Ir ao conteúdo

Suspeita de má contato entre placa mãe e gabinete

mobogirl

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Meu pc: PC Chips M871g V1.5 on board, cpu Athlon 64 2ghz, 1Gb ddr 400 cl3, AGP Gforce 5200, Seagate Barracuda 40gb, Fonte atx 20pin, 500Real.

Bem, tenho 2 problemas em 1. As vezes o pc nao da video, e as vezes quando liga, reinicia ou desliga. Ja fiz testes com a memoria e esta tudo ok. Imaginei que fosse a placa de video, por aquecimento, porém, mesmo usando video on board o problema persiste. Pensei que fosse a fonte, mas também nao deu resultado. Notei que mexendo no cabo de força da mobo ela ligava, como se fosse um mal contato. porém, isso nem sempre funcionava. Pensei que fosse mal contato com o gabinete, e mesmo usando suportes que isolam a placa do gabinete coloquei umas arroelas de papel entre os parafusos e nao adiantou. Enfim, já troquei tudo, limpei a pasta do cpu, etc etc e nada.Quando ela liga, no inicio do carregamento do sistema o pc desliga, e volta depois de uns 3 segundos porém, sem dar video, e fica com o led do hd ligado.

Me ajudem plz!!

Postado

Pessoal, esse pc É meu unico meio de trabalho e pesquisas.

Por favor, o problema tem persistido.

Me ajudem!por favor!

Tenho observado também, que o pc reinicia depois de um certo tempo de uso, +/- 2 ou 3 horas. Será que pode ser super aquecimento dos chipsets da placa-mãe? Pois ja fiz testes com memorias e placa de video e deu na mesma!!!(_(

Postado
eu estava com um pc aqui com os mesmos problemas que você está falando. Troquei a placa mãe e tudo voltou ao normal.

sabe qual É o problema maior?É que os sintomas nem sempre aparecem. E o pior É que as vzs eu troco a memoria e ele pega, as vezes nao, ou quando tiro a placa de video, ele funciona, mas as vzs também nao.mas eu vou fazer um teste com a mobo e vou deixar alguns dias pra ver o que vai dar. Se for isso, uma plca dessa nao deve sair mais caro q uns r$200,00nao É mesmo?!

Postado

Tem certeza que não é nenhum mal contato entre os componentes? Sempre que tenho estes problemas costumo fazer uma limpeza com álcool isopropílico, acho melhor que usar borracha branca nos contatos dos componentes.

Já tentou ligar o PC só com VGA, memórias e processador pra ver se resolve? ou testou todos os outros componentes em outro PC pra ver se está tudo funcionando corretamente? Aqui em casa eu tenho um PC com uma M825G que está com problema em um dos canais IDE, se ligar algum periférico nesse canal o PC fica reiniciando. Talvez pode estar acontecendo com você também.

Quando preciso de alguma peça de informática compro na Santa Efigênia em São Paulo. Uma placa mãe com as especificações parecidas com a sua está custando +/- R$150,00 por lá.

Postado
Tem certeza que não é nenhum mal contato entre os componentes? Sempre que tenho estes problemas costumo fazer uma limpeza com álcool isopropílico, acho melhor que usar borracha branca nos contatos dos componentes.

Já tentou ligar o PC só com VGA, memórias e processador pra ver se resolve? ou testou todos os outros componentes em outro PC pra ver se está tudo funcionando corretamente? Aqui em casa eu tenho um PC com uma M825G que está com problema em um dos canais IDE, se ligar algum periférico nesse canal o PC fica reiniciando. Talvez pode estar acontecendo com você também.

Quando preciso de alguma peça de informática compro na Santa Efigênia em São Paulo. Uma placa mãe com as especificações parecidas com a sua está custando +/- R$150,00 por lá.

Bem, geralmente quando limpo os contatos, uso borracha mesmo. Agora, o único teste que ainda nao fiz foi o da placa-mãe, tipo, experimentar ligar ela fora do gabinete. Nao estou tendo tempo.eu vou fazer este teste e posto aqui.

• 4 semanas depois...
Postado

Tenho boas notícias.

É o seguinte, fui usando o pc e empurrando com a barriga.

Daí, do nada ele desligou e como de sempre, apos 3 seg. ele reiniciou.

Bem, eu retirei a mobo do gabinete, e testei ela e todos os componentes. Por último ela nem queria ligar. Vejam como é importante ser observador e estar sempre dando uma limpeza básica no pc.

Vi que meu dissipador, do cpu, estava muito empoeirado, o que estava impedindo que ele dissipasse o calor do cpu. Apos ter limpado o dissipador, a máquina ligou perfeitamente.

Só tem um porém: o chipset norte ainda esta esquentando bastante, e ele é passivo.

Então vou usar o pc essa semana como teste pra ver como vai ser o andamento, se era realmente esse o problema ou se tinha mais algo, visto que quando eu mexia no cabo de força da mobo, ela ligava.

Então, já entendo que ela desligava, como uma maneira de prevenir que o cpu elevasse a temperatura a ponto de queimar. E as vezes nao ligava, ou travava por que nao permite acessar o cpu com uma temperatura elevada.

Bacana né...

Essa semana eu ainda posto aqui no que deu.

valeu galera!

• 2 semanas depois...
Postado

Galera é o seguinte: a única maneira de resolver esse problema é trocando a Mobo.

Eu dei uma limpada no cooler, e ele aparentemente melhorou os bugs em 70%, pois o cooler estava muito empoeirado e o cpu estava esquentado consideravelmente. Daí, ainda raramente desliga sozinha e nao quer ligar mais. E só liga quando eu dou uma apertada no cabo de força da Mobo. Os encaixes do cabo estão bons. É problema nela mesmo, pois já testei outra fonte.E quanto ao chipset, eu prendi uma ventoinha(pequena, de soquete 462) com uma presilha de plastico na placa de video, e a temperatura esta ótima agora.(gambiarra..)

Obs: não está dando ruido.

valeu pessoal.

BJs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!