Ir ao conteúdo

Notebook trava com a fonte ligada.

menk

Posts recomendados

Postado

É galera vocês tentaram uns ate deram uns chutes que bateram na trave , mas eletronica funciona de 2 maneiras ou é verdadeiro ou é falso e tudo que li acima é falso.

O defeito desse notebook esta no sockete do processador ,para quem nao sabe o esse sockete é colocado com soldas do tipo bga , (lembram do defeito do famoso hp serie pavilon) então essas soldas comecam a se esquentar e se quebram.

Por que acontece o defeito: quando você usa apenas a bateria do notebook a quantidade de energia eletrica que passa pelo processador é minima já que o sistema sabe que você esta usando bateria e e por isso nao trava, se você usar um processador celeron no lugar do core 2 duo tambem vai ligar pois usa-se menos energia para acioná-lo.

solução: existem 2 solucoes , uma que você faça o reflow nessa maquina , mas com certeza depois de alguns meses ele poderá voltar , ou a solução definitiva , conseguir um sockete desse novo e fazer a troca das soldas juntamente com o sockete

Nos aqui da Criarte Notebooks - www.manutencaonotebooks.com.br teremos o maior prazer em atender quem necessitar de ajuda.

gratos

Força Sempre

Marcelo Rosario

Criarte Notebooks

11-2758-4494

Postado

É galera vocês tentaram uns ate deram uns chutes que bateram na trave , mas eletronica funciona de 2 maneiras ou é verdadeiro ou é falso e tudo que li acima é falso.

O defeito desse notebook esta no sockete do processador ,para quem nao sabe o esse sockete é colocado com soldas do tipo bga , (lembram do defeito do famoso hp serie pavilon) então essas soldas comecam a se esquentar e se quebram.

Por que acontece o defeito: quando você usa apenas a bateria do notebook a quantidade de energia eletrica que passa pelo processador é minima já que o sistema sabe que você esta usando bateria e e por isso nao trava, se você usar um processador celeron no lugar do core 2 duo tambem vai ligar pois usa-se menos energia para acioná-lo.

solução: existem 2 solucoes , uma que você faça o reflow nessa maquina , mas com certeza depois de alguns meses ele poderá voltar , ou a solução definitiva , conseguir um sockete desse novo e fazer a troca das soldas juntamente com o sockete

Nos aqui da Criarte Notebooks - www.manutencaonotebooks.com.br teremos o maior prazer em atender quem necessitar de ajuda.

gratos

Força Sempre

Marcelo Rosario

Criarte Notebooks

11-2758-4494

• mês depois...
Postado
solução definitiva :D

Trocar capacitor de baixo do processador

o dito cujo aqui http://www.4shared.com/photo/Rcb6yAPF/TOSHIBA_SATELLITE_A205-S459704.html

Eis o link do forum que surgiu tal solução - http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&grupo=231988&topico=3024653&nrpag=1

Espero ter ajudado ;)

Só pra deixar claro, eu executei o procedimento descrito no link acima e resolveu o meu problema, fiz em casa mesmo, apenas tive que comprar capacitores de tantalo e por no lugar do outro, simples, rápido e eficaz, fica a dica.;)

Postado

A opção de desabilitar um dos processadores está funcionando no começo, nenhum problema até agora. Mas é uma solução temporária. Se eu ir em qualquer loja eles conseguem fazer essa troca de capacitores? Não tenho nenhum experiência em informática e não sei como fazer isso, claro que fazer sozinho seria melhor mas existe uma forma prática pra comprar esses capacitores e instalores para um amador sem maiores problemas ao pc? Agradeço a ajuda até agora, tudo leva a crer que o pc já está normal, apenas mais lento... Vamos ficar na torcida! hahaha Abraço!

• 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

ESTOU COM ESSE MESMO PROBLEMA.

levei numa loja de computação eles me informaram que o problema era no chipset, e que iriam reparar, quiseram cobrar R$400,00.

ainda nao mandei fazer o serviço.

será q eles estão certos???

e alguem que já fez isso de trocar o capacitor pode me ensinar??

• 2 meses depois...
Postado

Pessoal, a solução postada por várias pessoas como definitiva que passaria pela troca dos capacitores abaixo do processador, parece interessante.

Mas tem o outro amigo aí, Ciarte, que postou que a solução seria a troca do soquete do processador. Enfim, mais alguém já detectou e solucionou o problema definitivamente?

Abraços.

