Ir ao conteúdo

HP OfficeJet Pro 8000 - cabeças melhores que a K5400?

bra2006

Posts recomendados

Postado
Boa Tarde Laurus,

Verifica se não ficou mal encaixado algum conector ou se não molhou a placa principal. Parece problema elétrico.

Boa Sorte

Helder

Olá Helder

Com grande probabilidade é um dos cabos flex, mas como não tenho uma sucata de 8500 não tenho como checar cabo por cabo.

Como essa máquina está com cerca de 50 K impressos tudo indica que ela vai virar sucata.

Postado

Alguém já testou as tintas Sensient que chegaram na FVINK?

Comprei as 4 cores hoje e to no aguardo das tintas chegarem!

Quando chegar aqui eu posto a minha impressão sobre as tintas!

Postado

Minha Officejet Pro 8000 parou de imprimir me informando que acabou a tinta dos cartuchos magenta e amarelo... Quando mando imprimir, o documento fica na lista de espera dizendo que está imprimindo, só que na impressora não sai nada... Tem como cancelar esse aviso? Estou usando um bulk cartuchões... Quem avisa a falta de tinta é a cabeça que pode estar entupida ou o chip dos cartuchos??? Como sei se as cabeças de impressão de uma officejet pro 8000 queimaram???? Quais os sintomas?

Obrigado ao amigo WWP pela resposta, mais estou perguntando de novo pois não entendi direito... Alguém sabe de algum vídeo de como limpar as cabeças 940? Abraço...

Postado
Minha Officejet Pro 8000 parou de imprimir me informando que acabou a tinta dos cartuchos magenta e amarelo... Quando mando imprimir, o documento fica na lista de espera dizendo que está imprimindo, só que na impressora não sai nada... Tem como cancelar esse aviso? Estou usando um bulk cartuchões... Quem avisa a falta de tinta é a cabeça que pode estar entupida ou o chip dos cartuchos??? Como sei se as cabeças de impressão de uma officejet pro 8000 queimaram???? Quais os sintomas?

Obrigado ao amigo WWP pela resposta, mais estou perguntando de novo pois não entendi direito... Alguém sabe de algum vídeo de como limpar as cabeças 940? Abraço...

Sobre os cartuchões nao posso te ajudar, desisti deles logo nas primeiras impressões, falta tinta, entra ar no sistema, um merrrrcadoria, quem avisa a falta de tinta é o chip dos cartuchos, mas o normal é acender a luz amarela dos cartuchos e continuar imprimindo normal, depois apaga e continua imprimindo, as cabeças quando queimam fica piscando a luz referente as cabeças no painel, nesse caso nao tem remédio, agora se estiver falhando a impressão, geralmente é entupimento, e tem uma grande chance poder ser desentupida....

Postado

Amigos, estou com o seguinte problema: minha impressora HP8500, com o sistema de "cartuchões" começou a fazer sozinha, alinhamento. Acontece que no meio do processo de alinhamento (após imprimir aquela página), a impressora diz que foi impossível fazer o alinhamento e fica com uma mensagem de erro. Eu cancelo a mensagem e ela fica normal. No entanto, quando eu vou imprimir algo, após a impressão ela novamente volta a imprimir uma página de alinhamento, e em seguida dá erro, e fica nesse círculo vicioso (alinha - dá erro - imprime - alinha - dá erro - imprime). Alguém sabe como solucionar isso?

Postado

Olá dcscan,

Se tu tiveres uma impressora instalada no teu computador e que não esteja mais fisicamente conectada com a tua máquina, ainda assim o impresso que mandares para ela vai aparecer na fila de impressão.

O que pode estar acontecendo é o chip ter se deslocado ou mesmo não estar em contato com os contatos da impressora, se tiveres um cartucho original experimenta colocá-lo, quanto ao chip, desde de que ele não seja amassado ou danificado ele dura ad perpetum, eu estou com chip com mais de 50 mil impressos sem nenhum problema.

Eu não gosto de cartuchões, ou uso o cartucho original ou uso bulkink.

