Ir ao conteúdo

Como formatar HD para 0%?

nickmax

Posts recomendados

Postado

eu quero formatar meu HD da Maxtor de 80GB SATA(ta escrito ATA mais acho que é sata)

queria formatar ele,sem querer colocar o XP nele(porque o Xp formata HD...)

estou querendo fazer isso faz um tempão!!

abraços!!

Postado
eu quero formatar meu HD da Maxtor de 80GB SATA(ta escrito ATA mais acho que é sata)...queria formatar ele,sem querer colocar o XP nele(porque o Xp formata HD...)...estou querendo fazer isso faz um tempão!!abraços!!

amigo, pelo que entendí, ou talvez, você não se explicou direito, mas parece-me que deseja uma formatação de baixo nível ou uma formatação física, criar novas trilhas para o HD, como se tornasse novo, será isso mesmo?

ninguem?!?!?! poxa,to querendo fazer isso há um tempão.... poxa ninguem sabe mesmo? ):

parceiro, o tempo que você se refere para uma resposta, basta você formular a pergunta, com a maior clareza possível, precisão direta, senão vamos lhe dar dicas trocadas ou indevidas... procure entender também o nosso lado, de quem lhe quer ajudar...

Amigo, poderia explicar melhor o que deseja? Tá meio confusa sua mensagem!

concordo com o moderador Meiraneto... precisa clareza no tópico!

Postado
eu quero formatar meu HD da Maxtor de 80GB SATA(ta escrito ATA mais acho que é sata)

queria formatar ele,sem querer colocar o XP nele(porque o Xp formata HD...)

estou querendo fazer isso faz um tempão!!

abraços!!

Amigo, não existe forma de deixar o HD com 0%, na verdade existe porém deve-se excluir a(s) partição(ões) e assim deixar, a partir do momente que se cria uma partição é alocado um pequeno espaço no disco e quando se formata o HD, independente de qual sistema de arquivos, isso oculpa mais um pequeno espaço, para deixar zerado deve-se excluir as partições, porém desse modo o hd fica inutilizável.

Agora se você desejar formatar o HD e realmente apagar todas as informações nele contido, existe pela net "formatadores" mais complexos que preenchem todos os espaços do HD com 0s fazendo com que ele realmente fique zerado. Porém ainda vai ter um pequeno espaço alocado que é o espaço usado para criar partição e o espaço do sistema de arquivos.

• Membro VIP
Postado

Eu acho que ele está se referindo ao CD de instalação do XP que formata e depois instala Automaticamente, mas não quer instalar nada só formatar, não é isso?

Também opinei na base do ACHO porque realmente esta confusa hehe.

Postado

desculpem pela confusão gente :S

assim,eu tenho um HD de 80 GB SATA,e quero formatar ele,como se ninguem tivesse usado,como tivesse acabado de comprar entendeu? ou não é possivel?

Postado
Agora se você desejar formatar o HD e realmente apagar todas as informações nele contido, existe pela net "formatadores" mais complexos que preenchem todos os espaços do HD com 0s fazendo com que ele realmente fique zerado. Porém ainda vai ter um pequeno espaço alocado que é o espaço usado para criar partição e o espaço do sistema de arquivos.

e que programas são esses? pode me passar o link?

Postado

Para formatar esse HD basta colocar ele numa maquina que já tenha um HD com sistema operacional, aí ele será detectado como um HD secundário, aí voce formata, mas primeiro exclui as partições, depois cria outra (ou outras) pelo gerenciador de discos.

voce pode formatar esse HD também colocando ele numa gaveta externa aí não precisa abrir algum computador pra colocar ele como secundario.

Postado

Darei minha singela opinão:

Lembre-se de que se você quer uma formatação completa você perderá todos os seus dados, programas etc do seu pc. Seria sensato da sua parte fazer um backup dos seus arquivos de importância!

Postado
Para formatar esse HD basta colocar ele numa maquina que já tenha um HD com sistema operacional, aí ele será detectado como um HD secundário, aí voce formata, mas primeiro exclui as partições, depois cria outra (ou outras) pelo gerenciador de discos.

voce pode formatar esse HD também colocando ele numa gaveta externa aí não precisa abrir algum computador pra colocar ele como secundario.

vai da pau na bios não né? eu fiz isso uma vez e deu pau,mas acho que era pque eu tinha editado a bios... mais vou tentar isso...

