Ir ao conteúdo

Lapidação Completa - Placa mãe-Processador-Vídeo

Posts recomendados

Postado

ok mas acho que vou ficar com a artic silver ja que vai ficar no mesm ofrete dos fans e vou economizar bastante

quanto a ideia do motor hoje de manha eu peguei minha micro retifica e coloquei a ponta de pano no começo achei que ia bem mais depois que lavei vi que ficou meio riscado ai foi so dar mais uma polida com a mao que foi bem a tarde eu vou instalar e vejo n o que deu

do over o meu n ta mais agressivo porque nao consegui passar disso que ta na assinatura

Postado

(não editei o de cima para não ficar confusso, moderadores)

Pronto instalado e funcionando em idle deu uma queda de 10 graus mas hoje esta bem mais frio(23 graus) que quando ele tava chegando a 63(ambiente em 28 graus)quando esquentar vou poder ver se funcionou ai posto as temp de tudo com ou sem fans idle full,etc

ai vai as fotos

dsc01619zh.th.jpg

dsc01620i.th.jpg

dsc01621n.th.jpg

o resultado

dsc01622j.th.jpg

dsc01623b.th.jpg

dissipador e processador com pasta termica(essa tentativa deu errado)coloquei pouca pasta usando o metodo do cartão mais nao deu certo

dsc01628.th.jpg

agora deu certo

dsc01624z.th.jpg

dsc01625hq.th.jpg

dsc01626l.th.jpg

dsc01627nn.th.jpg

o cooler montado

• 3 meses depois...
Postado
(não editei o de cima para não ficar confusso, moderadores)

Pronto instalado e funcionando em idle deu uma queda de 10 graus mas hoje esta bem mais frio(23 graus) que quando ele tava chegando a 63(ambiente em 28 graus)quando esquentar vou poder ver se funcionou ai posto as temp de tudo com ou sem fans idle full,etc

ai vai as fotos

amigo desculpe-me a demora, mas ficou excelente, pelo menos nas fotos,

você fez mais testes? qual o veredito final!?

Postado

então não baixo quase nada mas ainda n é definitivo

o problema é que parece que a base n ficou muito plana baixou 1 grau

estou com artic silver 5 mas tenho que comprar alcool isopropilico pra aplicar direito

ai eu posto direito as temp

uma coissa ficou uns 3 meses com a generica amtes de eu colocar a artica silver, e estava toda oxidada de novo a base,é normal??e onde eu acho alcool isopropilico??as farmacias que eu fui nem sabiam o que era

Postado

ela pode oxidar sim por conta que algumas genéricas possuem água na composição (olha o curto aí gente)...

se você não achou na farmácia normal procure em farmácias de manipulação...

Postado

hum,deve ser isso então, vou atras do alcool em uma farmacia de manipulação que minha mãe sempre vai(o pior que minha mãe até deu ideia de ir la ver se tinha mas achei bobagem:p)

ai sim vai melhora ta ficando 63 jogando sem over(por caussa da minha má aplicação tive que tirar o over)

o proximo alvo vai ser dissipador do chip set,coloquei até um fan em cima e não baixou nada,não que esteja quente mas é melhor mais baixo(40 em full)

uma duvida tava vendo de novo o topico e me interesei no laping do processador, o que você fez??colocou pouco polidor??no final??nem usou polidor??só as lixas??como fica colocar o processador nas lixas dagua por estarem com agua??

Postado
hum,deve ser isso então, vou atras do alcool em uma farmacia de manipulação que minha mãe sempre vai(o pior que minha mãe até deu ideia de ir la ver se tinha mas achei bobagem:p)

ai sim vai melhora ta ficando 63 jogando sem over(por caussa da minha má aplicação tive que tirar o over)

o proximo alvo vai ser dissipador do chip set,coloquei até um fan em cima e não baixou nada,não que esteja quente mas é melhor mais baixo(40 em full)

uma duvida tava vendo de novo o topico e me interesei no laping do processador, o que você fez??colocou pouco polidor??no final??nem usou polidor??só as lixas??como fica colocar o processador nas lixas dagua por estarem com agua??

cara eu usei uma capa que veio com o processador+durex nas beiradas, pra tentar isolar o máximo...

e como eu expliquei nos "procedimentos" eu deixei a lixa apoiada e movimentei o processador, mas sem fazer muita força... e usei pouco polidor para não melar tanto... coisa de molhar pouco, e depois fui acrescentando mais a medida que foi dando uma secada...

