Ir ao conteúdo

Duvida pascal

vinicionagel

Posts recomendados

Postado

Galera precisso de ajuda em um programa que é pra fazer o seguinte:

ele pega o Acronimo por exemplo escreve-se uma mensagem Ministério do Trabalho dai ele tenq dizer somente MT somente as letras maisculas e salva-las em um vetor comecei a fazer agora nao sei como salvar somente as letras maisculas valeu ajuda por favor!!

Program Pzim ;
var x: string;
vetor : array[1..10] of String;
i,z: integer;
Begin
writeln('Digite algo');
readln(x);
i:=lenght(x);
for z:= 1 to 10 do
begin
if (x = 'A') and (x = 'Z') then
begin
writeln(x);
end;
end;
End.

Visitante: Wakeup

Postado

A princípio, você vai precisar utilizar uma função de string: "copy(string,x,y)", onde string é a string que você vai copiar, x é a posição da letra q você vai começar a copiar e y é até onde vai copiar.

Por exemplo, para copiar a primeira letra você coloca

letra:= copy(x,1,1); {ou seja, copia da primeira letra ate a primeira}

No caso, você vai precisar verificar todas as letras. então...

for i:=1 to length(x) do
begin
(...)
letra:=copy(x,i,1);
(...)
end;

Também existe um comando que retorna a(s) respectivas letras "UpCase(string)". Então basta você fazer uma comparação:

if letra=upcase(letra) then...etc.

Aí você coloca nos vetores.

Postado

Amigos, eu sei que a minha pergunta pode parecer até meio que boba, porém gostaria muito se alguém me ajudasse a solucioná-la. Porque se usa mais de um Begin(início) no programa em pascal? Eu sou obrigado a usar mais de um begin? ou não? as duas maneiras servem para o programa rodar?

Postado

Flamengo20

Usa-se mais de um begin pelo fato de certos ( If...then ) ( while...do ) ( for...do ) ( repeat...until ) necessitam fechar os códigos que irão corresponder a tais comandos e não exercutar códigos que irão ter no programa fora do looping, do laço .

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!