Postado
desculpem pela confusão gente :S assim,eu tenho um HD de 80 GB SATA,e quero formatar ele,como se ninguem tivesse usado,como tivesse acabado de comprar entendeu? ou não é possivel?

amigo, para se formatar um HD, e deicar como se fosse novo, vai a depender da marca/modelo, você pode baixar do link do fabricante, um programa para formatá-lo, zerando as trilhas, mas você só deve usar o programa do fabricante do HD, senão está a mercê de perder seu disco, é arriscado danificar as todas as trilhas... o mais comum é o da Seagate, o DiscWizard, muito bom e completo, pode ser criado uma imagem em ISO e bootável...

Postado
desculpem pela confusão gente :S assim,eu tenho um HD de 80 GB SATA,e quero formatar ele,como se ninguem tivesse usado,como tivesse acabado de comprar entendeu? ou não é possivel?
e que programas são esses? pode me passar o link?

amigo, acesse o link e escolha qual programa você pretende zerar seu HD...

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/cd-kit-hd-varios-programas-para-hd-de-varias-marcas-SYFFYPOPMM#rmcl

Postado
amigo, para se formatar um HD, e deicar como se fosse novo, vai a depender da marca/modelo, você pode baixar do link do fabricante, um programa para formatá-lo, zerando as trilhas, mas você só deve usar o programa do fabricante do HD, senão está a mercê de perder seu disco, é arriscado danificar as todas as trilhas... o mais comum é o da Seagate, o DiscWizard, muito bom e completo, pode ser criado uma imagem em ISO e bootável...
Acho que para o que ele quer o SeaTools deve servir.
Postado
Acho que para o que ele quer o SeaTools deve servir.

amigo, eu ainda sugiro o DiscWizard, porque tem esse programa tem em português e fica fácil de ler o tutorial, que é também da Seagate... em inglês, tem desse mesmo que você indicou e em português:

http://www.seagate.com/www/en-us/support/downloads/discwizard

http://superdownloads.com.br/download/106/seagate-discwizard/

até...

Postado

Pau na bios? o.O

Cara, bota o cd do windows no drive, boota pelo cd, quando abrir a tela azul de partição você lê na parte de baixo da tela, você apertda D eu acho para apagar as partições, apague todas e pronto, vai ficar sem partições igual ao novo

Postado

Se o seu desejo é apenas formatar o Hd para limpar as informações, não precisa baixar o diskmanager (programa fornecido pelo fabricante para formatação e outras utilidades, e que tem diversos nomes dependendo do fabricante).

voce pode formatar usando o disco de instalação do windows XP, no menu tem opções de excluir partições já existentes, e de criar outras.

E isso posso te dizer com experiência, em cada máquina minha tenho 4 HD's, todos formatei desta maneira ou de dentro do windows, fora os HD's que quando faço upgrade sobram, desde antigos como 2,1 Gb passando por 4 Gb, 20 Gb, 40 Gb, 80 Gb.....

já formatei até HD de 1 Tb desta maneira, e está funcionando....

Quanto a bios, não dará pau de jeito nenhum....se lá na bios estiver ajustado como detectar automaticamento os HD's quando conectados, nem precisará entrar na bios para fazer com que o HD seja reconhecido.

O diskmanager (programa fornecido pelo fabricante) deve ser o do fabricante mesmo, não pode trocar, tipo se tem um disco da Samsung pegar o diskmanager da Seagate, aí pode estragar o HD. Só que esse programa formta o HD em baixo nivel, ou seja, ele zera o HD. Mas se quer apenas formatar o HD não precisa fazer formatação a baixo nivel (zero fill), porque não tem necessidade.

Já formatei diversos HD's só precisei desse programa (no meu caso o seatools) porque um HD de 40 Gb estava com badblocks e usei o seatools, formatei a baixo nivel e zerei o HD apagando os badblocks que eram lógicos (pode haver badblocks fisiscos aí não arruma).

Portanto, primeiro voce tem que saber o que quer ser feito no Hd, se voce não sabe direito o que é e para que serve uma formatação, primeiro procure tomar conhecimento se é isso mesmo que precisa.

E antes de formatar um HD, saçlve seus arquivos em backup.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...