Ir ao conteúdo

overclock c2d+p5q - voltagens

rngilio

Posts recomendados

Postado

Galera, tinha um tópico antigo aqui sobre overclock em C2d e P5q, o Inferis e o RibeiroCross tinham dado algumas informações muito boas, usei um pouco do que tinha lá pra fazer meu over.

Minha config:

CPU: core 2 duo E8500

MB: asus P5Q

RAM: 2x2GB DDR2 6400 CL 4-4-4-12 G.skill PIBlack

GPU: GTX 275

HD: 2x WD 320 GB 7200 rpm sata II em RAID 0

Primeira tentativa de overclock e consegui colocar um FSB de 400. Daí arrumei as voltagens e rodei um torture test com prime95 por 15 horas sem nenhum erro, mostrando que o sistema ficou estável. Vocês acham que as voltagens que eu botei estão seguras, será que dá pra abaixar mais alguma?

Vcore: 1,26875 (isso na BIOS, porque o CPU-Z mostra 1,24 v)

PLL: 1,60

FSB volt (VTT): 1,30

NB: 1,36

SB: 1,10

DRAM volt: 1,80

GTL: auto

Temperaturas máximas depois de 15 horas de torture test:

- system: 31 ºC

- cpu: 44 ºC

- core#0: 45ºC

- core#1: 50ºC

- gpu core: 51 ºC

Snap dos testes: torturetest1.th.jpg

Outra dúvida: li num guia de overclock para C2D que tem um parâmetro na BIOS relacionado ao FSB do PCI que deveria ser setado para 33.33 mhz para evitar excesso de carga nos periféricos, porém não consegui achar isso na BIOS da P5Q. Só achei o FSB to northbridge strap, que deixei em auto. Vocês sabem do que se trata, e como devo configurar isso?

Valeu pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

Opa,

As voltagens estão jóia, não se preocupe.

A questão do FSB com PCI é o seguinte:

Periféricos que vão instalados nos slot's PCI, assim como HD IDE trabalham na frequência de 33.33MHz e placa que não tem trava para esse barramento, conforme vai subindo o FSB a frequência de 33.33 vai subindo junto.

Acho que sua placa mãe trava a frequência PCI em 33.33 por padrão, mas se existir a opção no bios deve ser usada.

Boas temperaturas do seu E8500, você usa Cooler Box?

Boa sorte.

Postado

Opa Ribeiro, obrigado pela ajuda! Eu fiquei um pouco preocupado com algumas voltagens (especialmente VTT e NB) porque na BIOS o numerozinho ficou amarelo, indicando que a tensão já não estaria tão baixa hehe

Quanto à refrigeração eu uso cooler tower da akasa (akasa nero ak-967) que no site da frostytech (www.frostytech.com) é o único cooler para sistema intel que está entre os 10 melhores em refrigeração E os 10 melhores em barulho - ou seja, é muito silencioso e bem geladão hehe. Daí botei também 3 ventiladores daquele da coolermaster de supostos 90cfm, 1 numa baia fan jogando ar frio em cima do cooler do processador, 1 na traseira jogando ar quente pra fora, e 1 na lateral do gabinete jogando ar frio em cima da gpu. Fiz isso seguindo o tutorial do Pistolao "o melhor gaginete pelo menor preço", levei o gabinete em serralheria e ranquei fora aquela grelha metalica da traseira pra facilitar a saida de ar quente, e criei o buraco na lateral do gabinete pra botar mais um ventilador ali jogando ar frio pra dentro. E pra não ficar com muita pressão positiva pra dentro do gabinete instalei também um exaustor PCI evercool2 da buffalo com 60cfm jogando ar quente da gpu pra fora. Aí ficou legalzão. Posso postar umas fotos aqui se quiser ver como ficou. :)

Novamente, valeu pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

Opa,

Bacana! Ficou jóia o sistema de refrigeração pelo resultado da temperatura...

As voltagens estão dentro da margem de segurança.

Verde: “Tranquilo”.

Amarelo: Atenção.

Vermelho: Atenção triplicada.

Para tensão o importante é controlar a temperatura. No caso dos Chipset em placas mãe que não tem sensor para aferir, tem que ficar atento seja em que cor for.

Se quiser postar uma foto pode sim. Só não podemos deixar a área de Overclock tornar área de CaseMod hehe.

Boa sorte.

Postado

Bem o difícil é saber como controlar a temperatura dos chipsets se não tenho sensor... tipo, "ficar atento" claro mas como?

De novo, valeu ae gente!

• Membro VIP
Postado

Como?

Pelo tato em teste de stress ou comprar sensor digital e fixar no Chipset.

Faz assim: Faça uma bela bateria de stress e monitore as temperaturas, pode ser com o tato. Caso não esquente muito durante o stress, no uso diário também não vai aquecer. Considere a temperatura ambiente.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!