Postado
Amigos, estou com o seguinte problema: minha impressora HP8500, com o sistema de "cartuchões" começou a fazer sozinha, alinhamento. Acontece que no meio do processo de alinhamento (após imprimir aquela página), a impressora diz que foi impossível fazer o alinhamento e fica com uma mensagem de erro. Eu cancelo a mensagem e ela fica normal. No entanto, quando eu vou imprimir algo, após a impressão ela novamente volta a imprimir uma página de alinhamento, e em seguida dá erro, e fica nesse círculo vicioso (alinha - dá erro - imprime - alinha - dá erro - imprime). Alguém sabe como solucionar isso?

Amigo não usa esses cartuchões, melhor você encher os originais, só coloquei um pra testas e perdi uma cabeça, se você imprime muito melhor usar o bulk dos cartuchos 88, sim e com as tintas especiais para essa impressora, caso você ainda não tenha colocado as tintas corantes sem sbstituir as originais.

Postado

Olá Bluetooth,

Sempre que a gente remove as cabeças da impressora e recoloca, ela começa um processo de alinhamento em que ela imprime duas páginas, sendo uma cheia de tracinhos coloridos juntos e uma com linhas. A medida que a impressora vai produzindo essas páginas, ela vai lendo o resultado, em outras palavras esses traços funcionam como um código de barras que orienta o alinhamento das cabeça.

Por que a impressora não consegue alinhar e fica pedindo novamente alinhamento?

Pela explicação acima, fica mais do que óbvio que se essas linhas não tiverem sido impressas corretamente a impressora não tem como finalizar o processo de alinhamento e fica pedindo alinhamento.

O que fazer?

Imprime uma folha de relatório de qualidade e verifica a qualidade da impressão, provavelmente vais observar que uma ou mais cores estão falhando, em outras palavras usastes uma tinta vagabunda e a cabeça está entupida.

Pega este tópico desde o início que já discutimos exaustivamente como limpar a cabeça da impressora.

Se a tinta que estás usando é da MULTIVISI, ai a coisa vai ficar difícil porque essa porcaria é muito vagabunda e limpar a cabeça para tirar essa droga é muito difícil (eu perdi duas cabeças por conta desses desgraçados).

Resumindo, com grande probabilidade o problema é falha da cabeça de impressão.

Postado
Olá dcscan,

Se tu tiveres uma impressora instalada no teu computador e que não esteja mais fisicamente conectada com a tua máquina, ainda assim o impresso que mandares para ela vai aparecer na fila de impressão.

O que pode estar acontecendo é o chip ter se deslocado ou mesmo não estar em contato com os contatos da impressora, se tiveres um cartucho original experimenta colocá-lo, quanto ao chip, desde de que ele não seja amassado ou danificado ele dura ad perpetum, eu estou com chip com mais de 50 mil impressos sem nenhum problema.

Eu não gosto de cartuchões, ou uso o cartucho original ou uso bulkink.

Problema resolvido... Os cartuchões, por algum motivo, dão mal contato do chip com a impressora... Retirei os mesmos e coloquei os cartuchos originais... Agora voltou a funcionar.

Abandonei os cartuchões. Vou recarregar os cartuchos originais...

Muito obrigado à todos pelas informações...

Postado
SpockBr, bom dia.

Você poderia detalhar para mim o procedimento de colocar a tinta antes de retirar a borrachinha de vedação. Colocar a agulha da seringa pelo orifício de saída da tinta não causa nenhum problema? A agulha da seringa de 60mL é do diâmetro certo? Já li aqui no fórum que o pessoal esmerilha ou lixa a ponta da agulha para evitar perfurações na parte interna do cartucho, você faz isoo também?

Muito obrigado,

Marcuscascardo

Eu uso uma seringa de 20ml com ponta fina. Introduzo cuidadosamente bem no centro. Nunca tive problema. Aí injeto a tinta até o diafragma se encher.

Se eu percebo que tem ar na bomba (se iluminar bem e colocar o cartucho de lado mudando a posição vai dar pra ver a bolha) eu sugo toda a tinta que puder, pra reirar o ar, aí eu reinjeto a tinta com cuidado pra não injetar o ar. Mas atenção. Pra tirar a bolha de ar tem de inclinar (não totalmente na vertical) o cartucho pra baixo e com o lado da saída de tinta para cima, mais ou menos como ele fica na impressora (nem bem na horizontal e nem na vertical).

