Ir ao conteúdo

HP Pavilion dv5-1160br "bloqueado" - GRUB Error 21

Leandro.Peracchi

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Não consigo usar o meu HP Pavilion dv5-1160br apenas com Linux.

Parece que existe uma "trava" na BIOS que se não detecta uma partição NTFS/FAT (com algum tipo de "assinatura" Microsoft) então oculta o HD interno...

Procurei ajuda no suporte online da HP e vejam só...

Mosoleu : Não consigo remover o Windows e utilizar qualquer distribuição Linux. A instalação sempre funciona 100% porém ao reiniciar o computador o GRUB não consegue localizar o HD. Tudo aponta para um problema de BIOS. Existem outras pessoas com o mesmo prob.

[um agente atenderá você em breve.]

[Você está conversando com "Atendente HP" .]

"Atendente HP" : `Bom dia.

"Atendente HP" : Obrigado por entrar em contato com o Suporte via Chat HP, meu nome é "Atendente HP". O número desta sessão é: 884873, válido somente para o suporte via Chat.

Durante o atendimento farei algumas perguntas, podemos prosseguir?

Mosoleu : Boa tarde "Atendente HP"! Sim, podemos prosseguir.

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, apenas confirmando o modelo de seu equipamento, HP Pavilion dv5-1160br Entertainment Notebook PC ?

Mosoleu : Correto.

"Atendente HP" : De acordo com sua mensagem, não está conseguindo alterar o sistema operacional do equipamento?

Mosoleu : Isto mesmo. A instalação ocorre sem nenhum problema.

Mosoleu : É quando o computador é reiniciado (ou iniciado pela primeira vez) que o GRUB (gerenciador de boot, que fica no MBR) não consegue localizar o HD.

Mosoleu : Me chamou bastante a atenção o fato de na BIOS constar o sistema operacional "de fábrica" (Vista). Nunca havia visto isto em uma BIOS.

Mosoleu : Tentei vários updates de BIOS na esperança de resolver o problema mas não obtive êxito.

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, a HP não recomenda a desclassificação de seu sistema operacional de vista, pois não teremos como fornecer drivers necessários para controlar os mais recentes componentes com um sistema operacional mais antigo. Talvez terá que utilizar um procedimento chamado integração total (slipstreaming) para instalar o Linux. Este procedimento envolve ferramentas de terceiros que não são suportadas pela HP e podem causar problemas inesperados

Mosoleu : E a prova de que o problema não é o hardware em si é que qualquer distribuição linux rodando a partir do CD/DVD funciona sem problema nenhum.

"Atendente HP" : O problema ocorre também, no downgrade de Vista para XP, pois no CD de isntalação dos mesmos, não possui os drivers de SATA do equipamento para instalação.

Mosoleu : Veja bem "Atendente HP", o problema não é hardware (nem driver). Executando um LiveCD (ou LiveDVD) funciona 100%. Tudo indica que a BIOS do equipamento "oculta" o HD durante a inicialização (boot) se não encontra uma partição NTFS (ou FAT).

Mosoleu : "Atendente HP", dê uma olhada neste link por favor: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-71090-1&lc=en&dlc=en&cc=us〈=en&os=2100&product=3822620

Mosoleu : Neste link você encontrará: "Adds Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) thermal protection in Linux."

Mosoleu : Ou seja, a própria HP fez um conserto (ela diz que adicionou mas na verdade corrigiu um bug na tabela ACPI) para fornecer informações corretas via ACPI para o Linux. Ocorre que no Windows, mesmo as tabelas estando erradas ele não reclama...

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, estou verificando algumas informações, por favor, aguarde um momento.

Mosoleu : Ok, obrigado.

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, verificando o link informado, apenas é uma atualização da BIOS do equipamento, com algumas específicações de configurações da BIOS sobre aquecimento e energia, quanto também algumas alterações de identificação de drivers. Mas seu equipamento não possui a opção de SATA Nativa, desta forma não permitindo a alteração deste item. Segue um link onde contém algumas informações sobre este problema:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01684549&cc=br&dlc=pt&lc=pt&jumpid=reg_R1002_BRPT

O problema é relacionado ao Windows XP, mas vale a documentação para alteração do sistema do equipamento.

Mosoleu : "Atendente HP", este problema só ocorre com o Windows XP porque o CD original não possui driver para discos SATA. Isto pode ser contornado de duas formas: introduzir o driver SATA no ISO original do Windows XP (com uma ferramenta como o nLite) ou mesmo carregando o driver apropriado de um disquete.

Mosoleu : Já fiz isto mais de uma vez, tanto usando a solução nLite quanto usando o driver em disquete.

"Atendente HP" : Exatamente.

Mosoleu : O Linux já possui os drivers apropriados para discos SATA no kernel, não é necessário utilizar "gambiarras".

Mosoleu : A minha dificuldade está em inicializar (ou seja, o notebook está desligado, eu ligo ele e quero carregar o linux que já foi instalado).

Mosoleu : Relembrando:

Mosoleu : a) várias distribuições Linux em live CD ou live DVD executam sem problema (não temos aqui problema de driver SATA)

Mosoleu : B) as distribuições linux instalam sem problema nenhum, acessam o disco SATA sem problema

Mosoleu : Após o término da instalação é que o problema "surge": tanto faz reiniciar o notebook ou desligá-lo; quando ele reinicia o disco SATA é "ocultado" pela BIOS do notebook.

Mosoleu : Aí o GRUB não encontra o HD e não carrega o linux. Ficou claro para você a situação agora?

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, desta forma, não teremos como lhe prover suporte, pois qualquer alteração de configuração do sistema operacional do equipamento, passa a ser de responsabilidade do desenvolvedor do software, sendo que a garantia de hardware permanece inalterada.

