Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre c++


RAFAEL JUNIO

Posts recomendados

ola pessoal boa tarde! estou aprendendo a programar em c++ e nunca tinha programado antes em nenhuma outra liguagem , consigo fazer programas simples que nao precisa de usar repetição ou condição ,mas quando tenho que usar IF/ELSE ou FOR , WHILE ou DO WHILE, EU ME PERCO TODO, sera que alguem poderia me dar uma dica , ou indicar um livro ou um site para iniciantes em c++ , eu agradeço desde de já a atenção de vocês. obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sintaxe pro if/else é a seguinte:

if ( condição ) [bloco ou comando]

ou:

if ( condição ) [bloco ou comando]
else [bloco ou comando]

while ( condição ) [bloco ou comando]

do [bloco ou comando] while ( condição ) ;

Condição é qualquer expressão lógica OU qualquer comando ou função que retorne um valor que a linguagem possa interpretar como verdadeiro ou falso.

Por exemplo, (1 == 1) vai retornar verdadeiro. (1 == 0), falso.

(1 > 0), verdadeiro... (1 < 0), falso.

('a' == 'a'), verdadeiro.

Se a expressão retornar verdadeiro, o [bloco ou comando] é executado.

Além disso, por padrão a linguagem assume que 0 (zero) é falso e qualquer outro número é verdadeiro. Então: "if (1) printf("blablabla");" o if(1) é sempre verdadeiro.

Bloco é qualquer conjunto de comandos entre chaves { ... }

Ex:

{
a = 1;
b = a +1;
}

E comando é qualquer comando.

O for é um pouco mais complexo:

for ( inicio; condição; incremendo ) [bloco ou comando]

inicio é qualquer comando. Ele será a primeira coisa a ser executada, e será executado apenas uma vez.

Condição é qualquer condição, como as que eu mostrei acima, que retorne um valor verdadeiro ou falso. Essa condição é testada sempre antes do [bloco ou comando] ser executado. Se o valor for falso, o FOR é interrompido.

incremendo, assim como início, pode ser qualquer comando também, mas a diferença é que ele será executado sempre depois do [bloco ou comando].