Do jeito que eles explicam no vídeo, em pouco tempo seu cartucho vai ficar com muito ar na bomba. Quando você tira a bolinha, imediatamente entra ar no saquinho de tinta, dá até pra ouvir o barulho. Esse ar vai direto para a bomba. Na primeira ou segunda recarga pode até ser pouco o ar que entra, mas depois de 10 recargas vai ter muito ar alé dentro, e esse ar não sai sozinho.

Pode ser até frescura minha, mas o litro e meio de tinta e 38 mil impressões com o mesmo cabeçote de impressão preto compensam o minuto ou dois a mais gasto na recarga.

Postado
Alguém já teve esse problema?

Eu desmontei uma das minhas 8500 que estava com o reservatório de tinta absolutamente cheio ao ponto de derramar e ao remontar e ligar a máquina fica com um piscar intermitente.

Vejam a mensagem que aparece no visor:

5141235489_1582f54f1a_b.jpg

Ai se desliga e religa a máquina e torna a acontecer o mesmo problema.

Se já teve qual foi a solução que encontrou?

Onde fica esse reservatório.

Notei que a minha l7590, em algumas impressões, começou a manchar de tinta perto da área de descanso das cabeças. Tem algum site que explique como faço pra desmontar?

• Membro VIP
Postado
Onde fica esse reservatório.

Notei que a minha l7590, em algumas impressões, começou a manchar de tinta perto da área de descanso das cabeças. Tem algum site que explique como faço pra desmontar?

Bom Dia SpockBR,

Já Expliquei como limpar a estação de limpesa(área de descanso das cabeças) e da importância de mantê-la limpa. Não pode deixar derramar tinta se isso acontecer, tem que desmontar toda impressora para uma limpesa pois a tinta é como um ácido corroe até as chapas de aço.

Uma limpesa mais simples seria puxar toda tinta com seringa e agulha bem longa(cateter) depois jogar água coma mesma seringa para dissolver os restos da tinta, repetir várias vezes o procedimento sempre com cuidado para não derramar a tinta no chassi.

Depois de limpa a service station, é bom tambem limpar o Drop-Detector (aquela chapinha com uma fenda)

Quando falha a detecção de gota (no drop detector) acho que a impressora manda limpar o cabeçote, e de novo até que acaba enchendo a estação de limpesa.

Qualquer dúvida posta aí

Boa Sorte

Helder

Postado

Vou listar um tutorial do que eu terei de fazer para solucionar o problema. Por favor me corrijam naquilo que eu estiver equivocado. Sugestões são muito bem vindas sempre.

1) Escolher uma tinta de boa qualidade. Pelo que entendi, as tintas pigmentadas da INKTEC (e que podem ser adquiridas na BULKINKSTORE) são a melhor opção custo x benefício em se tratando de tinta pigmentada em todas as cores para a HP8500.

2) Remover TODA a tinta da MULTIVISI (lixo de tinta, que entupiu a cabeça), e lavar os cartuchões, para não misturar as tintas.

2.1) A cabeça de impressão deve ser lavada com água destilada, utilizando-se o snapfill, de modo que entre e saia água, removendo a tinta por completo (não tenho habilidade para abrir a cabeça de impressão e lavá-la).

2.2) Também devo utilizar VEJA, mergulhando a parte de baixo a cabeça de impressão e deixando um pouco de molho, utilizando água quente, vapor d'água, etc. (qual o melhor método afinal?)

3) Remover TODA a tinta das mangueiras INTERNAS da impressora (isso realmente eu NÃO SEI como fazer (alguém poderia me ajudar?)

4) Após limpar TODO o sistema (cabeça, mangueiras e cartuchão), eu coloco a tinta da INKTEC, e mando imprimir normalmente.

É isso, pessoal? :wacko:

Muito obrigado. :)

Postado

Eu desmontei uma das minhas 8500 que estava com o reservatório de tinta absolutamente cheio ao ponto de derramar e ao remontar e ligar a máquina fica com um piscar intermitente.

Vejam a mensagem que aparece no visor:

5141235489_1582f54f1a_b.jpg

Ai se desliga e religa a máquina e torna a acontecer o mesmo problema.

Se já teve qual foi a solução que encontrou?

Olá, Laurus.

