Ir ao conteúdo

Jogos rodando no Windows 7 com directx 11, sem que a placa suporte directx 11

Khroi

Posts recomendados

Postado

Seguinte galera, há pouco tempo comprei esse PC, com placa de vídeo ATI HD 4770, instalei o Windows 7, instalei o CD que veio junto da placa, ae fui colocar um jogo pra rodar (Allods Online), deu certinho, estranhei pelo fato de eu não ter instalad o directx (provavelmente instalei sem saber com o CD que veio com a placa), resolvi testar com o dxdiag e ele detectou Directx 11, sendo que minha placa não suporta.

Por enquanto não houve nenhum erro em nenhum jogo que joguei, o que aconselham que eu faça, digo, não deu erro agora, mas pode vir a dar erro, devo baixar o directx 10.1? Se sim, aonde? Pois só acho directx 9.2x (é mais ou menos isso, eu não lembro o número que é o x).

É isso, valeu.

• 2 meses depois...
Postado

Amigos estou com o mesmo problema minha GTX 295 não roda o direct x 11, minha duvida é a seguinte vou ter problemas de hardware com a placa? Instalando um direct x 10.1 que não tenho ideia de onde baixar, vou substituir o dx 11? O Windows 7 não deveria detectar a placa de video e aplicar o drive qua a mesma suportasse, o topico esta meio antigo mais fiquei com medo de postar em outro lugar, se algum moderador se manifestar eu agradeço.

Postado

não é porque o piloto é bom e consegue dirigir a 200KM/h que o mesmo vará um carro limitado a 150KM/h atingir volocidade de 200KM/h...

O windwos só vai fazer o que o Hardware permite, se é DX 10.0 o DX do seven vai rodar a 10.0 e assim com versões inferiores.

Postado

Jonny uma bela analogia amigo mais tecnicamente falando o DX 11 tem varias inovações e atualizações dentro do programa, ate onde sei a unica placa grafica que roda o dx 11 é da ATI, e a minha placa é da Nvidia.

Minha preocupação e danificar o hardware fazendo ele rodar em uma capacidade que não é a recomendada para ele.

Postado
Jonny uma bela analogia amigo mais tecnicamente falando o DX 11 tem varias inovações e atualizações dentro do programa, ate onde sei a unica placa grafica que roda o dx 11 é da ATI, e a minha placa é da Nvidia.

Minha preocupação e danificar o hardware fazendo ele rodar em uma capacidade que não é a recomendada para ele.

Você está confundindo as coisas. Overclock faz o hardware trabalhar fora da capacidade física (clock, temperaturas, etc) para que foi construído.

No caso do DirectX, a placa informa suas capacidades para o Windows e o aplicativo 3D, e caso não sejam suficientes, o máximo que acontecerá é uma mensagem de erro, desligamento de alguns recursos, ou algo semelhante.

Algo que complica um pouco mais a história é a maneira com as coisas funcionam no DX10 e sucessores: compatibilidade de software e hardware são coisas separadas.

DX11, por exemplo, recebeu algumas melhorias pra melhor suporte a CPUs multi-core, que podem ser aproveitadas independentemente da sua VGA, caso esteja no Win7/Vista SP2, e o jogo tenha sido programado com isso em mente. Outras novidades como tesselation precisam de GPUs HD5000, Fermi ou futuras sucessoras, mas podem ser ignoradas sem problemas caso seu PC não possuas os requisitos exigidos.

Postado
em simples palavras, o Seven não roda elementos e inovações do DX11 em placas sem suporte.

Simples mas imprecisas. Se você estiver no Windows 7, com uma placa DirectX 10, um jogo baseado em DX11 vai conseguir enviar objetos para renderização simultâneamente de threads diferentes caso queira, o que não é possível no Vista sem o Update Pack (ou seja, sem DX11).

Postado
Simples mas imprecisas. Se você estiver no Windows 7, com uma placa DirectX 10, um jogo baseado em DX11 vai conseguir enviar objetos para renderização simultâneamente de threads diferentes caso queira, o que não é possível no Vista sem o Update Pack (ou seja, sem DX11).

