Ir ao conteúdo

Configuração até R$ 3800

Posts recomendados

Postado

Nossa amigo, parabéns...

Faz um tempo que não entro no forum e quando entro, você já resolveu tudo... euahuaehuae

Bom qualquer coisa é só falar.

E como foi dito acima, quando estiver fazendo as coisas, vá postando fotos pra gente ver como ficou.

Abraços.

Victor Augusto.

Postado

Duvida mesmo agora eu estou na placa-mãe e fonte.

Pois acho que tenho que investir em uma MB mais pesada, pois futuramente vou fazer um crossfire, e ai seria bom uma com Dual PCI-e 16x

E a fonte nao sei se estou exagerando... iheoieahae

Abraços!

UP! Na Dúvida.

Postado

Então amigo é o que falei outro dia para um rapaz aqui do CDH, se você realmente irá fazer CF e tem bala na agulha opte pela M4A79T Deluxe pois ela possue 4 PCI x16 que se você colocar duas VGA's elas funcionarão x16 e x16 se colocar 3 funcionarão x16 x8 x8 se forem 4 x8 x8 x8 x8. Aí vai de você, na minha opinião se estiver disposto a gastar uns 250 ~ 300 reais a mais pegue logo a M4A79t Deluxe.

Quanto a fonte, creio que está muito além do que este PC irá necessitar, porém, FONTE nunca é demais. Melhor previnir que remediar (sabe como é que é...). E lembre-se que você ainda irá fazer um CF. Então continue com essa. Se não quiser (por "n" motivos) opte por uma perto dos 700w de uma boa marca Zalman | Seventeam | Corsair.

Abraços, boa sorte e espero ter ajudado em algo.

Victor Augusto.

Postado
Quanto a fonte, creio que está muito além do que este PC irá necessitar, porém, FONTE nunca é demais. Melhor previnir que remediar (sabe como é que é...). E lembre-se que você ainda irá fazer um CF. Então continue com essa. Se não quiser (por "n" motivos) opte por uma perto dos 700w de uma boa marca Zalman | Seventeam | Corsair.

Como assim? Se ele não quiser fazer CF, vá de Corsair450vx ou OCZ500W, mas se for dar CF, ai obviamente que uma dessas não daria, mas uma Corsair650vx daria pra isso. Ai sim sua Seventeam também seria casaria bem.

Quanto a mobo ela linda:wub:

:cool:

Postado
Como assim? Se ele não quiser fazer CF, vá de Corsair450vx ou OCZ500W, mas se for dar CF, ai obviamente que uma dessas não daria, mas uma Corsair650vx daria pra isso. Ai sim sua Seventeam também seria casaria bem.

Quanto a mobo ela linda:wub:

Duvida... Uma Corsair 520HX Aguentaria o CF de HD 4870?

E sobre essas?

420 + 17 = R$ 437 <<=>> Corsair 620HX

380 + 24 = R$ 404 <<=>> SevemTeam 750w

33 Reais de diferença...

Em qual eu vou? Qual vocês aconselham?

Abraços!

Postado

sobre a Corsair520HX, não sei dizer se aguenta, mas a 620 sim

Entre as duas eu ficaria com a Corsair por ter mais muito mais que a potência rotulada(ao certo não sei, mas uma Corsair550vx tem pico de quase 700W, essa então...), além do que ela tem eficiência menor(menos perda de energia em forma de calor por exemplo).

Postado
sobre a Corsair520HX, não sei dizer se aguenta, mas a 620 sim

Entre as duas eu ficaria com a Corsair por ter mais muito mais que a potência rotulada(ao certo não sei, mas uma Corsair550vx tem pico de quase 700W, essa então...), além do que ela tem eficiência menor(menos perda de energia em forma de calor por exemplo).

Optei pela 620HX então.

Bom, dia 30 agora, eu compro meu gabinete, e se deus quiser, dia 10 eu compro a Fonte.

Enfim... ainda tenho duvidas sobre a Mobo...

O que não quer calar...

Digamos que CF ainda seja algo que o futuro pós pc montado, pode modificar.

Fico na duvida assim...

A diferença de desempenho de um CF em uma M4AT8T-E com Dual 8x, comparado com a M4AT9 Deluxe com Dual 16x, é grotesca?

