Ir ao conteúdo

Cooler 5V 0,4A na porta USB tem como?

punkmexicano

Posts recomendados

Postado

Bom estou com um probleminha meio chato, estou com um notebook positivo V45 que não esta rodando o cooler do processador, com isso ao aquecer o nootebook desliga, cheguei a comprar outro cooler achando que o dele estava queimado, mas não era é alguma coisa na placa mãe, tecnico em eletronica que consertem placa mãe somente a 120km daqui, e o tecnico que liguei disse que certamente deve ser o chipset que não consegue mais controlar o cooler, então pensei em fazer é o seguinte:

O cooler do notebook funciona em 5v 0,4a, pensei então em em adaptar esse cooler na entrada usb do notebook, que possui 5v assim sempre que for ligar o pc conecto o cooler na usb e o mesmo fica ligado direto...

Será que da certo?

Postado

Caramba, que gambiarra =O, cara acredito que dê sim. Já vi gente fazendo "ar condicionado" de gelo, e o cooler alimentado pela usb. Se as USBs não suprirem os watts, eu ACHO que da pra usar 2 USBs, já vi muito em HD case.

Postado

pode sim

a porta usb aguenta até 0,5 A

so cuidado pra não curto-circuitar e queimar a placa mãe inteira

outra ideia mais arriscada seria soldar o fio do cooler em algum outro lugar dentro do notebook pra n ter que ficar com o cooler externo

ou tipo coloca o cooler dentro e faz um furo passando o cabo usb pra poder ligar na porta usb

Postado
Caramba, que gambiarra =O, cara acredito que dê sim. Já vi gente fazendo "ar condicionado" de gelo, e o cooler alimentado pela usb. Se as USBs não suprirem os watts, eu ACHO que da pra usar 2 USBs, já vi muito em HD case.
pode sim

outra ideia mais arriscada seria soldar o fio do cooler em algum outro lugar dentro do notebook pra n ter que ficar com o cooler externo

ou tipo coloca o cooler dentro e faz um furo passando o cabo usb pra poder ligar na porta usb

O Cooler vou utilizar o original dele mesmo, vou fazer isso: prefurar uma parte do notebook para poder passar o fio para fora, um furo somente que passe o fio assim ligo o cooler na porta usb.

E antes de colocar no pc vou testar em um carregador usb que tenho aqui... para não ter perigo de curto, e tambem testar no meu pc velho por uns 10 minutos.

O unico impecilho é que ele não tera controle de rotação, sendo assim ele sempre vai rodar no maximo... pois não tenho como ligar o fio do controlador.

Postado
pode sim

Essa de 'curto-circuitar' já me aconteceu 4 vezes, não chegou a queimar a mobo nem a fonte, porém o sistema desligou na hora, um susto que pode ser prevenido.

Quando estiver fazendo as 'gambiarras' faça com o PC desligado!

Da sim pra ligar tranquilamente um cooler em uma porta USB, pode ir tranqüilo.

Abraço e boa sorte.

:lol:

Postado
Essa de 'curto-circuitar' já me aconteceu 4 vezes, não chegou a queimar a mobo nem a fonte, porém o sistema desligou na hora, um susto que pode ser prevenido.

Quando estiver fazendo as 'gambiarras' faça com o PC desligado!

Da sim pra ligar tranquilamente um cooler em uma porta USB, pode ir tranqüilo.

Abraço e boa sorte.

:lol:

Hehe, eu vou fazer com ele desligado sim... e primeiro vou testar no carregador e depois no pc velho que tenho, funcionando tudo certinho ai sim coloco no note...

Valeu pela ajuda pessoal!

Postado

Fiz a adaptação, ao meu ver ficou bom, o unico inconveniente é que o cooler esta funcionando em plena carga, sendo assim sempre a toda velocidade.

Fiz o seguinte:

Peguei uma entrada mini usb que tinha de um mp4 paraguaio com a tela quebrada e soldei na entrada os fios de alimentação do cooler.

Fiz um furo um pouco maior do que a entrada mini usb na carça inferior do notebook e coloquei ela completando os lados com durepox

Assim é só plugar o cabo no usb e no "novo" mini usb do notebook que funciona, depois posto uma fotos da gambiarra.

A só faltou o controle de velocidade, mas ja to vendo como fazer isso....

Postado

opa!

pra controla a velocidade, faz uma gambiarra com um potenciometro bem miudo, que pode ficar bom, tem aqueles que ficam soldados nas placas bem miudos em forma de uma moeda.

valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...