O problema especificado por você eu nunca tive com essa impressora HP8500. Todavia, tive um problema semelhante com uma impressora Canon (não me recordo com exatidão o modelo). Após pesquisar, descobri que quando o reservatório de descarte de tinta fica cheio, a impressora dava uma mensagem de erro e começava a piscar uma luz de advertência. Naquela ocasião, o único jeito foi resetar a impressora (para tanto baixei um software na internet que fazia o reset). Talvez seja uma pista para solucionar o seu problema (quem sabe o excesso de tinta no reservatório disparou um sensor e este, por sua vez, gerou a mensagem de erro no sistema, o qual só desaparecerá com um reset ou coisa do gênero?) . Espero que a informção lhe ajude.

• Membro VIP
Postado
Vou listar um tutorial do que eu terei de fazer para solucionar o problema. Por favor me corrijam naquilo que eu estiver equivocado. Sugestões são muito bem vindas sempre.

1) Escolher uma tinta de boa qualidade. Pelo que entendi, as tintas pigmentadas da INKTEC (e que podem ser adquiridas na BULKINKSTORE) são a melhor opção custo x benefício em se tratando de tinta pigmentada em todas as cores para a HP8500.

2) Remover TODA a tinta da MULTIVISI (lixo de tinta, que entupiu a cabeça), e lavar os cartuchões, para não misturar as tintas.

2.1) A cabeça de impressão deve ser lavada com água destilada, utilizando-se o snapfill, de modo que entre e saia água, removendo a tinta por completo (não tenho habilidade para abrir a cabeça de impressão e lavá-la).

2.2) Também devo utilizar VEJA, mergulhando a parte de baixo a cabeça de impressão e deixando um pouco de molho, utilizando água quente, vapor d'água, etc. (qual o melhor método afinal?)

3) Remover TODA a tinta das mangueiras INTERNAS da impressora (isso realmente eu NÃO SEI como fazer (alguém poderia me ajudar?)

4) Após limpar TODO o sistema (cabeça, mangueiras e cartuchão), eu coloco a tinta da INKTEC, e mando imprimir normalmente.

É isso, pessoal? :wacko:

Muito obrigado. :)

Boa Noite Bluetooth,

É isso mesmo, o 3º ítem você pode usar um bico de cabeça velha acoplada em duas seringas como postei na página 4 post #60 neste mesmo tópico. OU lixar uma ponta de agulha de forma a não danificar os bicos de borrachas das mangueiras.

Não precisa usar água destilada, pode ser bem filtrada que já serve. Se não for abrir tem que lavar bastante até a agua sair limpa.

Boa Sorte

Helder

Postado
Olá, Laurus.

O problema especificado por você eu nunca tive com essa impressora HP8500. Todavia, tive um problema semelhante com uma impressora Canon (não me recordo com exatidão o modelo). Após pesquisar, descobri que quando o reservatório de descarte de tinta fica cheio, a impressora dava uma mensagem de erro e começava a piscar uma luz de advertência. Naquela ocasião, o único jeito foi resetar a impressora (para tanto baixei um software na internet que fazia o reset). Talvez seja uma pista para solucionar o seu problema (quem sabe o excesso de tinta no reservatório disparou um sensor e este, por sua vez, gerou a mensagem de erro no sistema, o qual só desaparecerá com um reset ou coisa do gênero?) . Espero que a informção lhe ajude.

Olá Bluetooth

Quando nós compramos essa máquina em Outubro de 2009 (logo após o lançamento desse modelo) não tínhamos como ninguém tinha experiência com essas máquinas e ai fizemos toda a sorte de bobagem com ela, em outras palavras ela serviu de cobaia para aprendermos a mexer com esse modelo de máquina, antes disso só usávamos impressoras laser.

Um dos problemas sérios que tivemos com ela foi o de vazar tinta (muita tinta) por conta da altura do bulkink e de quebra ainda inclinei a máquina para escorrer a tinta, tive muita sorte porque a placa lógica fica do lado do reservatório de descarte de tinta e poderia ter ferrado a placa.

Resumindo já desmontamos diversas vezes essa máquina e provavelmente (quase com 100% de certeza) um dos cabos flexes foi pro espaço, como não temos outro cabo para testar e não vou abrir máquina nova para testar, então ela vai para a nossa sucata e quando tivermos problemas com outra 8500 e precisarmos testar, ai vamos testar os cabos, por outro lado como ela já se pagou muitas e muitas vezes, não temos nenhum problema em deixarmos ela na sucata e dali podemos tirar muita coisa como lâmpada de scanner, cabos, placa lógica reverso e por ai vai, em outras palavras agora temos uma sucata para abastecer as outras máquinas 8500 e 8000 que temos.

