Ir ao conteúdo

Dúvida sobre estabilizador e impressora

ROBERTO GRAVATAÍ

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Estou precisando de ajuda, pois tenho um estabilizador e não sei como usar no meu pc quado ligo minha impressora.

Aqui onde eu moro a luz é 220v e tenho uma impressora hp1005 laser jet, alguém poderia me ajudar a fazer esta ligação sem eu queimar?

Eu nap sei como deixar o botãao do pc, se em 220v ou 110v e o estabilizador eu deixo em quanto?

Obrigado;

Postado

Opa, tenho uma dúvida parecida...

Uso o estabilizador (li aqui no fórum que nao serve pra nada, mas...) pra ligar TV, Modem e monitor, o PC está direto na tomada, antes eu usava o PC ligado no estabilizador, a fonte selecionada para 110V, e o estabilizador transformava 220V em 110V, mas já fiz a besteira 2x de tirar a fonte do estabilizador e ligar direto na tomada, -_- enviando as fontes direto para o cemitério :D

Então decidi usar direto na tomada, mas a dúvida é: cada porta do estabilizador pode transformar independentemente de 220V para 110V?

Pois os outros periféricos são bivolts, e tenho medo de colocar a fonte selecionada em 220V e queimar também :rolleyes:

Aguardo, como o colega Roberto, meu conterrâneo ^_^

Postado

Aqui onde eu moro a luz é 220v e tenho uma impressora hp1005 laser jet, alguém poderia me ajudar a fazer esta ligação sem eu queimar?

A regra é simples e fácil de ser entendida/decorada: Tudo deve ser ligado na tensão da rede elétrica que seja igual.

Sua tomada é 220V.

A impressora é 110/115/127. Pois só deve ser ligada em rede de 110, 115 ou 127V. Um estabilizador bivolt transforma 220 em 115. Logo, a impressora pode ser ligada através de um estabilizador. Mas o mais correto seria usar um autotransformador. Para ligar a impressora sem ela queimar, utilize um autotransformador ou aproveite o estabilizador que existe aí, desde que ele suporte a carga da impressora.

Tudo mais que for 220V, bivolt ou tensão universal não deve ser ligado no estabilizador. Isso inclui computador, monitor, televisão, etc.

mas a dúvida é: cada porta do estabilizador pode transformar independentemente de 220V para 110V?

Pois os outros periféricos são bivolts, e tenho medo de colocar a fonte selecionada em 220V e queimar também :rolleyes:

Aguardo, como o colega Roberto, meu conterrâneo ^_^

No estabilizador vai entrar 220V e sair 115V. Em todas as tomadas dele. Não é verdade que todos os outros periféricos seus são bivolt. Monitor, televisão e quase tudo que existe é tensão universal (full range), podendo ser ligado em qualquer rede. Tudo que for bivolt deveria ser ligado diretamente na tomada/extensão/filtro de linha selecionando-se a chave para 220V. Tudo que for tensão universal (full range) também deveria ser ligado na tomada/extensão/filtro de linha sem precisar selecionar tensão nenhuma. E tudo que for 110/115/127V só pode ser ligado em um autotransformador ou então no estabilizador. Normalmente apenas modem e caixas de som são 127V ou 115V.

• Membro VIP
Postado
Bom dia a todos!

Estou precisando de ajuda, pois tenho um estabilizador e não sei como usar no meu pc quado ligo minha impressora.

Eu nap sei como deixar o botãao do pc, se em 220v ou 110v e o estabilizador eu deixo em quanto?

Obrigado;

Vamos por partes, como dizia o velho e bom Jack..

Inicialmente não tenho a menor ideia da tensão de trabalho de sua impressora, uma vez que no manual da mesma diz que ela pode operar tanto em 110/127 quanto em 220/240 Volts e ai eu não sei se com seleção via chave seletora ou se por alteração interna da mesma ( O pessoal de qualquer mantenedora da mesma pode lhe dar essa informação, ou ainda se por compra da impressora na tensão adequada a alimentação da sua cidade, e nesse caso tens um mesmo problema como se tivesses comprado para colocar ai em Gravataí, um refrigerador 110 Volts... Garanto que refrigerador na hora de comprar, compraste certo, por que não fazer o mesmo com a printer??. Veja ai tirado do manual desa tua printer:

AlimentaodaHPLJ1005.jpg

Sabemos então que ela demanda em média, na hora da impressão, cerca de 285 Watts, mas. eu pelo menos, não tenho a menor ideia de qual a tensão de alimentação da mesma..

Se 220, bingo, liga na tomada como o próprio manual diz e manda, assim como faz com o televisor e tudo mais ai...

