Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relogio no pic, e CI que é um relogio


Rodrigo Flister

Posts recomendados

E ai pessoal, ouvi um comentário de um amigo, sobre um CI que é um relógio, e alem de marcar as horas, minutos e segundos ele também envia essas informações para o pic via serial, alguem ai já ouviu falar desse CI.

Aproveitando o tópico tem outra coisa; estou usando a biblioteca LCD.c, e quero escrever no lcd o valor de uma variável, no caso as variáveis do relógio, mais não sei como, se puderem me dar uma forcinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal, ouvi um comentário de um amigo, sobre um CI que é um relógio, e alem de marcar as horas, minutos e segundos ele também envia essas informações para o pic via serial, alguem ai já ouviu falar desse CI.

Aproveitando o tópico tem outra coisa; estou usando a biblioteca LCD.c, e quero escrever no lcd o valor de uma variável, no caso as variáveis do relógio, mais não sei como, se puderem me dar uma forcinha

Na realidade o PIC pode ser um relógio, você só precisa programar ele assim.

Nunca vi CI de relógio, mas um conjunto de CIs também podem virar um relógio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o pic como relógio eu ja ate fiz, agora o meu problema e escrever valores de variáveis no lcd. Em c para computador e so colocar:

printf("variável x tem valor %d",x);

agora em c para pic usando a biblioteca LCD.C eu tentei o seguinte comando

lcd_putc("a variavel x tem o valor %d",x);

mais essa não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem vários os chamados Real Time Clock - RTC (relógio de tempo real

PCF8583, PCF8593, DS1302, DS1305, DS1306, DS1307, etc

http://search.datasheetcatalog.net/key/PCF8583

http://search.datasheetcatalog.net/key/DS130

São caracterizados pelo baixíssimo consumo e precisão. Podem ser alimentados por baterias de litium por anos ou até por gold caps de 1 Farad

NF%20SERIES%208.0H,21.5D.jpg

que o mantêm trabalhando por horas no caso de falta de energia e podem ser encontrados facilmente em sucatas de videocassetes e outros equipamentos eletrônicos que usam tais relógios.

Se implementar um relógio num microcontrolador, ele só será preciso se não precisar fazer mais nada que interfira na contagem de tempo, exemplo: tratamento de outras interrupções.

Tem ainda a questão do calendário permanente que nos RTCs já está pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem vários os chamados Real Time Clock - RTC (relógio de tempo real

PCF8583, PCF8593, DS1302, DS1305, DS1306, DS1307, etc

http://search.datasheetcatalog.net/key/PCF8583

http://search.datasheetcatalog.net/key/DS130

São caracterizados pelo baixíssimo consumo e precisão. Podem ser alimentados por baterias de litium por anos ou até por gold caps de 1 Farad

NF%20SERIES%208.0H,21.5D.jpg

que o mantêm trabalhando por horas no caso de falta de energia e podem ser encontrados facilmente em sucatas de videocassetes e outros equipamentos eletrônicos que usam tais relógios.

Se implementar um relógio num microcontrolador, ele só será preciso se não precisar fazer mais nada que interfira na contagem de tempo, exemplo: tratamento de outras interrupções.

Tem ainda a questão do calendário permanente que nos RTCs já está pronto.

Interessante, mas nesse caso, esses CIs só mantem a saída oscilando, não enviam necessariamente enviam separadamente 'segundo, minuto, hora', correto?

EDIT: Agora olhei os datasheets, eles guardam a informação separada sim :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o MCU tiver entrada para cristal de 32,768KHz, você pode programar um timer de 16 bits para contar 15 bits. Isso te dá uma interrupção por segundo.

Se o próprio MCU não fizer isso no automático.

RTCs são baratos e já fazem isso.

você pode manter a oscilação do MCU elevada, e poder transmitir para um PC, p. ex.

O PCF8583 gera interrupção de centésimos de segundo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...