Ir ao conteúdo

Dúvida de iniciante.

e0x

Posts recomendados

Postado

Uma duvida que nunca souberam me responder sem gaguejar ou com conscistencia

Ao comprar uma fonte de 600W REAL, ela CONSOME 600W como se fosse uma lampada de 600W ligada 24h/dia ou ela tem capacidade de 600W e gasta de acordo com a necessidade do hardwarE?

Exemplo:

O gabinete todo (mobo+vga+hd) consome 250Watts..

A fonte tem capacidade de 600W...

Então:

a) A fonte gasta o tempo todo 600W

ou

B) A fonte gasta apenas 250Watts

Me preocupo por causa da energia elétrica, já que deixo meu computador ligado 24h/dia e o preço do KW é meio alto pro interior :(

Minha fonte é uma satellite 600W preta com uma luz azul forte

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Exemplo:

O gabinete todo (mobo+vga+hd) consome 250Watts..

A fonte tem capacidade de 600W...

Então vamos lá, sem gaguejar ao escrever..

Usando esse teu exemplo dai, para calcular a demanda da fonte a tomada da parede se faz desse modo aqui:

A demanda da fonte da rede elétrica será = Potência solicitada por seu PC/eficiência da fonte

No teu caso, Potência demandada da rede elétrica = 250 / 0,80 = 312,5 Watts

Dividi por 0,80 por saber ter essa fonte dai eficiência em torno de 80%.

A potência demandada da tomada da parede independe da capacidade final de entrega da fonte, e sim da eficiência dessa fonte, e da demanda de seu PC.

Fosse sua fonte uma genérica com eficiência abaixo de 65% até, a demanda seria 250/0,65 = 385 Watts, aonde 250 iriam para teu PC e outros 135 seriam dissipados pela fonte a maioria sob a forma de calor dissipado..

Abraço...

Postado

Certo, desculpe a ignorância mas acho que entendi

Então se eu compro uma fonte e 600W REAL, ela nao fica sugando 600W todo tempo da tomada para CASO o PC precise ne....

Ela apenas puxa o tanto que o computador está requerendo naquele momento

Acertei? :)

• Membro VIP
Postado
Ela apenas puxa o tanto que o computador está requerendo naquele momento

Acertei? :)

Sim e não...

Puxa o que o PC pede, acrescido da (in)eficiência dela, da fonte. A fonte não trabalha de graça..

Teu PC pede 100 Watts, a fonte com 75% de eficiência pede da tomada e você paga 100/0,75 = 133 Watts

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...