Se comprada na tensão errada, e se não tiver chave seletora de tensão, e/ou se o pessoal da autorizada disser que é impossível converter internamente a mesma, para 220 Volts, tens que colocar ai um autotransformador, como farias com refrigerador ou a furadeira, se os tivesse em tensão diferente daquela da tomada. Para isso foram inventados os transformadores..

Nessa caso, e somente nesse caso, se sua printer só for capaz de operar em 110 Volts, sendo a tensão da tomada ai de 220 Volts, compre um autotransformador com uma boa folga, que faça a transformação de 220 em 110 Volts. Veja ai:

https://www.severoroth.com.br/site/loja_detalhe.asp?idProduto=1025

Esse dai, de 500 Watts, poderia trabalhar com excelente folga...

No mais, o restante de sua configuração, seu PC, seu monitor que não sei qual é, com muita certeza podem operar em 220 Volts quer via seleção por chave ou direto, quando eles tiverem na sua plaqueta atrás geralmente, a descrição....

Alimentação 100VAC~240VAC

Que significa alimentação universal, ou qualquer tensão dentro daquela faixa dali, mais ou menos 10%, o que dá na prática algo entre 90 VAC até 265 VAC..

Leia esse tópico ai:

Como indica esse tópico dai, feliz daqueles que tem a alimentação em 220 volts aonde as fontes tem melhor eficiência, o que reflete em maior economia... Apesar disso o pessoal tem a triste mania de colocar ai estabilizador que reduz essa tensão para 110, para alimentar o PC. Uma tontice a toda prova pois as fontes para PC foram nativamente concebidas para trabalhar em 220 Volts. Nesse caso, quando o quera faz essa cagada, ela, a fonte trata de limpar, levantando novamente a tensão de alimentação para os 220 volts em que ela é nativa. Claro, para fazer isso ela gasta um pouco mais , de graça nem relógio trabalha. Dai o porque as fontes em em 110 rendem um pouco menos que em 220 Volts, pois elas tem que trabalhar para levantar essa tensão de novo.

O mais abestante é que ao colocar estabilizador para baixar para 110 Volts o cidadão está pagando uns 5 a 10% da energia a mais pela tarefa, e depois paga de novo, e ai não é tanto assim, somente uns 2 a 3%, para a fonte levantar de novo a tensão... Eu mereço!!!

Vai perguntar isso para um técnico ou balconista de loja de informática, aposto contigo que eles nem sabem nem nunca ouviram falar.. Não interessa a eles essa informação. Interessa a eles vender, empurrar o estabilizador ao comprador. Você já deve saber o que penso acerca de estabilizadores. Se não, resumindo, são uma desgraça, totalmente inúteis, e pior, podem potencialmente trazer problemas a sua config.., principalmente a fonte..

Se quiserem mais saber leiam:

Muito, mas muito melhor do que comprar e colocar ai um estabilizador é dotar seu PC com uma fonte com PFC ativo, que responde a uma variação imensa de tensão de entrada.. Para dar uma ideia disso olhem esse tópico que aqui fiz para mostrar a capacidade da mesma em trabalhar com as mais instáveis tensão que possam acontecer ai na sua casa..

Resumindo o que deves fazer ai:

- Livrar-se do estabilizador;

- Adotar um autotransformador para sua printer se ela não for capaz de operar em 220 volts por que você comprou a mesma na tensão errada.

- Para aliviar o problema de dificuldade de ligar um mundo de plugs em uma só tomada, adote uma boa régua de proteção/filtro de linha. Nesse caso você com comodidade pode ter diversas tomadas a partir de uma somente da parede, e, adicionalmente você confere proteção elétrica contra surtos e filtragem de ruídos elétricos aos seus equipamentos, coisa que eles nunca tiveram pois os estabilizadores mais antigos não oferecia essas vantagens.

ATENÇÂO: Alternativamente você pode usar esse seu estabilizador, que baixa de 220 para 110 volts, no lugar do autotransformador a comprar, porém não ligando mais nada nele além da impressora, pois o mesmo vai estar no limite penso eu. Se ele esquentar muito, com a impressora ligada a ele, abandone essa alternativa...

Importante: Sempre que você for ligar seu PC na tensão da rede dai, de 220 Volts, ( na verdade não só o PC mas todo e qualquer equipamento elétrico) verifique e certifique que a chave seletora da fonte, ou na traseira de qualquer equipamento, esteja selecionada para a opção 220 Volts. Na hora de comprar uma boa régua de proteção, também o faça para a tensão de 220 volts.

Indicação de boas réguas de proteção para a tensão de 220 Volts:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Para não te deixar sem alternativa, se desejares ficar com o maldito estabilizador, razão de tua pergunta inicial, faça do seguinte modo:

Coloque o estabilizador setado para trabalhar em 220 Volts, pois ele vai ligar em sua tomada ai em Gravataí, cuja alimentação é de 220 Volts.