A diferença de preço entre as duas mobos são de na casa dos R$ 150,00...

E o desempenho SE EU FOR REALMENTE FAZER CF equivale a essa diferença?

Lembrando que nem sei se vou fazer CF ou não, só se a placa começar a "peidar" muito cedo, digamos assim...

E outra, se eu não for fazer CF, eu também iria economizar na fonte?

E ae, o que me dizem? Abraços!

Postado
Optei pela 620HX então.

Bom, dia 30 agora, eu compro meu gabinete, e se deus quiser, dia 10 eu compro a Fonte.

Enfim... ainda tenho duvidas sobre a Mobo...

O que não quer calar...

Digamos que CF ainda seja algo que o futuro pós pc montado, pode modificar.

Fico na duvida assim...

A diferença de desempenho de um CF em uma M4AT8T-E com Dual 8x, comparado com a M4AT9 Deluxe com Dual 16x, é grotesca?

A diferença de preço entre as duas mobos são de na casa dos R$ 150,00...

E o desempenho SE EU FOR REALMENTE FAZER CF equivale a essa diferença?

Lembrando que nem sei se vou fazer CF ou não, só se a placa começar a "peidar" muito cedo, digamos assim...

E outra, se eu não for fazer CF, eu também iria economizar na fonte?

E ae, o que me dizem? Abraços!

Se você já pretende colocar duas placas de vídeo em Crossfire acho que não vale a pena economizar na placa mãe e no futuro obter um desempenho abaixo do que seria normalmente conseguido...

Postado

Nossa Bruno eu realmente queria te ajudar nessa questão de M4A78T-e ou M4A79T Deluxe, porém estou com a mesma dúvida na minha cabeça. Deixo para outro amigo solucionar nossos problemas.

Quanto a fonte, como todos aqui já dizem, nunca é demais. Agora se você for fazer CF é claro que precisará de uma fonte mais forte do que se você não for fazer. Agora essa fonte que você escolheu (até o ultimo post) é uma otima fonte (Corsair se não me engano), que se não for fazer CF creio que possa diminuir essa potência. Talvez uma Corsair de 520w ou uma Seventeam de 550w.

Abraços boa sorte.

Victor Augusto.

Postado

Bruno, o desempenho realmente não é muita coisa, nos dias de hoje, pois ainda não é exigido o máximo do PCI-E 2.0, como o chip 790GX gerencia 1 link de a 16x você teria duas placas interligadas a 8MT/s já no caso do 790FX seriam 2 links de 16x, o crossfire nele seria bem superior, se exigido, claro!

Bom, como disse a questão é capacidade e não produtividade, portanho o ganho só viria se realmente o barramento fosse exigido, o que não acontece hoje.

A questão das placas, se você tivesse 150,00 a mais para aplicar na M4A79T e realmente, dispor de conhecimentos para usar seus recursos extras, você sairia ganhando, a princípio você já teria um ganho como os quesitos cofexão, a M4A79T é bem mais elaborada, dissipadores bem mais eficientes etc e tal... talvez a 2º placa-mãe Asus acirrradíssima com Crosshair III Formula que tem menos slots PCI-E, porém um som diferenciado.

Postado
Bruno, o desempenho realmente não é muita coisa, nos dias de hoje, pois ainda não é exigido o máximo do PCI-E 2.0, como o chip 790GX gerencia 1 link de a 16x você teria duas placas interligadas a 8MT/s já no caso do 790FX seriam 2 links de 16x, o crossfire nele seria bem superior, se exigido, claro!

Bom, como disse a questão é capacidade e não produtividade, portanho o ganho só viria se realmente o barramento fosse exigido, o que não acontece hoje.

A questão das placas, se você tivesse 150,00 a mais para aplicar na M4A79T e realmente, dispor de conhecimentos para usar seus recursos extras, você sairia ganhando, a princípio você já teria um ganho como os quesitos cofexão, a M4A79T é bem mais elaborada, dissipadores bem mais eficientes etc e tal... talvez a 2º placa-mãe Asus acirrradíssima com Crosshair III Formula que tem menos slots PCI-E, porém um som diferenciado.

Creio que com a ajuda do CDH aqui, não será problema obter conhecimentos para usar os recursos extras da M4A79T Deluxe... Ou estou errado?

