Ir ao conteúdo

procurando soft. monitoramento e regulagem net pra lan

impulz

Posts recomendados

Postado

Ola,

Gente, sou gerente duma lan. Uso o timer cafe pra administrar, liberar maquinas, contar horas, etc... Porém ainda há uns obstacúlos que quero superar.

Primeiro:

A do monitoramento ativo das maquinas (inclusive o proprio servidor), ou seja, quero ser capaz de ver o que as pessoas estão fazendo em tempo REAL tudo tudo tudo que fizeram, e tambem poder gravar isto para fins legais (caso nescessario) estando na lan ou em casa...

Segundo:

As vezes aparecem uns cabeças de vento e abrem 10 abas no youtube (_( acabando com toda largura de banda (que é de 600k ainda (nem comento sou apenas o gerente) ja experimentei desativar pelo gpedit.msc o QoS deixando-o primeiro em 5% depois 1%, mas não adianta, quando não e youtube, e download mesmo, e so de 3, 4, 5, 666 pra cima....

ENFIM: Não quero toda vez chega com a pessoa e falar, putz veii 8 dls... o pessoal ta reclamando ja...

Procuro um programa que "inteligentemente" divide a largura de banda igual para todos quando as atividades forem intensa e por outro lado vai liberando cada vez mais enquanto as atividades forem bem leves.-_-

Agradeço qualquer ajuda/informação/dica/encaminhamento,

Att.

Impulz.

Ps: Não soube aonde postar essa duvida perdão se postei no lugar errado.

Postado

Amigo,

Primeiramente, esse jeito que você quer para ver a conversa das pessoas, entre outras coisas que eles fazem, acho ilegal, você estaria violando a privacidade das pessoas. Está certo que você está disponibilizando os seus computadores e a sua internet para isso, mais não acho legal isso, até mesmo se alguem ficar sabendo você ficará mal falado e até perder clientes por isso.

Dentre esses e outros problemas recomendo você fazer alguma notificação, colocar em local visível em cada maquina, ou em algum mural, ou algum lugar que fique bem vísivel para os seus clientes, e detalhe essa situação pra eles.

E fique em cima, deixe nesse notificado exposto que tal pessoa irá ficar monitorando o uso da sua lan house, que isso será feito para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela sua lan house.

Postado
Amigo,

Primeiramente, esse jeito que você quer para ver a conversa das pessoas, entre outras coisas que eles fazem, acho ilegal, você estaria violando a privacidade das pessoas. Está certo que você está disponibilizando os seus computadores e a sua internet para isso, mais não acho legal isso, até mesmo se alguem ficar sabendo você ficará mal falado e até perder clientes por isso.

Dentre esses e outros problemas recomendo você fazer alguma notificação, colocar em local visível em cada maquina, ou em algum mural, ou algum lugar que fique bem vísivel para os seus clientes, e detalhe essa situação pra eles.

E fique em cima, deixe nesse notificado exposto que tal pessoa irá ficar monitorando o uso da sua lan house, que isso será feito para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela sua lan house.

Eduardo, reconheço sua preocupação e ja estava bem ciente quanto a este caso da privacidade. Eu mesmo estou tentando acabar de vez com esse tal de akamai technologies services (prestadora de serviços para symantec, microsoft, etc...) que aparentemente coleta dados dos pc's e depois repassa para o fbi (assim diz a lenda), e que por cima fica no plano de fundo e não aparece em firewall algum (por ser um serviço do proprio windows). Não estou com o objetivo em pegar senhas, ver sobre o que as pessoas estão escrevendo no msn ou algo parecido, enfim xeretar na vida das pessoas. Alias, nem tenho tempo pra isso... A minha preocupação é que tem um número significativo de vandalos que alteram algumas configurações das maquinas, colocam virus, etc... Por outro lado se eu limitar demais o uso dos pc's seremos aqui apenas "mais uma lan-house". Para tanto, da mesma forma que uma pessoa entra num estabelecimento com camaras de segurança. Desejo sim monitorar o que acontece nos pcs com o objetivo, que você mesmo disse, de melhorar a qualidade do serviço, deixando de antemão tudo bem claro e explicado para os clientes. Fato é que eu pessoalmente tive que formatar (resetar a bios, flashear a ram) a metade dos pc's (inclusive o servidor) pois eles ja estavam comprometidos com malware, o que torna pior ainda a questão da privacidade (keyloggers, trojans, messenger hacks, etc...). Estou atrás de pessoas que por má fé utilizam as maquinas para proveito próprio, justamente por ser um pc de uso publico. E quando rastreado vão acabar batendo aqui. (Obs* que fique bem claro: não estou dizendo que vai acontecer, ou que não vai acontecer. Apenas que PODE acontecer).

Sem mais para o mesmo.

Att.

Impulz.

• Membro VIP
Postado

Prezado impulz, compreendemos a sua preocupação quanto à integridade dos PC's de sua lan house. Entretanto, essa é uma questão delicada e mesmo que a sua intenção não esteja voltada para as informações privadas dos usuários, alguns programas de monitoramento podem oferecer abertura para gravar conteúdos relacionados à privacidade dos usuários e esta é protegida por lei. Então seria algo inadequado a ser postado neste fórum e por isso é vetado de acordo com a regra 4.2 contida nas Regras Gerais deste:

4.2. Mensagens e tópicos relacionados à pirataria (cracks, seriais, downloads de programas, jogos, indicação de links etc) e/ou que ferem as Leis (Drogas ilícitas, álcool, assassinato ou indução a ele, roubo, furto, logro, estelionato, tráfico, contrabando etc), ou com códigos destrutivos e/ou maliciosos, informações sigilosas e/ou pessoais e similares serão imediatamente excluídos e seu autor será expulso imediatamente.

Portanto eu espero que compreenda nossa preocupação quanto à veiculação desse tipo de informação.

Mas há opções dentro do próprio Windows e através de programas de proteção que podem ajudar a proteger os seus micros.

Cito como exemplos o acesso ao prompt de comandos e à ferramenta de edição do registro do Windows. Vá em prompt de comando e digite gpedit.msc

Serão exibidas as Diretivas de Grupo. Logo de início você verá duas opções: Configuração do Computador e Configuração do usuário. Em Configuração do usuário acesse a subpasta Modelos administrativos e em seguida a subpasta Sistema. Você encontrará uma lista de opções que podem ajudar a proteger o sistema restringindo acessos. Analise criteriosamente as opções e veja se alguma lhe é útil.

Recomendo também que mantenha programas antivirus e antispywares com seus respectivos bancos de dados sempre atualizados e evite o máximo possível de exceções no firewall que você utiliza nos micros.

Atenciosamente,

Ceg - Moderador Global

Equipe do Fórum do Clube do Hardware.

Postado

Realmente se for desta forma, não reincidirei mais sobre este assunto ou parecido. E agradeço pelo aviso senão cometeria uma grande asneira sem proporções.

Mas quanto ao programa que limita a largura de banda de forma dinamica??

Sugestões, dicas, encaminhamentos,

SEMPRE serão bem vindas.

Att.

Impulz

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!