Ir ao conteúdo

m3a78 gargalo chipset/mobo para com gpu 9800GT

Sn-Masters

Posts recomendados

Postado

galera, minha configuração é essa da assinatura.

percebi o mesmo tipo de lag em jogos diferentes, como por exemplo o modern warfare2, crysis WH e bioshock.

crysis WH com tudo no jogador/alto e resoluçao 1280x960 e AA desligada, fica na faixa de 40fps com tela parada e em alguns cenarios jogando normal sem inimigos, mas é so o pau quebrar que o lag é sem nocao, da aquelas travadas secas de meio a alguns segundos na qual o fps baixa pra 1 e volta pra 30-20 rapidamente. eu poderia pensar: aah é so minha configuração que nao é boa o bastante, mas... um amigo meu tem uma HD4650 e roda na mesma configuração que eu sem nenhuma, NENHUMA trava!!!

ja no caso do Modern Warfare 2 que com tudo no maximo com resoluaçao em 1440X900 com tela parada passa dos 60 fps, assim como o bioshock que com tudo no maximo por sua vez chega aos 100 fps com tela parada.

então, como podem ver o jogo nao precisa ser estão bons graficamente pra travar aq, mas travam todos da mesma forma, em cenarios vazios o fps é acima de sempre de 30, mas quando se entra em um cenario novo ou o pau quebra o fps tende a cair bruscamente acontecendo assim aquelas travas fudidas que deixam impossivel de se jogar!

problema nos jogos sem si nao é porque ja foram testados em outras maquinas e funcionam perfeitamente.

pensei então que pudesse ser a memoria ram, so tenho 2 gigas enquanto meu amigo com uma 4650 roda todos esses jogos melhor do que eu, e ele por sua vez tem 3 gigas de ram, porém com um processador inferior.

mas... lendo um pouco mais percebi que poderia ser um gargalo do chipset/mobo para com a placa de video, que essa por sua vez exige que a mobo trabalhe alem do que pode gerando assim um gargalo.

pelo o que eu entendi, em alguns casos uma mobo fraca pode prejudicar o desempenho do gpu, que funcionaria melhor se fosse mais fraco, sendo assim do mesmo nivel da mobo exato como acontece como meu amigo. a mobo dele eu nao sei qual é, mas sendo do mesmo nivel da placa de video funciona melhor.

fiquei sabendo que o phenome e outros da AMD nao precisam tanto do chipset da mobo, porque eles tem uma tecnologia chamada Hd hyper Transport que os liga diretamente a memoria deixando assim o resto pro chipset, resto esse que se refere a gpu e outros perifericos.

então... como essa arquitetura da m3a78 é antiga se comparada aos phenons, tenho minhas duvidas se o desempenho do processador e gpu nao acabam sendo limitados pela mobo. porque muito se fala que nao atrapalha em nada o cpu, mas e o gpu?

resumindo: com base no que foi dito, teoricamente uma 4850, 4870, 9800gtx funcionaria estão bem aq na minha maquina quanto essa minha 9800GT, levando em consideração claro que o chipset da mobo atrapalha o gpu gerando assim o gargalo.

eu realmente nao consigo achar outro motivo para esse lag de forma idêntica nesses jogos :S

sera mesmo que eu vou ter que trocar de mobo?

mais uma coisa, a unica diferença da m3a78 com relação a m3a78 em é o video onboard?

Postado

A única diferença da M3A78 e M3A78-EM é o chipset que a EM tem o 780G e a M3A78 tem o 770 que não tem video onboard

Agora amigo tenho uma 4850 com uma M3A78-EM que rodava tranquilamente, realmente as vezes tinha esse lag mais era uma vez ou outra, agora desse jeito que voce ta falando a minha nunca deu e olha que o meu Processador é bem inferior ao seu, o meu é um Athlon II X2 240, over clockado para 3.6 ou 3.8, cara sinceramente não acho que seja o chipset da placa mãe, cara faz um teste, coloca a tua 9800GT no Pc do seu amigo e joga os mesmos jogos como o Crysis WH para ver se da a mesma coisa!

