Ir ao conteúdo

Dúvida sobre Jumper em HD Sata II.

matt_br5

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um HD Samsung modelo HD502HI,só que quando o peguei para instalar,vi que ele não veio com jumper nem um(inclusive a peçinha que é feita para fazer o jumper).

Lendo o fórum descobri que HD's SATA II não precisam de jumper nenhum(O jumper só seria usado para fazer ele funcionar em SATA I).

A minha dúvida é a seguinte,essa informação procede?

E no caso vou usar esse HD como único no meu PC.

Postado

Pode não ter vindo com jumper mas deve ter os pinos lá atrás para se colocar o jumper caso se queira.

Os HD's SATA-2 não precisam de jumper, nem os SATA-1, se forem ligados em placas que tem portas SATA padrão SATA-2. A porta SATA-2 reconhece tanto o HD SATA-2 como o SATA-1. Se a porta é SATA-1 aí o HD SATA-2 terá que ser jumpeado para passar sua velocidade para o padrão SATA-1 e ser reconhecido pelo sistema. Se deixar sem jumper o HD SATA-2 não será reconhecido por placas que tem somente portas SATA-1.

Voe pode usar o HD como unico, ou não, o fato é que tem que ver qual o padrão das portas SATA da sua MB. Se forem SATA-2 nem se preocupe com jumpers.

Os jumpers de Hd sata tem a finalidade diferente do jumpers de HD's IDE. Já que em cada porta sata conecta apenas um HD SATA, e em portas IDE pode conectar até 2 HD's, o jumper dos iDE é para definir quem seria o master e quem seria o slave.

• 1 ano depois...
Postado

Queria inclusive tirar uma duvida em relação a isso, sobre sata 1 e 2, tenho uma placa mãe P5GPL-X, lendo uns foruns daqui mesmo, diz q essa placa tem sata 150, sendo que liguei meu HD BARRACUDA 500GB SATA II ST3500418AS nele sem jumpear, a placa reconheceu de primeira, meu HD anterior, um Samsung de 80 também não tava jumpeador, e tive q trocar porque tinha horas q o hd sumia quando ligava o pc, alem de um barulho a acontecia eventualmente, não peguei o pc novo, peguei usado, ja veio com esse hd.

Então vai a minha perguntar, como o HD foi reconhecido pelo MB, se deixar desse jeito se pode danificar o HD?

Detalhe, hj quando liguei aconteceu a o hd novo sumiu também, mas depois q desliguei o pc e liguei de novo ele apareceu! rs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...