Sim, recurso do Software que não precisa que o Hardware tenha suporte a DX11 para funcionar, certo?

• Membro VIP
Postado

Esclarecendo:

O Hardware DirectX 10 e 10.1 suporta alguns recursos do DirectX 11, por isso que no DXDiag aparece DirectX 11.

Mas não é porque está DirectX 11 lá no DxDiag que você está usando todo o potencial do mesmo.

E como já citado, o suporte às versões anteriores está incluso, ou seja, mesmo estando DirectX 11 no DxDiag e você rodando um jogo em DirectX 9c, as dlls utilizadas, serão a do DirectX 9c.

E falando em DirectX, pra quem ainda não baixou, saiu esse mês a última versão:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=0CEF8180-E94A-4F56-B157-5AB8109CB4F5&displaylang=en

Lembrando que o DirectX não é atualizado via Windows Update.

Postado

Entendi Mkm, então eu tenho um monte de DLL's no seven que não rodam na minha GTX 295, que so usa as DLL's referentes ao DX que a mesma suporta. Na minha opinião a Microsoft poderia aperfeiçoar este mecanismo pois nada adianta eu ter uma ciosa e não poder usar, sobrando DLL's para um futuro upgrade?

Postado
Entendi Mkm, então eu tenho um monte de DLL's no seven que não rodam na minha GTX 295, que so usa as DLL's referentes ao DX que a mesma suporta. Na minha opinião a Microsoft poderia aperfeiçoar este mecanismo pois nada adianta eu ter uma ciosa e não poder usar, sobrando DLL's para um futuro upgrade?

Quem decide qual DLL usar é o jogo, não sua VGA. O aplicativo decide qual versão majoritária (9, 10, 11) quer, e qual revisão (já viu quando estão faltando arquivos do DirectX, como a DLL do erro é 'd3dx9_42.dll', por exemplo? Esse 42 é o número da revisão que o jogo usa), e requisita a biblioteca correspondente.

Se seu DirectX estiver desatualizado, e a revisão pedida não estiver disponível, ocorrerá um erro antes mesmo do jogo ser iniciado. Caso contrário, aí sim o jogo vai rodar suas rotinas pra checar os modos e funções da sua GPU e avaliar se são suficientes. Não há como excluir DLLs dependendo da VGA: como disse acima, um programa pode usar recursos de software do DirectX 11 com placas DX10 sem problemas.

Além do mais, o que aconteceria caso você trocasse de VGA? Reinstalar o SO por algumas dezenas de MBs em DLLs? Não me parece prático ou viável.

Postado
Danielksa com certeza que não seria pratico reinstalar o SO mais pra quem tem um SSd de 80gb qualquer uma dezena de MBs em DLLs não utilizada faz falta, ai posso te dizer que é pratico e viavel mater somente o utilizavel pelo sistema

Não acho que jogos DX9 não rodando em OS DX10 sejá nem prático nem viável, e pode apostar que problemas equivalentes em outros tipos de aplicativos seriam ainda menos aceitáveis.

Além disso, DLLs não ocupam por si só espaço suficiente para compensar os problemas criados pela sua ausência. Veja como a tendência é exatamente contrária: o Vista inclui pelo menos algumas vezes mais bibliotecas que seu antecessor, justamente para evitar o 'DLL Hell'.

E outra, tenho um SSD de 60GB, e pra falar a verdade, espaço não está me faltando: salvo arquivos de mídia em HDs, e mesmo com 10GB de aplicativos + 10GB de VMs ainda tenho 25% de espaço livre, que duvido que ocuparei num futuro próximo.

Postado

galera desculpa se to fazendo de maneira errada e aos moderadores que coloquem no lugar certo por favor..

bom eu to usando o windows 7 x64 e tenho uma sapphire ati HD 5750 e ela da suporte para o directx 11 so que quando eu olho no dxdiag la mostra a versão 11 mas no video so pega a 10.1. todos os driver estão atualizados e já baixei inumeras versões do directx11 alguem sabe me dizer porque isso ta acontendo ?

abaixo tem a imagem do que to falando.

abraços e valeu

post-429761-13884955099828_thumb.jpg

• 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!