Postado

O capacitor que resolve o problema é esse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199414801-capacitor-nectokin-0e128-placa-notebook-e-playstation-3-_JM

Mas olhando no Mercado livre também encontrei esse outro, usado para PS3, muito parecido e com o preço totalmente direfente.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194709474-ps3-ylod-repare-seu-game-com-nectokin-oe128-_JM

• 2 meses depois...
Postado

o que o sr. criarte postou não procede pois tenho uma assistencia tecnica em eletronica e informatica e ja trabalho com eletronica há 20 anos e a unica solução confirmada para esse defeito é a troca do capacitor nec-tokin abaixo do processador já fiz mais de vinte e nenhum retornou pois ja notaram quando uma placa mãe de desktop se comporta quando os capacitores estão estufados é quase a mesma coisa esse nec-tokin perde a capacitancia e ocasiona esse defeito quando pluga a fonte.

explicando:quando se desabilita um core do processador ele consumirá menos corrente que passa pelo capacitor quando você precisar dele em full (capacitancia total) ele não vai conseguir aguentar o tranco pois já está danificado então só trocando o mesmo (retiralo com uma ponta de faca bem afiada e por 4 de 330mf/6.3v de tantalo que tem em placas de notes usada e corre para o abraço).

quando o forum notebooks estiver on-line de novo eu posto as fotos valeuu!!!

• 5 semanas depois...
Postado

Gostaria de saber quanto você esta cobrando para resolver este problema? aguardo contato atraves do meu email [email protected]

QUOTE=souza04;5322661]o que o sr. criarte postou não procede pois tenho uma assistencia tecnica em eletronica e informatica e ja trabalho com eletronica há 20 anos e a unica solução confirmada para esse defeito é a troca do capacitor nec-tokin abaixo do processador já fiz mais de vinte e nenhum retornou pois ja notaram quando uma placa mãe de desktop se comporta quando os capacitores estão estufados é quase a mesma coisa esse nec-tokin perde a capacitancia e ocasiona esse defeito quando pluga a fonte.

explicando:quando se desabilita um core do processador ele consumirá menos corrente que passa pelo capacitor quando você precisar dele em full (capacitancia total) ele não vai conseguir aguentar o tranco pois já está danificado então só trocando o mesmo (retiralo com uma ponta de faca bem afiada e por 4 de 330mf/6.3v de tantalo que tem em placas de notes usada e corre para o abraço).

• 2 semanas depois...
Postado
Chequei essa semana.. a mais atual é de 2007 e eu já tenho.. pelo menos para o meu modelo o a205-s4567.

Valeu a dica... se alguém souber como resolver este problema.. compartilhe com agente, por favor!

Abraços

Boa tarde amigos, sei que aqui num é o lugar mais eu faço o reparo nos ontes que estão com este problema é um componente na placa mãe que tem que ser substituido, qlq coisa entrem hem contato, por e-mail [email protected]

• 2 semanas depois...
Postado

Olá, tenho tido os mesmos problemas de travamento do note ao conectar a fonte de energia, vi em algum outro fórum sobre um programa chamado Prime95 que faz testes na memória RAM do PC.

O que eu faço é o seguinte, para quem não tem a menor ideia de como trocar os capacitores e já tentou de tudo (menos comprar um outro note...rs), ligo o meu note sem a fonte e ao iniciar o windows coloco o programa Prime95 para fazer os testes (Vá em Options e depois em Torture test escolha qquer uma das 3 possibilidades de teste), espere uns segundos e plugue a fonte, deixe o programa rodando enquanto estiver usando o PC.

Aqui funcionou legal esse "recurso técnico"....:D

Feliz 2012! ;)

• 11 meses depois...
Postado
o que o sr. criarte postou não procede pois tenho uma assistencia tecnica em eletronica e informatica e ja trabalho com eletronica há 20 anos e a unica solução confirmada para esse defeito é a troca do capacitor nec-tokin abaixo do processador já fiz mais de vinte e nenhum retornou pois ja notaram quando uma placa mãe de desktop se comporta quando os capacitores estão estufados é quase a mesma coisa esse nec-tokin perde a capacitancia e ocasiona esse defeito quando pluga a fonte.

beleza meu amigo. vou tentar isso depois.

• Membro VIP
Postado

é, o capacitor é mesmo a dor de cabeça desse equipamento... ja consertei 3 toshibas com esse problema e até agora nao voltaram... agora, tem um colega ai que postou que deve ser trocado tb o soquete do processador, bem, discordo disso, porque parto da seguinte conclusão... normalmente não vamos encontrar soquetes novos para venda, teríamos que comprar soquetes usados para trocar na placa, um soquete usado provavelmente já passou por esse problema, então, não vejo porque trocar...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...