Ir ao conteúdo

Dúvida sobre sensor de temperatura

nadasica

Posts recomendados

Postado

Caro amigos.

Um sensor de temperatura pode estar diretamente exposto a chamas? gases? ou liquidos?

Estou tendo muito problemas em manter um forno a tal temperatura, pois é alimentado automaticamente com briquetes (pallets), que conforme condições pode propagar chama ao seu redor.

Att. nadasica

Postado

òla, expliq melhor a situação q o sensor está esposto, qual a temperatura média q ele opera e que tipo de sensor q está usando pt100, pt1000, termopar etc..

Aguardo sua postagem para analisar e tentar te ajudar, OK.

Postado

Existem vários tipos de sensores no mercado. Consulte o datasheet de alguns e veja a condição em que ele suporta altas temperaturas.

No caso de um sensor bem comun o LM35 ele suporta até 150 graus. Acredito q seja pouco para o seu forno.

Postado

Olá a todos!

É um termopar tipo K (niquel-cromo/niquel-aluminio).

O Datasheet, diz que ele pode operar na faixa de -270°C à 1372°C.

O forno tem que sempre operar entre 650°C à 900°C.

a duvida é a seguinte: Se por exemplo eu acender um fósforo e em sua chama colocar o termopar, isso iria danifica-lo? ficar diretamente em contato com o fogo? Sua fiação até o módulo de controle de dados, devo tomar algum cuidado?

desde já agradeço a atenção de todos.

Att nadasica

Postado

Não, o termopar é feito pra isso, tanto que devemos fundir a junção dos pares para que ele funcione corretamente, não ira queimar seu medidor se voce utilizar o 'Thermocouple' que um circuitinho basico para adequar o sinal do termopar ao teu medidor!

abs.

Postado

nadasica, recetimente reformei um forno mufla(1200º) pro laboratório da firma em q eu trabalho, tive as mesmas duvidas, mais o termopar tipo K suporta até ambientes sulfurosos q é bem pior q alta temperatura, mais é claro que cada sensor tem q ter a proteção adequada para o processo.

No meu caso tive q comprar um termopar com proteção cerâmica.

No seu caso pode usar tranquilamente esse termopar, mais não esqueça da polarização q altera uns mv na saida do sensor.

você já tem uma interface para fazer a leitura do sensor?

Postado

Olá douglas.anjos

Na realidade este projeto, foi uma empresa que veio até nossa faculdade procurando por ajuda.

O forno do rapaz estava consumindo muito, ou seja o calor escapava muito fácil.

O que fizemos foi, limpar o forno e colocar tijolos refratarios em seu interior, minimizando assim quase 87% do problema. E depois automatizamos seu alimentador (à pallets) e só assim passamos para a parte de controle de temperatura ou seja...

Se a temperatura cair, alimentamos uniformemente e gradativamente o forno com os pallets, até chegar ao setpoint novamente.

Se ele aumentar, ligamos a refrigeração até chegar ao set point novamente.

O sensor, passa por uma interface ucontrolada que manda sinais a todo momento a um PLC, que por sua vez decide o que fazer com aquela informação.

O meu receio era expor o termopar tipo K, à chamas que o pallet cria.

Att nadasica

Postado

Não seria o caso de "encapsular" os sensores? Talvez um parafuso grande que você possa furar na cabeça, e colocar o sensor dentro do furo? Depois você fixa o parafuso dentro do forno.

Eu ainda não usei esse tipo de sensores.

[]'s

Postado

Caro Maurício2006

Pode parecer até brincadeira mas arranjei um encapsulamento meio distinto para o sensor graças ao meu avô!

Ele estava limpando sua canecas de porcelana (rarissimas), de festas de chopp do Lions Club, Rotary e etc. Quando de repente uma caneca caiu no chão e quebrou.

O lugar que servia para você segurar a caneca, caiu como uma luva no sensor.

Estamos em fases finais de testes, porém sem nenhum problema até agora.

Att. nadasica

Postado

Já existe encapsulamentos para este tipo de atividade, onde trabalho existe o mesmo sistema q você referiu, usamos o termopar com proteção ceramica, mais já vi tambem com proteção de inox e outros.

Todos fabricantes tem essas proteções disponiveis, pode ter certeza q você vai encontrar. EX: (Digmed) é o q usamos no nosso forno, na vardade não é forno é uma caldeira q gerar vapor, mais tem os mesmos princípios de um forno, porq é alimentada com cavaco de eucalipto ou a propria lenha do eucalipto.

Tambem existe uma central de controle PID, do mesmo jeito q você referui.

Qualquer dúvida poste ai, se for ao meu alcance te ajudarei, Falou.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...