e até interessante. (tem testes nos pultimos artigos que o CDH fez de placas-mãe AM2+)

Será que alguém saberia me dizer quanto gastaria um PC c/ 780g e vga onboard e um PC com Foxconn + Geforce 9400? Acho que não tô sabendo mexer naquela calculadora lá....

Obrigado novamente galera. Eu estaria perdido sem o CDH! :lol:

Coloca aí mais uns 30 W, mas eu recomendo uma ATI se for pegar o 780G, pra usar o HCF.

Postado
Geralmente os que exigem mais da placa de vídeo ^_^

Exato. :D

Pode ficar com 4 físicos e 3 e pouco reconhecidos, não tem problema, mas o XP nessa máquina vai muito bem, eu seria mais mala e colocaria Linux, to anarquista !

O problema são os jogos.

Mas se eu botar 4 GB em dual channel e o XP reconhecer só 3 esses 3 ainda ficam em dual ou quebra ele?

E sem chance dela querer aprender a mexer em Linux XD

Eu até que quero ver isso melhor um dia. Também sou meio anarquista haha

O que você vai montar não vai puxar nem 200 dependendo do seu monitor.

Sim, se eu deixo o campo VGA em branco lá na calculadora diz que gastará 158w. Aí eu somo isso a uns 25w do monitor LCD que ela vai comprar e adiciono uns 15% que a fonte vai desperdiçar. Da uns 200 w mesmo.

E ela vai jogar o dia todo ?

Caso não, não se preocupe tanto com economia, isso vai economizar uns 5 mangos por conta de luz dependendo da sua tarifa.

Não jogar, mas esse PC fica em uso pelo menos 18 horas por dia, por isso estamos querendo arrumar um jeito de economizar nele aqui. Fiz as contas e parece que gastamos uns 100 reais de luz nele :eek:

É que ele é usado por minhas duas irmãs e minha mãe, todas com agendas de vida diferentes. Ou seja, quando uma sai pra trabalhar ou vai dormir, a outra tá usando.

É msn, orkut, e-books e o ****** a 4. Jogo ela nem roda, tadinha. Geforce 2 GTS... XD

Com a 780G você pode depois comprar uma bem fracote e usar Hybrid CrossFire, é uma solução barata e até interessante. (tem testes nos pultimos artigos que o CDH fez de placas-mãe AM2+)

Coloca aí mais uns 30 W, mas eu recomendo uma ATI se for pegar o 780G, pra usar o HCF.

Sim, li sobre isso e parece uma boa mesmo, mas o problema é que a 780G tá estourando o orçamento aqui. Comprar ela mais outra VGA é sem condições. Minha dúvida é entre ela ou a Foxconn (que custa metade do preço) + uma Geforce 9400. Isso da quase o mesmo preço da placa 780G sozinha e acho que a 9400 > 3200 onboard, né?

Se o consumo extra da 9400 for só de 30w até da pra considerar essa opção....

Valeu de novo, Xita. :lol:

Postado

Os 4Gb do dual-channel irão funcionar independente do XP reconhecer só 3,5Gb.

Uma coisa é a memória física, outra é o que o sistema operacional reconhece, outra é o que ele utiliza :D

Bom se o 780G, está demais para a sua $, compre a foxconn e a 9400GT. Tanto a 9400GT como a Hd3450 ou a 2600 tem versões "low profile", que gastam bem pouca energia.

Postado
Os 4Gb do dual-channel irão funcionar independente do XP reconhecer só 3,5Gb.

Uma coisa é a memória física, outra é o que o sistema operacional reconhece, outra é o que ele utiliza :D

Bom se o 780G, está demais para a sua $, compre a foxconn e a 9400GT. Tanto a 9400GT como a Hd3450 ou a 2600 tem versões "low profile", que gastam bem pouca energia.

Valeu pela info sobre a memória, cara.

Na verdade sai quase o mesmo preço comprar só a 780G e ficar com video onboard ou comprar uma mobo pior com uma placa offboard tipo 9400GT. Qual dessas opções obtém a melhor performance?

Bom saber também sobre as versões low profile. Vou procurar mais sobre isso. :)

• Membro VIP
Postado
Valeu pela info sobre a memória, cara.

Na verdade sai quase o mesmo preço comprar só a 780G e ficar com video onboard ou comprar uma mobo pior com uma placa offboard tipo 9400GT. Qual dessas opções obtém a melhor performance?

Bom saber também sobre as versões low profile. Vou procurar mais sobre isso. :)

A 9400GT fica na frente em performance.

As low profile se destacam mais por serem de tamanho reduzido (para aqueles gabinetes magrelos) do que pelo consumo menor. ;)

Postado

MUITO obrigado pelas respostas, Marcelo e Xita!

Vou estudar aqui com minha irmã a melhor opção pro nosso bolso.

Podem fechar o tópico se quiserem.

Um abraço! :)

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!