Ir ao conteúdo

PC reconhece Memoria DDR31600 como 1066

Metal Militia

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, boa noite!

Estou com um problema e gostaria da ajuda dos membos aqui do fórum.

Recentemente montei um PC novo e resolvi optar por um kit de memoria ddr3 1600 da OCZ Platinum. O Problema é que quando fui verificar a "saúde" do PC no Everest, notei que ele identifica minha memoria como sendo 1066. Segundo o Everest, minha memoria tem velocidade de 1066mhz (533mhz) e temporização de 7-7-7-16. Toda via o modelo correto seria 1600 temporização 7-7-7-24.

A configuração da Bios está como automatica. Se eu for lá e colocar manualmente ela pra rodar a 1333 mhz o computador entende como se ela estivesse em overclock aí o everest diz que ela é uma memoria 1066mhz (533mhz) rodando a 1333mhz (667mhz).

O pior é que se eu for na bios e colocar ela pra rodar a 1600mhz (800mhz) a placa-mãe faz um overclock no processador também. O processador passa de uma frequencia de 333mhz para 400mhz. Um overclock de 20%

Por que a memoria não roda nativamente a 1600 sem dar over no processador?

Outra coisa que ocorre é que o modelo da memoria é OCZ3P16004GK, mas o everest reconhece como sendo OCZ3P16002G.

Será que a memoria que veio errada? Acho que não pois na embalagem consta como sendo a OCZ3P16004GK.

Link da Memoria:

http://www.pluginformatica.com.br/loja/produto-10-5698-memoria_ocz_platinum_4gb_2_x_2gb_ddr31600_pc3_12800_dual_channel__ocz3p16004gk

Minha configuração:

Mobo: Asus P5q3 Deluxe WiFi

CPU: Core2 Quad Q9550

Memroria: 4GB (2x2gb) OCZ Platinum DDR3 1600 (pelo menos deveria ser isso)

VGA: XFX 9600GT

HD: Seagate Barracuda 500gb 7200.12

Fonte: C3Tech 500W

Sistemas: Windows XP SP3 em dualboot com Windows 7 RC 64bits (o problema ocorre nos dois sistemas).

Postado

Rapaz, também tive que dar uma ajeitada aqui para que as coisas não se complicassem. Possuo a mesma placa mãe que você, aliás que placa mãe linda e ao mesmo tempo, exigente e delicada...

Possuo dois pentes de memória Corsair DDR3 1600 Mhz xms3 DHX (com dissipadores de alumínio). Esses pentes estão encaixados nos slots 2 e 3... trabalhando em dual channel.

Na bios da máquina, os pentes estavam trabalhando em auto, o que os deixava em 1066 mhz. Puxa, o meu core2duo E8500 tem um fsb de 1333 mhz. Nada mais justo que colocar as memórias para trabalhar em 1333 mhz também! Troquei a frequência na bios,

e assim lá ficou.

Não vou colocar as memórias para trabalhar em 1600 mhz, pois estas entram em modo overclock e eu acabo perdendo as funções bacanas do meu EPU-6 ENGINE... economia de energia, fans mais silenciosos quando a máquina fica ligada a noite fazendo downloads e vai por aí. O epu6 engine não trabalha em modo overclock.

Felizmente em 1333 mhz ele aceitou como uma configuração normal e não desabilitou os modos de economia auto-ajustáveis. Pelo jeito, a coisa vai ficar por aí mesmo!

Postado

pois é NilsiMinerim!

Eu tava rodando ela a 1333 e o EPU não tava funfando pois dizia que tava em overclock.

Mas agora pouco eu mudei a configuração da bios, dexei tudo em Auto e só a memoria em 1333 e o EPU voltou a funcionar (Pena que ainda não funcione no Win7). Antes eu tinha colocado a CPU pra rodar a 333 manualmente, que é a frequencia nativa.

O q eu acho estranho é o Everest ver a memoria como sendo 1066 rodando a 1333.

Postado

Dei uma verificada aqui com o Everest e ele também identifica a memória a 1066 mhz!!! Que loucura meu! Será que a bios coloca a 1333 mhz, mas ao entrar no windows, ela é reajustada para 1066? Coisa estranhíssima! Deve haver algum outro modo de diagnosticar o que possa estar havendo afinal, mas ando sem tempo de verificar isso...

Bem, pelo menos, do menor dos males, o EPU ainda roda. Acho que a Asus ainda vai ter de liberar muitos updates de bios para resolver certas compatibilidades. Mas a culpa de tudo acaba por ser do chipset P45, acredito eu. Pior que já baixei atualizações para esse chipset tentando compatibilizar o sistema a 1600 mhz... sem sucesso!!!

Postado

Relamente é muito sinistro. Acontece muita coisa estranha:

1 - O modelo da Memoria é OCZ3P16004GK, mas tanto o Everest como o CPU-Z diz que é OCZ3P16002G.

