Ir ao conteúdo

Problemas com um Sony Vaio VGN-CR460A

Sheldonn

Posts recomendados

Postado

Amigos do Clube do Hardware esse é meu primeiro tópico no forum e já começo com um assunto espinhoso. Estou adquirindo de uma amiga um Sony Vaio VGN-CR460A. Uma excelente máquina diga-se de passagem, porém ele se descuidou e deu uma queda no aparelho danificando-o levemente. E é a partir daí que os meus questinamentos surgem.

1º- Com a queda o monitor de LCD simplesmente perdeu o brilho. Quando se liga o notebook percebe-se nitidamente a imagem no fundo da tela, porém o brilho não aparece. Lembra bastante celulares em espera. Fiquei com medo de ter afetado o sistema operacional do aparelho, porém o liguei em outro monitor de LCD e a imagem apareceu normalmente. Nesse caso já andei dando umas boas lidas em vários tópicos e vi que é provavel que seja uma peça chamada inverter, o cabo flat desconectado ou até mesmo as lâmpadas do LCD, estou correto? Existe alguma possibilidade de necessitar trocar o LCD?

2º- A carcaça do notebook foi danificada com a queda. Gostaria de saber das experiências dos amigos a respeito disso. Será que a sony disponibiliza carcaças novas para os seus aparelhos? Quero acreditar que sim, pois o aparelho tem somente 04 meses de uso.

Obs: Algum amigo poderia dizer em média o valor dessas peças (inverter, lâmpadas, cabo flex e carcaça completa)?

Desde já fico agradecido

• 3 semanas depois...
Postado

Infelizmente não obtive resposta no meu tópico, porém gostaria de insistir com algumas perguntas, pois hoje pela manhã recebi o orçamento completo de uma autorizada sony que fica localizada em Fortaleza - CE. De acordo com a atendente será necessário além da troca da carcaça completa, a troca do LCD e das suas borrachas de sustentação e por fim da bateria. Bem vamos lá aos preços:

Tela de LCD completa: R$ 1087,00

Borrachas de sustentação: R$ 10,75

Bateria: R$ 636,00

Tampa externa (aquela com a inscrição vaio): R$ 445,00

Moldura interna do LCD (aquela com a inscrição sony): R$ 154,00

Tampa inferior do teclado: R$ 445,60

Carcaça inferior: R$ 445,00

Tudo perfaz um total de R$ 3.267,00, o que eu particularmente achei um verdadeiro absurdo. Será que realmente é necessário a troca do LCD, uma vez que a imagem está sendo gerada normalmente no fundo da tela, somente não possuindo o brilho? E quanto aos valores exorbitantes das carcaças, será que a autorizada não está querendo me passar a perna?

Peço a ajuda dos amigos mais experientes, pois sinceramente não sei bem o que fazer no momento.

Desde já agradeço a tensão de todos e fico no aguardo de uma ajuda.

Postado

Isso é praticamente o preço de um note zerado, o valor é alto pois esses componentes são importados e tem a mão de obra, nesse caso cabe a você decidir, com esse valor eu compraria outro.

Sobre o monitor, acho que o backlight foi danificado com a queda, tmbém não entendi porque a bateria entrou no orçamento, as borrachas e a moldura tem como reaproveitar a não ser que sejam vendidas como um kit completo.

• Membro VIP
Postado

Leve em outro técnico.

Se a imagem aparece na tela e esta muito escura o LCD deve estar bom. Não acredito na necessidade de troca dele.

A bateria também deu problema??

Sobre as peças procure no mercado livre ou no ebay. As vezes importar pelo ebay sai mais barato do que comprar as peças no Brasil.

Postado

NelsonXP e Carvalhoso em primeiro lugar gostaria de agradecer aos amigos por terem respondido a minha dúvida. Confesso a vocês que estava bem desanimado com o note.

De fato eu também acredito que não haja a necessidade de trocar o LCD completo. É óbvio que trocando o LCD a tela nova funcionará perfeitamente, mas a antiga ainda está gerando a imagem e por isso podemos comprovar que o LCD não está danificado. Esse é um ponto muito importante.

Quanto a carcaça realmente foi uma facada das grandes. Não faz sentido uma carcaça completa dessas custar R$ 1.491,00; isso é tão somente um roubo. Vou verificar junto ao ebay, pois no mercadolivre não tem essa carcaça.

Quanto ao defeito da tela realmente ainda resta a dúvida seria o inverter, o cabo flat, as lâmpadas ou mesmo o LCDcompleto?

Obrigado pela atenção meus caros.

• Membro VIP
Postado

No caso do LCD acredito em inverter ou na lâmpada.

Como caiu apostaria mais na lâmpada.

O cabo flat acho que não, a imagem está sendo gerada corretamente.

o LCD completo só se quebrou algum encaixe dele ou algo parecido, mas não acredito que seja caso de troca. LCD com defeito não aparece nada da imagem.