Se estou certo... vou optar por ela mesmo. ^^

Postado
Creio que com a ajuda do CDH aqui, não será problema obter conhecimentos para usar os recursos extras da M4A79T Deluxe... Ou estou errado?

Se estou certo... vou optar por ela mesmo. ^^

Bom, se é este o seu propósito, eu assino em baixo.

Postado
Bom, se é este o seu propósito, eu assino em baixo.

Ah, to em duvida agora...

Amigo meu falo que não compensa investir tudo isso em AMD... com esse preço eu monto um i7 tambem... eee laiaaa... :huh:

AMD

530 R$ | AM3 941P Asus M4A79T Deluxe

700 R$ | AM3 Phenom II X4 955BE 3.2GHZ 8.0 MB

598 R$ | VGA Sapphire HD4870 1GB 256bits

285 R$ | OCZ Platinum AM3 Edition 4GB(2x2GB) DDR3-1600 OCZ3P1600LVAM4GK

¯¯¯¯¯¯

2115 R$

*editando*

INTEL

700 R$ | INTEL CORE I7 920 S1366 2.66GHZ/4.8GT/CACHE L3 8M BOX

-|700 R$ | ASUS P6T DELUXE V2 ...ou...

-|590 R$ | BIOSTAR TPOWER X58

370 R$ | Corsair Xms3 6gb (3x2gb) 1600mhz

R$ 2368 ou 2258

ps* esse preço intel só indo buscar pessoalmente no PY...

ps2* o preço AMD ta sendo cotado como encomendando de terçeiro no PY

Postado
Pra mim existe duas situações pra pegar o i7

for profissional na area de renderização 3d

Ou qualquer outro que realmente use o seu poderoso precesssamento

Ou ter muito dinheiro pra gastar e se gabar pros amigos que tem ie7

Se você comprar algo só pra dizer que tem, e não usufruir do seu potencial

acho isso burrice.

O ie7 é melhor processador que o PII não há duvidas, mas não há muita

diferença entre eles se você só utiliza o PC pra jogos, ou outros programas simples,

existe uma ínfima diferença, mas nada que faça valer a pena a diferença de preços.

Este post aqui ficou bacana pra caramba, então vou pega-lo emprestado para colocar pra você.

É sucinto, mas direto.

Espero ter ajudado:cool:

Postado
Este post aqui ficou bacana pra caramba, então vou pega-lo emprestado para colocar pra você.

É sucinto, mas direto.

Espero ter ajudado:cool:

Eu trabalho com programas gráficos. Edição e criação de imagens, videos, animações, etc...

E ai? vou de i7? mantenho a atual?

Lembrando que pra conseguir o preço que citei do i7, só indo buscar no PY...

O preço da AM3 que citei eu faço sem sair de casa, encomendando, se for buscar o AM3 no PY fica muito mais barato...

E ai, o que acham?

Postado
Eu trabalho com programas gráficos. Edição e criação de imagens, videos, animações, etc...

E ai? vou de i7? mantenho a atual?

Lembrando que pra conseguir o preço que citei do i7, só indo buscar no PY...

O preço da AM3 que citei eu faço sem sair de casa, encomendando, se for buscar o AM3 no PY fica muito mais barato...

E ai, o que acham?

quanto custa a sua ida ao PY, tem que ser incorporado ao preço das peças.

A AMD se manteve fiel em retrocompatibilidade a linha AM*, o i 975 já está por ai, o que já obriga a intel a pensar em outra plataforma.

Outro fator interessante é que o i 920 só mantem superioridade em edição de imagens entre 15~20% dependendo do Aplicativo. Se o Micro é para jogos, é bom pensar nisso. Não sou contra a plataforma i7, só acho que ainda não é intessante o custo/benefício e relação a jogos.

Postado
quanto custa a sua ida ao PY, tem que ser incorporado ao preço das peças.

A AMD se manteve fiel em retrocompatibilidade a linha AM*, o i 975 já está por ai, o que já obriga a intel a pensar em outra plataforma.

Outro fator interessante é que o i 920 só mantem superioridade em edição de imagens entre 15~20% dependendo do Aplicativo. Se o Micro é para jogos, é bom pensar nisso. Não sou contra a plataforma i7, só acho que ainda não é intessante o custo/benefício e relação a jogos.

