Ir ao conteúdo

Teste com Cooler Master Hyper TX3 - Tópico Oficial

Shura

Posts recomendados

Postado
Saudações.

Estou expondo aqui minha experiência pessoal com um cooler de modelo Hyper TX3 da Cooler Master. Talvez este tópico ajude a pessoas a resolverem pequenos problemas com a temperatura e também sanar dúvidas entre compra ou não este cooler.

Como já foi testado pelo próprio CDH, o Hyper TX 3 é um cooler com 3 heat pipes de cobre que entram em contato direto com o processador, aletas de alumínio e com um fan de 92 mm. Vem com clips para instalação de um segundo fan de 92 mm na parte traseira para tirar um pouco mais de performance, o que no meu caso foi instalado o segundo fan, um Zalman F2.

A instalação do cooler foi feita sobre uma placa mãe ECS A780GM-A Ultra com um processador Phenom X4 9650. A pasta térmica usada foi uma AKASA AK-450 (não usei a pasta que vem com o cooler). A única coisa que não gostei muito foi que o espaço entre o fan e os pentes de memória ficou em torno de 2 a 3 mm, realmente quase encostando, mas não interferiu de forma alguma na instalação.

O primeiro teste:

Após ligar o computador com tudo instalado, uma desagradável surpresa: a temperatura dos núcleos estava indicando 76 a 80ºC, extremamente elevada, isso com a temperatura ambiente a 26ºC. Fiz alguns testes, pois a ECS A780GM-A Ultra tem problemas de aferição correta de temperatura e tensão. Com os fan's em 2.700 RPM a temperatura baixou para 71ºC, o que continuava muito alta.

Resultado: tive que desmanchar o cooler, raspar a pasta e passar novamente, uma boa quantidade.

O segundo teste:

Cooler recolocado com uma quantidade generosa pasta AK-450, o computador é novamente ligado. Desta vez, com valores aceitáveis de temperatura, 27ºC a 1.500 RPM cada fan e temperatura ambiente a 26ºC. Vendo que os valores estavam dentro do normal, fiz um pequeno teste de stress do CPU utilizando o próprio AMD OverDrive, durante 15 min. Para isso, coloquei a velocidade dos fan's em 2.700 RPM e deixei rodando.

Resultado: a temperatura não ultrapassou 39,5~40ºC

Como está chegando o verão, acredito que o cooler vai atender bem minhas necessidades.

Configurações e condições do tempo usadas no teste:

Placa-mãe ECS A780GM-A Ultra

Processador AMD Phenom X4 9650 2.3 GHz

4 pentes de memória Kingston HyperX DDR2 800 /2G

Placa de vídeo Sapphire ATI Radeon 4650 GDDR3 512 MB

Fonte Zalman 460B-APS

Fan's: 2x ADDA 120 mm no gabinete, 1x Zalman F2 instalada no cooler e cooler de memória G.Skill Turbulence.

Controlador de fan: Zalman ZM-MFC2

Gabinete: Empire Smart 5970

Fora isso foram utilizados HD's e o leitor de DVD.

Como voce usa ou usava os fans do TX3?? os dois jogando pra dentro ou um jogando pra dentro e outro pra fora?? quando você fala em quantidade generosa de pasta, como você pôs a pasta ?? eu instalei o meu e no inicio tava show de bola com temps lá embaixo, de repente as temps do nada aumentaram, e estou pensando em tirar de novo e por a pasta arctic silver 5 o que acha?? o que pode ter acontecido??

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!