"Atendente HP" : Para esta alteração deverá solicitar o auxílio de um técnico de confiança, de acordo com as informações acima.

Mosoleu : "Atendente HP", eu trabalho com suporte técnico fazem mais de 15 anos. Sei que o problema está na BIOS do HP Pavilion dv5-1160br. Preciso da sua ajuda para encontrar uma solução com a HP.

Mosoleu : Esta resposta "padrão" do tipo "se trocou o sistema operacional não podemos lhe dar suporte" é muito simplória, pra dizer o mínimo...

Mosoleu : O que a HP não pode (por força de Lei brasileira) é fazer "venda casada", ou seja, se você comprar o meu computador modelo "X" só poderá usar o sistema operacional "Y".

Mosoleu : Um computador deve permitir a execução de qualquer sistema operacional que seja compatível com seu hardware. E as peças do HP Pavilion dv5-1160br são totalmente compatíveis com qualquer distribuição moderna de Linux.

Mosoleu : Eu lhe asseguro: o problema está em uma espécie de "trava" na BIOS do computador. Eu preciso da sua ajuda para encontrar uma forma de "desligar" esta trava e me permitir usar o computador que eu comprei com o sistema operacional que melhor me convier...

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, jamais a HP irá proibir de realizar a alteração do Sistema Operacional do equipamento, mas não temos como prover um suporte para qualquer problema que venha a ser apresentado desta troca, pois como informamos o equipamento foi desenvolvido para trabalhar com o sistema operacional de fábrica e qualquer alteração deverá obter suporte com o desenvolvedor do software que está sendo instalado, por não possuír-mos nenhuma ferramenta disponível para que possa lhe auxilair neste momento.

Mosoleu : "Atendente HP", eu não preciso de suporte para instalar ou para utilizar o Linux de minha preferência. Eu preciso de suporte para resolver um problema causado pela BIOS do meu HP Pavilion dv5-1160br. E esta BIOS é responsabilidade da HP. É esta BIOS que impede o carregamento do Linux que eu instalo. Ficou mais claro agora?

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, como informado anteriormente, não posso lhe prover suporte em nenhuma alteração de configuração do equipamento da original de fábrica, este procedimento poderá danificar o equipamento pelos motivos informados acima. Se não é apresentada a opção de alteração na própria BIOS, isso é por causa que o equipamento não possui esta opção.

Mosoleu : Deixa eu tentar exemplificar de outra forma: se o notebook HP Pavilion dv5-1160br que eu comprei fosse um carro, seria como se a HP informasse que eu posso escutar qualquer CD no meu carro porém antes de iniciar a execução do CD o aparelho verifica se o fabricante do CD é "X"; se for, o aparelho executa a música; senão, "...não posso lhe prover suporte em nenhuma alteração de configuração do equipamento da original de fábrica, este procedimento poderá danificar o equipamento..."

Mosoleu : A HP está me obrigando a só ouvir as músicas do fabricante "X". Por exemplo, na BIOS o sistema operacional "de fábrica" é o Vista porém estou utilizando o Windows 7 fazem mais de dois meses sem problema nenhum. Porque outro sistema operacional da Microsoft executa sem ser barrado pela BIOS e qualquer distro Linux não?

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, como informado acima, o equipamento foi desenvolvido para trabalhar com o sistema operacional original de fábrica, qualquer alteração passa a ser de responsabilidade do desenvolvedor do novo software de sistema, o suporte ao hardware continua sendo o mesmo.

Mosoleu : Ok. Não concordo com as justificativas apresentadas mas vejo que você ou não entendeu o problema, ou não sabe onde buscar ajuda internamente, ou não tem mesmo a solução para o problema...

Mosoleu : De qualquer forma agradeço a atenção, vou buscar a resolução deste problema por outros meios. Obrigado "Atendente HP" e boa tarde.

"Atendente HP" : Sr. Mosoleu, verificando algumas informações, qual o comando que está utilizando para formatar o HD?

Mosoleu : "Atendente HP", qual o seu nível técnico? Não se ofenda, estou perguntando isto porque no formulário antes de entrar no chat é perguntado o nível técnico de quem está buscando ajuda no chat. Eu informei o meu nível como avançado. A sua pergunta demonstra nível básico. Pelo jeito você nunca instalou nenhuma distro Linux.

Mosoleu : "Atendente HP", realmente preciso sair agora. Preenchi todas as informações requisitadas pela HP antes de entrar no chat. Se for possível abrir um chamado interno na HP e depois me passar algum retorno por e-mail eu agradeço. Boa tarde e até outro dia! ;^)

"Atendente HP" : Correto, então se o LINUX não reconhece o HD, pode ser um problema do arquivo SSW, sendo que é um erro de instalação, que no momento da instalação deverá identificar quem é o HD 0 e quem não é. Para mais informações deverá solicitar o auxílio do distribuidor LINUX que o sr adquiriu.

Que tal o fechamento do atendente? :lol:

Tentei até a BIOS versão F.33. Vi hoje que saiu mais uma versão, a F.34.

Se alguém testar com esta BIOS e conseguir por favor avise.

falou! :rolleyes:

Postado

Pessoal!

Com a última versão da BIOS (F.34) liberada pela HP está funcionando agora.

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-71717-1&lc=en&dlc=en&cc=us〈=en&os=2100&product=3822620

Apesar do Released: 2009-05-25 esta versão só apareceu no site um ou dois dias atrás.

Instalei o Ubuntu 9.04 64-bits com o HD "zerado" e utilizando o GRUB. Reiniciei o notebook e carregou normal, sem o erro 21 no GRUB.

Só para confirmar vou instalar o openSUSE 11.1... :D

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!