Ir ao conteúdo

Dúvida - Memórias na ECS A780GM-A Ultra

Shura

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal

Seguinte...me veio uma dúvida em relação às memórias instaladas na minha A780GM-A Ultra. Ocorre o seguinte:

- Tenho 4 pentes de 2GB cada, Kingston HyperX DDR2 800

- O Windows reconhece os 8 GB de memória instalada

- No Everest reconheceu 8190 MB instalados e não 8192, não sei onde foram para os 2 MB (o que me preocupa)

- No CPUID reconhece 8192 MB

Agora as dúvidas:

beleza, o Window realmente reconhece 8GB de memória, só não sei se isso é um pouco "bitolado". Tipo, "passou de x MB pode considerar um número redondo", afinal as propriedades do Meu Computador do Windows informa os valores acima de 1 GB apenas em GB e não em MB.

No Everest, já me rolou o seguinte...no dia que eu instalei as memórias, ele não reconheceu 8190, reconheceu um pouco menos, 8189 ou 8187, ou seja igualmente abaixo dos reais 8x 1024 = 8192 MB. Só que nesta ocasião, à noite eu estava usando o micro, quando sai do quarto e entrou a proteção de tela, alguns minutos depois o micro congelou. Eu reiniciei a máquina com botão reset e tudo ok. No outro dia a máquina não ligou. Como a A780GM-A Ultra não emite beeps nem ferrando, tive que adivinhar que deveria ser um pente mal encaixado. Retirei todos os pentes, recoloquei e bingo, voltou a funcionar e desta vez reconhecendo alguns MB a mais que antes (em vez de 8187~8189 reconheceu 8190).

No CPUID tenho cá minhas dúvidas, se não é o mesmo caso do Windows, que é "bitolado". Passou um valor X informa que ele tem tanto de qualquer forma ou se mostra a memória real, pois lá aparece realmente 8192 MB. Neste caso, a aferição do Everest estaria incorreta.

Outra coisa interessante, é que eu podia ver o diagrama do sistema no AMD Overdrive da placa. Agora quando tendo abrir este diagrama da um crash no programa, informando que deve ser fechado.

Meu sistema operacional é um Vista Ultimate x64 SP2. Eu desconfio que ainda seja algum pente mal encaixado, o sistema ta bem estável agora, mas esse tira e põe memória não é comigo. Não adianta judiar os bancos se o problema não estiver lá.

Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço...eu já andei pesquisando por aqui e alguns outros fóruns, só achei problemas relacionados à limitações de chipset não aceitar grandes quantidades de memória e capar, mas nunca me deparei com problema de perder tão poucos MB.

Valeu.

Postado

Bom suportar essa placa mãe suporta pois diz a ECS que ela suporta até 32Gb de memória Ram, eu ja tive uma A780GM-A e quando comprei ela de o mesmo problema mais depois parou quando eu troquei um dos pentes que era falsificada melhorou!

Postado
Bom suportar essa placa mãe suporta pois diz a ECS que ela suporta até 32Gb de memória Ram, eu ja tive uma A780GM-A e quando comprei ela de o mesmo problema mais depois parou quando eu troquei um dos pentes que era falsificada melhorou!

beleza, eu vou dar uma olhada nos pentes, tentar colocar um por um e ver se reconhece todos certinho. Se tiver pente falsificado é ponto negativo pra Terabyte Shop...o que eu acredito que não seja.

Enfim...valeu! Quando fizer eu posto o resultado!

Postado

isso dá para se ver pelo nome impresso nos chips das memórias!!

Olha voce pode fazer um negócio que é ai voce terá 100% de certeza se é uma das memórias ou não, baixe o memtest e execute ele sempre que instalar um dos pentes pois se algum tiver com problema esse programa vai acusar!!

Mais se ele não acusar nenhum problema e voce encontrar algum dos pentes de memória com nome diferente impresso no chip troque-o pois essa placa é um porre com memórias, ela só pega a que ela ta afim se ela não for com a cara de uma memória ela não funciona direito nem a pau!!

Postado
isso dá para se ver pelo nome impresso nos chips das memórias!!