E vai dar um trabalhão para eu conseguir ir buscar essas peças do i7 né...

Se eu fosse buscar as peças da AM3 ficaria:

410 R$ | AM3 941P Asus M4A79T Deluxe

600 R$ | AM3 Phenom II X4 955BE 3.2GHZ 8.0 MB

455 R$ | VGA Sapphire HD4870 1GB 256bits

285 R$ | OCZ Platinum AM3 Edition 4GB(2x2GB) DDR3-1600

¯¯¯¯¯¯

1750 R$

oiaheoiehaoieahae... ******* ***** ***** né?

EDIT...

E se eu encomendasse as peças do i7, ficaria:

900 R$ | INTEL CORE I7 920 S1366 2.66GHZ/4.8GT/CACHE L3 8M BOX

760 R$ | BIOSTAR TPOWER X58

370 R$ | Corsair Xms3 6gb (3x2gb) 1600mhz

2628 R$

-------------------------------------------

Resumindo Tudo:

-------------------------------------------

Saindo de casa:

AM3: R$ 1750

I7: R$ 2258

I7-AM3: R$ 508

Não saindo de casa:

AM3: R$ 2115

I7: R$ 2628

I7-AM3: R$ 513

Postado
E vai dar um trabalhão para eu conseguir ir buscar essas peças do i7 né...

Se eu fosse buscar as peças da AM3 ficaria:

410 R$ | AM3 941P Asus M4A79T Deluxe

600 R$ | AM3 Phenom II X4 955BE 3.2GHZ 8.0 MB

455 R$ | VGA Sapphire HD4870 1GB 256bits

285 R$ | OCZ Platinum AM3 Edition 4GB(2x2GB) DDR3-1600

¯¯¯¯¯¯

1750 R$

oiaheoiehaoieahae... ******* ***** ***** né?

Se você morasse no Rio Grande do Sul eu até incentivaria, mas, sei lá, sair daqui de Sampa, para economizar 300~400,00 Reais sem contar nos custos e o stress, só vale a pena para quem é aventureiro.

Postado
Se você morasse no Rio Grande do Sul eu até incentivaria, mas, sei lá, sair daqui de Sampa, para economizar 300~400,00 Reais sem contar nos custos e o stress, só vale a pena para quem é aventureiro.

tem mais o frete se pegar aqui em algumas peças.

va no paraguai apenas se quiser fazer turismo

se mandar alguem trazer vai gastar o mesmo que aqui

só que fica aquela e se o hardware dar defeito?

Existe a possibilidade de se você ir os fiscais te pegarem ai babau

só seria vantagem se você morar em Fox do Iguaçu ou cidades vizinhas

eu peguei o meu lá mas por que o muambeiro é meu amigo e me trazia sem

cobrar a porcentagem de 20% que é de praxe

Pense nisso e decida o que fazer

Postado

Ah, mas eu só vou se for de caroninha com alguem que ja vai, rachando tudo e tal...

O **** é esse bagui da gripe, medo de ir pra la bixo! oeahioeihoeaihea

tem mais o frete se pegar aqui em algumas peças.

va no paraguai apenas se quiser fazer turismo

se mandar alguem trazer vai gastar o mesmo que aqui

só que fica aquela e se o hardware dar defeito?

Existe a possibilidade de se você ir os fiscais te pegarem ai babau

só seria vantagem se você morar em Fox do Iguaçu ou cidades vizinhas

eu peguei o meu lá mas por que o muambeiro é meu amigo e me trazia sem

cobrar a porcentagem de 20% que é de praxe

Pense nisso e decida o que fazer

A porcentagem que o amigo do meu pai cobra é 30%, a vantagem é que ele mesmo compra e vende pra mim, parcela sem juros, tal...

O fato do hardware der defeito é fato... mas eu sempre imprimo umas 2~3 folhas com detalhes, especificações, do produto que eu quero, e coloco também fotos do produto e da caixa principalmente...

Fazendo isso e comprando nas lojas famosas la do PY, como icompy, master10, navenet, etc... não tem muito risco não... :P

A diferença de preço de algumas peças, de trazer do PY e comprar por e-commerce no Brasil, é gritante, tem peça ai que a diferença gira em torno de 200~300 R$... Tenso.

