Ir ao conteúdo

Comparando desempenho de vídeo: está normal ou estou com algum problema?

rogeriocal

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook Intelbras e, embora não jogue, fiquei curioso com uma enorme diferença de desempenho de vídeo entre o meu notebook e um outro aparentemente mais simples. Eu sei que o desempenho de vídeo depende mesmo da placa de vídeo e não do processador ou da memória, mas imagino que celulares mais novos devem ter desempenho superior, considerando que ambos são básicos.

O meu notebook é um Intelbras i268, com Pentium Dual Core e 2 GB de memória. O outro é um CCE TCL-D5, com Celerom M440 e 512 MB de memória. O review do CCE você pode ver aqui e do meu Intelbras aqui.

Não tenho muita certeza porque não entendo direito disso, mas pelo que pude ver no review o vídeo do CCE é um Intel 82940GML enquanto o do meu Intelbras é um Intel GL960/GM965.

Pois bem, no 3DMark 2001, o CCE teve 4035 pontos enquanto o meu só teve 2062. É isso mesmo? A diferença do vídeo é tão gritante assim em favor do CCE ou estou usando algum driver de vídeo inadequado?

• Membro VIP
Postado

O 3DMark 2001 sofre bastante influência do processador (e acho que só trabalha com 1 núcleo do processador). Outro fator que pode ter influência é a falta do T&L no GMA950, sendo assim emulado pelo processador. No X3100 já tem o T&L e ai o processamento é feito pela GPU.

Se testar com a versão 2003 ou 2005 ou 2006 o X3100 deve ser bem superior. Aqui tem os testes com a placa do CCE (GMA950):

http://www.notebookcheck.net/Intel-Graphics-Media-Accelerator-950.2177.0.html

E do Intelbras (X3100):

http://www.notebookcheck.net/Intel-Graphics-Media-Accelerator-X3100.2176.0.html

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!