Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ricktrick

Leitor de codigo de barras + PIC 16f877a [HELP !!!]

Recommended Posts

Olá, estou com alguns problemas.

Bom, tenho um mês para terminar meu projeto final do curso tecnico em informatica industrial, e estou com um baita problemão. começando tenho um projeto de implementar uma especie de cardapio eletrônico, com comandas por codigo de barras.

tipo eu arranjei o leitor a pouco tempo, pois ele tem um custo muito elevado(pelo menos pra mim) bom esse leitor me foi doado por um professor, ai que começa o problema o leitor não tem marca nem modelo o unico dado são alguns numeros numa etiqueta (pesquisei eles no google e não achei nada).

tem outra coisa que tem de ser considerada, eu tenho q utilizar obrigatoriamente um micocontrolador ("PIC 16f877a"), os pinos do leitor serão conectados no PIC e não na porta do teclado, e o pic vai se comunicar com o PC pela porta paralela, para poder acessar meu software em C++.

como não tenho nem um conhecimento sobre esse assunto quero a ajuda de quem estiver disposto, ai vão algumas informações que eu sei sobre o leitor.

->ele é do tipo slot (aquele que se passa cartão)

->conexão DIM

->ele conecta na porta do teclado e o teclado conecta nele.

->ele tem 5 pinos (terra,vcc,dados,clock, e um outro q não sei)

... obrigado por ler.

e por favor me ajude estou desesperado tenho apenas um mes de aula e não posso repetir o semestre.

.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve, ricktrick.

Seu scanner é parecido com este?

https://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=4351&Y=4813445538184&Det=True&IDProduto=622953&q=Leitor+de+Boletos+CIS+MinyScan+Home

Se for, o conector é DIN e o padrão é PS2. Quer dizer, esses leitores foram feitos para trabalhar com PCs, não com MCUs. Se forem trabalhar com MCUs, você vai precisar implementar conversão de teclado PS2 no seu MCU. Depois, filtrar as informações enviadas pelo sensor, que é o que o software faz no PC, ou seja, você vai ter que entrar em contato com o fabricante do sensor, pra pegar os códigos enviados por ele, ou seja, se você não sabe o fabricante do seu...

Depois de feito tudo isso, talvez você precise entrar em contato com um outro fabricante e ver se ele disponibiliza os códigos pra você. Se ele fizer isso, você vai ter que ver se o seu sensor segue o mesmo protocolo. Se não seguir, já sabe a resposta, né? ehehehehehe

Resumo da ópera: Vais ter trabalho, pacas!

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Murício, acho que me meti numa robada né :wacko:

Bom o scaner é desse tipo ai sim, eu entrei em contato com o fabricante, eu acho q é ele pelo menos, bom se quiser eu posso te mandar alguns dados, pois eu encontri numa sucata um outro leitor igual, só q em pessimo estado que tem algumas informações, uma delas é o nome do fabricante.

------------------------------------------------------------

GERTEC TEL. LTDA.

35.819226/0001.01

950950331

-----------------------------------------------------------

-----------Isto é tudo que tem na tal etiqueta do leitor---------

bom sera q se eu conseguir os codigos, tem a possibilidade de eu conseguir implementar o leitor no PIC??? ou devo ir desistindo da ideia já, aviso antecipada mente q não possuo grandes conhecimentos sobre o scanner, bom nem tecnico sou ainda hehe :eek:

e muito obrigado pela atenção,

preciso muito de ajuda to no ultimo semestre faltando um mês apenas, não posso rodar :(

Editado por ricktrick

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até que nem tanto (roubada). Pior seria se você tivesse que fazer a parte de varredura e decodificação do laser! Quer dizer, nem tudo está perdido.

Se você já sabe o fabricante do sensor, então fica mais fácil. Basta entrar em contato com ele e ver se consegue o protocolo de comunicação.

Como eu disse, trabalho pra caramba!

você já pode ir implementando o código no PIC pra fazer a leitura do PS/2, que é o primeiro passo, ler o que o scanner envia.

Boa sorte.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom maurício, como eu já disse, eu tenho pouco conhecimento ainda sobre micro controladores, e ainda menos sobre o leitor. mas isso não é problema, posso pasar mais algumas noites em claro hehe.

Até que nem tanto (roubada). Pior seria se você tivesse que fazer a parte de varredura e decodificação do laser! Quer dizer, nem tudo está perdido.

Como assim tu acha q eu não terei de fazer a parte de leitura e de decodificação??? Bom se for assim fica bem mais fácil, é que eu estou com medo, pois não sei como o leiser funciona,

Bom vou dar uma googleada aqui e tentar achar algo, sobre a leitura PS/2 no PIC.

Mais uma coisa, tenho que te agradecer e muito pois se não tivese me respondido eu já teria largado o leitor de mão.

E se mais alguem quiser me ajudar, eu um estudante em formação, agradeço, agradeço e muito.

ps:eu editei o outro post, coloquei todas as informações da etiqueta do leitor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como assim tu acha q eu não terei de fazer a parte de leitura e de decodificação??? Bom se for assim fica bem mais fácil, é que eu estou com medo, pois não sei como o leiser funciona,

Claro que não! Isso daí já está pronto! Pelo próprio leitor. Já imaginou ter que medir a largura dos intervalos do código de barras? Leitor serve pra isso! Coloca o código na frente dele, ele te devolve os números referentes as barras. Se fosse ter que implementar a decodificação tú tava lascado, ehehehehehehe

Eu não programo PICs. Pra iniciar, a primeira coisa é fazer ler o sensor. Pra isso, você precisa fazer o código da interface PS/2. Como você já disse, ou faz ou acha pronto.

Depois, você precisa entrar em contato com o fabricante do sensor, e ver se ele disponibiliza o protocolo de leitura, pra você. Quer dizer, se o sensor ler o código 7890, o que ele entrega na saída?

Depois disso, fica fácil! :D

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×