Postado
Ah, mas eu só vou se for de caroninha com alguem que ja vai, rachando tudo e tal...

O **** é esse bagui da gripe, medo de ir pra la bixo! oeahioeihoeaihea

A porcentagem que o amigo do meu pai cobra é 30%, a vantagem é que ele mesmo compra e vende pra mim, parcela sem juros, tal...

O fato do hardware der defeito é fato... mas eu sempre imprimo umas 2~3 folhas com detalhes, especificações, do produto que eu quero, e coloco também fotos do produto e da caixa principalmente...

Fazendo isso e comprando nas lojas famosas la do PY, como icompy, master10, navenet, etc... não tem muito risco não... :P

A diferença de preço de algumas peças, de trazer do PY e comprar por e-commerce no Brasil, é gritante, tem peça ai que a diferença gira em torno de 200~300 R$... Tenso.

Quanto à gripe, não precisa se preocupar [tanto]. A taxa de mortalidade é idêntica à de uma gripe A comum. O que acontece é que os primeiros a serem infectados, vamos dizer assim, não tiveram sorte.

É claro que o vírus é mais contagioso, tem mutações mais frequentes, e o escambau a quatro. Mais tem tratamento para quem tá em estado grave.

Qual é teu plano de saúde? :D

Bom, voltando ao tópico, mais precisamente, ao i7. Como muitos já disseram, o Core i7 e o Phenom II têm o mesmo desempenho em jogos e na maior parte das aplicações, pois estas últimas não usam todo o poder de processamento que o i7 tem a oferecer. Na teoria, no entanto, o Core i7 é incostestavelmente superior. Por outro lado, tarefas repetitivas (cuja programação envolve algoritmos repetidos um grande número de vezes, como renderização, conversão, etc) permitem, graças à arquitetura do processador, uma velocidade tremenda (os chamados oitro "threads", ou núcleos lógicos de processamento). Cabe a você decidir se realmente vale a pena desembolsar uma verdadeira nota para ter um desempenho superior, ou se conformar com um Phenom II e instalar a cafeteira do lado do micro. :D

A diferença no desempenho é notável, sim. Mas lembre-se: não vale a pena botar um monstro de processamento num computador barato. Se você puder investir esses 500 reais adicionais num i7, faça. Mas se esses mesmo 500 terão de ser subtraídos de outros componentes importantes (como seu querido monitor, ou até mesmo no seu casamento ainda não consumado :rolleyes:, pode esquecer.

Postado
Quanto à gripe, não precisa se preocupar [tanto]. A taxa de mortalidade é idêntica à de uma gripe A comum. O que acontece é que os primeiros a serem infectados, vamos dizer assim, não tiveram sorte.

É claro que o vírus é mais contagioso, tem mutações mais frequentes, e o escambau a quatro. Mais tem tratamento para quem tá em estado grave.

Qual é teu plano de saúde? :D

Bom, voltando ao tópico, mais precisamente, ao i7. Como muitos já disseram, o Core i7 e o Phenom II têm o mesmo desempenho em jogos e na maior parte das aplicações, pois estas últimas não usam todo o poder de processamento que o i7 tem a oferecer. Na teoria, no entanto, o Core i7 é incostestavelmente superior. Por outro lado, tarefas repetitivas (cuja programação envolve algoritmos repetidos um grande número de vezes, como renderização, conversão, etc) permitem, graças à arquitetura do processador, uma velocidade tremenda (os chamados oitro "threads", ou núcleos lógicos de processamento). Cabe a você decidir se realmente vale a pena desembolsar uma verdadeira nota para ter um desempenho superior, ou se conformar com um Phenom II e instalar a cafeteira do lado do micro. :D

A diferença no desempenho é notável, sim. Mas lembre-se: não vale a pena botar um monstro de processamento num computador barato. Se você puder investir esses 500 reais adicionais num i7, faça. Mas se esses mesmo 500 terão de ser subtraídos de outros componentes importantes (como seu querido monitor, ou até mesmo no seu casamento ainda não consumado :rolleyes:, pode esquecer.

Ah pow... Agora seis me deixam confuso... =S

CAFETEIRA? Ahnem... relaxou... agora broxei geral com o Phenom... ***!