Postado

é... vou fazer uns testes, inclusive com mais memoria

alias, acha que o barramento da memoria faz uma diferença significativa, aq so tem 2 gigas de 667

porque nas especificaçoes das placas vem dizendo apenas até quantos W elas suportam e nao fala nada sobre o NM?

mesmo que a m3a78 suporte até 140W nao fala nada sobre o NM que pode ser inferior ao s 95 do processador, logo nao fornecendo a potencia maxima dele! isso pode acontecer?

Postado

Cara isso é meio improvavel, agora essa da sua memória ser 667 pode até fazer diferença, mais pouca, agora me diz uma coisa, voce tem um pente de 2Gb ou dois pentes de 1Gb?

Postado

é um pente de 2 gigas de 667!

tenho um outro aqui tb 667 de 1G

mas sempre quando uso os 2 juntos os jogos travam apos um tempo, nao sei porque...

se tiver apenas um deles nao trava, apenas os 2 juntos! sabe dizer o porque, sendo que os 2 sao de 667?

mas então... fiz o teste aq com os 3 gigas, mesmo sabendo que iria travar apos um tempo. melhorou mesmo, o jogo rodou sem nenhuma trava com tudo no "muito alto", eu nao esperava ver tanta diferença, mas realmente melhorou 100%! agora na hora do tiroteio da aquele lag normal, um certo atraso... mas nada de ficar travando.. xD

pena que depois de uns 10 minutos de jogo trava devido as memorias estarem sendo utilizadas juntas. talvez seja alguma incompatibilidade de uma com a outra?

engraçado que mesmo sendo de 667 os 3 gigas receberam nota 5.9 pelo indice de experiência do windows 7, igualmente aos 3 gigas do meu amigo que é de 800, sendo exatamente como aqui, um pente de 2 e outro de 1.

Postado

Cara esse pente "solitario" pode ainda estar com defeito você testou ele sozinho? Usa o memtest e testa ele isolado pra ver. E outra tenho uma m3a78-em um athlon 7750 BE e uma GTS 250 e um pente da Kingston HyperX 2GB DDR2 800 e dá uma lag ***** no Crysis e no CoD MW2. Mas eis um detalhe minimizei o CoD e ele tava comendo quase 1.4 GB da minha memoria e meu hd tava morrendo todo tempo de tanto trabalhar! No caso do COD MW2 E Crysis o problema pode ser memoria agora dar lag no bioshock, isso tá estranho, rodei ele num pc com uma 7600gt e 1.5GB ddr.

Tenta desinstalar o drive da nvidia testa a memoria a temperatura do processador, veja se tem algum programa executando escondido e comendo processamento e memoria.

Postado

como eu ja tinha falado, se estiver apenas um dos 2 pentes espetado nao trava!

engraçado, naquele indice de experiência do Win7 esses 3 gigas de 667 receberam nota 5.9, igual os 3 gigas de memoria de 800 do meu amigo... as minhas no caso, pelo barramento acho que seria pra receber uma nota inferior...

engraçado que todos os jogos que deram ***** sao FPS, talvez seja pelo tipo de programação parecida sei la, to chutando alto... então como bioshock tb é em primeira pessoa, deve ter mais algo em comum como o consumo de memoria que deve ser alto, pois o tipo de lag é o mesmo... se bem que voce disse que rodou ele numa 7600 com 1,5GB. foi com tudo no maximo tb?

pra se ter uma ideia, resident5, mass effect, dead space e outros rodaram com tudo no maximo acima de 60 fps sem problemas!

esse "problema" é antigo, ja atualizei o drive varias vezes até então. mas agora cheguei a conclusão definitiva que é a memoria, se melhorou drasticamente no crysis nos outros nao é possivel que nao melhore, em vista que o problema é identico rs

sobre a temperatura ta tudo normal in game, e nao tem nenhum outro programa sugando a memoria^^

esse programa, memtest vou dar uma pesquisada, ele serve mesmo pra dizer se a memoria apresenta algum problema?

Postado

O memtest simula leitura escrita e transferencia da memoria, durante o teste ele monitora se ocorro algum erro. Quando aparece um erro ele mostra normalmente com uma faixa vermelha. Tu vai ter que baixar o programa e gravar num cd, depois dar boot por ele. Deixe pelo menos uns 10 minutos testando.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!