2 - Segundo especificações da fabricante, ela é DDR3 1.600 com latencia de 7-7-7-24 a 1.9v, mas tanto o everest como oCPU-Z diz que ela é DDR3 1066 latencia 7-7-7-16.

3 - Quando eu coloco na Bios para a memoria rodar a 1333mhz a latencia pula pra 9-9-9-24 e se eu colocar ela pra rodar a 1600mhz a latencia também continua 9-9-9-24.

Será que o problema esta com chipset P45?

Postado
Relamente é muito sinistro. Acontece muita coisa estranha:

1 - O modelo da Memoria é OCZ3P16004GK, mas tanto o Everest como o CPU-Z diz que é OCZ3P16002G.

2 - Segundo especificações da fabricante, ela é DDR3 1.600 com latencia de 7-7-7-24 a 1.9v, mas tanto o everest como oCPU-Z diz que ela é DDR3 1066 latencia 7-7-7-16.

3 - Quando eu coloco na Bios para a memoria rodar a 1333mhz a latencia pula pra 9-9-9-24 e se eu colocar ela pra rodar a 1600mhz a latencia também continua 9-9-9-24.

Será que o problema esta com chipset P45?

o chipset não é culpado....rs...

é praticamente unanime memória acima de 1066MHz ser preciso ajustar as frequencias para que elas trabalhem nas frequencias descritas pelo fabricante, ou seja, o famoso "overclock de fábrica".

Programas como o CPU-Z as identifica na frequencia original, mas na Aba Memory, bem ao centro que lá estão escrito a frequencia atual

Postado
o chipset não é culpado....rs...

é praticamente unanime memória acima de 1066MHz ser preciso ajustar as frequencias para que elas trabalhem nas frequencias descritas pelo fabricante, ou seja, o famoso "overclock de fábrica".

Programas como o CPU-Z as identifica na frequencia original, mas na Aba Memory, bem ao centro que lá estão escrito a frequencia atual

Entendi. Mas um problema ainda persiste. Quando eu coloco ela para trablhar a 1333Mhz a latencia sobe pra 9-9-9-24, sendo que pelas informações do fabricante a memoria trabalhando a uma frequencia de 1600mhz teria latencia de 7-7-7-24.

Eu devo ajustar manualmente essas latencias também.

Postado
Entendi. Mas um problema ainda persiste. Quando eu coloco ela para trablhar a 1333Mhz a latencia sobe pra 9-9-9-24, sendo que pelas informações do fabricante a memoria trabalhando a uma frequencia de 1600mhz teria latencia de 7-7-7-24.

Eu devo ajustar manualmente essas latencias também.

sim, ajuste para a frequencia 1600MHz e apenas o comando "CL" para "7" o restante deixe em [alto], o restante surte pouco efeito, e aas vezes causam instabilidade.

Postado
sim, ajuste para a frequencia 1600MHz e apenas o comando "CL" para "7" o restante deixe em [alto], o restante surte pouco efeito, e aas vezes causam instabilidade.

Valeu pela dica Jonny!

Vou fazer uns testes com PCMark Vantage e outros programas na configuração "Satandart" com a memoria rodando a 1066 e depois rodando a 1333 com latencia de 7 para ver a diferença do desempenho.

Não pretendo usar a memoria em 1600 pois teria que fazer overclok no processador também e o EPU pararia de funcionar.

Assim que terminar os teste eu posto o resultado.

valeu!

Postado
Valeu pela dica Jonny!

Vou fazer uns testes com PCMark Vantage e outros programas na configuração "Satandart" com a memoria rodando a 1066 e depois rodando a 1333 com latencia de 7 para ver a diferença do desempenho.

Não pretendo usar a memoria em 1600 pois teria que fazer overclok no processador também e o EPU pararia de funcionar.

Assim que terminar os teste eu posto o resultado.

valeu!

ai você se engana, com essa placa você pode subir as memórias pra 2000MHz(claro, se elas aguentarem) sem overclocar o processador;)

Postado
ai você se engana, com essa placa você pode subir as memórias pra 2000MHz(claro, se elas aguentarem) sem overclocar o processador;)

Cara! Eu já havia mexido apenas na frequencia da memoria e o barramento do processador pulou de 333 pra 400. Confesso que tentei e não consegui colocar o processador para rodar a 333 e a memoria a 1600 ao mesmo tempo.

De qualquer forma se eu colocar o processador para rodar manualmente a 333 (que é a frequencia nativa) o EPU não funciona. Só funciona se o FSB estiver em auto.

Mesmo assim vou tentar novamente e depois eu posto o resultado.^_^

Postado
Cara! Eu já havia mexido apenas na frequencia da memoria e o barramento do processador pulou de 333 pra 400. Confesso que tentei e não consegui colocar o processador para rodar a 333 e a memoria a 1600 ao mesmo tempo.