Tipo, as memórias Kingston HyperX vem com dissipador por cima dos chips.

kingston-hyperx-ddr.jpg

Por SPD mostra que o fabricante dos chips é a Kingston, tem número de série e semana da fabricação. Sinceramente eu desconfio muito mais da MoBo que dos pentes. Ontem eu cheguei em casa com a intenção de abrir e fazer o teste que mensionei...mas resolvi ser cauteloso. Iniciei o micro normalmente e abri o AMD Overdrive. Lá dentro ele informava que a memória instalada era de 8192 MB, mesmo o Everest insistindo que haviam 8190 MB. Quando estava com aquele problema de memória mal encaixada que eu relatei no início do tópico, que a tela congelou com a proteção de tela, deu crash no AMD Over Driver abrindo o diagrama e no outro dia não ligou, a memória estava abaixo de 8190 MB indicado pelo Everest. Após is 8190 aparecer lá, não deu mais nenhum problema, só que eu não havia feito o teste de tentar abrir o diagrama do sistema no AMD Overdrive...fiz ontem e abriu normalmente.

De toda forma, vou rodar um teste nas memórias...vai levar um século pra passar todos 8 GB, mas vai ser uma dúvida à menos.

Uma informação interessante: meus pentes são os KHX6400D2/2G, pelas especificações da Kingston no site oficial são 2GB DDR2 800MHz Non-ECC CL5 o que está realmente impresso na etiqueta da memória e trabalham com a configuração 5-5-5-15. Porém, a tensão de trabalho indicada no site é de 2.0V. Na etiqueta da memória é 1.85V. Minha MoBo pela BIOS fala que está fornecendo para as memórias 1.9V e o AMD Overdrive afere 1.8V (aff). Quando eu instalei as memórias, ela pegou a configuração 6-6-6-18. O negócio é, se eu confiar na informação do site, a falta de estabilidade que eu tive quando travou a tela pode ser pela baixa tensão. Porém, se a informação do pente estiverem corretas e eu aumentar a tensão, vou estar fazendo overvolt de graça. Tirando os 2 MB que faltam no montante, não notei nenhum outro problema desde que recoloquei os pentes na MoBo.

Vou dar uma pesquisada por ai e ver qual a velocidade média de leitura, escrita e latência dessa memória em testes com o Everest pra dar uma comparada. Se tiver abaixo é provável que seja falta de alimentação.

Também vou fazer um teste aumentando mais alguns mV pra ver se aparece os 2 MB.

Até!

Postado

Fiz alguns testes de "overvolt" e não mudou em nada. Também fiz pelo MemTest e está tudo ok. Só alterou em um sentido: eu instalei o Seven Ultimate, e o Everest afere um total de 8191 MB de memória, 1 MB a mais que estava no Vista Ultimate, porém 1 MB a menos do total real.

Como o sistema se mostra totalmente estável, eu não julgo que é necessário mexer em todos os pentes comprometendo a durabilidade da placa-mãe e dos próprios pentes por causa de 1 MB. A A780GM-A Ultra já tem má fama de aferir de forma incorreta as voltagens, por exemplo, demostra que a linha 12V está operando em 4.93V, o que é mentira, não pela fonte ser uma Zalman 460B-APS, mas pela estabilidade do sistema...afinal, com 5V sequer estaria com o PC ligado. O interessante foi a resposta da ECS, algo como "não foi projetada para utilização de programas que fazem medição de tensão, de forma que os valores podem ser demostrados de forma incorreta".

AMD Overdrive, CPUID, DXDiag e Windows. Todos me informam que tenho 8GB ou 8192 MB de memória. Só o Everest mostra inferior à isso. De forma, que fica as duas possibilidade:

1 - O Everest + a A780GM-A Ultra não faz leituras corretas. Bom, das voltagens nem se fala..

2 - A própria A780GM-A Ultra não informa o valor correto da memória instalada. Eu posso acreditar nisso, pois se não sabe sequer informar as voltagens corretamente e até mesmo a temperatura do processador é informada errada (sempre em 8ºC). Sorte que as temperaturas dos núcleos estão corretas.

Acredito que era isso, estarei encerrando o tópico, caso eu venha ter alguma instabilidade que eu julgue ser das memórias eu solicito a reabertura, para ter mais algumas opiniões e/ou postar uma solução (se existir)

Flws!

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...