Postado
No caso do LCD acredito em inverter ou na lâmpada.

Como caiu apostaria mais na lâmpada.

O cabo flat acho que não, a imagem está sendo gerada corretamente.

o LCD completo só se quebrou algum encaixe dele ou algo parecido, mas não acredito que seja caso de troca. LCD com defeito não aparece nada da imagem.

Compreendo amigo e concordo com a sua opinião. Hoje graças a Deus as coisas começaram a clarear. Como moro em Teresina-PI e aqui não possuímos autorizada Sony, a ex-dona havia levado o note a uma loja de informática, antes de me vendê-lo, e na loja o técnico constatou que era somente a lâmpada do LCD que estava quebrada. Somente hoje ela veio me dizer isso. Portanto parece que somente danificou a lâmpada mesmo e que trocando essa o a tela volta a funcionar perfeitamente. Esse ponto graças a Deus está resolvido. Realmente a autorizada tá metendo a faca legal e sem pena.

Agora resta somente resolver o problema da carcaça, pois sinceramente isso tá me tirando do sério. A autorizada está cobrando R$ 1.491,00 numa carcaça completa e isso sincaramente não existe. Aguardo sugestões. Abraços a todos.

Postado

A carcaça não se acha vendendo fácil por aí, acho que a única saída é a assistência, se você morasse aqui em SP capital talvez ficaria fácil de achar outras assistências, na Santa Efigênia tem várias assitências. Se você tiver algum parente ou conhecido de confiança poderia pedir a essa pessoa.

Postado
A carcaça não se acha vendendo fácil por aí, acho que a única saída é a assistência, se você morasse aqui em SP capital talvez ficaria fácil de achar outras assistências, na Santa Efigênia tem várias assitências. Se você tiver algum parente ou conhecido de confiança poderia pedir a essa pessoa.

De fato está bem complicado conseguir a carcaça. Não tenho bem certeza, mas parece que o preço da carcaça nas assistências técnicas autorizadas da sony são tabelados. Particularmente não tenho nenhum parente em SP infelizmente, mas vou fazer uma pesquisa pela internet e ver quais autorizadas sony se localizam na Sta. Efigênia para dessa forma poder fazer uma pesquisa de preços.

Fico extremamente agradecido com a sua ajuda meu caro NelsonXP. Um cordial abraço.

• 4 semanas depois...
Postado

Amigos do fórum fiquei extremamente decepcionado com a atitude da autorizada sony para com o reparo do meu notebook. Após ter cobrado um valor impensável para o reparo, ainda tentaram me ludibriar com um orçamento de reparo mentiroso.

Nessa semana pedi que o note me fosse reenviado, pois procuraria fazer o reparo aqui em minha cidade. Encontrei um técnico muito bom, realmente um cidadão de muita categoria e com muitos cursos, inclusive pela sony e apple.

O aparelho chegou e tratei logo de verificar se ele estava no mesmo estado em que foi enviado à autorizada, porém tive uma surpresa: o note não ligava. Pensei que fosse a bateria descarregada; pus para carregar e nada do note ligar.

Levei o aparelho ao técnico e ao abri-lo (eu estava presente quando ele o fez) percebemos algo absolutamente fantástico e que nos indignou bastante. O técnico da autorizada simplesmente retirou o cabo de alimentação do inverter, ou seja, o cabo responsável pela saída da imagem não estava no local e a capa plástica que protege o componente havia sido aberta e estava remendada com fita isolante tigre, vocês acreditam?

Pois bem depois de termos visto esse ato de má fé tudo nos leva a crer que o problema do note seja simplesmente o inverter que danificou com a queda, pois é uma mera questão de observação, vejam: o note foi gerando a imagem sem brilho; voltou sem ligar, com o cabo se saída do inverter retirado, com o LCD intacto sem sinais de violação e por último com o invóllucro plástico do inverter remendado com fita isolante tigre (...) realmente deve ser o inverter.

Os testes ainda precisam ser realizados e a máquina será completamente inspecionada, mas como havia dito, tudo nos leva a crer que o problema do brilho seja o inverter, pois o lcd gera a imagem.

Aguardo comentário dos amigos para esclarecermos mais ainda as dúvidas.

Um abraço a todos.

• 4 semanas depois...
Postado

Apesar dos amigos terem esquecido o tópico, venho postar a solução do problema. Tudo se resumia à lâmpada do LCD que danificou com a queda. A autorizada ainda fez o imenso favor de retirar a lâmpada do local, no entanto levei o computador em uma loja especializada em minha cidade e foi posta uma lâmpada nova. Resultado: o vaio está funcionando perfeitamente, sem nenhum resquício da queda.

Agora somente me resta trocar a carcaça. A todos os amigos que comentaram e me deram uma força, o meu muito obrigado. Um abraço a todos.

Lição aprendida: via de regra não confie nas autorizadas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!