De qualquer forma se eu colocar o processador para rodar manualmente a 333 (que é a frequencia nativa) o EPU não funciona. Só funciona se o FSB estiver em auto.

Mesmo assim vou tentar novamente e depois eu posto o resultado.^_^

Colega, você esta mexendo no FSB, esse não precisa mexer, exceto que queira overclocar o sistema, mexa a pena no Ai Overclock Tuner[Manual] - DRAM Frequency [DDR3 1600MHz] - CAS Latency [7 DRAM Clock], acho que é assim na sua Bios, caso não ponha uma Print que tento te ajudar.

Postado

É esse o grande problema de overclocar a P5q3. Não poder usar o EPU. Mas será que vale a pena elevar o fsb da placa para ter melhor desempenho do processador? No caso de se ter uma memória nativa de 1600 mhz, não seria meio que puxar todo o conjunto para trabalhar em proveito da frequencia da memoria???

Quando coloquei as minhas para trabalhar em 1600 mhz, o sistema ficou bem instável!

Postado

Lembrem-se de uma coisa. Se o FSB do processador não acompanha a velocidade das memórias, é normal o sistema reduzir a velocidade da memória para que ela trabalhe com uma velocidade quo o processador aceite. Acho que é isso.

Postado

Caro Jonnhy. Perdõe o meu desconhecimento do assunto. Fazer overclock geral no sistema é algo meio complicado para quem não entende no que possa estar mexendo. Procurei alguns tutoriais, baixei alguns programas mas confesso que fiquei meio perdido.

Mas vamos aos fatos. Haveria benefício significante e considerável passando o sistema que ao que parece estar aceitando trabalhar em 1333 mhz para 1600 mhz? Ja vi um caso de um camarada que consegui overclocar um processador como meu o core 2 duo E8500 de 3,2 para 4 ghz! E pensar que são dois núcleos!

Há o problema dos incrementos de tensão e das latências das memórias a mexer também. É um assunto bem tecnico a ser examinado. Embora a placa conte com um esquema de recuperação para overclocks mal feitos, confesso que ainda possuo muito receio em pisar nesse terreno obscuro...

Postado
Caro Jonnhy. Perdõe o meu desconhecimento do assunto. Fazer overclock geral no sistema é algo meio complicado para quem não entende no que possa estar mexendo. Procurei alguns tutoriais, baixei alguns programas mas confesso que fiquei meio perdido.

Mas vamos aos fatos. Haveria benefício significante e considerável passando o sistema que ao que parece estar aceitando trabalhar em 1333 mhz para 1600 mhz? Ja vi um caso de um camarada que consegui overclocar um processador como meu o core 2 duo E8500 de 3,2 para 4 ghz! E pensar que são dois núcleos!

Há o problema dos incrementos de tensão e das latências das memórias a mexer também. É um assunto bem tecnico a ser examinado. Embora a placa conte com um esquema de recuperação para overclocks mal feitos, confesso que ainda possuo muito receio em pisar nesse terreno obscuro...

aqui posso ta ajuda bem pouco, tenho que me manter nas regras do subforum, sugiro que se quer adquirir conhecimento sobre o assunto, abra um tópico no sub-forum: http://forum.clubedohardware.com.br/placas-mae-processadores/f13

lá podemos te dar um froça, se conseguir chamar a atenção do Ribeirobross, ei eu só fico na plateia....:D

• Membro VIP
Postado

Mas vamos aos fatos. Haveria benefício significante e considerável passando o sistema que ao que parece estar aceitando trabalhar em 1333 mhz para 1600 mhz? Ja vi um caso de um camarada que consegui overclocar um processador como meu o Core 2 Duo E8500 de 3,2 para 4 ghz! E pensar que são dois núcleos!

Concordo que overclock é um assunto para quem conhece, mas não é um bixo de 7 cabeças. O próprio GT lançou um artigo explicando como realizá-lo.

Você só precisa tomar cuidado em respeitar os limites de sua memória e ter uma fonte de qualidade, pois é ela que irá manter sempre regulada a tensão. Na seção do Ribeiro tem todos as dicas para isso.

aqui posso ta ajuda bem pouco, tenho que me manter nas regras do subforum, sugiro que se quer adquirir conhecimento sobre o assunto, abra um tópico no sub-forum: http://forum.clubedohardware.com.br/placas-mae-processadores/f13

lá podemos te dar um froça, se conseguir chamar a atenção do Ribeirobross, ei eu só fico na plateia....:D

Este subfórum não possui mais regras...

Postado

Bem a minha fonte é uma Seventeam 620 PAF. Acredito, que haja potência de sobra, pois a placa de vídeo não é ligada diretamente na fonte.

Agradeço a ajuda e irei pesquisar mais a respeito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!