Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um eletricista veio aqui em casa fazer o aterramento pra tomada do PC, infelizmente não pude acompanhar o serviço e quero testar a polaridade da tomada. Como faço para verificar a polaridade da tomada com um multimetro?

Postado
Multimetro???

é mais fácil usar uma chave-teste.

Só pode ser 110v ou 220v

é que eu tenho aqui um multimetro disponivel e não tenho essa chave.

Meça a tensão contra o aterramento, o que der a tensão nominal aí da sua região é o fase já que não deveria haver tensão entre Neutro/Terra.

Por acaso esse eletricista apenas enficou uma haste no quintal ou jardim e puxou o fio pra tomada? Se sim, sugiro ler esse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

Sim Rau, eu dei uma lida no seu tópico(muito bom) mas como falei, infelizmente eu não pude estar em casa para acompanhar o eletricista. Tinha explicado pro meu pai essa questão do aterramento TT mas Quando cheguei em casa descobri que o eletricista (meu pai trabalhou uns 20 anos com esse eletricista e confia muito nele) tinha convencido meu pai de que esta forma era a mais indicada (o eletricista falou que só se fosse aterrar todas as tomadas da casa era pra usar o TN-S). Ele (na verdade quem fez o serviço foram os ajudantes dele) ainda deixou a tomada com polaridade invertida.

Resumindo quer um serviço bem feito? Faça você mesmo.

Mas tenho receio de mexer em instalação eletrica (não é meu ramo) e dúvido que meu pai deixaria (a casa é dele afinal).

Pior que aqui em casa tem uma caixa embaixo do contador em que eu acredito que esteja o neutro, ou seja, é só uma questão de fazer a ligação, certo?

Postado

Na verdade se o neutro já tiver uma haste abaixo do medidor ou o proprio postinho estiver enterrado no solo (alguns usam o proprio poste do padrão como aterramento por estar chumbado no solo), basicamente é só derivar o fio dessa caixa de derivação, que provavelmente é a que você ta falando que fica embaixo do contador ou medidor de energia. O reforço desse aterramento local com mais hastes tb é recomendado, mas não um pré-requisito.

Se a haste que foi instalada está próxima do medidor, basta interliga-la por baixo, cavando uma vala até a haste do neutro e interliga-las com um cabo grosso, chamado de cordoalha, que pode ser enterrada direto no solo, mas o fio terra deveria partir de dentro da caixa do medidor, de cima do parafuso onde o neutor tá preso na caixa do medidor, esse é o esquema TN-S.

O problema do esquema TT é que na queda de um raio aí nas proximidades, esse aterramento independente vai flutuar sua tensão, potencial, em relação a malha do neutro que é muito bem aterrada, ela está aterrada em toda vizinhança. Nesse evento, corrente flui de uma malha até a outra, de menor potencial, por dentro das fontes de alimentação, podendo queima-las. É um tipo de disturbio conhecido como disturbios ou surto de modo comum ou common mode surge, em inglês. Pra se evitar isso instala-se protetores anti-surto entre Neutro e Aterramento no quadro geral da casa, onde só for possivel utilizar o esquema TT.

A outra questão é a proteção. O esquema TT apresenta por natureza, uma alta impedância ou seja, no caso de um curto Fase-Terra, essa malha por ser de alta impedância, não vai permitir que haja um desligamento do disjuntor e pelo mesmo motivo, da alta impedância, durante uma falha desse tipo, o potencial das carcaças metalicas dos equipamentos (que estão sempre atadas no fio terra) pode flutuar pra tensões elevadas, sendo que antes disso o disjuntor deveria desligar esse circuito, como ocorreria facilmente num esquema TN-S por ser naturalmente de baixa impedância.

Novamente, deveria ser usado um dispositivo chamado de DR, para proteger contra esses eventos num aterramento TT. Utilizar o esquema TT de aterramento sem DPS entre N/T e Dispositivo DR, é no mínimo desastroso, é uma bomba esperando o timer ser ativado.

Postado

Rau, muito obrigado por mostrar o perigo deste tipo de aterramento.

Estou disposto desarmar esta bomba, você pode me ajudar?

Aqui na tomada do PC tem uma caixa com o disjuntor só para esta tomada e uso um Computer Protector Pro. Comprando o DR e colocando ele nesta caixa entre N/T este problema seria totalmente solucionado?

Ou devo mesmo fazer o TN-S(Como esta no seu post) pra não ter nenhum problema?

Postado
Rau, muito obrigado por mostrar o perigo deste tipo de aterramento.

Estou disposto desarmar esta bomba, você pode me ajudar?

Aqui na tomada do PC tem uma caixa com o disjuntor só para esta tomada e uso um Computer Protector Pro. Comprando o DR e colocando ele nesta caixa entre N/T este problema seria totalmente solucionado?

Ou devo mesmo fazer o TN-S(Como esta no seu post) pra não ter nenhum problema?

Se você está usando o Computer Protector Pro já tem boa parte dos problemas resolvidos, ele tem proteção entre neutro e terra evitando grandes DDPs entre esses condutores. Ele faz o mesmo que um DPS pode fazer. (Mas o DPS faz em escala maior, para toda a casa, como aí o aterramento é só para o PC só o Clamper já serve.)

O ideal seria um TN-S, mas dá para conviver com um TT, mas o protetor de surto se torna quase indispensável.

• 7 anos depois...
Postado

Pois é,tenho um plug adaptador de padrão,marca Daneva,antigo;comprei um novo,mesma marca,a polaridade esta invertida. Encaixando o plug antigo na tomada,o furo redondo central,correspondente ao Terra,fica no lado esquerdo;encaixando o Plug novo,este furo fica no lado direito o que significa dizer que ao conectar o PC no antigo,a polaridade na Fonte estará correta ,no novo,ela estará invertida !...Alguem mais ja viu isto ?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...