• mês depois...
Postado

amigo vim aqui pedir uma ajuda sua de novo, primeiro o desempenho não mudou nada, e agora ta chegando a 70 com todos os fans ligados com 10 foldings rodando

ta quente huheuehueh

alguma ideia de como melhorar esse cooler mod??porque eu acho que um cooler desse deveria gelar mais, uma ideia que eu tive é inverter o dissipador de cima para todas aletas ficarem alinhadas o que você acha

to perguntando porque eu achei alccol isopropilico pra vende mais antes de limpar tudo queria saber se você tem alguma ideia de como melhorar isso

acho que vou lapidar de novo dessa vez em cima de um vidro pois fiquei com a impressão que o centro ficou mais afundado que as bordas( a ultima vez foi em cima de um acrilico, uma pia de granito é reta o suficiente sera?//?)

Postado
amigo vim aqui pedir uma ajuda sua de novo, primeiro o desempenho não mudou nada, e agora ta chegando a 70 com todos os fans ligados com 10 foldings rodando

ta quente huheuehueh

mas ai também é muita coisa também né?

cara eu fui dar uma olhada melhor no seu cooler ele ta com cara de ser de P4... bom achismo meu né!?

alguma ideia de como melhorar esse cooler mod??porque eu acho que um cooler desse deveria gelar mais, uma ideia que eu tive é inverter o dissipador de cima para todas aletas ficarem alinhadas o que você acha

to perguntando porque eu achei alccol isopropilico pra vende mais antes de limpar tudo queria saber se você tem alguma ideia de como melhorar isso

cara dê uma boa limpada antes de tudo e reaplique a pasta térmica, o que pode estar acontecendo pode ser por conta de sujeira que acaba entrando no PC e ela vai parar bem nos coolers,

mesmo com filtros aqui na minha máquina ainda entra poeira, mas não entra tanta como se estivesse sem, até eu fui olhar bem a poeira que entra é uma poeira bem mais fina... estou até pensando em colocar dois filtros em cada fan para ver o que vai dar... apesar de que eu não os tenho, mas apenas divago sobre a ideia... :huh:

acho que vou lapidar de novo dessa vez em cima de um vidro pois fiquei com a impressão que o centro ficou mais afundado que as bordas (a ultima vez foi em cima de um acrilico, uma pia de granito é reta o suficiente sera?//?)

olha, "a priori" é pra ela ser bem plana, o suficiente para ser usada como uma base para nossas "aventuras lapidárias ou lapidariais (vai entender(_()" até mesmo o acrílico que você usou antes deveria ser uma base bem plana o suficiente...

agora quanto ao centro do contato ter ficado mais para dentro, o que pode ter acontecido é que o dissipador já ter essa concavidade e com isso de repente com a lapidação não ter aplanado ele completamente, com isso você pode repetir sim o procedimento, tanto que se você olhar nas fotos dos dissipadores da MOBO (placa mãe) como essa aqui

th_DSC03209.jpg, na primeira etapa ele tinha algumas "falhas-reintrâncias" que eu tiver que "forçar" um pouco mais na lapidação...

o que eu faria no seu caso, eu primeiramente, limparia os coolers, as fans de entrada e de saída de ar, limparia o processador e cooler da pasta térmica antiga e reaplicaria uma nova ou então usaria uma melhor e ainda por cima antes de "fechar" tudo eu faria um teste de contato com a pasta e o cooler do processador... daí talvez dependendo do resultado eu partiria para um re-lapping... o que poderia de repente esperar por uma pasta térmica melhor...

como fzr o tal do "teste de contato":

coloque uma gota de pasta térmica no centro do processador coisa do tamanho menor que um grão de arroz e instalar o cooler em cima, prende-lo no local e retira-lo, tomando cuidado para não ficar sambando-o na hora de coloca-lo e retira-lo, porque se não ele pode manchar-mover a pasta térmica e ser um pouco menos "preciso" há alguns tutos e vídeos pela net mostrando como fzr... daí o que você precisa ver +/- são pontos aonde há muito acúmulo de pasta na área de contato com o processador, no nosso caso como a base do cooler é redondo ele deve dar um formato redondo e o excesso de pasta térmica ficaria no limite dessa "roda"...

eu não tenho imagens da retirada do processador, mas tenho dele já limpo

olha só:

th_DSC02704.jpg

ali na beirada do cooler é que que deve ir a "sobra" da pasta térmica e também no processador, pode ser que sobre após a beirada do cooler...

já nessa foto aqui mostra que há muita pasta térmica aplicada, que apesar de não parecer mais atrapalha a dissipar o calor que ajuda, a pasta térmica serve apenas para fzr o contato e quanto mais fina for a sua camada melhor será a transferência de calor entre as partes

dsc03254u.th.jpg

eu estou esperando a vinda da minha nova fonte para fzr a limpeza de verão no pc, e com isso talvez eu troque a pasta térmica