Se esse seu estabilizador te saída somente para 110 Volts, seu PC, para ser ligado a uma das tomadas de saída do estabilizador, tem que estar preparado para operar em 110 Volts também. Fácil não..

ATENÇÃO: O uso do estabilizador é de responsabilidade exclusivamente sua. Desaconselhamos totalmente seu uso, e qualquer dano decorrente dessa operação será unicamente de sua responsabilidade.

Quer dizer que tiraste algum equipamento ligado ao estabilizador, que estava largando 110 Volts e desse modo esse seu equipamento estava preparado para operar em 110 volts, e tocaste direto na tomada de 220 Volts????

Se foi isso merece os parabéns por ter passado pela aprendizagem de um processo que há muito já deverias ter aprendido, e somente agora conseguiste assimilar, foi a tua formatura, que é o de que ligar algum aparelho elétrico, seja ele qual for, desde uma escova de dentes elétrica, passando por uma faca elétrica de cortar pão, pelo equipamento de som, pelo refrigerador, e até mesmo a cadeira elétrica, se deve antes verificar se esse aparelho tolera ou está selecionado para trabalhar naquela tensão... Esse é um processo que geralmente as pessoas com 6, 7, ou no máximo dos máximos 10 anos de idade já aprenderam, na maioria das vezes sem ter que danificar alguma coisa. Existem entretanto aqueles que algum dia vão insistir em pagar para ver..

Independentemente de qual grupo estas inserido, veja que as dicas que dei para nosso outro colega, e teu concitadino o Roberto, se aplicam a ti também..

Mas indo direto ao que perguntaste:

A dúvida é: cada porta do estabilizador pode transformar independentemente de 220V para 110V?

Resposta: Se teu estabilizador tem entrada de 220 Volts e saída de 110 Volts significa que ele deve ir ligado a tomada da parede de 220 volts e todas as suas tomadas de saída apresentarão a tensão de 110 volts.

Veja que não sei o que queres dizer com "porta do estabilizador", para mim a única relação que um estabilizador tem com portas, é a de que vejo nele, no estabilizador, um excelente uso como peso de trancar a porta da garagem por exemplo, para que o vento não a feche, não a faça bater.... Estabilizador tem tomadas, e se comportam como já falei acima...

Seu comentário: Pois os outros periféricos são bivolts, e tenho medo de colocar a fonte selecionada em 220V e queimar também..

Ai também não deu para entender bulhufas...

Periféricos bivolt podem ser ligados em qualquer tensão. São todos "Idiot proof".

Fontes, se selecionadas para trabalhar em 220 Volts tranquilamente podem e devem trabalhar em 220 volts. (até me parece que pegaste segunda época no treinamento de como ligar um equipamento em 220 Volts)

Se estiver selecionado para 220 Volts, o absolutamente normal é ligares o mesmo em 220 Volts. Qualquer coisa diferente é anormal...

Estás com medo de ligar em 220 Volts, lhe parece uma tensão muito alta não??? Estás com receio de ligar seu PC nessa tensão dai, correto???

Tenho pena, muita pena, não de ti, mas dos milhões de pessoas que vivem ai nessa maior parte marcada em azul, do nosso mundo, aonde a tensão de trabalho é de 220-240 Volts e veja, note um detalhe, lá fora não se usa estabilizador, essa maravilhosa porcaria que deveria ter saído fora do mercado há 20 anos atrás, mais ou menos, que lá saiu fora, e só aqui nessa nossa província chamada Brasil ainda resiste, pela mais ingênua ignorância do consumidor (ignorância ai usada no sentido de desconhecer da inutilidade total do mesmo).

Mapadastenses_wikipdia.jpg

Tenho pena portanto desse milhões de pessoas que certamente se tiverem o mesmo receio teu, nem sequer devem conhecer o PC. Um completo atraso deve ser lá na Europa..... Tenho muita pena...

Abraço...

Postado

1º- referente a colocar a fonte que estava selecionada para 110V na tomada 220V, eu simplesmente esqueci que estava selecionada para 110V, pois estava atucanado com outras coisas, não sou pirralho como você se referiu de 6, 7 anos que não saberia a diferença entre pelo menos os números 110 e 220.........

Somente em um momento de descuido coloquei direto na tomada...

Afinal sou humano, e tenho o direito de errar....