Em varios reviews o phenom ganha, empata e perde (infimamente) em jogos com resoluções altas... mais ganha do que perde...

Mãs, por outro lado, sempre perde em outros programas (excluindo jogos)....

Se eu fosse optar pela plataforma i7, ia demorar mais uns 2 meses... comparado com a AM3... =X

E ai, o que acham?

Postado
Ah pow... Agora seis me deixam confuso... =S

CAFETEIRA? Ahnem... relaxou... agora broxei geral com o Phenom... ***!

Em varios reviews o phenom ganha, empata e perde (infimamente) em jogos com resoluções altas... mais ganha do que perde...

Mãs, por outro lado, sempre perde em outros programas (excluindo jogos)....

Se eu fosse optar pela plataforma i7, ia demorar mais uns 2 meses... comparado com a AM3... =X

E ai, o que acham?

Calma, calma, a cafeteira era exagero. :D

A ideia por trás disso tudo é que um jogo é UM aplicativo extremamente pesado (e não tão repetitivo assim, por sinal, pelo menos não para o processador) que utiliza apenas UM núcleo de processamento (na maior parte dos casos). Ou seja, na teoria, o maior desempenho viria da melhor arquitetura.

Por que não da melhor frequencia? Porque um jogo nunca, ou quase nunca, vai exigir do processador, digamos, 3.2 bilhões de operações por segundo. E também, quanto melhor a arquitetura, quanto menos operações repetitivas o processador terá de fazer, pois ele vai poder "lembrar" do resultado, assim que fizer a primeira delas.

É claro que se compararmos processadores dessas duas famílias com frequencias semelhantes, o i7 é o vencedor incontestável.

Sobre a sua escolha, você deve primeiro responder algumas perguntas:

1. Você faz tanta edição de gráficos/imagens assim, para precisar renderizar elas com tanta frequencia, a tal ponto em que o tempo de renderização se torna significativo (quando, por exemplo, é crucial que tudo esteja terminado da noite para o dia)?

2. Você tem um dinheiro a mais para investir num Core i7, e realmente está pronto para abrir mão dele (do dinheiro) por um desempenho melhor?

3. Você dedica a [grande] maior parte do seu tempo no micro a edição/trabalho/multitasking pesados, e não aos jogos?

Se você respondeu sim a duas ou mais perguntas, você pode considerar uma configuração Core i7. Mas, se você não respondeu "sim" à pergunta 2, eu recomendo, sinceramente, o Phenom II; pois, na minha opinião, para Core i7 tem que ter dinheiro e/ou muita necessidade.

E esses dois meses de espera representam um verdadeiro problema (seilá, o pc antigo num dá mais conta, eu tenho uma pilha crescente de dados para processar) opte pelo Phenom II. O Core i7 pode ser o "mais rápido processador que existe", mas o Phenom II é também um ótimo produto, e, de quebra, bem mais em conta. :D

• 2 semanas depois...
Postado

Desculpe me ausentar um pouco... mas tive alguns contratempos, e vou ter que mudar um pouco minha configuração...

Bom, a unica coisa que não quero me desfazer é do Monitor/TV 24" T240M

Gostaria de saber sobre a placa de video "aguentar" ou não esse monitor de 24"...

O pessoal fala que com 24" precisa-se de placas de 1GB pra cima...

E ai me recomendaram a HD4870 1GB...

Ai pergunto se uma HD4850 1GB bastaria... o que acham?

E sobre o tão aclamado CF da HD4770??

Sobre o processador...

Qual seria o melho pro futoro em custo x beneficio?

- x3 720

- x4 810

- x4 955

Irei comprar um cooler horizontal separado sim, para dar um pequeno over no processador, nada de mais. (pois nao sei nada de overclock, mas pretendo saber algo)

vocês acham que eu devo manter o x4 955?

Sobre o futuro CrossFire... tive que me desgrudar desta ideia.

Sobre a placa-mãe, optarei pela M4A78T-E mesmo (ja que nao farei crossfire)

--- alguma sugestão mais barata com o mesmo beneficio?

Sobre a fonte HX620, vou abaixar isso, não irá haver necessidade...

Mas a fonte depende da placa-video, então, paira a minha duvida acima ainda.

Abraços...

ps: a grana apertou mesmo =P

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...