Postado
Eu uso uma seringa de 20ml com ponta fina. Introduzo cuidadosamente bem no centro. Nunca tive problema. Aí injeto a tinta até o diafragma se encher.

Se eu percebo que tem ar na bomba (se iluminar bem e colocar o cartucho de lado mudando a posição vai dar pra ver a bolha) eu sugo toda a tinta que puder, pra reirar o ar, aí eu reinjeto a tinta com cuidado pra não injetar o ar. Mas atenção. Pra tirar a bolha de ar tem de inclinar (não totalmente na vertical) o cartucho pra baixo e com o lado da saída de tinta para cima, mais ou menos como ele fica na impressora (nem bem na horizontal e nem na vertical).

Do jeito que eles explicam no vídeo, em pouco tempo seu cartucho vai ficar com muito ar na bomba. Quando você tira a bolinha, imediatamente entra ar no saquinho de tinta, dá até pra ouvir o barulho. Esse ar vai direto para a bomba. Na primeira ou segunda recarga pode até ser pouco o ar que entra, mas depois de 10 recargas vai ter muito ar alé dentro, e esse ar não sai sozinho.

Pode ser até frescura minha, mas o litro e meio de tinta e 38 mil impressões com o mesmo cabeçote de impressão preto compensam o minuto ou dois a mais gasto na recarga.

SpockBr, obrigado pela dica. Você sabe se entre a bomba/diafragma e a saída de tinta do cartucho existe algum tipo de válvula, ou a a passagem de tinta é livre? Já entendi que o diafragma/bomba pressuriza a tinta na direção dos cabeçotes, então quando a tinta acaba, não há mais o que bombear, consequentemente a pressão interna do reservatório de tinta fica menor do que o externo. Quando se retira a borracha, pressão externa se iguala a interna, daí o ruido que você descreveu. Deve haver uma válvula ( ou algo com a mesma função) que impeça o ar de entrar pela saída normal de tinta, quando a mesma se esgota, você sabe algo em relação a isso?

Quais tintas você está usando atualmente?

Não quero desmontar um cartucho vazio, você sabe onde posso conseguir um?

Muito obrigado,

Marcuscascardo

Postado
Bom Dia SpockBR,

Já Expliquei como limpar a estação de limpesa(área de descanso das cabeças) e da importância de mantê-la limpa. Não pode deixar derramar tinta se isso acontecer, tem que desmontar toda impressora para uma limpesa pois a tinta é como um ácido corroe até as chapas de aço.

Uma limpesa mais simples seria puxar toda tinta com seringa e agulha bem longa(cateter) depois jogar água coma mesma seringa para dissolver os restos da tinta, repetir várias vezes o procedimento sempre com cuidado para não derramar a tinta no chassi.

Depois de limpa a service station, é bom tambem limpar o Drop-Detector (aquela chapinha com uma fenda)

Quando falha a detecção de gota (no drop detector) acho que a impressora manda limpar o cabeçote, e de novo até que acaba enchendo a estação de limpesa.

Qualquer dúvida posta aí

Boa Sorte

Helder

Olá Helder.

Na epson eu coloquei um reservatório externo, mas na HP não manjo muito. Onde está esta explicação? Preciso ferramentas especiais (já vi que os parafusos da HP é torx).

O interessante é que a HP não tem nenhum aviso de reservatório cheio e/ou um contador para avisar. Nem no manual nada diz sobre isso. Quer dizer, vai encher, vai vazar e vai estragar a bagaça sem o consumidor sequer saber o que está acontecendo. Cada dia que passo me decepciono mais com a HP. Se tudo der certo compro minha Ricoh até o fim do mês e me livro de uma vez por toda dessa empresinha vagabunda que é a HP.

Postado

alguém sabe se tem como tirar cópias com as folhas, os lados impressos, virados para baixo? é horrível ter que inverter toda a ordem do documento toda vez que for tirar cópias...

minha impressora depois de 30 cópias faz limpeza nas cabeças de imp. é normal com tão poucas cópias?

• Membro VIP
Postado
Olá Helder.

Na epson eu coloquei um reservatório externo, mas na HP não manjo muito. Onde está esta explicação? Preciso ferramentas especiais (já vi que os parafusos da HP é torx).

