Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprendendo a trabalhar com classes


ailujana

Posts recomendados

Olá, estou aprendendo a trabalhar com classes, e tenho algumas duvidas:

- em relação aos objetos de uma mesma classe, digamos que dentro dessa classe eu tenha as variaveis 'x' e 'y' referentes a uma posicao na tela, cada objeto criado terá sua própria variável de coordenada 'x' e 'y'? ou eu tenho que criar dentro da classe variaveis independentes para cada objeto(objeto1_x, objeto1_y, objeto2_x, objeto2_y)? e caso eles tenham suas próprias variáveis 'x' e 'y', como eu faço para acessá-las durante o programa com os diferentes objetos?

- e como faço para chamar o método de uma classe "B" dentro de uma classe "A"?

- ultima duvida(eu acho :P), como faço para imprimir caracteres da tabela ascii em C++?

se não souber responder tudo, responda o que sabe e deixe o resto para outra pessoa, obrigada ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- em relação aos objetos de uma mesma classe, digamos que dentro dessa classe eu tenha as variaveis 'x' e 'y' referentes a uma posicao na tela, cada objeto criado terá sua própria variável de coordenada 'x' e 'y'? ou eu tenho que criar dentro da classe variaveis independentes para cada objeto(objeto1_x, objeto1_y, objeto2_x, objeto2_y)? e caso eles tenham suas próprias variáveis 'x' e 'y', como eu faço para acessá-las durante o programa com os diferentes objetos?

Cada objeto é uma instância da classe, ou seja, é como se a classe fosse apenas a planta baixa de uma casa, mas você pode construir várias casas diferentes usando essa planta.

class UmaClasse {
public:
int x;
int y;
};

UmaClasse objeto1;
UmaClasse objeto2

objeto1.x = 22;
objeto2.x = 44;

objeto1.y = objeto2.x;
objeto2.y = objeto1.y + 10;
//etc...

Como pode ver, cada objeto é independente do outro.

- e como faço para chamar o método de uma classe "B" dentro de uma classe "A"?

Não sei se entendi direito, mas pra isso você teria que criar um objeto da classe B dentro de A. Outro jeito seria fazer a classe A herdar a classe B.


class A: public B {
public:
void metodoA();
};

class B {
public:
void metodoB();
};

Desse modo os métodos de B fariam parte de A também.

(procure no google por herança de classes)

- ultima duvida(eu acho :P), como faço para imprimir caracteres da tabela ascii em C++?

Em C basta criar uma variavel do tipo char e editar o valor numérico deles.

char caractere;

caractere = 48; //caractere = '0';

Em C++ acho que funciona também.

se não souber responder tudo, responda o que sabe e deixe o resto para outra pessoa, obrigada ^^

Disponha.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!