2º-Obrigado pela resposta referente as "portas" ops, desculpe por usar este termo novamente, vou corrigir.... "tomadas" do estabilizador, pois não tenho conhecimento (assim me tornando um ignorante como você calorosamente se refiriu) sobre a parte de dentro dos estabilizadores e de muitas outras coisas, pois não fiz nenhum curso na minha vida para saber como funciona escova de dentes elétrica, faca elétrica de cortar pão, som, refrigerador, e até mesmo cadeira elétrica. Pois para mim 110V vai em 110V e 220V em 220V, mas podem surgir dúvidas "toscas" de um "ignorante" sobre as "tomadas" de um peso de porta como se refere...

3º-sobre a resposta de "Seu comentário".... você nao entendeu o que quis dizer...

Mas com a resposta anterior já sanou a dúvida...

Eu estava me referindo em colocar a fonte selecionda em 220V na saída do estabilizador, pois usava ela em 110V,mas como eu não sabia qual tensão estaria saíndo na tomada do estabilizador, pois não sabia se ele transformava as tomadas independentemente, por exemplo 1 sairia 110V e a outra 220V, por pura desinformação, procurando-a aqui no CdH, pois ele serve para isso, "ignorantes" se tornarem pessoas informadas.

Obrigado pelo esclarecimento sobre as tomadas de meu peso de porta de garagem...

E não, não tenho medo de ligar na tensão de 220V pois estando a chave selecionada para 220V não há poblemas, e pelo jeito você nao leu meu post, pois eu informei que o PC está ligado na tomada, que é 220V.

• Membro VIP
Postado
não sou pirralho como você se referiu de 6, 7 anos

Em nenhum instante lhe chamei de pirralho de 6 a 7 anos colega. Disse que o conceito de cuidar sobre a tensão de trabalho ao se ligar um equipamento já é ensinado às crianças de 6 a 7 anos, mas não fiz nenhuma referência a você ter essa idade..

Mas o importante mesmo é que, entre mortos e feridos estás ai com tuas dúvidas resolvidas, imagino. Creia, isso é o que importa mesmo..

E se não as tiver solucionado e eu puder ajudar, tenha certeza que estarei a disposição para fazê-lo...

Abraço...

Postado

Erros de comunicação podem gerar guerras, ou por mal dito ou por mal entendido ^_^

Mas a dúvida foi solucionada sim. Obrigado, assim, salvo mais uma fonte, deste teste mortal que faria com ela asudhausdhuah

Sei que tens conhecimento faller, mas já vi algumas vezes que chega quase a ser ofensivo o modo como a expõe. Sem ofensas. É o meu ver. kdum kdum.

Abraço.

• Membro VIP
Postado
já vi algumas vezes que chega quase a ser ofensivo o modo como a expõe. Sem ofensas. É o meu ver. kdum kdum.

Se me conhecesses, assim de convívio, saberias que sou um cidadão tremendamente bem humorado, bem diferente do avatar carrancudo que escolhi para me caracterizar. Sou um tremendo arriado em tudo e todos. Perco um amigo mas não perco uma piada... Sei que às vezes as pessoas ficam ofendidas com o meu modo de colocar a resposta, mas isso tem uma razão de ser, que é a de marcar, de tirar a pessoa da região de conforto, pois assim ela se põe a pensar, reflete, não fica mais um simples post como milhares de outros..

Sarcástico, irônico, debochado, podes tu e todos pensar o que quiserem de mim mas jamais que sou irresponsável nas dicas, nas respostas, nos argumentos da discussão. Pergunte-se se preferes, num questionamento técnico, uma resposta debochada, irônica, porém com conhecimento de causa e embasada, ou uma resposta irresponsável, sem nexo, sem base, sem fundamentação técnica alguma....

Sei podes dizer que gostarias de uma resposta embasada tecnicamente e também com cortezia, sem ironia, sem sarcasmo, sem deboche...

Ai sim de mim podes tê-la, basta agendar horário para consultoria..

Profissionalmente a postura é outra, mas aqui no fórum, nessa nossa discussão do dia-a-dia o formalismo tiraria toda a tesão. Desistiria de entrar no fórum no segundo dia.. Pois a diversão, o lazer, a cachaça seria igual ao trabalho...

Se o fórum não representar para mim um modo de desopilar não me servirá mais..

Por muitos anos fui professor, área técnica, e esse bom humor ou essa ironia sempre me acompanharam, mas sempre com o respeito ao cidadão à sua opinião da qual posso discordar, mas jamais discordarei de seu direito de colocá-la..

Agradeço entretanto esse seu feedback. A maioria das pessoas até pensam assim como tu, mas não chegam a fazer isso que fizestes, de externar esse pensamento. Por isso que dou extremo valor a esse tipo de procedimento seu.

Obrigado mais uma vez

Postado

Tiro meu chapéu a pessoas como você faller, pois conseguem fazer exatamente o que dissestes, marcar pelas atitudes.

E sim, você é MUITO competente em relação a suas dicas, respostas, etc.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!