O interessante é que a HP não tem nenhum aviso de reservatório cheio e/ou um contador para avisar. Nem no manual nada diz sobre isso. Quer dizer, vai encher, vai vazar e vai estragar a bagaça sem o consumidor sequer saber o que está acontecendo. Cada dia que passo me decepciono mais com a HP. Se tudo der certo compro minha Ricoh até o fim do mês e me livro de uma vez por toda dessa empresinha vagabunda que é a HP.

Bom Dia SpockBR,

Você até pode colocar um cano de borracha como prolongador do cano de saída da bomba de sucção, mas há outros lugares para tinta encher o reservatório.

Fui numa loja de 1,99 e comprei um jogo de chaves Torx, é o único jeito de abrir, e ainda tem uns clips internos que você tem que achar a posição para abrir.

Ainda acho mais fácil a cada 5000 fazer uma limpesa com água e seringa.

A porcaria é que o reservatório tem uns cortes na lateral fazendo ele ter um volume pequeno, logo vaza e pode atingir a placa principal.

Não me decepciono com HP eu ao contrário cada dia mais aprendo com a HP. A tecnologia deles é fantástica. Temos que admitir eles não são líderes por acaso. Só não concordo com essa ideia de cartuchos com uma miséria de tinta ex.: HP 60 HP 901, etc...

Boa Sorte

Helder

Postado
Olá Helder.

Olá SpockBR

Vamos lá:

A EPSON faz impressoras fantásticas, mas ai estamos falando da linha profissional, já na mesma categoria da 8000/8500 a EPSON não tem uma única máquina que chegue sequer no chinelo da HP.

Instala um BulkInk em uma EPSON e não coloca um dispenser (vulgo gambiara) e me conta com quantas cópias a impressora fica totalmente encharcada de tinta.

Eu disse que o dispenser é uma gambiara porque o próprio bulkink já é uma enjambração já que essas máquinas não foram projetada para trabalhar nesse regime de impressão.

Uma HP vaza tinta?

Sim vaza, mas ai estamos falando de algo por volta dos 40 mil impressos, o que vamos e venhamos se tu imprimires isso, já pagastes algumas vezes o equipamento.

Sabes quando um usuário doméstico ou um escritório vai atingir essa marca?

Pois é!

Todas as experiências que eu tive com EPSON foram no mínimo desastrosas.

O Elder já ensinou como fazer para esvaziar o reservatório da 8000/8500 e ai é só esgotar o reservatório a cada 5000 ou 10000 impressões e isso sem ter que ficar nada pendurado com o risco de virar e fazer uma baita de uma meleca na mesa.

Em tudo por tudo sou fã ardoroso da HP e ontem chegou a nossa terceira 8500 e basta umas duas semanas de trabalho para a máquina se pagar e o resto é só lucro e alegria, mas é claro que tens todo o direito de ter a tua opinião e escolheres o que bem entender, afinal de contas estamos em uma democracia.

Postado

Amigos, alguém sabe me dizer se há algum jeito de abrir as cabeças de impressão da HP8500 para lavá-las e, na sequência, conseguir pressurizá-las (ou fazer com que parem de ficar vazando) sem a utilização de snapfill? ou somente com o snapfill é possível abri-las e fechá-las sem que fiquem vazando depois?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Amigos, alguém sabe me dizer se há algum jeito de abrir as cabeças de impressão da HP8500 para lavá-las e, na sequência, conseguir pressurizá-las (ou fazer com que parem de ficar vazando) sem a utilização de snapfill? ou somente com o snapfill é possível abri-las e fechá-las sem que fiquem vazando depois?

Obrigado.

Boa Tarde Bluetooth,

Com muito jeito, você pode inflar os saquinhos de ar colocar tinta no nível certo e com uma seringa sem agulha puxar o ar dos saquinhos de forma a pressurizar a cabeça. Para descobrir nível correto, primeiro enche de água fecha com ar nos saquinhos e depois abre e mede o nível certo para depois adicionar tinta.

É muito mais fácil usando o Snapfill. Você também pode usar um Snapfill caseiro. É como eu faço: tenho uma seringa com o bico cortado e uma borracha na ponta. A borracha deve ter o diâmetro certo para encaixar na cabeça.

Boa Sorte

Helder

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...