Postado

valeu pelas dicas vou lapidar de novo

o pior que poeira não é ja limpei varias vezes e nada

meu cooler é um de core2 duo E6300(1.86ghz 3mb) com um do meu quad em cima com pasta termica dentro(não é o melhor meio de juntar os dois mais é o que minha imaginação acho

o negocio é que as aletas são invertidas, as d ocore 2 duo vão do centro pra direita e do quad do centro pra esquerda (ou vice versa não lembro) ai e uacho que ta bloqueando um pouco, ai to pensando em lapidar a parte superior do quad e colocar ao contrario

(sobre os foldings 10 é até meio exagero mais essa temperatura também chega em jogos como gta 4 ou conversão de videos, o folding foi só um exemplo)

tambem to pensando em colocar mais um fan de cpu (igual o que ja ta nele) dentro do duto só falta testa se posso imendar o cabo pwm :D

Postado

Retiro o que eu disse sobre a poeira :P

imageodw.jpg

já coloquei mais um coler da Intel dentro do duto

e também em vez de colocar pasta térmica no buraco do dissipador de cobre vou derreter estanho e colocar e depois lixar em cima, a condutividade térmica dele 66 w/mm e da pasta térmica é 0,4 w/mk e colocar as5 pra unir os dissipadores

Postado
Retiro o que eu disse sobre a poeira :P

imageodw.jpg

já coloquei mais um coler da Intel dentro do duto

e também em vez de colocar pasta térmica no buraco do dissipador de cobre vou derreter estanho e colocar e depois lixar em cima, a condutividade térmica dele 66 w/mm e da pasta térmica é 0,4 w/mk e colocar as5 pra unir os dissipadores

como é que é!?

"eu não intidi o que ele falou"

Postado

Seguinte, meu cooler mod é um cooler grandão com centro de cobre com um de perfil baixo dos novos processadores inteiro de alumínio aí o de cobre tem um vão no meio , antes esse vão era prenchido com pasta térmica da implastec, cuja condutividade térmica é 0,4 W/mk( não sei o que significa, só sei que quanto mais melhor), ser prenchido por estanho , cuja condutividade é 66 W/mk e aí colocar o cooler slim por cima entendeu ?

Postado
Seguinte, meu cooler mod é um cooler grandão com centro de cobre com um de perfil baixo dos novos processadores inteiro de alumínio aí o de cobre tem um vão no meio , antes esse vão era prenchido com pasta térmica da implastec, cuja condutividade térmica é 0,4 W/mk( não sei o que significa, só sei que quanto mais melhor), ser prenchido por estanho , cuja condutividade é 66 W/mk e aí colocar o cooler slim por cima entendeu ?

aaaaaaaaaaaaaah

certo certo... boa sorte... aguardo ansioso a "solda"...

hehehe

Postado

Vamo vê amanha eu vou compra uns tubinho de estanho e inventa um jeito de derrete, aí vou lapidabe pronto

o ruim é que ofan adicional que eu ia por no duto já era , liguei o pwm no negativo pensando que isso ia dar rotação máxima mais o que deu foi fumaça, vou vê se arranjo outro com um técnico amigo meu huashuaas

Postado

então voce vai preencher o espço com estanho, lapidar a superficie do estanho, ai passar pasta termica eem cima fixar o outro cooler?

deve funcionar ja que o estanho ate conduz bem o calor, muito mais doque eu imaginava, so que ainda e muito baixa A condutividade se comparado com o aluminio 237 e o cobre 398(fonte:Wikipédia).

valeu!

• 4 semanas depois...
Postado
Verdade pé grande 66 w/mk contra 0,4 da pasta da implastec

não deu pra comprar o estanho hj agora só segunda

e ai pedro!? conseguiu fazer o mod no cooler?

a minha máquina eu to devendo uma limpada mais a fundo e verificar a quantas anda a pasta térmica e também aferir as temperaturas depois da nova fonte que depois de muita intercorrência consegui comprar minha fonte

resumo da novela:

pesquisa

aparece uma promoção

pedido feito

fornecedor deu pane no sistema

pedido da fonte quase que não fecha

1 mês de espera pra chegar no fornecedeor

1 mês pra sair do fornecedor

2 semanas um SEDEX nos correios pra chegar em casa

mas chegou e estou muito feliz

OCZ MODXTREAM 700w

modelo OCZ700MXSP

dsc08628.th.jpg

dsc08620h.th.jpg

dsc08621d.th.jpg

dsc08622s.th.jpg

dsc08623.th.jpg e essa é minha patroa mais a esquerda

dsc08627m.th.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...